
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Apesar de estar a recuperar de lesão, o jovem médio do Sporting, João Simões, continua em destaque. Foi, recentemente, eleito pelo Observatório do Futebol CIES como o jogador sub-21 com mais recuperações de bola no meio campo adversário nas oito principais ligas europeias. Com as 6.04 recuperações, ficou à frente de nomes como Pablo Gavi, ou Tom Bischof.
João Simões, de apenas 18 anos, tem vindo a dar nas vistas com a camisola do Sporting. Começou a sua formação no Portimonense em 2014/15 e, após quatro épocas no clube algarvio, ingressou na academia leonina em 2018/19. O seu crescimento tem sido notório e, fruto das suas exibições consistentes, foi promovido à equipa principal quando o João Pereira ainda era o técnico leonino. Desde então, já soma nove jogos e um golo pelo plantel orientado por Rui Borges.
O treinador do Sporting tem elogiado as prestações de João Simões, considerando-o um jogador extremamente maduro para a sua idade. Rui Borges acredita que o jovem médio tem tudo para se tornar um futuro líder no clube de Alvalade e não tem dúvidas do seu potencial.
O feito de João Simões ganha ainda mais relevância quando se percebe que superou um jogador de renome como Pablo Gavi. O médio espanhol, de 20 anos, é uma peça fundamental no Barcelona, onde esta época já realizou 28 jogos, acumulando 1073 minutos, dois golos e duas assistências. Com um valor de mercado de 78 milhões de euros, Gavi é visto como uma das grandes promessas do futebol mundial, mas, de acordo com o CIES, não conseguiu bater o jovem leão no Ranking de mais recuperações de bola no meio campo adversário.
Apesar do reconhecimento europeu, Simões enfrenta agora um período de paragem. O médio lesionou-se na Liga dos Campeões, frente ao Borussia Dortmund e não voltará a jogar esta temporada. É de recordar que, o departamento médico não tem dado boas notícias ao técnico leonino. Ainda assim, o talento do jovem médio, já está mais do que comprovado e o seu futuro parece vir a ser bastante promissor.
Treinador verde e branco pode ver o seu plantel ficar privado de alguns dos seus melhores jogadores em breve, e está preocupado com a situação
|
O Sporting já encaixou muitos milhões em jogadores que vão abandonar o Clube na próxima época, como são os casos de Quenda, Essugo, Rúben Vinagre e Leonardo Barroso, que renderam mais de 77 milhões ao Clube. Esta é uma boa almofada financeira, mas poderá não ser suficiente para segurar todas as estrelas verdes e brancas, numa altura em que os tubarões europeus se chegam á frente com autênticas fortunas.
O caso de maior destaque é o de Viktor Gyökeres. O goleador do Sporting está na mira de muitos clubes, com o Arsenal a afigurar-se como o principal pretendente. O novo diretor desportivo da equipa de Londres, Andrea Berta, é um grande apreciador das qualidades do melhor marcador da Liga Portuguesa. Os gunners tem o sueco no topo da lista de desejados, em conjunto com o compatriota Alexander Isak, que joga no Newcastle. Os leões tem mesmo um acordo com o jogador para deixá-lo sair na próxima janela de transferências por um valor abaixo da cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.
No setor defensivo, os jogadores mais cobiçados são Gonçalo Inácio e Diomande. O internacional português é pretendido por Arsenal, Liverpool, Borussia Dortmund e Manchester United. Ruben Amorim, técnico dos Red Devils que já admitiu estar atento aos jogadores da antiga equipa, conhece bem o central, tendo sido sob seu comando que o jogador de 23 anos fez a estreia na equipa principal verde e branca, na época 2020/21. Gonçalo Inácio tem contrato válido com os leões até 2027 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. Quanto a Diomande, as sondagens que o Sporting já recebeu podem transformar-se em propostas concretas. Arsenal, Chelsea e Juventus têm o central costa-marfinense bem referenciado. O central, que se tem afirmado na equipa sob o comando de Rui Borges, está blindado por uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros e o contrato é válido até 2027.
No meio-campo, o principal ativo dos leões é Morten Hjulmand. O internacional dinamarquês, que o Sporting contratou aos italianos do Lecce no verão de 2023, tem tido uma evolução meteórica desde que chegou a Alvalade. Para além de se ter sagrado campeão nacional e ter recebido a braçadeira de capitão, depois da saída de Coates, o médio estreou-se pela seleção principal do seu país e participou no Euro 2024. As boas exibições de Hjulmand, que tem contrato até 2028 e uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros, chamaram a atenção de clubes como PSG, Tottenham e Manchester United. Outro caso a considerar no setor intermediário é o de Morita. O japonês termina contrato no final da próxima época e recusou a proposta de renovação apresentada pelo Sporting. Se a situação se mantiver, os responsáveis leoninos podem procurar a venda do japonês no verão, para evitar uma saída a custo zero no final de 2025/26.
