Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Fernando Peres: O maestro do Sporting com personalidade vincada

Figura incontornável do clube verde e branco destacou-se com o seu talento e conquistou títulos, deixando uma marca na história leonina

Fernando Peres, o "patrão" do meio-campo do Sporting, vestiu as cores do clube leonino durante 6 épocas em que disputou 267 jogos e marcou 73 golos
Fernando Peres, o "patrão" do meio-campo do Sporting, vestiu as cores do clube leonino durante 6 épocas em que disputou 267 jogos e marcou 73 golos

19 Fev 2025 | 17:48 |

Icon Comentário0

Fernando Peres da Silva nasceu a 18 de janeiro de 1943 e foi um dos grandes nomes da história do Sporting, destacando-se como médio ofensivo entre 1965 e 1972. Com uma grande técnica e visão rapidamente se tornou uma peça-chave na equipa leonina, impondo-se como o verdadeiro “patrão” do meio-campo, termo que hoje em dia é recorrentemente utilizado.


O seu percurso começou no Belenenses, onde se afirmou como um dos jovens mais promissores do futebol português. Em 1964, ainda antes de se transferir para o Sporting, fez a sua estreia pela seleção nacional, marcando um golo frente à Inglaterra. O seu talento rapidamente chamou a atenção dos leões, que garantiram a sua contratação em 1965. Na primeira passagem pelo Sporting, Peres foi peça-chave na conquista do campeonato nacional de 1965/66, sob o comando de Otto Glória. A sua capacidade de jogar entre linhas e descaído para o lado esquerdo permitiu-lhe somar 11 golos na campanha vitoriosa. Apesar de integrar a convocatória para o Mundial de 1966, não chegou a ser utilizado.


Após desentendimentos com a direção leonina, saiu em 1968 para representar a Académica, aproveitando a lei estudantil. No entanto, a sua ligação ao clube de Coimbra durou apenas uma época e, assim, acabou por regressar Alvalade, em 1969. Voltou a ser um dos jogadores mais influentes, contribuindo para a conquista do campeonato nacional de 1969/1970 e da Taça de Portugal em 1970/1971.


Com a camisola do Sporting, Peres disputou um total de 267 jogos e marcou 73 golos, deixando uma marca inesquecível na história do Clube. Na seleção, jogou em 27 ocasiões, sendo que 23 dessas internacionalizações aconteceram enquanto jogador do Sporting. Em 1972, integrou a equipa que disputou a Mini Copa no Brasil, destacando-se entre os melhores jogadores portugueses da época.

Fora das quatro linhas, a sua forte personalidade trouxe-lhe alguns desafios. Em 1973, após um desentendimento entre um dirigente leonino e o treinador Fernando Vaz, Peres tomou uma posição em defesa do técnico. A atitude em causa não foi bem recebida pela direção do Sporting, que lhe apresentou uma proposta de renovação que este considerou ser inaceitável. Como represália, o clube utilizou a “Lei da Opção” para impedir a sua transferência para outro clube, obrigando-o a ficar um ano sem jogar.


Durante esse período afastado dos relvados, iniciou a sua experiência como treinador, assumindo o comando do Peniche. No entanto, a mudança na Presidência do Sporting trouxe uma nova oportunidade. João Rocha, o então presidente, facilitou a sua saída para o Brasil, onde assinou pelo Vasco da Gama. Em terras canarinhas, sagrou-se campeão em 1974, conquistando ainda mais reconhecimento pelo seu talento, agora no estrangeiro. Apesar desse sucesso, as saudades da família falarm mais alto. Em 1975, regressou a Portugal para representar o Porto, mas as lesões dificultaram a sua afirmação. Pouco depois, voltou ao Brasil para defender as cores do Sport Recife, onde conquistou o Campeonato Pernambucano antes de encerrar a sua carreira como jogador.

