
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A novela de Fotis Ioannidis parece que nunca mais chega ao fim, com o Panathinaikos a recusar as várias propostas que entram pelo ponta-de-lança, mas o Sporting de Frederico Varandas continua sem baixar os braços até garantir o grego como reforço para 2024/25. Contudo, o tempo está a passar e é já no final do mês de agosto que o mercado de verão chega ao fim. Neste sentido, são várias as opiniões em relação à espera (prolongada) do Clube de Alvalade.
Na mais recente edição do ‘Frente a Frente’, no jornal Record, João Soares Ribeiro e Daniel Lopes Monteiro enfrentaram-se e mostraram as duas perspectivas - o sim e o não -, em resposta à seguinte questão: “A Direção do Sporting faz bem em esperar até meados de agosto para tentar assegurar a contratação de Ioannidis?”.
Para João Soares Ribeiro, a resposta é sim. “O internacional grego é o jogador preferido de Rúben Amorim para render Paulinho no ataque do Sporting e, nesse sentido, a direção deverá fazer todos os esforços mesmo que o processo se arraste por mais alguns dias. É natural que o Panathinaikos procure encaixar o maior encaixe financeiro possível, mas sem outros concorrentes na corrida, os leões vão ganhando mais espaço de manobra no processo”, explicou o jornalista.
Por outro lado, Daniel Lopes Monteiro considera que não faz sentido a insistência dos verdes e brancos pelo avançado grego. “Em 2023/24 assistiu-se a um processo semelhante, com a SAD do Sporting a insistir na compra de Gyökeres, uma aposta que se viria a revelar acertada. Porém, não me parece que este seja o ‘modus operandi’ mais indicado. A época já arrancou e o sueco continua a ser a única opção viável para ‘9’, algo contranatura para uma equipa que luta por títulos. E isto também pode prejudicar o ataque a outros potenciais alvos”, assumiu.
Em 2023/24, ao serviço do Panathinaikos, Fotis Ioannidis – que está avaliado em 13 milhões de euros – realizou 43 partidas: 27 na Liga Grega, seis na Liga dos Campeões, seis na Liga Europa e quatro na Taça da Grécia. Ao todo, nos 2.954 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o avançado que está na mira do Sporting marcou 23 golos e fez 10 assistências.
Clube de Alvalade regressou à Academia de Alcochete, onde começou a preparar duelo da segunda mão das meias finais da Taça de Portugal
|
Hidemasa Morita voltou a falhar o treino com o plantel principal do Sporting. O jogador ficou entregue à Unidade de Performance e não subiu ao relvado com os restantes colegas. Na ressaca da vitória com o Moreirense (3-1), os titulares realizaram os habituais exercícios de recuperação enquanto o restante grupo trabalhou às ordens de Rui Borges no relvado.
Além do médio nipónico ter estado de fora da sessão de trabalhos, João Simões, Daniel Bragança e Nuno Simões também continuam ausentes das opções do treinador do emblema verde e branco, uma vez que que continuam a recuperar das respetivas lesões e não têm data para regressar aos relvados.
Depois de ter recuperado de uma lesão, Hidemasa Morita voltou a lesionar-se ao serviço da seleção, numa altura em que se fala na sua saída no final da presente temporada, mas Rui Borges garante que, em termos mentais, o japonês está determinado em ajudar a equipa.
"Morita está para breve, é muito dia a dia. Acredito que para o Boavista estará, para o Rio Ave não sei (...) Ando com Debast e Hjulmand e não tenho mais médios. Também queria ter com mais chegada, mas onde estão? Não há milagres", atirou Rui Borges, no final do Sporting - Moreirense.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 22 de abril, frente ao Rio Ave. O encontro, a contar para a segunda mão da meia-final da Taça de Portugal, diante da turma liderada por Petit, jogar-se-á às 20h45, no Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira. Na primeira mão, os leões venceram por 2-0.
Técnico verde e branco tem lidado com várias lesões no plantel do Clube de Alvalade, mas está cada vez mais perto de receber novidades muito positivas
|
Rui Borges voltou a ser obrigado a entrar em campo com a dupla de médios composta por Morten Hjulmand e Zeno Debast, para a partida da última sexta feira, dia 18 de abril, frente ao Moreirense, que terminou com vitória por 3-1. O treinador do Sporting deverá, no entanto, estar muito perto de receber boas notícias acerca de Hidemasa Morita, algo que o próprio médio nipónico comentou.
O médio nipónico foi obrigado a assistir o jogo da bancada devido a alguns condicionamentos físicos que o têm incomodado desde a pausa das seleções, quando esteve ao serviço do Japão. Viu os colegas vencer, e no final da partida escreveu o seguinte nas suas páginas pessoais das redes sociais:
"Vê-los faz-me querer voltar aos relvado rapidamente, especialmente em Alvalade. Acredito que vou lá estar em breve para dar o meu melhor", escreveu Hidemasa Morita, jogador que chegou aos leões proveniente do Santa Clara.
Uma mensagem que deixa os adeptos do Sporting cheios de esperança em relação a um regresso célere de Hidemasa Morita. O jogador é muito útil à formação de Rui Borges, que certamente gostaria de contar com o nipónico neste reta final da temporada, até porque, de momento, não tem nenhum médio como o camisola 5 dos leões disponível no plantel. Falou, até, disso, em conferência de imprensa depois do último jogo.
"Morita está para breve, é muito dia a dia. Acredito que para o Boavista estará, para o Rio Ave não sei (...) Ando com Debast e Hjulmand e não tenho mais médios. Também queria ter com mais chegada, mas onde estão? Não há milagres", atirou Rui Borges, no final do Sporting - Moreirense.
Defesa central, internacional pela Costa do Marfim, viu que o colega tinha cometido um erro, e fez questão de comunicar que não poderia acontecer de novo
|
O Sporting recebeu, e venceu, a formação do Moreirense, em Alvalade. O jogo decorreu na passada sexta-feira, dia 18 de abril. Um momento entre dois defesas centrais verdes e brancos esteve em destaque: Eduardo Quaresma foi repreendido por Ousmane Diomande depois de cometer um erro, na segunda parte da partida.
Corria o minuto 60 do Sporting - Moreirense quando Yan Lincon se encontrou em grande posição para cabecear, na área dos leões, e tentar aquele que seria o 3-2 no encontro. O jogador do Moreirense acabou por falhar, mas a ocasião não passou em branco na defesa verde e branca.
Os leões tinham estado a vencer por 3-0, mas sofreram o 3-1 aos 56 minutos do encontro. No melhor período do Moreirense na partida, os comandados de Cristiano Bacci conseguiu criar outra boa ocasião, onde Yan Lincon ganhou o lance a Eduardo Quaresma. O jogador de Moreira de Cónegos acabou por falhar a oportunidade, que seria o 3-2 na partida, e colocaria o Sporting em situação difícil de gerir.
A defensiva verde e branca não quis deixar passar o lance em branco, e Ousmane Diomande apressou-se a dar um alerta a Eduardo Quaresma de que o defesa central não pode falhar em lances do género, sob risco do Sporting acabar por sofrer um golo que deixasse o jogo em aberto.
A verdade é que o 'ralhete' de Diomande a Eduardo Quaresma parece ter funcionado. Depois dessa ocasião, o Sporting reconquistou controlo do jogo, e quase não permitiu mais oportunidades ao Moreirense até ao final da partida, que terminaria com 3-1 no marcador, a favor da turma de Alvalade.