
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Viktor Gyokeres, avançado do Sporting, tem sido destaque na presente época, devido às estonteantes exibições com a Listada verde e branca. Os números do internacional sueco são dignos de registo, e valem-lhe agora uma nova proeza: é o jogador com mais contribuições diretas para golo em 2023/24.
Somando os dados de todas as competições para as quais jogou em 2023/24, Gyokeres - avaliado em 55 milhões de euros - leva já um total de 36 golos e 14 assistências em apenas 39 partidas (3.192 minutos). Ao todo, são 50 contribuições diretas para golo para o 'camisola 9' do Sporting, que supera assim o britânico Harry Kane e o francês Kylian Mbappé.
O goleador sueco é seguido pelo avançado inglês do Bayern Munich, com 47 contribuições diretas para golo (37 golos e 10 assistências), em 35 jogos. Em terceira posição na tabela vem Mbappé, jogador francês do PSG, com um total de 46 contribuições em 37 jogos (38 golos e 8 assistências). No último encontro do Sporting, Gyokeres conseguiu ultrapassar Harry Kane e tornar-se primeiro nesta lista.
A goleada ao Boavista (6-1) no passado domingo, 17 de março, juntou mais três golos e uma assistência ao registo do avançado de Rúben Amorim. Assim, o craque não só registou o seu segundo hat-trick da presente temporada, como foi também a figura do jogo dos verdes e brancos. A primeira vez que marcou três vezes numa partida foi frente ao Farense (4-2) para a Taça da Liga.
Até ao momento, Viktor Gyokeres leva 39 encontros realizados (3.192 minutos), 36 golos e 14 assistências, sendo a grande figura da turma de Rúben Amorim na presente temporada. O avançado tem contrato com o Sporting até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros, tendo vários gigantes europeus interessados na sua contratação, nomeadamente o Chelsea e o Arsenal.
Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação, por Viktor Gyokeres. Contas feitas, ao dia de hoje, o sueco já custou 24,8 milhões aos cofres leoninos, sendo que existem, ainda, 3 milhões em objetivos por alcançar, o que pode atirar o investimento no sueco para bem perto dos 30 milhões (27,8).
Internacional moçambicano tem sido muito apontado a uma mudança para o estrangeiro e comentou possibilidade de deixar Alvalade no verão
|
Geny Catamo está de férias em Moçambique, numa altura em que é muito apontado a uma mudança para o estrangeiro. O Sporting quer renovar com o 'camisola 21', que admitiu estar tranquilo e não ter qualquer preocupação quanto ao que possa acontecer no verão.
Geny Catamo: "A minha mente nem está a pensar nas propostas"
"Não gosto de ler notícias sobre o mercado de transferências, sobre interesse, abordagens, o que seja. Não importa se são notícias boas ou más, não quero que me digam, nada. Disse aos meus empresários: o vosso trabalho é tratar dessas coisas, no final das férias ponham-me a par de tudo. A minha cabeça é para me focar no trabalho, nos jogos, nas conquistas que pretendemos. A minha mente nem está a pensar nas propostas. Estou de férias em Moçambique, a descansar, a estar com a família. Se os meus agentes tiverem algo a dizer terão de esperar que regresse a Portugal...", disse, ao programa Bar.
Ruben Amorim foi muito importante na afirmação de Geny Catamo no Sporting, apostando no jovem ala, que não esquece o técnico: "Era o último dia no Vitória [de Guimarães], onde estava emprestado. Na viagem de regresso a Lisboa eu, o meu pai e uns amigos, parámos em Fátima para rezar. Pusemos uma vela a agradecer tudo o que tem feito por nós e para pedir a Nossa Senhora pelo meu futuro. Fomos almoçar e nem cinco minutos depois de nos sentarmos recebi uma mensagem no telemóvel do Ruben Amorim a dizer que contava comigo. E para cuidar de mim nas férias, esperava que aparecesse em boa condição e com muita vontade de trabalhar. Comentei baixinho com o meu amigo e ele respondeu logo: 'São coisas de Deus... Foi um dos momentos em que me senti mais valorizado. Senti a confiança que estava a depositar em mim. Nós precisamos de sentir confiança e o Ruben transmitiu-me de forma muito positiva e encorajadora. E senti que só tinha de responder dando o máximo".
