Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Fernando Peres: O maestro do Sporting com personalidade vincada

Figura incontornável do clube verde e branco destacou-se com o seu talento e conquistou títulos, deixando uma marca na história leonina

Fernando Peres, o "patrão" do meio-campo do Sporting, vestiu as cores do clube leonino durante 6 épocas em que disputou 267 jogos e marcou 73 golos
Fernando Peres, o "patrão" do meio-campo do Sporting, vestiu as cores do clube leonino durante 6 épocas em que disputou 267 jogos e marcou 73 golos

  |

Icon Comentário0

Fernando Peres da Silva nasceu a 18 de janeiro de 1943 e foi um dos grandes nomes da história do Sporting, destacando-se como médio ofensivo entre 1965 e 1972. Com uma grande técnica e visão rapidamente se tornou uma peça-chave na equipa leonina, impondo-se como o verdadeiro “patrão” do meio-campo, termo que hoje em dia é recorrentemente utilizado.


O seu percurso começou no Belenenses, onde se afirmou como um dos jovens mais promissores do futebol português. Em 1964, ainda antes de se transferir para o Sporting, fez a sua estreia pela seleção nacional, marcando um golo frente à Inglaterra. O seu talento rapidamente chamou a atenção dos leões, que garantiram a sua contratação em 1965. Na primeira passagem pelo Sporting, Peres foi peça-chave na conquista do campeonato nacional de 1965/66, sob o comando de Otto Glória. A sua capacidade de jogar entre linhas e descaído para o lado esquerdo permitiu-lhe somar 11 golos na campanha vitoriosa. Apesar de integrar a convocatória para o Mundial de 1966, não chegou a ser utilizado.


Após desentendimentos com a direção leonina, saiu em 1968 para representar a Académica, aproveitando a lei estudantil. No entanto, a sua ligação ao clube de Coimbra durou apenas uma época e, assim, acabou por regressar Alvalade, em 1969. Voltou a ser um dos jogadores mais influentes, contribuindo para a conquista do campeonato nacional de 1969/1970 e da Taça de Portugal em 1970/1971.


Com a camisola do Sporting, Peres disputou um total de 267 jogos e marcou 73 golos, deixando uma marca inesquecível na história do Clube. Na seleção, jogou em 27 ocasiões, sendo que 23 dessas internacionalizações aconteceram enquanto jogador do Sporting. Em 1972, integrou a equipa que disputou a Mini Copa no Brasil, destacando-se entre os melhores jogadores portugueses da época.

Fora das quatro linhas, a sua forte personalidade trouxe-lhe alguns desafios. Em 1973, após um desentendimento entre um dirigente leonino e o treinador Fernando Vaz, Peres tomou uma posição em defesa do técnico. A atitude em causa não foi bem recebida pela direção do Sporting, que lhe apresentou uma proposta de renovação que este considerou ser inaceitável. Como represália, o clube utilizou a “Lei da Opção” para impedir a sua transferência para outro clube, obrigando-o a ficar um ano sem jogar.


Durante esse período afastado dos relvados, iniciou a sua experiência como treinador, assumindo o comando do Peniche. No entanto, a mudança na Presidência do Sporting trouxe uma nova oportunidade. João Rocha, o então presidente, facilitou a sua saída para o Brasil, onde assinou pelo Vasco da Gama. Em terras canarinhas, sagrou-se campeão em 1974, conquistando ainda mais reconhecimento pelo seu talento, agora no estrangeiro. Apesar desse sucesso, as saudades da família falarm mais alto. Em 1975, regressou a Portugal para representar o Porto, mas as lesões dificultaram a sua afirmação. Pouco depois, voltou ao Brasil para defender as cores do Sport Recife, onde conquistou o Campeonato Pernambucano antes de encerrar a sua carreira como jogador.

Já retirado dos relvados, Fernando Peres deu continuidade à carreira de treinador, passando por clubes como União de Leiria, Vitória de Guimarães e Estoril, onde conseguiu a promoção ao primeiro escalão. Mais tarde, regressou ao Sporting, como adjunto de Pedro Rocha, numa fase conturbada do Clube. Também trabalhou no futebol saudita, colaborando com Artur Jorge. Nos últimos anos, manteve-se ligado ao futebol através da Sporting TV, onde participou como comentador no programa “Especial Jornada”, canal em que o presidente Frederico Varandas irá falar esta sexta-feira, dia 21 de fevereiro. Fernando Peres morreu a 10 de fevereiro de 2019, aos 76 anos.


Futebol

Lenda do Manchester United rendido a decisão de Bruno Fernandes; Ex Sporting faz furor

Grande símbolo do clube de Old Trafford elogiou a escolha do capitão dos red devils em não se transferir para a Arábia Saudita

Lenda do Manchester United está rendido à decisão de Bruno Fernandes em dar nega aos milhões da Arábia Saudita
Lenda do Manchester United está rendido à decisão de Bruno Fernandes em dar nega aos milhões da Arábia Saudita

  |

Icon Comentário0

Até muito recentemente, Bruno Fernandes esteve apontado a uma transferência para o Al Hilal, que acabou por cair por terra, decidindo permanecer no Manchester United. O capitão do clube de Old Trafford explicou a sua escolha mas, não foi o único, depois de Rio Ferdinand também ter abordado a temática.


