
Futebol
Rui Borges dedica vitória do Sporting a pessoa especial: "Primeira vez que esteve em Alvalade"
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Viktor Gyokeres viu o seu valor de mercado ser atualizado para 70 milhões de euros, com os novos números da plataforma Transfermarkt, esta terça-feira, dia 8 de outubro. O internacional sueco, uma das principais caras do plantel do Sporting, subiu o total de 5M desta vez, mas, desde que chegou a Alvalade, o aumento já vem em 438% - na altura, estava nos 13M.
No que toca ao ranking de jogadores mais valiosos a jogar em Portugal, destaca-se o melhor marcador da Liga, Viktor Gyokeres. O 'camisola 9' do Sporting acaba, assim por bater recorde e igualar João Félix, que atingiu esse valor em 2019, tornando-se no jogador mais valioso de sempre do Campeonato Português.
Gyokeres chegou ao Clube de Alvalade no verão de 2023 e foi a contratação mais cara do Sporting, por 20 milhões de euros, e foi um tema altamente falado na altura. Hoje em dia, o avançado já deu diversas provas nas competições europeias e tem sido alvo de alguns clubes do continente, sendo que para o contratarem terão de pagar a cláusula de rescisão avaliada em 100 milhões de euros.
Esta temporada, ao serviço do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 70 milhões de euros – foi utilizado em onze encontros, titular em todos, apontou 12 golos e fez três assistências. O avançado está vinculado com os leões até ao fim de junho de 2028.
Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais quatro por objetivos e custos de intermediação, por Viktor Gyokeres. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.
Turma de Alvalade venceu formação Minhota por 3-1, mas final do encontro trouxe alguma 'insatisfação' de pilar dos verdes e brancos
|
O Sporting derrotou o Moreirense por 3-1. Já em conferência de imprensa, Rui Borges foi questionado sobre o regresso de Hidemasa Morita e uma maior utilização de Pedro Gonçalves, reagindo à questão colocada com alguma frustração pela falta de opções no meio-campo.
"Morita está para breve, é muito dia a dia. Acredito que para o Boavista estará, para o Rio Ave não sei. Em relação ao Pote, não está em causa jogar 30, 40 ou 60 minutos. Tomara eu ter o Pote, é diferenciado", disse o técnico verde e branco, no final da partida.
"Não há médios nem milagres"
Rui Borges foi perentório, garantindo que "às vezes não há milagres". "Ando com Debast e Hjulmand e não tenho mais médios. Também queria ter com mais chegada, mas onde estão? Não há milagres", atirou, visivelmente transtornado com a falta de opções no miolo.
"Pote? Não queremos que dê asneira"
Quanto ao regresso de Pedro Gonçalves, o técnico leonino admitiu que "vê-se ali qualidade", mas recordou ser necessário cuidado redobrado visto que o 'camisola 8' "esteve parado cinco meses", sem poder dar o seu contributo à equipa do Sporting.
"Não queremos que dê asneira. Ele quer ajudar, mas não pode andar a mil à hora. É diferenciado e acredito que vai ajudar muito nesta reta final. Tomara eu dar-lhe 60', mas se calhar tenho a malta nas costas... Feliz porque hoje levou mais minutos. Vai crescer em termos de minutos e do que pode dar à equipa", terminou o técnico do Sporting.
Treinador dos verdes e brancos reconhece que oportunidades têm sido escassas, mas revela grande desempenho nos treinos e vontade do atleta
|
O Sporting venceu o Moreirense, por 3-1 - veja AQUI o resumo completo. Com falta de médios, Rui Borges lançou Ricardo Esgaio para o meio-campo, ao minuto 85 e, após o final da partida, deixou rasgados elogios ao 'camisola 47' e à forma como se adapta às circunstâncias.
"Para mim não é novo. Já treinou lá, sei do que é capaz. A justiça é relativa. Se calhar com o Esgaio não tenho sido muito justo, fez três jogos bons e tirei-o da equipa", disse o treinador dos verdes e brancos, aplaudindo o desempenho do lateral-direito.
"Esgaio? Ganhámos mais uma solução para o meio"
Rui Borges garantiu que Esgaio "treina muito bem, sempre ligado e importante para o grupo", enaltecendo a capacidade de o jogador do Sporting alinhar em terrenos mais adiantados: "Hoje entrou para o meio e tomou decisões muito boas, alguns médios não vêm o que ele vê".
Questionado sobre o desempenho do experiente defesa do Sporting, Rui Borges foi perentório quando à situação: "Não me surpreende, é uma adaptação. É algo que fui buscar ao passado ao treino dele. E ganhámos mais uma solução para o meio."
Na presente temporada, com a camisola do Sporting, Ricardo Esgaio – avaliado em 2 milhões de euros – contabiliza 17 encontros: nove na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Nos 729 minutos que disputou, o lateral apontou um golo, diante do Amarante, na prova rainha do futebol português.
Treinador esteve na conferência de imprensa, onde fez análise ao encontro que terminou com vitória dos leões por 3-1 frente ao Moreirense
|
Rui Borges analisou a vitória do Sporting frente ao Moreirense (3-1). O treinador esteve na conferência de imprensa e considerou a vitória justa. Entre vários temas, o técnico agradeceu o apoio dos adeptos e explicou que a falta de minutos de Biel tem um culpado: o próprio Rui Borges.
Biel? "A culpa é do treinador que não tem dado oportunidades"
"O Biel joga numa posição com jogadores que estão muito bem a nível individual. Treina muito bem e espera pelas suas oportunidades, merece-as e a culpa é do treinador que não as tem dado", referiu, depois de fazer uma avaliação à partida do Clube de Alvalade.
"Controlámos praticamente os 90 minutos. O Moreirense teve apenas duas oportunidades. Fizemos 35 minutos muito intensos na primeira parte e não deixámos o adversário chegar à baliza. Resumindo, uma primeira parte muito forte e uma segunda onde entrámos bem e fizemos o 3-0. O Moreirense acreditou durante cinco ou 10 minutos, mas acima de tudo estou feliz pela capacidade da equipa".
O técnico explicou as alterações implementadas no onze: "Geovany Quenda e Iván Fresneda são jogadores diferentes, em momentos diferentes, que frente a adversários diferentes oferecem coisas diferentes. O Fresneda fez um bom jogo nos Açores. Oxalá ganhemos sempre com quem quer que seja em campo".
"Viktor Gyokeres é top"
Rui Borges deixou ainda rasgados elogios a dois jogadores: "Viktor Gyokeres é top, sabemos tudo aquilo de que é capaz e que pode dar à equipa. O Viktor ajuda a equipa e a equipa ajuda-o a ele. Conhecemo-nos uns aos outros e sabemos o que cada um pode dar. E, assim, cresce ele e crescem todos. A equipa está a crescer individual e coletivamente", completou.