Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirExtra Sporting
|
0Extra Sporting - Centenas de Bombeiros Sapadores ocupam esta quarta-feira, dia 2 de outubro, as escadarias da Assembleia da República, como forma de protesto. Os profissionais de todo país já utilizaram petardos e potes de fumo, demonstrando bastante desagrado.
O protesto foi convocado pelo Sindicato Nacional dos Bombeiros Sapadores, que reivindica, já há anos, os devidos acertos salariais para tentar fazer face à escalada da inflação que se sente em Portugal. A classe em questão exige ainda o aumento do subsídio de risco e critica a falta de ação dos vários governos.
Os manifestantes lutam ainda, pela regulamentação do horário de trabalho, por uma reforma aos 50 anos e um regime de avaliação específico. O sindicato já veio a público responsabilizar a inação do Governo pelo extravaso que o protesto já leva: “O que motivou isto foi o senhor secretário de Estado ter marcado uma reunião e, no fim, voltou a dizer que não tinha nada para apresentar”.
“Qualquer pessoa normal devia perceber que não podemos faltar à verdade aos bombeiros. Se já andam revoltados, a probabilidade de isto acontecer era muito elevada. O culpado disto tudo acaba por ser o Governo”, acrescentou Ricardo Cunha, presidente do Sindicato, que confessou ter consciência de que a ação já 2foi além do que estava legalizado”.
Os profissionais no protesto já incendiaram pneus, queimaram um fato de trabalho, e por perto da 13h00, transportaram simbolicamente um caixão branco até às portas do Parlamento, enquanto se ouvia como ruído de fundo gritos de "vergonha".