No ataque, a par de Gyökeres, Trincão também está “na montra”. O avançado internacional português é outro velho conhecido de Ruben Amorim, que o orientou em Braga e em Alvalade, e o Manchester United poderá avançar com uma proposta. Seria o regresso de Trincão ao campeonato inglês, depois da passagem pelo Wolverhampton em 2021/22, por empréstimo do Barcelona. O atacante de 25 anos, que soma nove golos e 13 assistências em 44 jogos esta época, está protegido por uma cláusula de 60 milhões de euros.
Equipa francesa da Ligue 1 demonstrou, nas mais recentes semanas, afincado interesse no jogador grego, e as novidades podem ser muito negativas em Alvalade
|
Tem sido um dos nomes mais badalados em Alvalade, e é um dos grandes alvos do Sporting para reforçar o plantel de Rui Borges na próxima temporada - Georgios Vagiannidis, jovem lateral direito do Panathinaikos. Há, no entanto, um grande senão: o interesse de clubes europeus muito ricos, lote ao qual se junta, agora, o Mónaco. Os franceses enviaram, até, observadores para assistir ao jogo do Panathinaikos contra o Olympiacos, e o interesse é mesmo real.
De acordo com a imprensa grega, o Panathinaikos já rejeitou uma proposta de seis milhões de euros, mais dois milhões por objetivos pelo internacional grego. O clube de Atenas não facilita e só aceita negociar Vagiannidis por um valor a pronto de oito milhões de euros. Um valor que pode afastar algumas equipas, mas não parece ser problema para os franceses, que já demonstram interesse em reforçar o setor defensivo.
A boa temporada do lateral direito, que já conta com 34 jogos, um golo e uma assistência, tem despertado o interesse de vários clubes europeus. Com contrato até 2028 e uma cláusula de rescisão de 10 milhões, o jovem defesa tornou-se num dos jogadores mais cobiçados da liga grega.
A equipa verde e branca já tentou reforçar a posição em janeiro, mas viu as suas opções escaparem. Agora, com a entrada do Mónaco na corrida, o Sporting terá de agir rapidamente se quiser garantir o defesa grego. O mercado promete aquecer nos próximos meses e os leões sabem que não podem perder tempo.
Os leões ocupam o primeiro lugar da tabela classificativa com 65 pontos e sonham com a conquista do bicampeonato. Para além disso, estão ainda a lutar pela Taça de Portugal e vão defrontar o Rio Ave esta quinta-feira, na primeira-mão das meias-finais, no Estádio José de Alvalade às 20:15. Rui Borges já está a preparar o mercado de verão para reforçar o plantel já para a próxima época. O jogador georgiano de 25 anos, Giorgi Kochorashvili, vai ser a nova aposta no meio campo para a próxima temporada. Recordar que, Sporting já oficializou também o avançado brasileiro como novo reforço.
Antiga referência do Clube de Alvalade comentou a mais recente contratação dos leões na CMTV, onde é habitualmente comentador desportivo
|
Fernando Mendes, antiga referência do Sporting, aproveitou o seu espaço de comentário na CMTV para falar do mais recente reforço dos leões, Giorgi Kochorashvili. "É um jogador que o Sporting já anda atrás há uns tempos. Vêm aqui um jogador com capacidades para fazer coisas boas no Sporting. Eu não sei quem é sinceramente, não o conheço. Vou esperar para ver...", começou por dizer, aparentemente pouco convencido com o negócio.
A crítica estendeu-se também a Gabriel Teixeira, jogador brasileiro de 24 anos, contratado no mercado de inverno, mas que ainda não conseguiu afirmar-se: "O Biel veio e eu não o conhecia. O Biel chegou e eu continuo sem o conhecer. Jogou na Alemanha contra o Dortmund, entrou alguns minutos no campeonato…", afirmou, apontando a falta de impacto do brasileiro desde que chegou a Alvalade.
Os números ajudam a perceber a frustração do comentador. Desde fevereiro, Biel jogou apenas seis minutos na Liga Portuguesa e somou 73 minutos na Liga dos Campeões. Já Kochorashvili, tem-se destacado na segunda divisão espanhola, onde soma 26 jogos pelo Levante, com seis golos e quatro assistências. Tem tido também um papal fundamental na construção da Seleção Georgiana, onde marcou três golos e fez uma assistência em sete partidas.
Com a chegada do médio georgiano na próxima época, resta saber se conseguirá contrariar as dúvidas e mostrar que merece vestir a camisola do Sporting. Para Fernando Mendes, a resposta será apenas dada dentro de campo. Para além do médio de 25 anos, o Sporting também contratou outro jogador para reforçar o plantel na próxima temporada.
A equipa de Alvalade está neste momento a ocupar o primeiro lugar do Campeonato Português com 65 pontos. O Benfica está em segundo, com 62 mas com menos um jogo disputado. O Porto e o Braga, em terceiro e quarto lugares com 56 pontos. O Sporting continua na luta pela conquista do bicampeonato e vai ter a primeira-mão da meia-final para a Taça de Portugal com o Rio Ave, esta quinta-feira às 20:15.