
Futebol
Especialista diz que Rodrigo Zalazar escapou ao cartão vermelho no Sporting - Braga
06 Out 2025 | 22:17
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
16 Jun 2023 | 10:35 |
Na passada quinta-feira, dia 15 de maio, Frederico Varandas concedeu uma entrevista à Sporting TV, em que abordou a atualidade do Clube, o mercado e o seu aumento salarial.
Preparação da temporada de 2023/24: Compras e Vendas
Após uma época mal conseguida a nível futebolístico, o líder máximo dos leões abordou a preparação para 2023/24, revelando que acredita numa melhoria tanto a nível coletivo, como desportivo. Para o mesmo, a gestão do mercado não vai ser tudo, sendo que a evolução de alguns jogadores atuais pode vir a ser chave para os planos do Sporting.
“A época 23/24 já arrancou. Começou em fevereiro, março de forma planeada e atempada para preparamos como deve ser a época. Está a correr da forma como gostaríamos que corresse, que é tentar fazer as vendas que precisamos rapidamente e as contratações o mais rapidamente possível para estarem ao dispor do nosso treinador. Mas não só de contratações e vendas se faz o planeamento da época. Consideramos que é importante e vai ser importante o facto de jogadores como Daniel Bragança, que está a recuperar a 100 por cento, como o Francisco Trincão, o Edwards, o Diomande, que se irão apresentar a um nível que acreditamos diferente, com mais confiança e vão crescer no seu processo competitivo. A nossa pré-época é independente do mercado, a verdade é que acreditamos que há muitos jovens jogadores que já estavam no plantel, mas que vão crescer do ponto de vista competitivo”, afirmou.
“Houve factos de que as pessoas se esquecem e outros que não interessa lembrar. Perdemos o Daniel Bragança, estivemos nos primeiros 4 meses dizimados a nível de lesões, nunca nos passou pela cabeça jogar tantos jogos com Marsá, Chico Lamba… Isso paga-se. Colmatámos esse problema em janeiro. Diomande veio apresentar-se num patamar competitivo mais elevado. Não faltou qualidade, faltou para mim eficácia", vincou.
Balanço temporada 2022/23
Frederico Varandas foi o primeiro a admitir que o ano desportivo transato não foi o melhor, tendo o Clube ficado aquém das expectativas. Contudo, revelou que os resultados não são tudo, no que toca à gestão do Sporting, mencionado que, acima de tudo, é preciso acreditar no processo da equipa técnica.
"É uma época que, do ponto de vista desportivo, não correu bem (…) No Sporting não gerirmos e decidimos apenas pelos resultados. Foi muito aquém do que esperávamos, temos de fazer uma análise interna, e fizemo-la, séria… é extremamente importante acreditar nas pessoas que estão na estrutura e, segundo, acreditar no processo de trabalho. E nestas duas variáveis não consigo dizer que algo mudou nas últimas três épocas, nada (…) Fomos uma equipa que não conseguiu materializar a sua boa qualidade de jogo”, disse.
Vendas não serão cenário catastrófico
Perder alguns ativos no mercado era algo que os adeptos já estavam à espera. O próprio Presidente não negou esta ideia, mas reforçou que não será algo ‘catastrófico’, mencionando ainda que, caso haja uma venda ‘grande', poderá apenas sair um jogador.
"Vamos ter de vender sim, mas não vai ser uma situação catastrófica, de voltarmos atrás. É mérito do trabalho que começou em 2018, otimizámos as nossas receitas e fez com que num ano atípico, onde não tivemos sucesso desportivo, não tenhamos de voltar à estaca zero. Muitas vezes as vendas são subjetivas. Se conseguir fazer uma grande venda se calhar só preciso de vender um jogador", revelou.
“Não vamos vender mais nenhum jogador que consideramos nuclear. Nenhum jogador vai ser negociado pelo Sporting. O Sporting fez o planeamento que fez, tínhamos a obrigação de vender o que tínhamos de vender. A partir de agora, o Sporting não negoceia, é bater a cláusula e um pagamento”, reforçou.
Ugarte tem 95% de hipóteses de sair
Quanto ao negócio do médio uruguaio, Varandas confirmou mesmo que este está com pé e meio de fora e irá abandonar o Clube. Menciona ainda alguns pormenores acerca das percentagens do negócio.
“O Ugarte, se perguntar a opinião ao presidente do Sporting, tem 95 por cento de sair do Sporting para dois grandes clubes europeus, um é sabido como ele próprio disse, o PSG. Ainda não está preto no branco com o PSG, há outro clube na disposição de dar este valor, acho que dificilmente vai ficar no Sporting”, afirmou.
“Este processo da venda do Manuel Ugarte teve um aspeto importante. Comprámos mais 10% do passe por isso ficaremos sempre com 80%. O PSG sabe as condições. Nós também só vamos fechar depois de 1 de julho, com os exercícios de 2023/24. O Ugarte tem dois clubes a querer, ele preferiu o PSG. A decisão está no PSG", revelou.
Gyökeres está referenciado
Os rumores que ligam o avançado do Coventry ao Sporting são verdadeiros, tendo o próprio Frederico Varandas confirmado que este é um dos alvos referenciados. Quanto ao seu valor, o Presidente revelou que o Clube tem capacidade para bater os 20 milhões.
“Gyökeres? Não vou dizer que é mentira, é um dos jogadores referenciados. Os valores falados, 15/20 milhões, isso é consequência da evolução. Contratávamos jogadores de 3 ou 4 milhões de euros, não tínhamos mais condições. Ao longo destes cinco anos fomos crescendo, passamos para investimos de 6/7 milhões, passamos para 10, contratamos um por 16, se tivermos de ir aos 20 milhões temos capacidade para isso", afirmou.
Futuro de Héctor Bellerín
O destino do espanhol é mesmo fora de Alvalade, sendo que foi uma decisão tomada pela equipa técnica, Direção e administração, revelando, ainda, que a aposta na formação vai ser chave para manter o ADN do Clube.
“Bellerín? Não fica, uma decisão da equipa técnica, direção e administração”, começou por dizer. [A formação] vai ter de ser papel forte. Amorim, quando aceitou este desafio em 2020, sabia a exigência deste clube, as dificuldades, o ADN, e a formação tem de ser sempre à base do plantel. Temos muitos jovens promissores que podem chegar à equipa A, é altamente reconfortante e vejo com expectativa termos tido 11 internacionais na convocatória dos sub20", vincou.
Renovações, transferências e passes
O Presidente leonino revelou alguns detalhes de dossiês que ficaram resolvidos nas últimas semanas e alguns que estão quase a ficar, como é o caso de Pedro Gonçalves.
Pote: “Sim, à partida vamos conseguir recuperar 40% do passe [ao Famalicão]”.
Neto: “Vai renovar mais um ano, fica mais um”.
Trincão: “Já é jogador do Sporting. Mais 7 milhões de euros e ficamos como 50% do passe”.
Renovações: "Vão existir renovações, como nos últimos anos. Porque achamos por mérito, os jogadores cresceram, ganharam força no plantel. Vamos ver reforçados salário e cláusulas".
Continuidade de Rúben Amorim
A ‘novela’ que viu o nome do técnico dos leões em diversos clubes europeus foi algo que deixou alguns adeptos impacientes. Contudo, Frederico Varandas comentou a situação, deixando toda a sua crença no treinador.
“Precisamos muito dele. É o homem certo para continuar à frente do nosso grupo de trabalho. É bom sinal que seja badalado e pretendido, é muito bom sinal de que hoje as pessoas do Sporting sejam pretendidas. Mas ainda melhor sinal de que queiram ficar. Não estamos habituados a um treinador fazer a 4.ª época, mas atenção que o contrato é até 2026. Também não estávamos habituados a um treinador há 4 anos a dizer que está feliz no Sporting, também faz confusão a muitas pessoas”, afirmou.
Novo modelo na gestão da arbitragem
A FPF propôs um novo sistema de gestão da arbitragem portuguesa, ao qual o Sporting já tinha apoiado publicamente a ideia. Contudo, Frederico Varandas voltou a reforçar que a mesma é algo muito positivo para o futebol nacional.
“Já tinha dito qual era a nossa opinião. É esse o caminho, tem de haver coragem. O Sporting tem uma visão e uma postura muito positiva. Mesmo quando critica, e eu próprio já fiz comentários que hoje não teria feito, mas tentamos fazer crítica de forma construtiva. Este ano não o fizemos de forma agressiva e tóxica. Não é o caminho. Os árbitros têm de ter as melhores condições possíveis e isso só acontece se eles forem regulados de forma independente. O sistema tem de estar imune. Defendo uma arbitragem 100% independente dos clubes de futebol. Não é só a independência. É a classificação, a remuneração… Eles têm de ser muito bem pagos. Muitos sofrem na pele com negócios pessoais. Têm de ser completamente independentes do ponto de vista financeiro. O Sporting bateu-se por medidas básicas como as comunicações do VAR. Portugal tem de dar esse passo, o Sporting foi o único que propôs a equipa da casa não ficar atrás do fiscal de linha", disse.
Mudanças no Estádio José Alvalade
O aspeto do reduto leonino é algo que tem sido altamente criticado pela massa associativa, nos últimos anos. O Presidente revela ter noção deste problema e deixou a promessa de que, dentro de três anos, os adeptos vão mudar passar a ter ‘orgulho’ do mesmo.
