
Futebol
Craque marcou no Sporting - Rio Ave, mas lamenta oportunidades desperdiçadas: "Falhámos muito"
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Franco Israel não tem tido vida fácil desde que chegou ao Sporting, no verão de 2022, proveniente da Juventus, alternando períodos de muita ação com largas semanas no banco dos leões. O Leonino sabe, em Exclusivo, que o guardião uruguaio já tomou uma decisão acerca do seu futuro em Alvalade.
O nosso Jornal avança, neste Exclusivo Leonino, que Franco Israel terá decidido que quer continuar no Sporting, mesmo que isso signifique que continuará a ser a segunda escolha, neste momento, atrás do internacional português de 31 anos, Rui Silva.
O guardião uruguaio estará contente com a vida em Lisboa e no Sporting. Encontrou no plantel verde e branco um grupo onde se sente muito bem. Para além disso, sente que continua a evoluir ao trabalhar com a equipa técnica dos leões, o que é mais um trunfo a favor dos verdes e brancos para manterem o guarda redes que chegou da Juventus.
Recordar que Franco Israel chegou, no verão de 2022, para ser suplente de Antonio Adán, tendo assim espaço para crescer na sombra do experiente espanhol. Nessa temporada fez apenas oito jogos, mas a situação alterou-se no ano seguinte: ganhou a titularidade a meio da época, e acabou por realizar 23 partidas, num ano em que o Sporting se sagrou campeão nacional.
Adán deixou o Clube, e quando tudo fazia prever que seria Franco Israel a agarrar a titularidade, o Sporting contratou Vladan Kovacevic, que começou a titular na primeira partida da época. O uruguaio acabou por reconquistar a baliza verde e branca, mas só até à chegada de Rui Silva, que se assumiu imediatamente como dono das redes leoninas, e voltou a mandar o jovem de 24 anos para o banco de suplentes, de onde também não saiu no encontro da primeira mão da Taça de Portugal frente ao Rio Ave (2-0).
Neste momento, Clube de Alvalade está na liderança partilhada com a turma de Bruno Lage (65 pontos); Próxima jornada pode baralhar contas do Campeonato
|
Rui Borges mostrou-se satisfeito após a vitória do Sporting frente ao Rio Ave, por 2-0, na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal. No final da partida, o treinador do Clube de Alvalade foi questionado sobre se estaria a torcer por uma vitória do Porto no Clássico frente ao Benfica, mas o técnico não pareceu interessado no encontro entre dragões e águias.
"Domingo estou a pensar no jogo de segunda-feira. Posso ver o jogo, mas o que me importa é o Sporting. Dependemos apenas de nós", referiu o timoneiro do emblema verde e branco que, neste momento, está na liderança partilhada com a turma de Bruno Lage (65 pontos).
Rui Borges preferiu dar maior ênfase ao duelo frente ao Braga: "Segunda-feira é um jogo muito importante para nós, em casa com o Braga, duas boas equipas a querer ganhar, em bom momento de forma, com energia positiva", ressalvou o treinador do Sporting.
O técnico voltou a deixar um agradecimento especial aos adeptos, momento já habitual a seguir aos encontros do emblema leonino: "Agradeço aos adeptos que estiveram presentes com mau tempo. Que estejam segunda-feira. É muito importante. Precisamos o apoio deles", completou.
O Sporting vira assim atenções para o Campeonato Nacional. Os leões voltam a entrar em campo na próxima segunda-feira, dia 7 de abril, frente ao Braga, em jogo relativo à 28.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Carlos Carvalhal jogar-se-á às 20h45, em Alvalade.
Clube de Alvalade ultrapassou turma vilacondense com golos apontados por Geny Catamo (12') e Viktor Gyokeres (45+1') e parte em vantagem para a segunda mão
|
O Sporting venceu, esta quinta-feira, dia 3 de abril, o Rio Ave por 2-0, e deu um passo importante rumo à final da Taça de Portugal. Geny Catamo e Viktor Gyokeres apontaram os golos dos verdes e brancos que dão vantagem para o encontro da segunda mão, que vai ser jogado em Paços de Ferreira.
Os leões mais dominantes em termos de posse de bola e um pontapé de canto acabou por desbloquear o encontro. Na sequência da bola parada, um mau alívio da defensiva vilacondense deixou o esférico à mercê de Geny Catamo (12') que rematou de primeira e não deu qualquer hipótese a Miszta.
O Clube de Alvalade continuou a dominar a partida e, aos 45+1', Geny Catamo foi carregado em falta dentro da área do Rio Ave. Da marca dos onze metros, Viktor Gyokeres rematou à 'Panenka' e fez para o 2-0, resultado com que as duas equipas recolheram aos balneários.
Na etapa complementar Viktor Gyokeres continuava a todo o gás. Ao minuto 62, foi o poste a negar o terceiro da equipa de Rui Borges. Cavalgada do avançado sueco pela direita, seguida de bomba que só foi travada pelo ferro, com o guardião polaco dos vilacondenses já batido.
O Sporting continuou sem desacelerar e Rui Borges foi ao banco buscar jogadores frescos e Geny podia mesmo ter chegado ao bis, não estivesse este em posição irregular no momento do passe do avançado nórdico. Os leões tentaram até ao final dos 90 minutos ampliar as contas, mas mostraram-se algo perdulários no momento da finalização.
Veja o resumo do encontro:
Jogador que tem estado a contas com problemas físicos ainda está em dúvida para a partida diante da turma minhota, liderada por Carlos Carvalhal
|
Rui Borges elogiou o desempenho dos seus jogadores, após a vitória do Sporting frente ao Rio Ave (2-0). O técnico lamentando o algum desacerto na hora de atirar à baliza dos vilacondenses e falou sobre as lesões de Pedro Gonçalves e Hidemasa Morita, referindo que espera que o médio nipónico possa recuperar a tempo para a partida frente ao Braga.
"O Pote já falei. Em relação ao Hidemasa Morita é muito o dia a dia. Faremos tudo para que possa estar disponível o mais rapidamente possível, especialmente para o Braga", referiu o treinador do Clube de Alvalade, depois de analisar a partida, lamentando que a sua equipa não tivesse já resolvido a eliminatória.
"Um bom jogo, de sentido único, e onde fomos muito competentes. Na primeira parte podíamos ter feito a bola andar mais rápido. Na segunda parte fomos claramente superiores. Podíamos ter resolvido facilmente aqui a eliminatória porque criámos variadíssimas oportunidades de golo", disse.
O treinador comentou, de seguida a exibição, de Viktor Gyokeres: "Não há adjetivos para o Viktor, é um avançado extraordinário. Tem ajudado a equipa a crescer, passa confiança aos colegas, mas estou feliz pelo coletivo, que esteve sempre ligado desde o início até ao fim do jogo, tal como eu tinha pedido."
Rui Borges mostra-se confiante de que o Sporting vai estar na final da Taça: "Foi dado um pequeno passo para aquilo que é estar na final do Jamor. É esse o objetivo. Estamos no intervalo da eliminatória e a ganhar por 2-0. Temos mais um jogo fora, competitivo, onde o Rio Ave certamente irá tentar agarrar-se com unhas e dentes", completou.