
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Disputou-se, na passada sexta feira, dia 12 de abril, o Gil Vicente - Vitória SC, encontro inaugural da 29ª. jornada da Liga Portugal Betclic - onde o Sporting vai defrontar o Santa Clara. O encontro entre gilistas e vimaranenses terminou com vitória tangencial dos visitantes, por 1-0. No final da partida, Luís Freire congratulou-se e César Peixoto falou dos erros da equipa.
O jogo entre as duas formações nacionais contou com muitos ex Sporting em bom plano. Do lado do Gil Vicente, alinharam de início Félix Correia e João Marques. No Vitória SC, Vando Félix foi titular, e Bruno Gaspar começou no banco de suplentes.
No final da partida, César Peixoto, treinador do Gil Vicente, explicou que "Foi um jogo muito equilibrado, entre duas boas equipas, e bem organizadas", onde conseguiram "ser competitivos durante os 90 minutos e tudo foi decidido num detalhe, num erro individual. Completou: "Mas, quando um erra, erramos todos. Eu sou o responsável. O Bamba tem feito um grande trabalho e ninguém é culpado de nada. É um jogador importante para nós e vai continuar a ser", rematou.
Falou, ainda, dos objetivos para o resto da temporada: "Estamos a tentar sair de uma posição desconfortável na tabela, mas o que vi deixa-me boas perspetivas para o futuro. Não fomos inferiores em nada e, se mantivermos esta atitude e formos coletivamente muito fortes, vamos conseguir o objetivo (da manutenção)", explicou o técnico do Gil Vicente.
Luís Freire, do Vitória SC, disse o seguinte: "Foi uma primeira parte equilibrada e um jogo amarrado, com muitas perdas de bola de parte a parte. Na segunda parte, pedimos mais atitude na pressão e nos duelos, porque estávamos a chegar atrasados, com dificuldades em circular a bola (...) Mas, com as alterações, a equipa ganhou mais energia e vivacidade. Impusemos algum ascendente, mas sem criar ocasiões, até que aproveitámos um erro na circulação do adversário para fazer o golo (...) Fomos premiados porque não falhámos e o adversário falhou. Mas, se alguém tivesse de ganhar, seria sempre a nossa equipa", explicou o técnico português.
Jogador formado em Alvalade foi titular pela equipa italiana, e voltou a assinar uma grande partida depois de atravessar um momento mais complicado
|
Noite positiva para os portugueses na Liga Italiana. Disputou-se, na passada sexta feira, dia 11 de abril, o Udinese - Milan, a contar para a 32ª. jornada da Serie A. A equipa de Milão venceu por 4-0, com direito a golo, assistência, e grande exibição de Rafael Leão, extremo internacional português que foi formado nas escolas do Sporting, e que já foi muito criticado esta temporada.
No final da partida, o craque do AC Milan comentou algumas das mudanças operadas na equipa por Sérgio Conceição, que considerou terem tirado o melhor de si: "Na minha opinião, sim. Até defensivamente, fomos mais compactos. Com mais um homem atrás, sinto-me mais livre na frente para ir para a esquerda ou para a direita. Entendo-me bem com o Pulisic e o Jovic, e também com o Abraham quando entrou. Fizemos muito bem as coisas na frente hoje em termos de criatividade", começou por dizer.
Relembrar que para a partida frente à Udinese, Sérgio Conceição foi obrigado a mexer no sistema tático utilizado pela formação de Milão. Habituado a jogar num 4x2x3x1, o treinador português lançou em campo uma equipa montada num 3x4x3 que acabou por recolher elogios de Rafael Leão, entre outros jogadores.
Matteo Gabbia foi outro dos que elogiou a mudança: "Gostei muito de jogar assim. O treinador foi fantástico. Em poucos dias explicou-nos o que queria, as várias fases, quando tínhamos de ser agressivos... Funcionou bem hoje e deu solidez à equipa. Foi um grande iniciativa", atirou o italiano.