Geny Catamo: "Saída de Amorim? Fui um dos que mais chorou naquele dia"
O moçambicano não esconde o grande carinho pelo treinador, admitindo ter sido um dos jogadores que ficou mais abalado com a saída: "Uma semana antes recebemos a informação de que o Manchester United estava interessado no mister. O Ruben Amorim só nos dizia que estava tudo bem, para não nos preocuparmos, só tínhamos de nos preocupar com o jogo em Braga. Foi um jogo épico, a perder 2-0 e dar a volta para 4-2 na segunda parte, o melhor futebol que jogámos em toda a época. Estávamos a festejar todos no balneário, o mister chegou e deu-nos a notícia que ia mesmo para o Manchester United. Ficávamos tristes e chorámos, a maioria chorou e acredito que fui um dos que mais chorou naquele dia"
"É um prazer para todos nós representar o Sporting, fazer história e a deixar um legado. Não só pelo Viktor, mas também por todos nós. Por mim, pelo Morten, pelo Zeno, o Inácio, o Pote, o Nuno, todos. É a importância do que nós criámos como grupo, a família que todos nós criámos, a união que nós temos. Eu digo que é muito difícil encontrar um grupo que seja tão unido como o nosso", concluiu Geny Catamo.
Situação do avançado sueco com o Clube de Alvalade faz correr muita tinta e espera-se que haja informações concretas brevemente
|
O futuro de Viktor Gyokeres tem sido tema de destaque nos últimos meses. O avançado estará descontente com o Sporting, recusando apresentar-se na Academia Cristiano Ronaldo, aquando do regresso aos treinos no próximo dia 1 de julho. No entanto, os leões desmentem que a realidade assim seja.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, Gyokeres está irritado e não irá comparecer até ter a sua situação resolvida, uma vez que acredita que o Frederico Varandas faltou à promessa feita ao não aceitar a proposta do Arsenal, garantiu fonte próxima do processo.
No entanto, o diário desportivo terá apurado uma versão contrária, perto de quem também está dentro da realidade verde e branca. Gyokeres e o Sporting nunca discutiram, tampouco o sueco disse recusar regressar aos treinos em Alcochete.
Recentemente, e já depois de ter sido revelado o clima de animosidade entre Gyokeres e o Sporting, o sueco esteve no casamento de Morten Hjulmand com Katarina Larsson, mulher de Varandas. Ambos pareceram bastante próximos, negando teorias de que o avançado esteja furioso. Ainda assim, o círculo próximo do jogador afirma que foi apenas uma questão de cavalheirismo, visto que os problemas profissionais não podem interferir na vida pessoal do atleta.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – fez 52 encontros: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.250 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 54 golos e fez 13 assistências.
Apesar de o Clube de Alvalade não ter apresentado nenhuma proposta pelo defesa internacional sub-21 português, o mesmo é visto como plano B
|
Costinha, ala direito do Olympiacos, é a alternativa do Sporting, caso Georgios Vagiannidis não reforce o emblema verde e branco, sabe o Leonino. O jogador português de 25 anos é visto como um plano B, dado o preço exigido pelo Panathinaikos para vender o internacional helénico.
Ao que o nosso Jornal apurou, apesar de o Clube de Alvalade ainda não ter apresentado nenhuma proposta pelo defesa internacional sub-21 português, o mesmo é já há algum tempo um dos futebolistas referenciados pelo departamento de scouting do Sporting, que acredita que 5 milhões de euros seriam suficientes para concretizar a transferência de Costinha.
A SAD leonina colocou em cima da mesa um contrato de cinco temporadas a Georgios Vagiannidis - que está na mira da Roma - com um salário de 1,3 milhões por época. O Panathinaikos mostrou-se recetivo, sendo que os gregos estão a tentar chegar a acordo com os italianos do Inter de Milão para a aquisição da percentagem de uma futura transferência que os nerazzurri detêm, por um valor entre os 1,8 e 2,3M.
A SAD verde e branca acredita estar a dar passos importantes rumo à contratação do jogador, o qual vão manter sob observação. Ainda assim, os responsáveis leoninos já equacionam avançar para outras alternativas mais baratas, sendo Costinha um dos alvos.
Em 2024/25, Costinha - avaliado em 5 milhões - participou em 39 jogos pelo Olympiacos, sendo um titular habitual na equipa orientada pelo treinador espanhol José Luis Mendilibar. O defesa somou três assistências para golo, além de ter conquistado a dobradinha pelo clube ateniense ao vencer uma liga grega e a Taça.