Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Departamento médico do Sporting dá más notícias a Rui Borges

Treinador verde e branco já iniciou, juntamente com o plantel dos leões, a preparação para a próxima partida, a contar para a Taça de Portugal

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

31 Mar 2025 | 06:56 |

Icon Comentário0

Depois do triunfo do Sporting frente ao Estrela da Amadora, por 3-0, na última partida, os leões já iniciaram os trabalhos com vista ao próximo desafio - o jogo contra o Rio Ave, marcado para quinta feira, dia 3 de abril, a contar para a primeira mão das meias finais da Taça de Portugal. O treino do passado domingo, 30 de março, serviu para dar início a essa preparação.


Como é habitual na sessão de treinos imediatamente a seguir a uma partida, os jogadores que foram titulares contra o Estrela da Amadora fizeram trabalho de recuperação ativa no ginásio, e os restantes jogadores estiveram, como normal, às ordens de Rui Borges.


Do departamento médico, não há qualquer novidade positiva até esta segunda feira, dia 31 de março. Os mesmos cinco jogadores que estavam na enfermaria antes da partida com o Estrela continuam entregues aos médicos de Alvalade.


São eles Hidemasa Morita (traumatismo no pé esquerdo), Pedro Gonçalves (lesão muscular na perna direita), Nuno Santos (operado ao joelho direito, na sequência de uma rotura no tendão rotuliano), João Simões (operado devido a fratura do quinto metatarso do pé direito) e Daniel Bragança (operado ao joelho esquerdo devido a rotura total do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo) - os três últimos de fora até ao fim da temporada.

Está agendada outra sessão de treinos para a manhã desta segunda feira, dia 31 de março. Os responsáveis leoninos têm alguma esperança de que já seja possível integrar alguns dos lesionados, como Hidemasa Morita e Pedro Gonçalves, nas sessões de trabalhos, mas sem nenhuma confirmação até ao momento.


Confira as imagens dos treinos do Sporting, antes do encontro com o Estrela da Amadora, e os melhores momentos do encontro:


Futebol

Sporting está atento às contas da Liga dos Campeões e há vários cenários em aberto

Próxima edição da maior prova de clubes da Europa começa a ganhar forma e os leões estão no centro de uma equação que pode mexer com o futebol português

Sporting tem altas chances de qualificar-se para a Liga dos Campeões 2026/2027, ou pela via Campeonato Nacional, ou pelo Ranking da UEFA
Sporting tem altas chances de qualificar-se para a Liga dos Campeões 2026/2027, ou pela via Campeonato Nacional, ou pelo Ranking da UEFA

23 Mar 2026 | 18:16 |

Icon Comentário0

A UEFA Champions League de 2026/27 começa a ganhar contornos e o Sporting surge no centro de vários cenários que podem influenciar a presença portuguesa na prova. Com a época ainda em curso, as contas permanecem em aberto e dependem tanto dos resultados internos como das campanhas europeias.


Portugal tem, para já, pelo menos um lugar garantido na fase principal, reservado ao campeão nacional que, se tudo acabasse neste momento, seria o Porto. No entanto, o número total de representantes ainda pode aumentar, dependendo do desempenho coletivo dos clubes nas competições europeias desta temporada.


No caso específico do Sporting, existem diferentes caminhos possíveis para garantir presença direta na fase de liga. O mais direto passa pela conquista do tricampeonato, que assegura automaticamente o acesso sem necessidade de pré-eliminatórias. Outra possibilidade surge através das vagas adicionais atribuídas pela UEFA às federações com melhor desempenho europeu, cenário que continua em aberto e que mantém o clube atento às contas do ranking. Os leões estão no 14.º posto, com o resultado dos 90.000 pontos arrecadados ao longo dos cinco últimos anos.


Há ainda uma hipótese mais ambiciosa: a conquista da própria Liga dos Campeões. Um feito dessa dimensão garantiria automaticamente a presença na edição seguinte, reforçaria o posicionamento do futebol português e seria o momento mais alto da história do Clube de Alvalade.

Recorde-se que, nos quartos de final da prova milionária desta época, o Sporting irá defrontar o Arsenal. A partida da primeira mão será disputada em casa dos leões, a 7 de abril, com a segunda mão em Londres (15) - num reencontro esperado por muitos entre leões e Viktor Gyokeres.



Futebol

Última hora! Conhecido o tempo de paragem de Nuno Santos no Sporting

'Camisola 11' dos verdes e brancos saiu em dificuldades ao decorrer do minuto 26 frente ao Alverca, sendo substituído por Georgios Vagiannidis

Nuno Santos deverá parar entre duas a três semanas fruto da lesão muscular sofrida no Alverca - Sporting deste domingo
Nuno Santos deverá parar entre duas a três semanas fruto da lesão muscular sofrida no Alverca - Sporting deste domingo

23 Mar 2026 | 17:10 |

Icon Comentário0

Nuno Santos já conhece o tempo estimado de paragem após a lesão muscular na face posterior da coxa esquerda sofrida na primeira parte do Alverca - Sporting, encontro que marcou a sua primeira titularidade 512 dias depois da grave lesão no joelho direito que o levou à cirurgia: 15 a 20 dias.


