Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Frederico Varandas fez 'contas à vida' e, se tudo correr como os dirigentes do Sporting esperam, o mercado da próxima temporada pode ficar assegurado apenas com excedentários. Numa estimativa feita pelos responsáveis verdes e brancos, os futebolistas que não entram nas contas de Rúben Amorim podem render cerca de 80 milhões de euros - valor que dará para contratar um novo Viktor Gyokeres - jogador mais caro da história do Clube de Alvalade.
No que diz respeito aos jogadores emprestados pelo Sporting na presente temporada, a verba ronda os 30 milhões. Por esta altura, só uma catástrofe impedirá o Leicester de regressar à Premier League e, portanto, pagar 18 milhões de euros por Fatawu, dado que a cedência contempla uma cláusula de compra obrigatória nesse cenário.
Para lá do internacional pelo Gana, há ainda os casos de Rúben Vinagre, Jovane Cabral, Sotiris Alexandropoulos e Mateo Tanlongo. Com estes quatro jogadores, Frederico Varandas que faturar cerca de 10 milhões de euros, algo que não se afigura como muito complicado, dado a avaliação de cada um dos atletas.
Por outro lado, existe a forte possibilidade de Rafael Leão rumar ao PSG, de acordo com as últimas notícias vindas da imprensa internacional, sendo que os franceses estarão dispostos a pagar a cláusula de rescisão do internacional português (170 milhões). Nesse cenário, o Sporting teria direito a 5% do montante total da transferência (8,5 milhões), relativo ao mecanismo de solidariedade.
Por fim, e numa estimativa que não entra em grandes loucuras, o Sporting prevê faturar cerca de 50 milhões de euros com a presença na Liga dos Campeões 2023/24, que terá um novo formato e mais milhões para distribuir pelos clubes. Importa ressalvar que esta verba inclui receitas diretas e indiretas (aumento da bilhética e merchandising, por exemplo).
Contas feitas, no final do dia, o Sporting até pode ver entrar nos cofres mais do que os 80 milhões referidos inicialmente, mas, por uma questão de precaução, esta é a verba que os responsáveis verdes e brancos têm planeado receber no próximo verão, isto sem contar com uma eventual venda de alguns dos titulares da turma de Rúben Amorim, nomeadamente Gonçalo Inácio ou Viktor Gyokeres.
Em parte, muitos destes milhões servirão para oferecer reforços de peso ao técnico do Sporting e a estratégia passa por repetir a que foi aplicada no verão de 2023, ou seja, contratar pouco, mas bem, mesmo que isso implique investimentos avultados, tal como Viktor Gyokeres ou Morten Hjulmand.
Luís Neto deixou rasgados elogios ao profissionalismo de Viktor Gyokeres: