
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
José Mourinho, que chegou a pertencer aos quadros do Sporting como treinador adjunto, vive dias de muita polémica na Turquia. Tudo se prende com comentários feitos no final da partida que opôs a equipa do português, o Fenerbahce, ao Galatasaray, primeiro classificado do campeonato turco.
O treinador português deixou várias críticas ao futebol turco no final da partida. O jogo foi apitado por um árbitro estrangeiro, algo que agradou a Mourinho, que não deixou de apontar no fim do encontro que tudo teria correr melhor por o árbitro não ser de nacionalidade turca. Chamou, ainda "circo" ao campeonato da Turquia.
Ora, quem não achou piada ás declarações de José Mourinho foi... o Galatasaray. O clube turco, rival do Fenerbahce do português - e que até ocupa a primeira posição do campeonato - emitiu um comunicado onde critica veementemente José Mourinho, e avança que vai prosseguiu com queixas para as instituições legais.
"Desde que começou a trabalhar na Turquia, o treinador do Fenerbahçe, José Mourinho, tem proferido regularmente palavras depreciativas sobre o povo turco, e hoje acrescentou declarações desumanas às suas expressões imorais", explicando depois que vai avançar com "uma queixa-crime ao Ministério Público contra José Mourinho pelas suas declarações racistas".
Por fim, adicionaram que pretendem seguir com o processo até ás últimas instâncias: "Também apresentaremos queixa junto da UEFA e da FIFA. Além de todas estas iniciativas, estaremos atentos à atitude que o nosso rival irá demonstrar em relação a estas declarações do seu treinador", concluiu o Galatasaray.
Técnico que passou pelos quadros dos verdes e brancos não se escondeu, e questionou o planeamento da equipa dos leões esta época
|
Luís Martins passou pelas camadas jovens do Sporting, como treinador da formação. O ex leão concedeu uma entrevista ao jornal ‘A Bola’, onde abordou as dificuldades que se têm sentido nos últimos meses em Alvalade, e deixou recados a Frederico Varandas, uma vez que acredita que as dificuldades dos verdes e brancos poderiam ter sido melhor planeadas.
"Somos pessoas e as pessoas quando enfrentam situações mais adversas têm mais condições para errar e ter performances mais pobres. Há aqui muitos fatores que, uns controláveis, outros menos controláveis, mas que, na minha opinião, têm solução", começou por explicar.
Prosseguiu: "Fala-se naquilo que não se consegue controlar, que é o calendário competitivo, mas pode-se controlar, sabendo a priori, que não é uma surpresa o calendário, apesar deste ano ter uma situação nova, mas desde setembro que se sabia da quantidade de jogos em novembro, dezembro, janeiro e até fevereiro, para quem passar à outra fase nas provas internacionais", atirou Luís Martins
Para o antigo técnico dos leões, nem tudo se desculpa com recurso ao argumento do alto ritmo competitivo que se tem pedido à equipa do Sporting, uma vez que mesmo com muitos jogos, a situação poderia ter sido prevista. Luís Martins continuou com esta ideia:
"Pode-se abordar essa situação da densidade competitiva tendo mais capacidade no plantel em termos de profundidade, fazer repartir mais volume de jogo para os jogadores, depois é ter muito cuidado naquilo que é a metodologia do treino, que prevê que haja forte incidência, quando há estes casos, na recuperação e regeneração dos jogadores, é só aplicar aquilo que a ciência já nos permite", rematou o antigo técnico das camadas jovens do Sporting.
Se os leões chegarem à final da prova rainha e conseguirem conquistar o troféu, o clube do norte do país vai receber novidades positivas
|
Tendo em conta a atual classificação da Liga Portugal Betclic, e o emparelhamento da Taça de Portugal, cria-se um cenário insólito no futebol português, onde a vitória do Sporting (ou do Benfica) na final da prova rainha poderá significar ótimas notícias... para o Porto.
Tudo se prende com o acesso às competições europeias da próxima época. Atualmente no terceiro lugar, o Porto não só não tem acesso à Liga dos Campeões, como também não entra diretamente na fase liga da Liga Europa. No estado atual, seriam obrigados a entrar em competição na segunda pré eliminatória da prova, o que significaria iniciar a época desportiva em julho.
Ora, esta situação pode alterar-se caso um dos rivais de Lisboa vençam a Taça de Portugal. Isto porque a prova rainha concede uma entrada direta na fase liga da Liga Europa. Se Sporting, ou Benfica, vencerem a competição, e terminarem a ocupar os dois primeiros lugares da Liga Portuguesa, já terão confirmada a participação na Liga dos Campeões do próximo ano, e o acesso direto à Liga Europa passará para o terceiro classificado da Liga Portugal Betclic.
É com este cenário em mente que os responsáveis do Porto deverão estar a torcer para uma vitória lisboeta na final da prova rainha. Tendo em conta a participação no Mundial de Clubes, que se estreia esta época, o clube do norte do país poderia, virtualmente, ficar sem férias, caso fosse obrigado a entrar em cena na 2ª. pré eliminatória da Liga Europa.
Estas contas podem, também, vir a afetar o quarto classificado da Liga Portuguesa, e a sua qualificação para as competições europeias. Relembrar que o Braga também está, ainda, na corrida pela Taça de Portugal - a vitória dos bracarenses também daria jeito aos portistas, mas apenas no cenário dos guerreiros do Minho terminarem numa das duas primeiras posições da liga. Caso contrário, a vitória do Braga seriam más notícias para os adeptos do Porto.
Clube inglês tem capitão dos leões sob monitorização e poderá avançar já durante a abertura do próximo mercado de transferências
|
Morten Hjulmand é desejo do Tottenham para a temporada 2025/26. Os spurs estão a monitorizar o médio do Sporting e Ange Postecoglou terá dado luz verde para que a direção do clube londrino entre em contacto com a SAD do Clube de Alvalade nos próximos tempos.
A informação está a ser avançada por Ekrem Konur - jornalista turco especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências - garantindo que o capitão dos verdes e brancos está na shortlist do atual 12.º classificado da Premier League, bem como do Manchester United.
Ruben Amorim tem o internacional dinamarquês na mira, a par de Geovany Quenda. Dada a elevada cláusula de rescisão de ambos os atletas (80 e 100 milhões de euros, respetivamente), o antigo treinador do Sporting tenta um desconto significativo pela dupla de imprescindíveis de Rui Borges.
Para já, não é conhecido o valor que o Tottenham está disposto a pagar por Hjulmand, tampouco os moldes de um eventual negócio com o Clube de Alvalade. Certo e que o 'camisola 42' é intocável no meio-campo leonino e Frederico Varandas não aceitará menos do que o montante presente no contrato.
Na presente temporada, 2024/25, Morten Hjulmand - avaliado em 45 milhões de euros - soma 36 partidas: 20 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outra na Supertaça. No total, o capitão dos leões disputou 3.005 minutos, tendo feito três golos e uma assistência.