O problema não é considerado grave, mas deverá afastar o ala por entre duas a três semanas. Na prática, o jogador de 31 anos falha pelo menos a receção ao Santa Clara, relativa à 28.ª jornada da Liga, e está em dúvida para os dois jogos frente ao Arsenal, a 7 de abril, em Alvalade, e a 14, no Emirates. A presença na primeira mão está descartada, mantendo-se ainda a possibilidade de recuperação a tempo da segunda.


Recorde-se que Nuno Santos saiu em lágrimas após a lesão, sendo confortado pelos colegas antes de se sentar no banco. Na segunda parte, já apresentou um semblante mais tranquilo e, no final, recebeu um cântico especial dos adeptos sportinguistas.


Vale lembrar que, na conferência de imprensa após a partida, Rui Borges também comentou a situação: "É muscular, não tem nada a ver com joelhos, graças a Deus. É natural. Um jogador que esteve 15 meses parado corre estes riscos, infelizmente. Quando volta, o corpo vai chiar em alguns sítios, como eu digo lá cima. Sei que é lesão, vai ser avaliado nos próximos dias, de certeza".

Nuno Santos – avaliado em 5 milhões de euros – chegou ao Sporting em 2020, oriundo do Rio Ave, a troco de 4,15 milhões de euros (dados Transfermarkt). Desde então, o ala de 30 anos contabiliza 202 encontros, 34 golos, 43 assistências e sete títulos conquistados (três Campeonatos Nacionais, uma Supertaça Cândido de Oliveira, uma Taça de Portugal e duas Taças da Liga).



Futebol

Cartão amarelo para Luis Suárez? Iturralde González avalia caso no Sporting

Ponta de lança internacional colombiano foi admoestado por João Pinheiro depois de ter dito que não tinha sofrido grande penalidade

Iturralde González considera que o cartão amarelo mostrado a Luis Suárez no Alverca - Sporting, da 27ª jornada da Liga, é justo
Iturralde González considera que o cartão amarelo mostrado a Luis Suárez no Alverca - Sporting, da 27ª jornada da Liga, é justo

23 Mar 2026 | 15:43 |

Icon Comentário0

Ao contrário de Pedro Henriques, Iturralde González aprova a decisão de João Pinheiro de ter mostrado um cartão amarelo a Luis Suárez após simulação, onde o próprio avançado do Sporting confessou que não era grande penalidade e depois da revisão no VAR.


Iturralde González: "Parece-me muito boa a decisão"


"É uma jogada muito curiosa e explico porquê. Primeiro, é livre indireto e admoestação a Suárez por simular uma falta, parece-me muito boa decisão do árbitro, que é bem auxiliado pelo VAR", pode ler-se, nas suas declarações exclusivas ao jornal Record. 


O antigo árbitro internacional explica o porquê do cartão amarelo ser bem mostrado. "Neste tipo de ações, o que o avançado faz é tentar "sacar" um penálti ao deixar a perna no solo, arrastando-a para contactar com o guarda-redes e assim parecer mais penálti. Nesta ação, o avançado o que faz é saltar por cima de André Gomes e atirar-se de seguida. Esta situação é muito rara e é a jogada mais difícil para um árbitro, porque não sabes se o guarda-redes chega primeiro ou se é o avançado que toca primeiro na bola. Mas neste caso, e é o curioso do tema, o avançado salta e depois atira-se. Não veremos muitas mais vezes esta jogada, mas esteve bem o VAR e o árbitro", afirmou.

Iturralde González: "Faltou sensibilidade"


Apesar da sua opinião, outros especialistas não entendem a decisão de João Pinheiro, como é o caso de Jorge Faustino. "Suárez acabou por se desequilibrar sozinho ao desviar-se do guarda-redes (sem simulação: mal no amarelo). Penálti bem revertido", afirma, acrescentando que foi uma "situação onde faltou sensibilidade quando Suárez teve um ato de fairplay".

O Sporting volta a entrar em campo no fim de semana de 4/5 de abril frente ao Santa Clara. O encontro, a contar para a jornada 28 da Liga portuguesa, diante da turma orientada por Petit, jogar-se-á no Estádio José Alvalade ainda com horário por definir.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting recebe grande notícia do CD depois de queixa do Porto sobre Luis Suárez
Futebol

Sporting recebe grande notícia do CD depois de queixa do Porto sobre Luis Suárez

23 Mar 2026 | 13:51

Icon Comentário0
Tomás da Cunha enaltece exibição de titular do Sporting: "Não se via desde..."
Futebol

Tomás da Cunha enaltece exibição de titular do Sporting: "Não se via desde..."

23 Mar 2026 | 12:19

Icon Comentário0
Cartão amarelo a Suárez? Luís Avelãs não hesita sobre avançado do Sporting: "Nem um pouco!"
Futebol

Cartão amarelo a Suárez? Luís Avelãs não hesita sobre avançado do Sporting: "Nem um pouco!"

23 Mar 2026 | 11:45

Icon Comentário0