“No estádio, terminámos o primeiro mandato a mudar todas as cadeiras, um desejo muito antigo dos Sócios, mas queremos muito mais, é o objetivo até 2026. Vamos fazer muita obra no Estádio. Não posso contar os detalhes, mas tenho a ambição de em 2026 os sócios terem orgulho no seu estádio pela primeira vez”, prometeu.
Aumentos da SAD
Para concluir a entrevista à Sporting TV, Frederico Varandas comentou o tão badalado tema que foi o seu aumento salarial e da SAD.
"Respeito e entendo todas as críticas. Não há sócios notáveis, de esquerda ou direita ou muçulmanos e católicos. Agora, há uma coisa extremamente importante para nós, que não vou mudar nunca. Muitas vezes os sócios não têm esta informação. A SAD tem uma comissão de remunerações, um presidente e mais duas outras pessoas. Quem são? Dr. Bernardo Ayala, presidente; Dr. Ferreira Ferreira Pinto; e Dr. Gonçalo Uva. Só lhes pedi uma coisa: não quero saber se o presidente é o Frederico Varandas ou o fulano A, B, C ou D. Sporting, Clube, é detentor da maioria da SAD. E essa SAD, a obrigação é ter as melhores práticas. É o que exijo”, começou por dizer.
“Virei-me para o Dr. Bernardo Ayala e disse que queria que fizessem um estudo a sério das remunerações da administração. Uma consultoria fez um estudo exaustivo e chegaram aos valores A, B, C ou D. Eu soube quanto o presidente deveria ganhar segundo a Comissão de remunerações. Jamais eu diria que o presidente devia ganhar isto ou aquilo. Faço um desafio: analisem o processo de remuneração dos 3 grandes e ponham o Braga também. Vão ver, a uma grande distância, que o processo mais transparente, claro, rigoroso e limitativo foi o do Sporting”, prosseguiu.
“Em relação ao timing, quem esteve na AG de novembro, o Dr. Ayala disse que queria fazer no primeiro trimestre. Por razões profissionais, não o conseguiu e fê-lo agora. O que me interessa é se está bem feito ou não. Ao contrário dos outros, o Sporting tem um processo de remuneração definido, se ficar em primeiro, segundo ou terceiro, o que for. E mesmo neste valor agora aprovado fica ao nível da administração do Braga. Estamos a falar de valores muito inferiores aos dos nossos rivais. Sei o que interessa ao sócio do Sporting, é um processo de remuneração transparente. E que não haja sacos azuis. Este presidente e administração em cinco anos não tem um processo de fraude fiscal, de desvio de dinheiro, de ter familiares de agentes de futebol a ganhar comissões. Isto é sagrado para o sócio do Sporting. Não temos. Vai sempre haver críticas, mas aqui que me perdoem: nunca quis nem tive a ambição de ser presidente do Sporting. Sou por amor ao clube. Sempre vivi o Sporting, dormia mal quando perdia, estava na cadeira de sonho como médico do Sporting. Agora, o meu pacto é com o clube. Amo-o por intermédio do meu avô. Vou fazer sempre o melhor pelo clube, não por aquele sector de adeptos e sócios gostariam. E no final do mandato ser julgado pelos sócios", concluiu.
Especialista comentou renovação de contrato do jogador e mencionou o nome de Pizzi, ex médio do Benfica, que foi muitas vezes criticado
06 Out 2025 | 23:32 |
Pedro Gonçalves prolongou por três anos o contrato com o Sporting até 30 de junho de 2030. Tomás da Cunha comentou a renovação de contrato do jogador e mencionou o nome de Pizzi, ex médio do Benfica, que foi muitas vezes criticado pela massa associativa pelas exibições algo irregulares.
T. da Cunha sobre Pote: "Se fosse perfeito, não estaria no Sporting"
"Já anda aí o efeito Pizzi. A conclusão é óbvia: se fosse perfeito, não estaria no Sporting. Isso não tira a Pedro Gonçalves a influência (no estilo, nos resultados) e a importância individual no hábito ganhador do clube", escreveu o analista na rede social 'X' (antigo Twitter).
Ainda assim, Tomás da Cunha respondeu nos comentários que o post que publicou é um elogio ao 'camisola 8' do emblema verde e branco e que não pretende comparar ambos os futebolistas: "Estás a pegar num elogio como uma crítica (...) Não estou a comparar os jogadores", pode ler-se.