Por último, também Pulisic, extremo norte americano, deixou a sua perspetiva: "Sim. Para mais, marcámos e não sofremos. Foi muito bom. Há muita competição por assistências entre mim e o Leão, mas quando ganhámos e jogámos é fantástico. E ele é fantástico no que faz, com golos e assistências", explicou o jogador.
Técnico verde e branco tem pela frente um desafio difícil este fim de semana, e explicou, em conversa com os jornalistas, os objetivos que restam
|
A equipa feminina do Sporting defronta, este sábado, dia 12 de abril, a formação do Clube Albergaria, em jogo a contar para a 20ª, e antepenúltima, jornada da Liga BPI - 1ª Divisão do Futebol Feminino português. Micael Sequeira, treinador verde e branco, falou com os jornalistas em conferência de imprensa de antevisão da partida.
Com uma desvantagem de oito pontos para o Benfica e três jogos por disputar, o Sporting está obrigado a vencer, mas sabe que mesmo assim qualquer desfecho que não seja as águias vencerem o título será muito complicado. Por isso, Micael Sequeira já aponta baterias ao futuro: "Acabar bem a época e preparar bem a próxima", explicou.
De resto, também do lado contrário se esperam dificuldade. A apenas sete pontos da zona de play-off, o Clube Albergaria continua a ter de lutar por todos os pontos, por estar em momento de "tudo ou nada", como referiu Micael Sequeira.
Sobre o rival da partida desta sábado, disse ainda o seguinte: "É um adversário que tem de vencer para manter a esperança na permanência, por isso esperamos uma equipa forte, que vai arriscar e pressionar mais alto do que é habitual", explicou o treinador do Sporting.
Por último, comentou a mais recente pausa das seleções: "Foi muito positivo a Andrea [Norheim] ter sido convocada para a selecção A da Noruega, uma seleção muito competitiva e respeitada a nível mundial. Ficamos muito satisfeitos por ela e também pela Maísa [Correia], a [Matilde] Nave e a Érica [Cancelinha] que conseguiram o apuramento para o Campeonato da Europa de sub-19. Foi um grande feito", rematou Micael Sequeira, treinador principal do Sporting.
Pedro Gonçalves está de volta às opções de Rui Borges para a próxima partida dos leões, mas há quem tenho sofrido com este regresso
|
Pedro Gonçalves - conhecido no mundo do futebol como Pote - está de volta aos convocados de Rui Borges para a partida frente ao Santa Clara, marcada para as 18h00 deste sábado, dia 12 de abril, nos Açores. O regresso do médio português significou, no entanto, que alguém ficou sem espaço na convocatória do treinador do Sporting: foi o caso de Henrique Arreiol.
O jovem leão tinha feito parte das últimas convocatórias de Rui Borges, muito em virtude das várias ausências que se faziam notar no plantel verde e branco. Perde, agora, definitivamente, espaço na equipa principal, e volta aos trabalhos da equipa B dos leões. Deve fazer parte do conjunto que vai defrontar o Atlético no próximo domingo, dia 13 de abril.
Lembrar que Pedro Gonçalves está ausente dos relvados, e das opções dos técnicos verdes e brancos, desde 10 de novembro - dia do Braga - Sporting da 1ª volta do campeonato. Mais uma volta inteira, ou mais de seis meses depois, Pote está de volta. O médio é, de resto, mais um dos regressos que se têm sentido nas últimas semanas, e que têm obrigado a ajustes constantes nas convocatórias de Rui Borges.
A altura da lesão de Pote coincidiu com o período em que Ruben Amorim deixou o Sporting e João Pereira assumiu o comando técnico dos leões. O antigo treinador verde e branco chegou a apostar em Arreiol como solução para o meio campo, quando as lesões começaram em Alvalade, mas o jogador tinha, entretanto, perdido espaço com Rui Borges - que preferiu Eduardo Felicíssimo ou Alexandre Brito para a mesma posição.
Eduardo Felicíssimo é, de resto, um dos jovens que está convocado para o Santa Clara - Sporting. De uma lista que já contou com vários nomes, restam apenas dois das camadas jovens dos leões esta jornada: para além do médio defensivo, está também Francisco Silva (guarda redes).