Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Francisco Canário vai abandonar o Sporting no final da temporada, sabe o Leonino. O ponta de lança da equipa de sub-23 do Clube de Alvalade termina contrato com os verdes e brancos em junho de 2025 e não vai continuar a vestir a Listada verde e branca na próxima época.
Ao que o nosso Jornal apurou, a estrutura verde e branca vai deixar sair o avançado a custo zero, mas com uma condição. Fonte próxima do jogador refere que, apesar de a Direção liderada por Frederico Varandas estar disposta a libertar o ponta de lança, o Clube quer segurar parte do passe do atleta.
Embora não tenha ‘explodido’ como pretendido, a margem de progressão do futebolista está a ser tida em conta pela SAD verde e branca. Apesar de ainda ter sido chamado a vários treinos do plantel principal, o jogador de 21 anos não mostrou o suficiente para ter oportunidades ao mais alto nível.
Francisco Canário tem sido uma peça habitual na turma agora orientada por Filipe Neto, mas não prolongará o vínculo com o emblema verde e branco, pelo que está a cumprir os últimos meses em Alvalade. Em 2024/25, o atacante soma sete golos e uma assistência pelos sub-23 e ainda um encontro pela equipa B.
A turma de sub-23 está no sexto lugar desta fase com dois pontos somados - depois do empate frente ao Benfica (2-2) que contou com Francisco Canário a titular. O Famalicão é líder com sete (mais um jogo). Os verdes e brancos voltam a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 28 de janeiro, frente ao Famalicão, às 15h00, no Minho.
Fulham, equipa treinada pelo técnico português que também passou pelos leões, estará muito interessado num jogador que os verdes e brancos sondaram
|
0Com o mês de fevereiro a aproximar-se, chega também o fim da janela de transferências de inverno e as últimas investidas por parte dos clubes para fazer algum retoque de última hora no plantel. O Fulham, de Marco Silva, não e exceção, e vai olhando para um antigo alvo do Sporting: Milan van Ewijk.
Segundo avança o jornal inglês 'Evening Standard', a equipa comandada pelo antigo treinador dos leões está a muito atenta à evolução do lateral-direito neerlandês, que tem brilhado no Coventry esta temporada, antigo clube de Viktor Gyokeres.
De facto, o interesse do Sporting já existe há algum tempo, sendo que os leões estiveram em contacto com o jovem jogador já em 2023 - na altura, para substituir Pedro Porro, que tinha ido para o Tottenham. Nesse ano, acabaram por contratar o avançado sueco ao clube da segunda divisão inglesa, mas viram o Coventry ficar com o lateral, que contrataram ao Heerenveen, a troco de qualquer coisa como 4,3 milhões de euros.
O Sporting acabou por perder a luta por Milan van Ewijk e avançou para a contratação de Iván Fresneda, que este inverno já esteve muito perto de abandonar Alvalade. Desde que se juntou ao conjunto inglês, o lateral já realizou 81 partidas, nas quais marcou quatro golos, e realizou seis assistências, entre a época passada e a presente temporada.
O Fulham, de Marco Silva, segue na perseguição daquele que tem sido um dos grandes destaques do Coventry. Já o Sporting também está atento ao mercado, uma vez que ainda não conseguiu contratar um lateral, um médio, ou um extremo - posições que a SAD liderada por Frederico Varandas procura reforçar. Rui Silva, para a baliza, foi o único reforço, até ao momento, apresentado pela Direção leonina ao novo treinador do Clube de Alvalade, Rui Borges.
Antigo internacional português recordou as diversas batalhas que travou com futebolista dos verdes e brancos ao longo de várias temporadas
|
0Pepe foi convidado pela FIFA a fazer uma antevisão ao encontro entre Porto e Palmeiras, na próxima edição do Mundial de Clubes - que travou a vinda de Abel Ferreira para Alvalade. O ex-internacional português, questionado sobre o treinador da formação brasileira, recordou os duelos que travou com o antigo defesa do Sporting.
"Lembro-me dele como lateral-direito. Não era muito… Não tinha muita técnica [risos], mas era um jogador de muito trabalho, de ocupar bem o espaço e lia muito bem o jogo", disse o já retirado futebolista, que, enquanto jogador de Porto e Marítimo, defrontou Abel no Vitória de Guimarães, Braga e Sporting.
Ao longo de oito partidas em que se enfrentaram, o atual treinador do Palmeiras levou a melhor em três ocasiões: pelo vitória Vitória de Guimarães venceu o Marítimo (2-0), ao serviço de Braga e Sporting bateu o Porto, por 3-1 e 1-0, respetivamente.
O central triunfou no mesmo número de partidas - com o Marítimo, frente ao Vitória de Guimarães (1-0), e em duas ocasiões com os dragões em Clássicos com os verdes e brancos: 6-5 nas grandes penalidades após um empate (1-1) no prolongamento das meias-finais da Taça de Portugal e 1-0, para o campeonato.
Recorde-se que Abel Ferreira jogou com a Listada verde e branca entre 2005 e 2011. Enquanto treinador, esteve ao serviço do Sporting entre 2012 e 2014, liderando os juniores (sendo campeão) e a equipa B dos verdes e brancos, antes de deixar Alvalade.
Confira parte da entrevista:
Treinador da equipa secundária dos verdes e brancos foi sucessor de Ruben Amorim no plantel principal, mas aventura acabou por não correr bem
|
0Depois da saída de Ruben Amorim do Sporting, foi João Pereira o escolhido para dar continuidade ao bom momento que se vivia em Alvalade. A opção no técnico português acabou por não correr bem, tendo sido afastado pouco mais de um mês depois de assumir o plantel principal. O técnico voltou à equipa B dos leões, e prepara agora o encontro frente ao Lusitânia. Foi nesse âmbito que falou com os jornalistas, em antevisão à partida da Liga 3.
"É um campo difícil para todas as equipas, e o relvado também não está nas condições ideais, porque escorrega muito. Alertei os jogadores para o que poderá acontecer. Sabemos que o Lusitânia está em último nesta série, mas que, ganhando, soma 15 pontos e pode beneficiar de um ponto de bonificação, que os ajudará na fase de descida. É com isso que eles vão jogar", explicou João Pereira.
O antigo lateral-direito garantiu que os verdes e brancos têm "algo muito maior a aspirar: estarmos pela primeira vez presentes na fase de apuramento de campeão". O técnico assegurou ser "nisso que temos de estar focados. Os jogadores precisam de ter maturidade, saber gerir o jogo, controlar as suas emoções e fazer uma boa gestão de expectativas".
João Pereira falou ainda sobre os talentos que tem visto abandonarem a equipa verde e branca - Leonardo Barroso mudou-se recentemente para a MLS, e Samuel Justo foi cedido ao Farense, depois de já ter sido emprestado ao Casa Pia na temporada passada.
"É também para isso que serve a equipa B do Sporting. Não apenas para preparar os jogadores para a equipa principal. porque sabemos que nem todos vão lá chegar, mas para um futuro nas ligas profissionais. O Barroso teve a sua oportunidade, o Justo volta a ter outra, depois do empréstimo ao Casa Pia na última época. Claro que são perdas para nós, mas quem entrar para os seus lugares tem também a oportunidade de provar o seu valor. Quando uns saem, outros podem mostrar aquilo de que são capazes", rematou João Pereira.