
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Estreou-se esta época e já é um dos maiores nomes em Alvalade. Geovany Quenda volta a estar em destaque no Sporting, e assume-se como o jogador que mais valorizou durante a temporada em Portugal, e um dos que mais cresceu em todo o mundo.
Uma análise da plataforma 'Sportingpedia' revelou os valores de mercados dos jogadores das principais ligas de futebol. Geovany Quenda ficou cotado com o número de 50 milhões de euros - uma valorização de 45 milhões desde o início da época, um número que domina por completo no contexto do futebol português.
Mas também no estrangeiro o extremo do Sporting aparece em grande. Com a sua valorização, Geovany Quenda aparece em quinto na lista dos jogadores que mais valorizaram em toda a europa, colocando o extremo como uma dos mais promissores da sua geração.
Esta lista é liderada, agora, por Lamine Yamal, que viu o seu valor disparar de 90 para 180 milhões de euros durante a temporada. Omar Marmoush, contratado pelo Manchester City a meio da época, viu o seu número crescer 53 milhões este ano. Seguem-se, ainda, Cole Palmer, do Chelsea, e Ethan Nwaneri, do Arsenal, com valorizações de 50 e 47 milhões de euros, respetivamente. Estes foram os únicos à frente de Geovany Quenda.
Recordar que Geovany Quenda se estreou esta época, com apenas 17 anos de idade. Destacou-se e as suas exibições valeram-lhe a sua contratação por parte do Chelsea, a troco de cerca de 50 milhões de euros, que podem ascender aos 52, mediante o cumprimentos de objetivos.
Presidente dos leões tem estado a lidar com vários dossiers na preparação da próxima temporada, mas há um que tem estatuto prioritário
|
A conversa de Frederico Varandas com os jornalistas, na ressaca da qualificação do Sporting para a final da Taça de Portugal, deixou algumas questões por responder. Uma das mais importantes prende-se com a continuidade de Rui Borges no Clube, apesar do treinador português já saber que o título nacional lhe assegura a permanência em Alvalade.
A verdade é que, segundo avança o jornal A Bola, a situação não causou confusão a Rui Borges. O treinador assumiu com normalidade a resposta de Frederico Varandas, numa altura em que toda a equipa se encontro focada na conquista do bicampeonato, e a próximo temporada está ainda no horizonte.
De resto, segundo o jornal português, o plano sempre foi realizar uma reflexão no final da temporada que ajudasse a perceber se o projeto teria, ou não, pernas para andar. É isto que continua a estar previsto, tanto da parte do Clube, como da parte do treinador Rui Borges. Sendo assim, este é um não tema em Alvalade, não tendo sequer existido uma conversa sobre o assunto depois das declarações de Frederico Varandas.
A mesma fonte explica ainda que este é um compromisso das duas partes. Por isso, a SAD verde e branca não está sequer a olhar para outros nomes, prova da confiança que têm em Rui Borges. A próxima temporada também está a ser planeada, parcialmente pelo menos, com o treinador transmontano em mente.
O contrato também aponta para a continuação de Rui Borges no Sporting. O vínculo liga-o ao Clube até ao fim de 25/26, ou seja, o próximo ano está garantido, e para o treinador sair seria necessário o pagamento de uma indemnização. Nesse mesmo contrato, está prevista ainda uma renovação automática por mais uma época, caso se sagre campeão nacional.
Treinador português conseguiu vitória importante na Taça dos Libertadores e fez revelação insólita no final da partida da prova continental
|
Decorreu, na madrugada de quinta para sexta feira, dia 24 para 25 de abril, o Bolívar - Palmeiras, encontro a contar para a terceira jornada da fase de grupos da Taça Libertadores. Os brasileiros, comandados por Abel Ferreira, venceram por 3-2. No final do encontro, o treinador português falou de um acordo que tem... com Deus.
A partida não foi fácil para o conjunto de Abel Ferreira, antigo elemento do Sporting. O conjunto brasileiro até começou melhor, e chegou a uma vantagem de 2-0 antes do intervalo, com golos de Flaco Lopez e Estevão. O Bolívar respondeu no início da segunda parte, com bis de Fabio Gomes a empatar a partida. Mas Mauricio, aos 73', voltou a colocar o Palmeiras em vantagem por 3-2, resultado que se iria manter até ao final do encontro.
No final do encontro, Abel Ferreira comentou as incidências da partida, marcada pela altitude a que foi disputada (3,6 mil metros), que aumenta as dificuldades físicas dos jogadores: "Sempre que viemos aqui a preparação foi igual. Já viemos e perdemos. O segredo hoje foram três coisas: sacrifício, esforço dos atletas e inteligência tática dos jogadores".
Prosseguiu, explicando o que partilhou com os elementos da sua equipa: "Disse aos jogadores que iriam sofrer, assim como em Fortaleza. Aqui seria procurar o ar para respirar. Eu subi escadas e estou cansado, imaginem os jogadores. Só quatro clubes brasileiros ganharam aqui".
Por último, falou do que vem aí e de um acordo especial que tem: "Agora temos dois dias para recuperar. Isso é que nos rebenta todos. Por isso temos tantas lesões no futebol brasileiro. Agora é rezar ao nosso Senhor, esse é o pacto que eu tenho, para que ninguém se lesione. Viemos de Fortaleza ficámos sem dois, hoje não sei... Daqui a três dias estamos a competir outra vez. Só peço saúde para mim e para os meus jogadores", rematou Abel Ferreira, depois da vitória no Bolívar - Palmeiras. Já na última partida o treinador tinha feito algumas revelações.
Jogo entre os dois conjuntos espanhóis contou com muitas caras conhecidas no role de suplentes e terminou com a primeira equipa na segunda divisão
|
Jogou-se, na noite da passada quinta feira, dia 24 de abril, o Betis - Real Valladolid, partida a contar para a 33ª jornada da La Liga, primeira divisão do futebol espanhol. O jogo terminou com goleada a favor da equipa de Sevilha, e terminou com os visitantes como a primeira equipa despromovida ao segunda escalão em Espanha.
O jogo contou com várias caras conhecidas dos adeptos do Sporting, do lado do Bétis de Sevilha. A antiga equipa de Rui Silva, atual guardião verde e branco, começou com Hector Bellerin, Guilherme Fernandes e William Carvalho no banco de suplentes. O médio defensivo formado em Alvalade entrou em campo no decorrer da partida.
Em relação ao jogo, começou com equilíbrio aparente. Até foi o Bétis a marcar primeiro, por Rodriguez, aos 17 minutos da partida, mas o Valladolid, conseguiu o empate à passagem do minuto 41, por Chuki. O jogo chegou empatado ao intervalo.
A segunda parte, por outro lado, foi de sentido único. Cucho, aos 64', e Isco, aos 66', deixaram a vantagem do Bétis em 3-1 em apenas dois minutos. Já na reta final da partida, mais dois golos da formação sevilhana: Parraud aos 84' e Ezzalzouli aos 90' carimbaram o resultado final numa goleada de 5-1 para a equipa da casa.
Este resultado deixa o Bétis na quinta posição da La Liga, com 54 pontos. Os sevilhanos ficam, à condição, em posição que garante a qualificação para a Liga dos Campeões do próximo ano (o Villareal tem menos dois pontos e menos uma partida). Já o Valladolid, no último lugar da La Liga, com apenas 16 pontos (menos 14 que a equipa imediatamente acima), vê confirmada uma descida que era, há muito, anunciada.