Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
03 Jan 2025 | 06:38 |
Carlos Xavier, antigo capitão do Sporting que esteve ligado ao Clube de Alvalade entre os anos 1978 e 1991, e de novo entre 1994 e 1995, prestou declarações em exclusivo ao Leonino. Nesse sentido, abordou a gestão de Frederico Varandas nas últimas semanas e referiu que os leões precisam de se reforçar no mercado de janeiro.
"Considero que não foi fácil para Frederico Varandas lidar com a saída de Ruben Amorim, sabendo da importância que Ruben Amorim tinha na equipa do Sporting, todo o trajeto que tinha feito e com o grande inicio de época que estava a fazer. Sabíamos que mais tarde ou mais cedo ia acontecer, mas ninguém esperaria que seria agora, quase a meio da época. O comando acabou por cair sobre Rui Borges e considero-o um treinador capaz".
Apesar da mudança de treinador, o ex-leão refere que o Clube precisa de novos jogadores: "Penso que há posições a serem reforçadas. Em termos de guarda redes, precisamos de um guarda redes com carimba, com mais experiência profissional. Temos de ter sempre dois ou três bons guarda redes no plantel", explicou.
"Pegando nas lesões do Pote, do Daniel Bragança e do Gonçalo Inácio, é óbvio que é sempre difícil para um treinador não contar com esses jogadores e, possivelmente, Rui Borges terá de recorrer ao mercado. Mas, se recuperarem entretanto, penso que um lateral direito de raíz talvez fosse o ideal para o Sporting e mais um ponta de lança para nos ajudar a marcar mais golos e reforçar a posição de Viktor Gyokeres que mais tarde ou mais cedo se vai embora, como sabemos”.
De recordar que a saída do camisola 9 de Alvalade tem sido um assunto bastante comentado ao longo de 2024/25, tendo em conta as exibições que tem apresentado no Clube e os 62 golos que marcou num só ano civil, em 2024. Assim sendo, com o mercado de janeiro já em andamento, a permanência do internacional sueco permanece como uma incógnita.
Confira todos os golos marcados por Viktor Gyokeres no ano de 2024:
Internacional colombiano ainda está de férias e, de acordo com a imprensa nacional, o avançado não irá regressar durante esta fase da pré-época
20 Jul 2026 | 14:37 |
Luis Suárez está muito próximo de se apresentar aos trabalhos do Sporting. O avançado já se encontra em Lisboa após ter desfrutado de um período de férias com a família, depois de ter representado a Colômbia no Campeonato do Mundo, tendo caído nos oitavos frente à Suíça.
De acordo com o jornal Record, o internacional colombiano apenas se vai juntar aos treinos orientados por Rui Borges quando o plantel voltar do estágio do Algarve, regressando à Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, para fazer novamente parte das opções.
Vale lembrar que Luis Suárez terminou o Campeonato do Mundo sem somar qualquer golo pelo seu país, apenas com uma assistência na conta pessoal: na vitória da Colômbia diante do Gana, por 1-0, nos 16-avos-de-final da competição.
Depois do internacional colombiano, tendo já chegado Rodrigo Zalazar e Maxi Araújo, faltam também juntar-se Ousmane Diomande e Zeno Debast. O último, apesar de não ter somado minutos na competição, foi o leão a chegar mais longe na prova, ao serviço da Bélgica.
Em 2025/26, com a camisola do Sporting, Luis Suárez – avaliado em 30 milhões de euros – esteve em 53 encontros: 32 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.367 minutos que esteve em campo, o ponta de lança marcou 38 golos e fez sete assistências.
Sporting também deixou uma mensagem para dar os parabéns ao internacional espanhol, que bateu a Argentina na final da competição
20 Jul 2026 | 13:00 |
Pedro Porro, antigo jogador do Sporting, foi um dos porta-vozes de Espanha após a conquista do Mundial 2026, que terminou com uma vitória sobre a Argentina, por 1-0. O lateral direito afirmou que os jogadores da ‘Roja’ competiram "como animais" desde o primeiro encontro.
"A verdade é que é um espetáculo ver esta equipa competir. Desde o primeiro minuto deste Mundial até ao minuto 125 do prolongamento, competimos como animais", começou por dizer o jogador do Tottenham, que começou a competição no banco frente a Cabo Verde e se afirmou como um dos destaques da equipa.
"Perseguimos um sonho desde pequenos e a verdade é que hoje honrei as palavras que o meu avô me disse: ‘Traz o título para casa, filho’", afirmou Porro ainda na zona mista, entre festejos. A terminar, o jogador deixou passar toda a sua emoção.
"Estou muito emocionado, porque não consigo acreditar. Nem quero imaginar como estará Espanha neste momento", concluiu o lateral, que terminou o Campeonato do Mundo com dois golos marcados em seis jogos disputados, totalizando 563 minutos.
Vale lembrar que, no final da partida, o Sporting fez questão de dar os parabéns a Pedro Porro pela conquista através das redes sociais: "Um Leão Campeão do Mundo 🌍 Parabéns pela conquista do #FIFAWorldCup 2026, Porrito 💚". O internacional espanhol, que deixou Alvalade em janeiro de 2023, continua a ser um dos jogadores mais acarinhados pelos adeptos leoninos.
Confira a publicação:
Turma orientada por Rui Borges venceu o emblema algarvio em jogo à porta fechada na manhã desta segunda-feira, preparando-se para o Estrasburgo
20 Jul 2026 | 12:22 |
Primeiro teste do dia ultrapassado com sucesso: o Sporting venceu o Portimonense, por 1-0, na manhã desta segunda-feira, dia 20 de julho, em partida à porta fechada que se disputou no Hotel Cascade, em Lagos, no Algarve, onde a turma de Rui Borges segue em estágio.
O único golo da partida foi da autoria de Daniel Bragança, de grande penalidade, numa partida com duas partes de 35 minutos. O médio dos verdes e brancos tem sido um dos destaques dos leões nesta pré-temporada, tendo mesmo bisado na vitória diante do Celtic, por 4-1.
Apesar de já ter regressado de lesão, Fotis Ioannidis não fez parte das contas de Rui Borges nesta manhã, revela o jornal Record. O internacional grego já está recuperado e tem treinado normalmente com o grupo, mas voltou a não somar qualquer minuto.
É de lembrar que este foi apenas o primeiro encontro do dia para os comandados de Rui Borges. O Sporting entra em campo pelas 20h15, no Estádio Algarve, para defrontar o Estrasburgo. Este será o segundo teste não só desta segunda-feira, mas aberto ao público nesta pré-época.
De seguida, os verdes e brancos regressam a Lisboa. No próximo sábado, dia 25 de julho, o Sporting disputa o Troféu Cinco Violinos, no Estádio José Alvalade, frente ao Mónaco (19h30). De seguida, os leões voltam ao Algarve para defrontarem o Nottingham Forest.
Confira alguns treinos no Algarve: