
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Na passada quinta-feira, dia 15 de maio, Frederico Varandas concedeu uma entrevista à Sporting TV, em que abordou a atualidade do Clube, o mercado e o seu aumento salarial.
Preparação da temporada de 2023/24: Compras e Vendas
Após uma época mal conseguida a nível futebolístico, o líder máximo dos leões abordou a preparação para 2023/24, revelando que acredita numa melhoria tanto a nível coletivo, como desportivo. Para o mesmo, a gestão do mercado não vai ser tudo, sendo que a evolução de alguns jogadores atuais pode vir a ser chave para os planos do Sporting.
“A época 23/24 já arrancou. Começou em fevereiro, março de forma planeada e atempada para preparamos como deve ser a época. Está a correr da forma como gostaríamos que corresse, que é tentar fazer as vendas que precisamos rapidamente e as contratações o mais rapidamente possível para estarem ao dispor do nosso treinador. Mas não só de contratações e vendas se faz o planeamento da época. Consideramos que é importante e vai ser importante o facto de jogadores como Daniel Bragança, que está a recuperar a 100 por cento, como o Francisco Trincão, o Edwards, o Diomande, que se irão apresentar a um nível que acreditamos diferente, com mais confiança e vão crescer no seu processo competitivo. A nossa pré-época é independente do mercado, a verdade é que acreditamos que há muitos jovens jogadores que já estavam no plantel, mas que vão crescer do ponto de vista competitivo”, afirmou.
“Houve factos de que as pessoas se esquecem e outros que não interessa lembrar. Perdemos o Daniel Bragança, estivemos nos primeiros 4 meses dizimados a nível de lesões, nunca nos passou pela cabeça jogar tantos jogos com Marsá, Chico Lamba… Isso paga-se. Colmatámos esse problema em janeiro. Diomande veio apresentar-se num patamar competitivo mais elevado. Não faltou qualidade, faltou para mim eficácia", vincou.
Balanço temporada 2022/23
Frederico Varandas foi o primeiro a admitir que o ano desportivo transato não foi o melhor, tendo o Clube ficado aquém das expectativas. Contudo, revelou que os resultados não são tudo, no que toca à gestão do Sporting, mencionado que, acima de tudo, é preciso acreditar no processo da equipa técnica.
"É uma época que, do ponto de vista desportivo, não correu bem (…) No Sporting não gerirmos e decidimos apenas pelos resultados. Foi muito aquém do que esperávamos, temos de fazer uma análise interna, e fizemo-la, séria… é extremamente importante acreditar nas pessoas que estão na estrutura e, segundo, acreditar no processo de trabalho. E nestas duas variáveis não consigo dizer que algo mudou nas últimas três épocas, nada (…) Fomos uma equipa que não conseguiu materializar a sua boa qualidade de jogo”, disse.
Vendas não serão cenário catastrófico
Perder alguns ativos no mercado era algo que os adeptos já estavam à espera. O próprio Presidente não negou esta ideia, mas reforçou que não será algo ‘catastrófico’, mencionando ainda que, caso haja uma venda ‘grande', poderá apenas sair um jogador.
"Vamos ter de vender sim, mas não vai ser uma situação catastrófica, de voltarmos atrás. É mérito do trabalho que começou em 2018, otimizámos as nossas receitas e fez com que num ano atípico, onde não tivemos sucesso desportivo, não tenhamos de voltar à estaca zero. Muitas vezes as vendas são subjetivas. Se conseguir fazer uma grande venda se calhar só preciso de vender um jogador", revelou.
“Não vamos vender mais nenhum jogador que consideramos nuclear. Nenhum jogador vai ser negociado pelo Sporting. O Sporting fez o planeamento que fez, tínhamos a obrigação de vender o que tínhamos de vender. A partir de agora, o Sporting não negoceia, é bater a cláusula e um pagamento”, reforçou.
Ugarte tem 95% de hipóteses de sair
Quanto ao negócio do médio uruguaio, Varandas confirmou mesmo que este está com pé e meio de fora e irá abandonar o Clube. Menciona ainda alguns pormenores acerca das percentagens do negócio.
“O Ugarte, se perguntar a opinião ao presidente do Sporting, tem 95 por cento de sair do Sporting para dois grandes clubes europeus, um é sabido como ele próprio disse, o PSG. Ainda não está preto no branco com o PSG, há outro clube na disposição de dar este valor, acho que dificilmente vai ficar no Sporting”, afirmou.