Já retirado dos relvados, Fernando Peres deu continuidade à carreira de treinador, passando por clubes como União de Leiria, Vitória de Guimarães e Estoril, onde conseguiu a promoção ao primeiro escalão. Mais tarde, regressou ao Sporting, como adjunto de Pedro Rocha, numa fase conturbada do Clube. Também trabalhou no futebol saudita, colaborando com Artur Jorge. Nos últimos anos, manteve-se ligado ao futebol através da Sporting TV, onde participou como comentador no programa “Especial Jornada”, canal em que o presidente Frederico Varandas irá falar esta sexta-feira, dia 21 de fevereiro. Fernando Peres morreu a 10 de fevereiro de 2019, aos 76 anos.


Futebol

Oficial! Vitória de Guimarães e Sporting chegam a acordo; Futebolista sai por empréstimo

Defesa central ruma ao emblema vimaranense até ao final da temporada; Atleta mostrou entusiasmo pelo novo desafio na carreira desportiva

Oficial! Defesa central sai do Sporting por empréstimo e abraça novo projeto desportivo no Vitória de Guimarães
Oficial! Defesa central sai do Sporting por empréstimo e abraça novo projeto desportivo no Vitória de Guimarães

31 Ago 2025 | 19:16 |

Icon Comentário0

É oficial. O Vitória de Guimarães anunciou este domingo, dia 31 de agosto, a chegada de Dária Kaminska por empréstimo do Sporting até final da época. A central portuguesa, de 18 anos, marcou dois golos em 11 jogos ao serviço da equipa B verde e branca na temporada passada.


D. Kaminska: "Assinar pelo Vitória de Guimarães é um passo muito importante na minha carreira"


"Assinar pelo Vitória de Guimarães é um passo muito importante na minha carreira, conheço a grandeza do clube, da história e a paixão dos adeptos", afirmou aos meios do emblema vimaranense, acrescentando: "A Liga BPI é o palco certo para crescer e mostrar o meu valor e quero aproveitar esta oportunidade ao máximo".


D. Kaminska: "Queremos ser uma equipa capaz de competir de igual para igual com qualquer adversário"

A jogadora vai assim evoluir no emblema vimaranense: "Queremos ser uma equipa capaz de competir de igual para igual com qualquer adversário e, pessoalmente, quero mostrar que estou pronta para competir ao mais alto nível e assim afirmar-me também na Liga BPI", referiu.


Também Ana Filipa Ribeiro foi apresentada como reforço do Rio Ave por empréstimo do Sporting. A lateral de 19 anos chega a Vila do Conde após meia temporada em que esteve igualmente cedida ao Clube de Albergaria. A atleta tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2027.

A equipa de futebol feminino do Sporting ficou recentemente a conhecer o calendário da temporada 2025/26 da Liga BPI. O campeonato arranca no fim-de-semana de 13 de setembro. O sorteio, que teve lugar na Cidade do Futebol, ditou que a primeira jornada vai contar com a receção do Sporting, precisamente, ao recém-promovido Vitória de Guimarães.

Veja a publicação:


Futebol

Gyokeres sem motivos para sorrir no Liverpool - Arsenal

Em Anfield, comandados de Arne Slot levaram a melhor sobre o turma de Mikel Arteta, em duelo da terceira jornada da Premier League 25/26

Gyokeres, antigo avançado do Sporting, teve uma exibição discreta no Liverpool - Arsenal e raramente teve chances para fazer a diferença
Gyokeres, antigo avançado do Sporting, teve uma exibição discreta no Liverpool - Arsenal e raramente teve chances para fazer a diferença

31 Ago 2025 | 19:06 |

Icon Comentário0

O Liverpool levou a melhor sobre o Arsenal (1-0) no duelo da terceira jornada da Premier League 25/26 que colocou frente a frente, em Anfield, campeão e vice-campeão da temporada passada. Viktor Gyokeres - que foi convocado para a seleção sueca - foi titular na equipa londrina e alinhou os 90 minutos do encontro.


A jogar em Anfield, os 'reds' dominaram o encontro, em especial no segundo tempo, mas o Arsenal parecia encaminhar-se para resistir e regressar a Londres com um ponto. O antigo avançado do Sporting teve uma exibição discreta e raramente teve chances para fazer a diferença.


