EX PRESIDENTE DO SPORTING CONDENADO A PAGAR MULTA DE 70 MILHÕES DE EUROS ARRISCA FALÊNCIA
Em causa está um negócio realizado com um empresário brasileiro
Redação Leonino
Texto
28 de Outubro 2022, 18:23

Sousa Cintra foi condenado a pagar 70 milhões de euros a Walter Faria, o 17º homem mais rico do Brasil. Em causa está um negócio, que não se chegou a concretizar, entre o empresário brasileiro e a marca de cervejas ‘Cintra’.

Em 2007, o ex-presidente do Sporting comprometeu-se a vender duas fábricas de cerveja a Walter Faria, no valor de 160 milhões de euros. O contrato entre os ambos previa uma multa equivalente a 25 milhões de euros numa eventual desistência. O acordo nunca chegou a ser concretizado, e, por isso, o milionário colocou Cintra em tribunal. Com os juros, Sousa Cintra deve perto de 70 milhões de euros a Walter Faria.

Em 2020, o Supremo Tribunal de Justiça condenou o antigo dirigente leonino a pagar os referidos 70 milhões, mas este não se conformou e recorreu ao Tribunal Constitucional. Dois anos volvidos, o empresário português vai mesmo de ter de pagar a quantia em questão.

José de Sousa Cintra afirma que vai ficar “na ruína” caso seja obrigado a pagar a indeminização, mas a justiça portuguesa refere que isso não invalida que a quantia não seja paga. “Uma eventual ruína do devedor não é causa juridicamente justificativa para que este seja eximido da sua obrigação perante o credor”, escreve o Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça.

O empresário português foi presidente do Sporting entre 1989 e 1995. Foi, também, líder da Comissão de Gestão leonina, em 2018, entre o mandato de Bruno de Carvalho e o de Frederico Varandas.

 

Fotografia de Sporting

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

  Comentários