“Este processo da venda do Manuel Ugarte teve um aspeto importante. Comprámos mais 10% do passe por isso ficaremos sempre com 80%. O PSG sabe as condições. Nós também só vamos fechar depois de 1 de julho, com os exercícios de 2023/24. O Ugarte tem dois clubes a querer, ele preferiu o PSG. A decisão está no PSG", revelou.
Gyökeres está referenciado
Os rumores que ligam o avançado do Coventry ao Sporting são verdadeiros, tendo o próprio Frederico Varandas confirmado que este é um dos alvos referenciados. Quanto ao seu valor, o Presidente revelou que o Clube tem capacidade para bater os 20 milhões.
“Gyökeres? Não vou dizer que é mentira, é um dos jogadores referenciados. Os valores falados, 15/20 milhões, isso é consequência da evolução. Contratávamos jogadores de 3 ou 4 milhões de euros, não tínhamos mais condições. Ao longo destes cinco anos fomos crescendo, passamos para investimos de 6/7 milhões, passamos para 10, contratamos um por 16, se tivermos de ir aos 20 milhões temos capacidade para isso", afirmou.
Futuro de Héctor Bellerín
O destino do espanhol é mesmo fora de Alvalade, sendo que foi uma decisão tomada pela equipa técnica, Direção e administração, revelando, ainda, que a aposta na formação vai ser chave para manter o ADN do Clube.
“Bellerín? Não fica, uma decisão da equipa técnica, direção e administração”, começou por dizer. [A formação] vai ter de ser papel forte. Amorim, quando aceitou este desafio em 2020, sabia a exigência deste clube, as dificuldades, o ADN, e a formação tem de ser sempre à base do plantel. Temos muitos jovens promissores que podem chegar à equipa A, é altamente reconfortante e vejo com expectativa termos tido 11 internacionais na convocatória dos sub20", vincou.
Renovações, transferências e passes
O Presidente leonino revelou alguns detalhes de dossiês que ficaram resolvidos nas últimas semanas e alguns que estão quase a ficar, como é o caso de Pedro Gonçalves.
Pote: “Sim, à partida vamos conseguir recuperar 40% do passe [ao Famalicão]”.
Neto: “Vai renovar mais um ano, fica mais um”.
Trincão: “Já é jogador do Sporting. Mais 7 milhões de euros e ficamos como 50% do passe”.
Renovações: "Vão existir renovações, como nos últimos anos. Porque achamos por mérito, os jogadores cresceram, ganharam força no plantel. Vamos ver reforçados salário e cláusulas".
Continuidade de Rúben Amorim
A ‘novela’ que viu o nome do técnico dos leões em diversos clubes europeus foi algo que deixou alguns adeptos impacientes. Contudo, Frederico Varandas comentou a situação, deixando toda a sua crença no treinador.
“Precisamos muito dele. É o homem certo para continuar à frente do nosso grupo de trabalho. É bom sinal que seja badalado e pretendido, é muito bom sinal de que hoje as pessoas do Sporting sejam pretendidas. Mas ainda melhor sinal de que queiram ficar. Não estamos habituados a um treinador fazer a 4.ª época, mas atenção que o contrato é até 2026. Também não estávamos habituados a um treinador há 4 anos a dizer que está feliz no Sporting, também faz confusão a muitas pessoas”, afirmou.
Novo modelo na gestão da arbitragem
A FPF propôs um novo sistema de gestão da arbitragem portuguesa, ao qual o Sporting já tinha apoiado publicamente a ideia. Contudo, Frederico Varandas voltou a reforçar que a mesma é algo muito positivo para o futebol nacional.
“Já tinha dito qual era a nossa opinião. É esse o caminho, tem de haver coragem. O Sporting tem uma visão e uma postura muito positiva. Mesmo quando critica, e eu próprio já fiz comentários que hoje não teria feito, mas tentamos fazer crítica de forma construtiva. Este ano não o fizemos de forma agressiva e tóxica. Não é o caminho. Os árbitros têm de ter as melhores condições possíveis e isso só acontece se eles forem regulados de forma independente. O sistema tem de estar imune. Defendo uma arbitragem 100% independente dos clubes de futebol. Não é só a independência. É a classificação, a remuneração… Eles têm de ser muito bem pagos. Muitos sofrem na pele com negócios pessoais. Têm de ser completamente independentes do ponto de vista financeiro. O Sporting bateu-se por medidas básicas como as comunicações do VAR. Portugal tem de dar esse passo, o Sporting foi o único que propôs a equipa da casa não ficar atrás do fiscal de linha", disse.
Mudanças no Estádio José Alvalade
O aspeto do reduto leonino é algo que tem sido altamente criticado pela massa associativa, nos últimos anos. O Presidente revela ter noção deste problema e deixou a promessa de que, dentro de três anos, os adeptos vão mudar passar a ter ‘orgulho’ do mesmo.
“No estádio, terminámos o primeiro mandato a mudar todas as cadeiras, um desejo muito antigo dos Sócios, mas queremos muito mais, é o objetivo até 2026. Vamos fazer muita obra no Estádio. Não posso contar os detalhes, mas tenho a ambição de em 2026 os sócios terem orgulho no seu estádio pela primeira vez”, prometeu.
Aumentos da SAD
Para concluir a entrevista à Sporting TV, Frederico Varandas comentou o tão badalado tema que foi o seu aumento salarial e da SAD.
"Respeito e entendo todas as críticas. Não há sócios notáveis, de esquerda ou direita ou muçulmanos e católicos. Agora, há uma coisa extremamente importante para nós, que não vou mudar nunca. Muitas vezes os sócios não têm esta informação. A SAD tem uma comissão de remunerações, um presidente e mais duas outras pessoas. Quem são? Dr. Bernardo Ayala, presidente; Dr. Ferreira Ferreira Pinto; e Dr. Gonçalo Uva. Só lhes pedi uma coisa: não quero saber se o presidente é o Frederico Varandas ou o fulano A, B, C ou D. Sporting, Clube, é detentor da maioria da SAD. E essa SAD, a obrigação é ter as melhores práticas. É o que exijo”, começou por dizer.
“Virei-me para o Dr. Bernardo Ayala e disse que queria que fizessem um estudo a sério das remunerações da administração. Uma consultoria fez um estudo exaustivo e chegaram aos valores A, B, C ou D. Eu soube quanto o presidente deveria ganhar segundo a Comissão de remunerações. Jamais eu diria que o presidente devia ganhar isto ou aquilo. Faço um desafio: analisem o processo de remuneração dos 3 grandes e ponham o Braga também. Vão ver, a uma grande distância, que o processo mais transparente, claro, rigoroso e limitativo foi o do Sporting”, prosseguiu.
“Em relação ao timing, quem esteve na AG de novembro, o Dr. Ayala disse que queria fazer no primeiro trimestre. Por razões profissionais, não o conseguiu e fê-lo agora. O que me interessa é se está bem feito ou não. Ao contrário dos outros, o Sporting tem um processo de remuneração definido, se ficar em primeiro, segundo ou terceiro, o que for. E mesmo neste valor agora aprovado fica ao nível da administração do Braga. Estamos a falar de valores muito inferiores aos dos nossos rivais. Sei o que interessa ao sócio do Sporting, é um processo de remuneração transparente. E que não haja sacos azuis. Este presidente e administração em cinco anos não tem um processo de fraude fiscal, de desvio de dinheiro, de ter familiares de agentes de futebol a ganhar comissões. Isto é sagrado para o sócio do Sporting. Não temos. Vai sempre haver críticas, mas aqui que me perdoem: nunca quis nem tive a ambição de ser presidente do Sporting. Sou por amor ao clube. Sempre vivi o Sporting, dormia mal quando perdia, estava na cadeira de sonho como médico do Sporting. Agora, o meu pacto é com o clube. Amo-o por intermédio do meu avô. Vou fazer sempre o melhor pelo clube, não por aquele sector de adeptos e sócios gostariam. E no final do mandato ser julgado pelos sócios", concluiu.
Ala de 17 anos tinha vários interessados na sua contratação, mas optou pelo projeto apresentado por Enzo Maresca, técnico da equipa londrina
|
Geovany Quenda vai ser jogador do Chelsea. No entanto, o ala de 17 anos, que tinha vários interessados na sua contratação, nomeadamente o Manchester United - emblema que já venceu três Ligas dos Campeões - optou pelo projeto apresentado pelos londrinos.
Na mudança para Stamford Bridge, um dos trunfos dos londrinos foi Enzo Maresca. O técnico utilizou a estratégia de Amorim e ligou ao canhoto. Depois de uma conversa pessoal, Geovany Quenda terá ficado encantado com as ideias e os planos apresentados para o futuro.
Ainda assim, ficar mais uma temporada no Sporting foi imperial na decisão do jogador, que, juntamente com a família, pretende crescer no conforto de casa mais um ano. O 'camisola 57' dos verdes e brancos chegará a Inglaterra com mais experiência, tendo desejo de ser campeão - o primeiro título sénior - e contribuir com mais golos e assistências.