Aos 83 minutos, o internacional húngaro Dominik Szoboszlai marcou o único golo da partida, na transformação soberba de um livre direto ainda bem de longe, e deu os três pontos ao Liverpool, apesar de o Arsenal ter ficado perto do empate nos instantes finais.


Os comandados de Arne Slot seguem assim 100% vitoriosos na prova, com nove pontos, a par do Chelsea, a outra única equipa que ainda só sabe ganhar ao fim de três jornadas. O Arsenal, que também havia somado duas vitórias nas duas primeiras jornadas, mantém os mesmos seis pontos.

Depois de uma temporada brilhante pelos leões, Viktor Gyokeres - avaliado em 75 milhões de euros - soma três jogos pelo Arsenal, todos para a Premier League. Nos 240 minutos que tem com a camisola dos gunners, o sueco já apontou dois golos, ambos frente ao Leeds.



Futebol

Rui Borges criticado por não colocar Vagiannidis e Quenda no onze do Sporting

Treinador do Clube de Alvalade optou por voltar a deixar Georgios Vagiannidis e Geovany Quenda no banco de suplentes frente ao Porto

Georgios Vagiannidis e Geovany Quenda foram lançados por Rui Borges no Sporting - Porto, apenas depois do primeiro golo do jogo marcado por Luuk de Jong (61')
Georgios Vagiannidis e Geovany Quenda foram lançados por Rui Borges no Sporting - Porto, apenas depois do primeiro golo do jogo marcado por Luuk de Jong (61')

31 Ago 2025 | 17:24 |

Icon Comentário0

Rui Borges optou por voltar a deixar Georgios Vagiannidis e Geovany Quenda no banco de suplentes. Sofia Oliveira voltou a questionar as escolhas do treinador do Sporting, referindo que a dupla deveria ser titular em detrimento de Iván Fresneda e Geny Catamo.


"Chega a ser cómico que tenham sido necessários 63’ para que se percebesse que a dupla Vagiannidis/Quenda era a única capaz de estar ao nível deste jogo", pode ler-se na rede social 'X' (antigo Twitter). Georgios Vagiannidis e Geovany Quenda foram lançados na partida, minutos após o primeiro golo do jogo marcado por Luuk de Jong (61').


Tal como o nosso Jornal revelou, em Exclusivo, o Chelsea não está nada agradado com a gestão que Rui Borges está a fazer de Geovany Quenda. Os ingleses estão descontentes com os poucos minutos dados ao jovem extremo formado na Academia Cristiano Ronaldo, comprado pelos blues ao Sporting a meio da última temporada.


Recentemente, Sofia Oliveira comentou a possibilidade de Jota Silva vir a ser reforço do Sporting ainda durante a janela de transferências deste verão e acabou por criticar o extremo português: "Não sou grande fã do Jota Silva. Acho que não vai ter impacto no Sporting. É um jogador muito intermitente. Estraga várias jogadas", disse a comentadora desportiva.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo apenas no fim de semana de 13/14 de setembro, frente ao Famalicão. O encontro, a contar para a quinta jornada do Campeonato Nacional, diante da turma liderada por Hugo Oliveira, jogar-se-á no Minho ainda com data e horário por definir.


Veja a publicação:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Técnico campeão no Sporting não exclui hipótese de rumar ao Benfica: "Não sei"
Futebol

Técnico campeão no Sporting não exclui hipótese de rumar ao Benfica: "Não sei"

31 Ago 2025 | 16:43

Icon Comentário0
Ex presidente do Sporting indignado: "Árbitro e VAR não quiseram ver. Fomos prejudicados"
Futebol

Ex presidente do Sporting indignado: "Árbitro e VAR não quiseram ver. Fomos prejudicados"

31 Ago 2025 | 15:50

Icon Comentário0
Chelsea entra em cena e quer joia do Sporting em cima do fecho de mercado
Futebol

Chelsea entra em cena e quer joia do Sporting em cima do fecho de mercado

31 Ago 2025 | 15:35

Icon Comentário0