O jogador de 27 anos de idade já foi o melhor marcador da Primeira Liga em 2020/21, conquistou três campeonatos, uma Taça de Portugal, uma Supertaça Cândido de Oliveira e duas Taças da Liga, chegando à seleção portuguesa, pela qual fez quatro jogos.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Pedro Gonçalves - avaliado em 30 milhões de euros - soma já 11 jogos: oito para a Liga Portugal, dois para a Liga dos Campeões e outro para a Supertaça. Durante os 883 minutos em que foi utilizado, o ‘camisola 8’ dos leões já apontou cinco golos e três assistências.
Veja a publicação:
Ao serviço do Clube de Alvalade, jogador já conquistou três campeonatos, uma Taça de Portugal, uma Supertaça e duas Taças da Liga
06 Out 2025 | 22:36 |
Pedro Gonçalves renovou contrato com o Sporting até 2030. O anterior vínculo do futebolista de 27 anos era válido por mais duas temporadas e tinha fixada uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros, que agora se mantém, apesar do novo acordo agora assinado.
Pote: "É sempre um momento de orgulho renovar pelo Clube do coração e continuar a jogar pelo Sporting"
"É sempre um momento de orgulho renovar pelo Clube do coração e continuar a jogar pelo Sporting. Tenho sentido que o Clube, o Presidente e toda a gente envolvida gosta que faça parte desta história. Fico muito orgulhoso, é um Clube que adoro", referiu aos meios de comunicação dos leões.
O jogador contou que o caminho traçado em Alvalade foi muito melhor do que imaginava: "Não esperava, sequer, chegar a um Clube tão grande como o Sporting. Fico contente por fazer a minha história e o meu caminho. O mais importante é trazer troféus para o Clube e, um dia mais tarde, ir ao Museu Sporting e ver lá o meu nome".
Pote: "O Sporting tem de ser um dos melhores clubes de Portugal e da Europa"
Pote destacou a evolução que se registou em diversas áreas ao longo dos últimos cinco anos: "Sentimos que está um Clube estável. Houve mudanças no Estádio José Alvalade, obras na Academia Cristiano Ronaldo. Mudou muita coisa, estou a ver o Clube a crescer e isso é o mais importante, até porque o Sporting tem de ser um dos melhores clubes de Portugal e da Europa", afirmou.
O 'camisola 8' - que foi chamado à Seleção Nacional - disse que o tricampeonato é o grande objetivo para esta época: "Vamos dar o nosso máximo para ganhar (...) Individualmente, tem sido uma boa época e um dos meus melhores arranques. Vou dar o meu melhor para continuar assim", referiu, deixando uma mensagem aos adeptos: "Que nos continuem a apoiar como têm feito até hoje. Que acreditem na equipa porque vão ser muito importantes ao longo da época. Precisamos de toda a gente connosco. Os adeptos são o lado mais forte do Clube", concluiu.
Veja a publicação:
Uma grande penalidade “descoberta” pela VAR Cláudia Ribeiro, favorável ao Braga, levou à ira de jogador do Sporting, que não aceitou a decisão
06 Out 2025 | 22:25 |
Uma grande penalidade “descoberta” pela VAR Cláudia Ribeiro, favorável ao Braga, quando decorria o quarto minuto do tempo de compensação dado pelo árbitro Cláudio Pereira, foi determinante para que os minhotos conseguissem um empate de Alvalade frente ao Sporting (1-1). A decisão irritou Morten Hjulmand, autor da infração.
Segundo informações avançadas pelo jornal Record, o ‘camisola 42’ do emblema leonino mostrou-se bastante desagradado com a decisão de Cláudio Pereira, por duas ocasiões diferentes. Assim que o juiz anunciou a decisão de castigo máximo, o capitão verde e branco foi admoestado com o cartão amarelo por palavras.
Já numa segunda instância, Morten Hjulmand sentiu, novamente, a necessidade de mostrar o seu desacordo com a decisão do árbitro já depois do apito final. Até quando a equipa do Sporting fez a sua habitual volta de agradecimento aos adeptos, o ‘camisola 42’ mostrou-se visivelmente frustrado.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Morten Hjulmand - avaliado em 50 milhões de euros - participou em 10 partidas. O capitão dos verdes e brancos foi titular em todos os encontros disputados pelos leões, tendo marcado um golo em 880 minutos de utilização.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo apenas no sábado, dia 18 de outubro, frente ao Paços de Ferreira. O encontro, a contar para a terceira eliminatória da Taça de Portugal, diante da turma liderada por Filipe Cândido, jogar-se-á no Estádio Capital do Móvel, às 20h15.
Especialista diz que Rodrigo Zalazar escapou ao cartão vermelho no Sporting - Braga
06 Out 2025 | 22:17
Maxi falha convocatória do Uruguai, mas há um motivo para ala do Sporting não ter sido chamado
06 Out 2025 | 22:08
Dirigente do oitavo classificado da Liga acusa Sporting de "terrorismo comunicacional"
06 Out 2025 | 21:22