
Futebol
Salgado Zenha nega propostas por figura nuclear do Sporting: "Queremos manter os melhores"
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Carlos Xavier, antigo capitão do Sporting que esteve ligado ao Clube de Alvalade entre os anos 1978 e 1991, e de novo entre 1994 e 1995, prestou declarações em exclusivo ao Leonino. Nesse sentido, abordou a gestão de Frederico Varandas nas últimas semanas e referiu que os leões precisam de se reforçar no mercado de janeiro.
"Considero que não foi fácil para Frederico Varandas lidar com a saída de Ruben Amorim, sabendo da importância que Ruben Amorim tinha na equipa do Sporting, todo o trajeto que tinha feito e com o grande inicio de época que estava a fazer. Sabíamos que mais tarde ou mais cedo ia acontecer, mas ninguém esperaria que seria agora, quase a meio da época. O comando acabou por cair sobre Rui Borges e considero-o um treinador capaz".
Apesar da mudança de treinador, o ex-leão refere que o Clube precisa de novos jogadores: "Penso que há posições a serem reforçadas. Em termos de guarda redes, precisamos de um guarda redes com carimba, com mais experiência profissional. Temos de ter sempre dois ou três bons guarda redes no plantel", explicou.
"Pegando nas lesões do Pote, do Daniel Bragança e do Gonçalo Inácio, é óbvio que é sempre difícil para um treinador não contar com esses jogadores e, possivelmente, Rui Borges terá de recorrer ao mercado. Mas, se recuperarem entretanto, penso que um lateral direito de raíz talvez fosse o ideal para o Sporting e mais um ponta de lança para nos ajudar a marcar mais golos e reforçar a posição de Viktor Gyokeres que mais tarde ou mais cedo se vai embora, como sabemos”.
De recordar que a saída do camisola 9 de Alvalade tem sido um assunto bastante comentado ao longo de 2024/25, tendo em conta as exibições que tem apresentado no Clube e os 62 golos que marcou num só ano civil, em 2024. Assim sendo, com o mercado de janeiro já em andamento, a permanência do internacional sueco permanece como uma incógnita.
Confira todos os golos marcados por Viktor Gyokeres no ano de 2024:
Jogador do Bayern de Munique concedeu entrevista onde, entre vários temas, revelou interesse em ingressar na Liga Portugal Betclic
|
João Palhinha concedeu uma entrevista, esta terça-feira, dia 27 de maio, onde, entre outros temas, falou sobre os seus planos de carreira. O internacional português vai continuar no Bayern de Munique, mas confirma que quer voltar a Portuga quando tiver 32 anos de idade.
João Palhinha: "Quero voltar"
"No máximo quero estar mais três anos fora. Quero cumprir o contrato com o Bayern. Obviamente, não sei o dia de amanhã, mas, muito devido à minha vida familiar, quero voltar. Só eu sei o que me custa", afirmou o internacional português de 29 anos, em entrevista ao Canal 11.
Caso volte à Liga Portugal Betclic, João Palhinha diz ter clara preferência pelo emblema verde e branco, Clube onde fez a sua formação, e de onde partiu para o Fulham. Contudo, enquanto tal não acontece, o médio quer continuar a lutar pelo seu lugar no Bayern.
"João Palhinha: Darei preferência ao Sporting. É o clube que mais amo em Portugal"
"Darei preferência ao Sporting. É o clube que mais amo em Portugal. Essa resposta é clara. No entanto, este não é o momento para falar nisso. Não vou descansar enquanto não me afirmar no Bayern Munique. Aos 32, oxalá que tenha a oportunidade", referiu, revelando que um colega seu no emblema alemão esteve perto dos leões.
Na presente temporada, João Palhinha - avaliado em 40 milhões de euros - soma um total de 24 jogos realizados ao serviço do Bayern Munique, sem qualquer golo ou assistência assinados, num total de 941 minutos de competição. O médio raramente foi opção inicial de Vincent Kompany, tendo assumido a titularidade em apenas nove encontros.
Antigo médio do Clube de Alvalade revela que futebolista do emblema alemã equacionou mudar-se para o emblema verde e branco em 2025/26
|
João Palhinha, antigo médio Sporting e agora ao serviço do Bayern Munique, revelou que Eric Dier tinha vontade e pensou em regressar ao Sporting na próxima temporada, mas que o jogador inglês de 31 anos acabou por assinar contrato com os franceses do Mónaco.
Palhinha: "Eric Dier tinha muita vontade de voltar ao Sporting"
"O Eric (Dier) assinou pelo Mónaco mas tinha muita vontade de voltar ao Sporting. Fala muito bem português, até melhor que o próprio Raphael Guerreiro. A malta no Bayern de Munique até fica parva porque o Eric parece mesmo português”, disse, em entrevista ao Canal 11.
Tal como o nosso Jornal adiantou, em exclusivo, no passado mês de fevereiro, o Clube de Alvalade queria aproveitar o facto de o futebolista terminar contrato no final da presente temporada para poder negociar o passe do atleta a custo zero. A saída do atleta do gigante alemão era um dado adquirido, mas o negócio não se concretizou.
Eric Dier e João Palhinha sagraram-se campeões alemães ao serviço do Bayern de Munique. Este foi o 34.º título dos bávaros que viram interrompida uma série de 10 títulos consecutivos depois de o Bayer Leverkusen ter vencido o campeonato na época passada.
O Bayern é o clube com mais títulos na Alemanha. O Borussia Dortmund e o Borussia M´gladbach partilham o segundo lugar na galeria de vencedores, mas ambos têm apenas cinco títulos. Se juntarmos todos os outros clubes que já venceram a prova, perfaz-se um total de 29 títulos. Ou seja, o emblema da Baviera já venceu mais de metade das edições.
Jogador português foi campeão pelo Lech Poznan e, poucos dias depois, recebeu galardão especial pelas boas prestações realizadas
|
Afonso Sousa foi eleito o melhor médio da liga polaca depois de uma época grande que o jogador apontado ao Sporting, tal como o nosso Jornal adiantou em Exclusivo, realizou ao serviço do Lech Poznan. Além de ter sido o melhor na sua posição, o jogador português esteve ainda entre os três finalistas para o prémio de melhor jogador da temporada.
Afonso Sousa: "É uma honra receber o prémio de melhor médio da época"
O jogador de 25 anos foi galardoado com o prémio, uma distinção que serve como ‘cereja no topo do bolo’ depois do Lech Poznan se sagrar campeão da Ekstraklasa 2024/25, um título que já fugia à formação polaca desde a temporada desportiva de 2021/22.
Quem já reagiu à distinção foi o próprio Afonso Sousa através das suas redes sociais: “É uma honra receber o prémio de melhor médio da época. Obrigado aos meus colegas de equipa, treinadores e adeptos por toda a ajuda, sem vocês isto não teria sido possível. Obrigado à minha família por todo o apoio!”.
Avaliado com um valor de mercado de quatro milhões de euros, Afonso Sousa foi uma das figuras de maior destaque no Lech Poznan. Em 2024/25 marcou um total de 13 golos e quatro assistências, números alcançados em 32 jogos disputados a contar para todas as competições de clubes.
Afonso Sousa ainda pode ser reforço do Sporting para a próxima temporada. Na posição de médio mais ofensivo, o internacional jovem português pode ser uma das peças que poderá render Hidemasa Morita, caso o japonês dos leões confirme a sua saída do Clube de Alvalade.