EXCLUSIVO LEONINO – FRANCISCO COSTA E MARTIM COSTA TÊM ‘ENCONTRO’ MARCADO COM GIGANTES EUROPEUS, MAS SPORTING ESTÁ ‘AVISADO’
Duas das grandes estrelas do andebol verde e branco continuam a chamar a atenção de alguns dos maiores clubes do velho continente
Redação Leonino
Texto
10 de Janeiro 2024, 14:00

Francisco Costa e Martim Costa estão no radar de alguns dos principais emblemas do andebol europeu. Os dois jovens leões estarão, certamente, em destaque no Campeonato da Europa, que arranca esta quarta-feira, 10 de janeiro. Segundo informações recolhidas pelo Leonino, os manos Costa serão observados de muito perto precisamente nessa competição.

Apesar de já lhes ser reconhecido muito talento, que demonstram dentro e fora de portas (EHF European League) com a Listada verde e branca, os interessados irão aproveitar a oportunidade para tirar notas sobre o desempenho dos manos Costa em jogos de elevado grau de dificuldade, em particular na segunda fase da prova.

Importa ressalvar que, tal como o nosso Jornal já avançou em exclusivo, a continuidade de Francisco Costa, sobretudo, mas também de Martim Costa, está, em parte, dependente de um eventual título de Campeão Nacional, algo que, ao dia de hoje, até se afigura como bastante provável, dado que os leões lideram a prova, em igualdade pontual (45) com o Porto, mas com menos um encontro.

Note-se que a turma de Ricardo Costa já venceu o Benfica (em casa e fora de portas) e triunfou na deslocação ao reduto do Porto. Uma eventual vitória na receção aos dragões ainda nesta primeira fase – na etapa seguinte, os pontos serão divididos ao meio e os quatro primeiros classificados medirão forças entre si – coloca os leões com uma mão no tão desejado título, que ajudará, e muito, à continuidade dos manos Costa, sobretudo pela possibilidade de jogar Liga dos Campeões na temporada 2024/25.

Para lá de Francisco Costa e Martim Costa, lembrar que Salvador Salvador e Pedro Portela são os outros dois jogadores do Sporting que integram a turma de Paulo Pereira. Gonçalo Vieira e Luís Frade, que passaram recentemente pelos verdes e brancos, também foram chamados pelo selecionador nacional.

Portugal está inserido no grupo F, juntamente com a Grécia (11 de janeiro, às 17h00), Chéquia (13 de janeiro, 17h00) e Dinamarca (15 de janeiro, 19h30). Os dois primeiros classificados seguem para a fase seguinte. Os jogos terão transmissão na RTP 2.

Francisco Costa e Martim Costa chegaram ao Sporting em 2021, oriundos do Porto, com os leões a pagarem as respetivas cláusulas de rescisão. Desde então, o mais novo dos manos Costa (18 anos) realizou 122 encontros e marcou 724 golos. Por sua vez, o mais irmão mais velho participou em 117 jogos e conseguiu 578 finalizações certeiras. Em Alvalade, os dois já conquistaram três títulos: duas Taças de Portugal (2021/22 e 2022/23) e uma Supertaça (2023).

Imagem de destaque
  Comentários