Além do Manchester United, também Liverpool, City, PSG e Milan seguiam o internacional português. No entanto, os red devils eram o clube que, até à data, tinha demonstrado mais interesse. Decidido a não deixar que um talento da dimensão de Quenda reforçasse um rival direto, o Chelsea avançou rapidamente e deixou Ruben Amorim sem reforço.
Esta época, a primeira no plantel principal do Sporting, Geovany Quenda - avaliado em 30 milhões de euros - leva 43 partidas, nas quais foi utilizado ao longo de 3.122 minutos. O desequilibrador canhoto tem, para já, seis assistências para os companheiros de equipa e dois golos apontados - na Supertaça, diante do Porto e frente ao Famalicão.
Jovem médio de 19 anos já se estreou a titular pela equipa principal dos verdes e brancos, depois de ter chegado ao Clube com apenas 13 anos
|
Henrique Arreiol tem sido um dos jogadores em destaque nas camadas jovens do Sporting. O médio de apenas 19 anos é um dos maiores prodígios da formação do Clube de Alvalade, pelo que é objetivo dos verdes e brancos renovar contrato com o atleta, tal como outra promessa dos escalões de formação.
Ao que o nosso Jornal, o jovem é muito bem cotado entre os responsáveis do emblema verde e branco e querem premiar o atleta pelas suas prestações. Com a onda de lesões a não dar tréguas esta época, o jovem já se estreou, depois de ter chegado ao Clube com apenas 13 anos.
Em 13 de fevereiro de 2016, o Sporting, sob a orientação de Jorge Jesus, deslocou-se à Madeira e venceu o Nacional por 4-0. Antes do jogo, Bruno de Carvalho, então presidente do Clube, convidou Paulo Moreira e Nuno Mota, dois experientes elementos do departamento de prospeção liderado por Aurélio Pereira, a acompanharem a equipa.
Durante essa viagem, os dois especialistas aproveitaram a oportunidade para observar alguns jogos locais, destacando-se os dérbis entre Marítimo e Nacional. Foi nesse contexto que os olhares recaíram sobre Henrique Arreiol que viria a rumar a Alvalade no verão de 2018.
Na presente temporada desportiva de 2024/25, o médio soma já 19 partidas pela equipa B dos leões. Além do mais, marcou presença em cinco jogos disputados pela turma de juniores (sub-19), contabilizando ainda três jogos pela equipa principal (39 minutos).
Clube de Alvalade vai, ao todo, encaixar cerca de 73 milhões de euros com dupla de jovens; Ala de 17 anos rende 51M e o médio custa 22
|
As transferências de Geovany Quenda e de Dário Essugo foram avaliadas por Luís Pedro Sousa. O chefe de redação do jornal Record diz que a SAD do Sporting, que deverá encaixar cerca de 73 milhões, conseguiu obter valores "muitíssimo razoáveis" pelos dois jovens prodígios da Academia.
"Quenda e Essugo rumam ao Chelsea por sensivelmente metade do valor previsto nas cláusulas de rescisão. O ala, de 100 M€, sai por 51 M€, e o médio, blindado por 45 M€, parte a troco de 22 M€. Avaliar estes negócios à luz do limite máximo contratualmente estipulado é, no entanto, algo desajustado nos dias de hoje", começou por dizer, ao diário desportivo.
O jornalista recorda que "já lá vão os tempos de Neymar, de João Félix e de mais uma ou outra verdadeira loucura", uma vez que, nos dias de mercado atuais, "as cláusulas de rescisão são hoje meras salvaguardas e têm um significado relativo", acreditando que, tendo em conta estes fatores, "o executivo de Frederico Varandas terá conseguido valores muitíssimo razoáveis pelos dois jovens".
"Quenda, que protagoniza a maior venda de sempre de um jogador menor de idade, até fica mais uma época em Alvalade. Quanto a Essugo... a verdade é que o Sporting pouco ou nada o utilizou", terminou Luís Pedro Sousa, afirmando que, apesar do crescimento do mercado, os leões conseguem vendas por valores aceitáveis.
Vale recordar que o Sporting vai, ao todo, encaixar cerca de 73 milhões de euros com a dupla de jovens. Geovany Quenda rende 51M, fica em Alvalade mais uma temporada e o Chelsea ainda pode pagar metade do salário. Já Essugo custa aos blues 22M e despede-se no verão.