Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Em tom de secretismo: Sporting regressa aos treinos, mas fecha-se em copas

Rúben Amorim voltou a orientar sessão de trabalhos na Academia Cristiano Ronaldo e teve vários pupilos ausentes devido à paragem de seleções

Sporting regressou aos treinos
Sporting regressou aos treinos

  |

Icon Comentário0

A equipa do Sporting regressou ao trabalho, esta quinta-feira, dia 10 de outubro. Rúben Amorim voltou a orientar o treino na Academia Cristiano Ronaldo e, face à grande quantidade de ausentes devido à pausa para competições internacionais, contou com vários jovens na sessão.


Ao contrário do que foi feito no dia anterior, os verdes e brancos não revelaram os nomes dos atletas a formação chamados pelo técnico leonino. Quarta-feira, os felizardos foram Alexandre Tverdohlebov, Marlon Júnior, Guilherme Silva, Alexandre Brito, José Silva, Diogo Abreu - que passa um momento menos bom em Alvalade -, Samuel Justo, Sandro Nascimento, Rodrigo Marquês, Nilton Cardoso, Lucas Anjos, Luís Gomes, Lucas Taibo, Mauro Couto e Bruno Ramos foram novidades.


Francisco Trincão (Portugal), Geovany Quenda (Portugal sub-21), Franco Israel e Maxi Araújo (Uruguai), Hidemasa Morita (Japão), Geny Catamo (Moçambique), Zeno Debast (Bélgica), Viktor Gyokeres (Suécia), Morten Hjulmand (Dinamarca) e Conrad Harder (Dinamarca sub-21) foram as ausências no treino.


A formação leonina tem mais uma sessão de treinos marcada para a próxima sexta-feira. A nova ronda de trabalhos está agendada para a parte da manhã, na Academia Cristiano Ronaldo e é, como habitual, à porta fechada, com o Sporting a preparar o próximo encontro.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo apenas na sexta-feira, dia 18 de outubro, frente ao Portimonense, em jogo relativo à terceira eliminatória da Taça de Portugal. O encontro diante da turma liderada por Ricardo Pessoa jogar-se-á às 20h15, em Portimão.



Futebol

"Exemplo perfeito para todos nós": Ousmane Diomande lamenta saída no Sporting

'Camisola 26' de Rúben Amorim garantiu que companheiro o ajudou bastante durante a estadia em Alvalade e não esquece momentos com a Listada verde e branca

Ousmane Diomande recorda tempos com Coates no Sporting
Ousmane Diomande recorda tempos com Coates no Sporting

  |

Icon Comentário0

Ousmane Diomande admitiu que Sebastián Coates era o "exemplo perfeito" para o plantel do Sporting. O central costa-marfinense tem ocupado a posição deixada pelo agora ex-capitão do Clube de Alvalade, mas garante estar pronto para o desafio.


"Temos confiança nas nossas individualidades. Sabemos que com o [Gonçalo] Inácio, o [Eduardo] Quaresma ou o [Zeno] Debast, vamos ganhar os duelos, que vale a pena correr riscos. É uma das chaves para o nosso início de época também", disse, ao Jornal dos verdes e brancos.


Questionado sobre o papel de central do meio, que pertencia ao uruguaio, o 'camisola 26' revela que "Exige mais concentração, mas todos temos de estar sempre muito activos nas movimentações e de fazer todas as coberturas. No ano passado já joguei algumas vezes no mesmo lugar e a concentração é mesmo muito importante. Na época passada tínhamos o Seba [Coates] e o [Luís], Neto, jogadores que me ajudaram muito. Via-os a jogar, faziam a posição e aprendi muito nos treinos com eles, ao nível dos posicionamentos e dos duelos".


"O Seba é o exemplo perfeito para todos nós e sempre foi muito respeitado por todos os colegas. Era muito forte nas marcações e dizia que se estivéssemos concentrados íamos ser felizes. E também marcava golos. Agora coloco tudo isso em prática e está a correr bem. O Seba dava muito à equipa, muito mesmo. Eu penso que talvez possa dar outras coisas nas coberturas e na rapidez a tapar os espaços", terminou.

Ao todo, com a camisola do Sporting, Sebastián Coates realizou 369 jogos, com 37 golos marcados, 10 assistências e oito títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021/22), uma Taça de Portugal (2018/19) e quatro Taças da Liga (2017/18, 2018/19, 2020/21 e 2021/22), deixando um legado histórico com a Listada verde e branca. O central - avaliado em 2 milhões de euros - é o jogador estrangeiro com mais jogos de sempre pelo Clube de Alvalade. 



