Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Basquetebol
10 Jun 2024 | 03:00 |
André Silva está muito próximo de ser reforço do Sporting, sabe o Leonino. Segundo informação apurada pelo nosso Jornal, junto de fonte próxima do processo, a Direção verde e branca está em conversações com o Imortal para garantir o base português.
Atualmente com 23 anos, André Silva está ao serviço do emblema de Albufeira desde o início de 2023/24. Antes de rumar ao Algarve, representou o Illiabum, o Esgueira, a Ovarense e fez toda a formação no Beira-Mar. Esta época, pela equipa principal do Imortal, fez médias de 6.8 pontos, 3.5 assistências e 3.7 ressaltos em 33 jogos. Pelo conjunto secundário, na Proliga, os números do jovem atleta são bastante melhores.
Tal como o Leonino avançou, em Exclusivo, o Clube de Alvalade já tem outros dois reforços fechados para 2024/25. Bruno Araújo, ex Benfica, deixa o Vitória de Guimarães para reforçar o Sporting, bem como Filip Gewert, poste que representou o Póvoa na temporada passada.
A reestruturação do Sporting vai passar também pela equipa técnica, como avançou o nosso Jornal, no passado mês de maio (saiba mais AQUI). Tozé Coelho – antigo presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de basquetebol – substitui Nuno Baião como diretor do basquetebol leonino, depois de uma discussão com Miguel Afonso, vogal responsável com a pasta das modalidades.
Inicialmente, o plano de reestruturação no Sporting passava pelo despedimento do treinador [Pedro Nuno Monteiro], dados os maus resultados da temporada 2023/24, com críticas de Miguel Afonso e um ambiente de cortar à faca com o técnico. No entanto, isso exigiria um esforço financeiro significativo, visto que o mesmo tinha renovado no final do ano por mais duas temporadas.
Direção do Clube de Alvalade terá chegado ao consenso de que falta reforçar um dos setores do seu plantel para dar maiores possibilidades à equipa
06 Fev 2026 | 03:00 |
O Sporting está na disposição de contratar um novo poste para a equipa de basquetebol. A Direção verde e branca tem como principal objetivo que a turma de Luís Magalhães lute pelo título e seja competitiva até ao final da temporada e, para isso, um reforço pode estar aí à porta.
Segundo informações recolhidas pelo nosso Jornal, em Exclusivo Leonino, os dirigentes dos leões estão convencidos em garantir a contratação de um poste estrangeiro que seja capaz de render no imediato, e que ajude o Sporting a cumprir os seus objetivos esta temporada, nomeadamente na luta pelo campeonato nacional.
O Sporting leva nove vitórias em 20 jogos esta época, e perdeu apenas por duas vezes na Liga Portuguesa - frente ao Esgueira e ao Benfica. No entanto, os responsáveis verdes e brancos ainda não estão convencidos que a equipa esteja 100% à altura de lutar pelo campeonato e pensam em reforçar o jogo interior do conjunto leonino até ao final da temporada.
O plantel leonino tem, de momento, dois postes que vão partilhando a quadra. Brandon Johns Jr., norte-americano de 25 anos, tem sido um dos maiores destaques da equipa verde e branca: participou em 29 encontros até ao momento e soma médias de 14,4 pontos, 1,7 assistências e 7,7 ressaltos por partida.
Rui Palhares é o outro poste da equipa de basquetebol do Sporting. O português de 24 anos chegou ao Clube de Alvalade no verão de 2025, proveniente do Galitos, mas não se tem assumido no conjunto verde e branco. Participou também em 29 partidas, mas com médias modestas de 4,3 pontos, 0,3 assistências e 3,6 ressaltos por jogo. Estes números deixam Frederico Varandas e os restantes responsáveis verdes e brancos com a crença de que a posição tem potencial para ser melhorada ainda esta temporada.
Clube de Alvalade não conseguiu contrariar poderio da equipa grega e continua sem qualquer vitória nesta fase da competição europeia
04 Fev 2026 | 17:20 |
A equipa de basquetebol do Sporting perdeu frente ao PAOK por 101-67, esta quarta-feira, dia 4 de fevereiro, em jogo da quinta jornada da segunda ronda da FIBA Europe Cup. Num encontro disputado no reduto da turma grega, os leões, que já não tinham possibilidades de passar à próxima fase, foram derrotados pela turma de Jure Zdovc.
Após o triunfo frente ao Benfica no último jogo, os verdes e brancos não entraram bem na partida e, no final do primeiro período, perdiam por 28-17. No segundo parcial, a desvantagem acentuou-se ainda mais e, ao intervalo, registava-se no marcador uma diferença de 29 pontos a favor da turma adversária (54-25).
No terceiro parcial, o Clube de Alvalade não conseguiu encurtar distâncias e entrou nos últimos 10 minutos a 32 pontos da turma do helénica (78-46). No último quarto, o conjunto verde e branco viu novamente a turma contrária superiorizar-se na partida (101-67).
A unidade em maior destaque do emblema leonino no encontro foi André Cruz. O internacional português somou 13 pontos, três ressaltos e duas assistências. Já Malik Morgan somou 11 pontos, três ressaltos e três assistências, números insuficientes para que o Sporting pudesse triunfar.
Com esta derrota - a nona em 29 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães estão no quarto lugar do Grupo M com cinco pontos. O Bilbao Basket é primeiro com 10, seguido de PAOK (nove) e Prievidza (seis). O próximo duelo, a contar para a 14.ª jornada da Liga portuguesa, está marcado para sábado, dia 7 de fevereiro, frente ao Porto, às 15h00, no Pavilhão João Rocha.
Emblema verde e branco dominou todo o encontro no reduto das águias e fica agora a apenas um ponto do primeiro lugar da tabela
31 Jan 2026 | 17:13 |
A equipa de basquetebol do Sporting venceu o Benfica por 87-78, este sábado, dia 31 de janeiro, em jogo da 13.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional. Num encontro disputado no Pavilhão Fidelidade, os leões voltaram a derrotar o eterno rival, cinco jogos depois.
No primeiro período, o emblema leonino mostrou-se superior e, após os primeiros 10 minutos, vencia por 26-15. No segundo parcial, a formação verde e branca manteve-se na frente e, ao intervalo, registava-se no placard uma diferença de 20 pontos (49-29).
No terceiro parcial, o duelo entre ambas as formações foi mais equilibrado, mas o Sporting conseguiu entrar nos últimos minutos com mais 20 pontos do que o Benfica (67-47). No último quarto, o conjunto leonino permitiu uma aproximação, mas manteve a vantagem frente ao opositor (87-78).
A unidade em maior destaque do lado verde e branco foi Diogo Ventura. O internacional português somou 24 pontos, um ressalto e sete assistências. Já Malik Morgan contabilizou 18 pontos e dois ressaltos, números que permitiram que o Sporting pudesse triunfar, isto depois do triunfo diante do Vitória de Guimarães na ronda anterior.
Com esta vitória - a 20.ª em 28 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães estão na segunda posição com 24 pontos, a um do Benfica (25). Na quarta-feira, dia 4 de fevereiro, os leões disputam a quinta jornada da segunda ronda da FIBA Europe Cup e vão visitar o reduto dos gregos do PAOK, às 15h30.