Futebol
De Real Madrid a Bayern Munique: Sporting em apuros para segurar craque em Alvalade
26 Nov 2025 | 12:15
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
27 Nov 2025 | 07:12 |
Pedro Henriques fez a sua habitual análise ao casos do encontro entre Sporting e Club Brugge, que os leões venceram, por 3-0. Na sua opinião no jornal A Bola, o especialista em arbitragem não evitou focar-se no lance em que Tobias Stieler quis expulsar Morten Hjulmand, logo na fase final da partida, sendo o mesmo revertido pelo VAR.
"9. O árbitro mostrou cartão vermelho direto a Morten Hjulmand por considerar que o médio tinha entrado de sola ao corpo/braço de Stankovic, mas com as repetições percebeu-se que tinha errado na sua decisão. Foi aí que entrou, e bem, o VAR, a reverter a decisão inicial, pois o dinamarquês levantou a perna direita e tocou com o pé primeiro na bola e depois encolheu a perna e acertou com a canela no braço do adversário. Em conclusão, não houve conduta violenta, mas sim uma entrada negligente, razão pela qual foi revertido o cartão vermelho para cartão amarelo. Excelente intervenção do video-árbitro", começou por dizer.
De resto, o antigo árbitro português abordou dois lances em que os protagonistas foram os mesmos: Christos Tzolis e Iván Fresneda, tendo o emblema belga pedido grande penalidade em ambos, algo que Pedro Henriques 'detona': "29. Christos Tzolis ficou a queixar-se de ter sido tocado no pé esquerdo, isto no interior da área leonina, em lance disputado com Iván Fresneda. Não há qualquer repetição clara onde se veja a eventual pisão, fica a ideia de um ligeiro contacto, na corrida, de raspão e inconsequente. De lembrar que o VAR teve acesso a todas as repetições que quis e aos mais diversos ângulos e se validou a decisão de não penálti é porque não houve mesmo infração".
"50. Após cruzamento de Tzolis, a bola bateu no cotovelo esquerdo de Iván Fresneda, que tinha as mãos atrás das costas, com braço encostado e ao longo do corpo e sem qualquer volumetria. Decisão correta em não ter sido assinalado pontapé de penálti", pode ler-se.
Com esta vitória – a 15.ª em 20 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges somam assim 10 pontos na prova e estão no oitavo lugar. O próximo jogo na competição internacional está marcado para terça-feira, dia 9 de dezembro, às 17h45, frente ao Bayern de Munique, na Alemanha.
'Camisola 7' dos verdes e brancos foi titular no jogo válido para a quinta jornada da Liga dos Campeões e apontou o primeiro golo da partida
27 Nov 2025 | 06:54 |
Geovany Quenda foi lançado no lugar de Pote no onze inicial do Sporting - Club Brugge, da quinta jornada da Liga dos Campeões, que os leões acabaram por vencer, por 3-0. No final do encontro, Rui Borges teceu vários elogios ao seu jogador e analisou a exibição da equipa verde e branca.
Rui Borges: "Um grande jogo de Quenda"
"[O 3-0] Acaba por sentenciar o jogo, mas não deixou de ser difícil, o Brugge provocou algumas dificuldades, tivemos de nos adaptar um bocadinho, mérito do adversário, dificultava arranjar timings, metia muitos jogadores na largura, sabíamos do que éramos capazes, mas acima de tudo tivemos muita maturidade. Percebemos em que competição estávamos, equipa bem tranquila, confiante. Acabámos por conseguir criar perigo, segurar o jogo com bola como gostamos. No início da segunda parte não conseguimos ter tanta bola, estivemos à espera do erro do adversário. Uma equipa muito madura, sabíamos que a jogar que tínhamos mais gente para provocar a profundidade um grande jogo do Quenda. Valorizar a maturidade. É assim que se vê as grandes equipas", começou por referir.
Rui Borges: "Por alguma coisa já é jogador de um colosso europeu"
No que toca à utilização de Quenda e Gany Catamo juntos, Rui Borges foi claro: "É algo que já acontecia na época passada. Não me surpreende. O Quenda vai ser mais de jogo interior do que exterior. É diferente do Pote, mas já jogou na posição do Trincão. Demonstra bem a capacidade do miúdo, por alguma coisa já é jogador de um colosso europeu".