Futebol

Saiu do Sporting por problemas com Rúben Amorim e regressa à seleção após um ano

Jogador entrou em guerra com o técnico verde e branco e foi afastado pelo selecionador nacional devido ao comportamento extra campo

Rúben Amorim dispensou Plata do Sporting em 2021
Rúben Amorim dispensou Plata do Sporting em 2021

  |

Icon Comentário0

Gonzalo Plata, extremo que nunca conseguiu afirmar-se no Sporting, regressa à seleção do Equador, após um período afastado por questões disciplinares. Convocado para os jogos das eliminatórias sul-americanas contra o Paraguai e o Uruguai, o avançado procura recuperar espaço na equipa e provar que pode ser uma peça fundamental para ajudar o seu país.


Afastado por problemas de indisciplina no início das eliminatórias, Plata, agora jogador do Flamengo, foi riscado da convocatória anterior, feita por Félix Sánchez Bas. O emblema brasileiro, de resto, tem ajudado o extremo neste regresso à Seleção. O seu comportamento fora de campo gerou insatisfação na equipa técnica, e essa foi uma das razões pela qual Rúben Amorim o dispensou do Sporting em 2021. Agora regressa com a oportunidade de reconquistar a confiança da equipa e dos adeptos.


Gonzalo Plataavaliado em 6 milhões de eurosrepresentou o Sporting de 2018/19 a 2020/21. Na equipa principal dos leões, o equatoriano fez 38 jogos, nos quais marcou e assistiu por quatro ocasiões, mas nunca caiu nas graças de Rúben Amorim, muito por culpa de atitudes extracampo e problemas que não agradavam ao técnico verde e branco.


O internacional pelo Equador conquistou ainda uma Liga portuguesa e uma Taça da Liga, ambas na temporada 2020/21, ao comando de Rúben Amorim. Gonzalo Plata foi emprestado aos espanhóis do Valladolid na época 2021/22 onde foi transferido a título definitivo no ano seguinte.

Pelos espanhóis, o jogador realizou duas épocas antes de se transferir para o Al-Sadd, por 12 milhões de euros. Em 2024, chegou ao Flamengo por 3,8 milhões de euros e já disputou seis jogos, ainda sem contribuir diretamente para golos na equipa agora comandada por Filipe Luís.



Futebol

"Timing não é inocente": Nuno Farinha desconfiado de possível mudança no Sporting

Antigo diretor de comunicação do Benfica elogia trabalho realizado em Alvalade e perspetiva uma eventual saída de alguns ativos dos verdes e brancos

Nuno Farinha aborda saídas de Amorim e Viana do Sporting
Nuno Farinha aborda saídas de Amorim e Viana do Sporting

  |

Icon Comentário0

Hugo Viana está a ser apontado ao cargo de Txiki Begiristain no Manchester City. Os ingleses estão interessados no diretor desportivo do Sporting e há quem coloque Rúben Amorim na equação. Nuno Farinha garante que a ideia "não é descabida" e que a notícia saiu "no tempo certo".


"Não estava nada à espera. Esperava sim que o trabalho que Hugo Viana e Rúben Amorim estão a fazer no Sporting acabasse por despertar interesse de alguns clubes internacionais. Não estava à espera que fosse assim associado ao City", começou por dizer, na CNN.


"É certo e garantido que Begiristain vai sair, isso é oficial e quase certo que Pep Guardiola pode seguir os mesmos passos. E, de repente, o nome de Hugo Viana aparece ligado ao clube mais forte da atualidade, a par do Real Madrid. Estamos a falar de um cargo com que todos os diretores desportivos do Mundo devem sonhar. Têm dinheiro quase ilimitado e nem precisa de fazer scouting", prosseguiu.


"O timing não me parece inocente. É na altura em que se está prestes a desfazer o tabu de Pep Guardiola. Surge numa pausa competitiva e, quem dá a notícia, sabe que é no tempo certo. Hugo Viana, habitualmente não fala e não é esperado que se pronuncie sobre isto, mas, na próxima conferência de imprensa, Rúben Amorim será questionado sobre o tema que, diretamente, não lhe diz respeito", admitiu.

Questionado sobre se o técnico do Sporting poderá suceder a Guardiola, Nuno Farinha explicou que "Se quisermos teorizar sobre isso, não é nada descabido. Foi exatamente isso que o City fez quando escolheu Begiristain e Guardiola. Begiristain foi para Guardiola ir logo de seguida. Dois ex-jogadores e dois grandes amigos. Exatamente o que se passa aqui com Rúben Amorim e Hugo Viana", terminou.


Confira as declarações de Nuno Farinha:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Oficial! Al Nassr de Cristiano Ronaldo recusa-se a viajar na Liga dos Campeões
Futebol

Oficial! Al Nassr de Cristiano Ronaldo recusa-se a viajar na Liga dos Campeões

 

Icon Comentário0
Foi dado como 'morto' no Sporting e agora vale quase o dobro no mercado
Futebol

Foi dado como 'morto' no Sporting e agora vale quase o dobro no mercado

 

Icon Comentário0
Chelsea e Arsenal chegam-se à frente: Cofres do Sporting trancados a sete chaves
Futebol

Chelsea e Arsenal chegam-se à frente: Cofres do Sporting trancados a sete chaves

 

Icon Comentário0