
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Extra Sporting
26 Nov 2024 | 16:57 |
Extra Sporting: A banda Guns N’ Roses vão dar um concerto no Estádio Cidade de Coimbra, em 2025. O grupo subirá ao palco a 6 de junho, num concerto que integrará a nova digressão que passará por Abu Dhabi, Barcelona, Istambul, Munique e Londres.
“Hoje, os Guns N’ Roses anunciaram que vão voltar à estrada numa digressão enorme em 2025 pela Europa e Médio Oriente, atuando em estádios e festivais durante todo o verão”, escreveram, em comunicado, no site da banda.
Recorde-se que a última vez que os Guns N’ Roses atuaram em Portugal foi em 2022, no Passeio Marítimo de Algés. Apesar de no ano seguinte terem iniciado outra digressão europeia, não houve passagem no nosso País. Além da atuação em 2022, também passaram pelo solo luso em 2017.
Já se passaram 16 anos desde que a banda por trás dos clássicos "Sweet Child O’ Mine" e "Welcome To The Jungle" lançou um álbum de originais. O mais recente foi o Chinese Democracy, em 2008, e, com o regresso de Slash e Duff McKagan à banda, o grupo lançou recentemente quatro singles: "Hard Skool", "Absurd", "Perhaps" e "The General", todas regravações de temas da era Chinese Democracy com os membros originais.
É importante destacar que o palco em Coimbra, que será utilizado, já acolheu grandes nomes da música, como os Coldplay, que realizaram quatro concertos no estádio com capacidade para 50 mil pessoas, além dos The Rolling Stones, U2, George Michael e Madonna.
Comandante sub-regional do Vale do Ave da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil referiu que operacionais foram encaminhados para o hospital
29 Jul 2025 | 18:51 |
Quatro bombeiros sofreram ferimentos ligeiros, esta terça-feira, dia 29 de julho, durante o combate ao incêndio que deflagrou nos últimos dias, em Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo. O comandante sub-regional do Vale do Ave da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) referiu que os operacionais foram encaminhados, por precaução, para o hospital de Santa Luzia.
“São ferimentos ligeiros como entorse, uma pequena queimadura num braço e numa perna. Situações muito ligeiras”, explicou em declarações à Agência Lusa. Relativamente à frente ativa na zona da Ermida, no Parque Nacional da Peneda-Gerês, Rui Costa adiantou que o fogo “arde com pouca intensidade” e está a ser “devidamente acompanhado pelos meios terrestres”.
“Os trabalhos estão a ser lentos, mas tudo a decorrer conforme planeado. Há equipas em terra a consolidar o incêndio. Há um helicóptero a trabalhar. Não está nenhuma aldeia em perigo. Está tudo perfeitamente controlado”, garantiu. O responsável reconheceu que a população possa sentir alguma preocupação devido ao fumo visível.
Mais de 80% dos concelhos das regiões Norte, Centro e Algarve estão esta terça-feira em perigo muito elevado ou máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O aviso amarelo devido às temperaturas elevadas estende-se a quase todo o país, com exceção do distrito de Faro.
Nas regiões do Norte e Centro, praticamente todos os concelhos apresentam risco muito elevado ou máximo. No litoral norte, apenas os concelhos de Esposende (Braga), Póvoa de Varzim (Porto), Murtosa, Aveiro e Ílhavo (todos no distrito de Aveiro) estão em perigo moderado.
Autarca social-democrata, que já ativou o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, disse temer que a “situação se agrave" nas próximas horas
28 Jul 2025 | 18:34 |
O fogo que deflagrou no sábado, dia 26 de julho, em Ponte da Barca, e lavra no Parque Nacional da Peneda-Gerês continua a ser combatido por quase quatro centenas de operacionais. Há, nesta altura, cinco meios aéreos a ajudar no combate às chamas, mas já chegaram a ser sete - entre eles quatro meios vindos de Espanha. O incêndio continua ativo com duas frentes.
Augusto Marinho: "Se não fosse uma frase banal, descrevia a situação como o inferno na Terra"
O presidente da Câmara do município relata as últimas horas no teatro de operações: "É um cenário muito complicado, com uma extensão grande, com muitos reacendimentos próximos das populações. Há sítios em que a população está sozinha porque os meios estão empenhados em vários teatros, não se podem desdobrar. Se não fosse uma frase banal, descrevia a situação como o inferno na Terra", afirmou Augusto Marinho, em declarações à agência Lusa.
Augusto Marinho adiantou que, "graças aos operacionais no terreno, para já, não há ainda casas" afetadas. "Em algumas situações acho que Deus também meteu a mão", desabafou o autarca social-democrata, visivelmente transtornado pelos incêndios na região.
Augusto Marinho: "Fogo já provocou prejuízos elevados, matando gado e consumindo anexos e alfaias agrícolas"
O fogo "já provocou prejuízos elevados, matando gado e consumindo anexos e alfaias agrícolas, entre outros", referiu, acrescentando que falou com o secretário de Estado da Proteção Civil que lhe "assegurou que todos os meios aéreos disponíveis” estavam alocados ao fogo de Ponte da Barca.
O presidente da junta de freguesia de Ermida afirma que os meios aéreos se atrasaram no combate às chamas, esta manhã. "Começaram a atuar pelas 9h20 e estava previsto ser às 8h40", afirmou Francisco Lopes. O atraso, defende, poderá ter prejudicado o combate ao incêndio. "Faz toda a diferença. É um terreno acidentado (...). Tinha de ser mesmo através de meios aéreos. E isso dificultou o combate às chamas", referiu,
Candidatura foi anunciada, acusando a atual gestão da cidade de subserviência a agendas internacionais e de destruição da identidade da capital
27 Jul 2025 | 16:55 |
Adelaide Ferreira é candidata à Câmara Municipal de Lisboa. A cantora de 65 anos de idade entra, assim, na corrida às autárquicas da capital pelo partido ADN (Alternativa Democrática Nacional). O ato eleitoral será realizado a 12 de outubro de 2025.
A candidatura foi anunciada como uma resposta direta ao que o partido classifica sistema instalado, acusando a atual gestão da cidade de subserviência a agendas internacionais e de destruição da identidade lisboeta. Adelaide Ferreira defende uma postura assumidamente anti-globalista, rejeita o politicamente correto e combate o que considera ser um revisionismo ideológico que ameaça os fundamentos da sociedade portuguesa.
Inicialmente, a notícia foi avançada pelo jornal Correio da Manhã e mais tarde confirmada pelo presidente do partido nas redes sociais. "Quero agradecer à Adelaide Ferreira ter aceitado o convite do ADN para mantemos o combate ao globalismo", escreveu Bruno Fialho.
Na mesma publicação, o presidente do partido disse que Adelaide Ferreira "representa uma verdadeira alternativa ao sistema instalado, à gestão submissa às agendas estrangeiras e à destruição da identidade da cidade". Figura incontornável da cultura portuguesa, Adelaide Ferreira assume nova preponderância na vida política ativa.
No seu programa, a candidata apresenta cinco compromissos centrais, com medidas que representam uma rutura clara face às políticas atuais. A primeira proposta passa pela revogação imediata de todas as ciclovias consideradas inúteis ou prejudiciais ao tráfego urbano, defendendo a devolução do espaço público a residentes e comerciantes.