De resto, o treinador do Sporting ainda deixou duas mensagens finais: "Desejar as melhoras ao guarda-redes do Brugge, desejar que volte muito rápido e bem. Dedicar esta vitória ao Matheus Reis que foi pai de uma menina, que sejam muito felizes".
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda - avaliado em 45 milhões de euros - participou em 20 partidas dos leões. Nos 1.151 minutos em campo, o prodígio do Clube de Alvalade soma já cinco golos e oito assistências.
Treinador dos verdes e brancos enalteceu mais uma vez a importância desta ferramenta para o jogo dos leões, pela segunda vez na prova milionária
27 Nov 2025 | 06:39 |
Rui Borges foi questionado sobre a importância do VAR no Sporting - Club Brugge, que os leões venceram, na última quarta-feira, 26 de novembro, por 3-0. O treinador dos leões ressalvou como esta ferramenta acabou por 'salvar' o jogo.
Rui Borges: "VAR? Ainda bem que existe e que assim continue"
"O VAR mudou o jogo com a verdade. Ainda bem que existe e que assim continue. Trouxe mais uma vez a verdade ao jogo", começou por dizer, uma vez que Morten Hjulmand esteve à beira de ser expulso logo na fase inicial da partida, mas o VAR acabou por retificar a decisão.
Rui Borges: "Expulsão de Hjulmand? Não me pareceu logo vermelho"
Quando questionado sobre o que pensou nesse momento, Rui Borges foi honesto e revelou que pensou logo em qual substituição fazer: "Pensei pôr o Morita a aquecer [risos]... e ir ver o lance. Não me pareceu logo no momento vermelho, estranhei a decisão e fui ver".
"Foi uma grande exibição. Uma exibição madura, acima de tudo. Dentro de uma equipa jovem que temos, foi uma equipa adulta, percebeu bem o contexto em que estávamos hoje e a competição que estávamos a disputar hoje (Champions), muita qualidade daquele lado. Não acho que foi a melhor exibição. Foi uma boa exibição, já tivemos grandes exibições também. Hoje foi mais uma", atirou ainda o técnico.
Com esta vitória – a 15.ª em 20 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges somam assim 10 pontos na prova e estão no oitavo lugar. O próximo jogo na competição internacional está marcado para terça-feira, dia 9 de dezembro, às 17h45, frente ao Bayern de Munique, na Alemanha.
Num jogo disputado no Estádio José Alvalade, os verdes e brancos não deram quaisquer hipóteses à equipa belga e deram espetáculo
26 Nov 2025 | 22:02 |
O Sporting derrotou o Club Brugge por 3-0, esta quarta-feira, dia 26 de novembro, em jogo relativo à quinta jornada da Liga dos Campeões. Num jogo disputado no Estádio José Alvalade, os verdes e brancos não deram quaisquer hipóteses à equipa belga e deram espetáculo, depois da igualdade na ronda anterior.
Os leões chegaram à vantagem aos 24 minutos. João Simões abriu para Geny Catamo e o moçambicano conduziu de forma brilhante até à área, onde a bola chegou a Geovany Quenda. O 'camisola 7' rodou e atirou de pé esquerdo para o primeiro no encontro. O 2-0 apareceu por intermédio de Luis Suárez. O avançado picou a bola sobre o guarda-redes adversário com muita classe e deu maior conforto ao marcador.
Na segunda parte, o Sporting voltou a mostrar-se superior à turma de Nicky Hayen e chegou ao terceiro golo no duelo por Francisco Trincão (69'). O internacional português de 25 anos, com um bom remate de pé esquerdo, de primeira, a surpreender Nordin Jackers.
Com esta vitória – a 15.ª em 20 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges somam assim 10 pontos na prova e estão no oitavo lugar. O próximo jogo na competição internacional está marcado para terça-feira, dia 9 de dezembro, às 17h45, frente ao Bayern de Munique, na Alemanha.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 30 de novembro, frente ao Estrela da Amadora, em jogo relativo à 12.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por João Nuno jogar-se-á às 18h00, em Alvalade.
De Real Madrid a Bayern Munique: Sporting em apuros para segurar craque em Alvalade
26 Nov 2025 | 12:15
Liverpool quer levar pilar do Sporting, mas Cristiano Ronaldo pode intrometer-se
26 Nov 2025 | 12:08
Geovany Quenda ‘passa a perna’ a reforço para o Sporting – Club Brugge
26 Nov 2025 | 12:03