Rio Ferdinand:"Ofereceram 200 milhões de euros por quatro anos de contrato. Vou ser honesto, eu não sei se teria dito que não"


Em declarações feitas no seu podcast, Rio Ferdinand não podia estar mais satisfeito com a permanência de Bruno Fernandes no Manchester United: ”Eu não poderia ter acordado esta manhã mais feliz, porque estive com receio nos últimos dias, com as notícias de que ele iria para a Arábia. Eles ofereceram 200 milhões de euros por quatro anos de contrato. Vou ser honesto, eu não sei se teria dito que não”.


“Ele tem 30 anos num clube que está em dificuldades e vai ficar... É o nosso melhor marcador, o nosso melhor assistente, o nosso maior criador de oportunidades, ele faz tudo e é o nosso capitão”, revelou o antigo defesa-central que representou o Manchester United durante 11 temporadas.

Rio Ferdinand:"Bruno Fernandes? É o nosso maior jogador, o nosso talismã"


De seguida, Rio Ferdinand salientou a decisão de Bruno Fernandes, fazendo referência à situação desportiva do Clube: ”Perdemos a final da UEFA Europa League, terminámos no 15.º lugar da Premier League e é o nosso maior jogador, o nosso talismã, disse não à Arábia, quando muitos diriam que sim. Mandei-lhe uma mensagem, não vou entrar em detalhes, mas que homem”.

Em 2024/25, Bruno Fernandes - avaliado em 50 milhões de euros - disputou 57 jogos, nos quais marcou 19 golos e fez 18 assistências, ao longo de 4.933 minutos. Pelo Clube de Alvalade, o médio apontou 63 golos em 137 partidas disputadas com a Listada verde e branca.


Futebol

Maxi Araújo e Franco Israel em destaque! Dupla de craques do Sporting protagoniza momento hilariante

Dois jogadores da equipa verde e branca foram protagonistas de uma situação caricata, numa sessão de treino da seleção do Uruguai

Maxi Araújo e Franco Israel, que se destacaram ao serviço do Sporting, estão concentrados nos trabalhos da seleção do Uruguai
Maxi Araújo e Franco Israel, que se destacaram ao serviço do Sporting, estão concentrados nos trabalhos da seleção do Uruguai

  |

Icon Comentário0

Depois de terem ajudado o Sporting a conquistar o bicampeonato e a Taça de Portugal, Maxi Araújo e Franco Israel estão concentrados nos próximos compromissos do Uruguai. A dupla de jogadores leoninos integrou, esta terça-feira, mais um treino da seleção uruguaia e protagonizou um momento divertido.


Num dos exercícios da sessão de trabalhos, Maxi Araújo - que está em vias de chegar aos 68 jogos, em 2024/25 - testou a sua pontaria e marcou um belo golo na baliza que estava a ser defendida por Franco Israel. O ala de 25 anos ficou visivelmente feliz com o remate certeiro e, logo de seguida, brincou com o guarda-redes, fazendo um gesto de um coração na direção do companheiro. O momento foi partilhado pela seleção uruguaia nas redes sociais.


Vale sublinhar que o Uruguai continua a preparar os próximos jogos da fase de apuramento sul americana para o Mundial 2026. No próxima sexta-feira, a seleção celeste defronta o Paraguai, em Assunção, e, no dia 11, recebe a Venezuela, em Montevideo. Nos últimos jogos, realizados no passado mês de março, os uruguaios perderam frente à Argentina, por 1-0, e empataram 0-0 frente à Bolívia.


Na classificação da fase de apuramento da CONMEBOL para o Mundial 2026, o Uruguai surge no terceiro lugar, com 21 pontos. A Argentina é líder, com 31, e o Equador está na segunda posição, com 23. Em lugares de qualificação para o próximo Campeonato do Mundo estão ainda o Brasil e o Paraguai, com 21 pontos, e a Colômbia, com 20.

Maxi Araújo e Franco Israel têm sido presença assídua nos convocados da seleção comandada por Marcelo Bielsa. O ala soma 22 internacionalizações e três golos, tendo feito a estreia em junho de 2023, num jogo amigável frente à Nicarágua. Curiosamente, esse foi, para já, o único encontro realizado pelo guardião pela equipa principal do Uruguai, sendo habitualmente suplente de Sergio Rochet.


Veja, aqui, o momento protagonizado por Maxi Araújo e Franco Israel:


Futebol

Advogado de Jorge Jesus fala em plano de Varandas no Sporting - Benfica da Supertaça

Presidente dos leões estará a preparar estratégia especial para o dérbi entre leões e águias, que se disputa no primeiro fim de semana de agosto

Advogado de Jorge Jesus diz que Frederico Varandas quer segurar Viktor Gyokeres até ao Sporting - Benfica da Supertaça
Advogado de Jorge Jesus diz que Frederico Varandas quer segurar Viktor Gyokeres até ao Sporting - Benfica da Supertaça

  |

Icon Comentário0

Luís Miguel Henrique crê que Frederico Varandas está a tentar segurar Viktor Gyokeres até ao Sporting - Benfica da Supertaça. O advogado de Jorge Jesus levantou a hipótese de o sueco - que comentou uma eventual saída - continuar em Alvalade pelo menos até ao primeiro fim de semana de agosto, garantindo ainda que o vencedor do primeiro troféu da temporada poderá ditar "hegemonia" em Portugal.


Luís Miguel Henrique: "Varandas fará tudo para ganhar, inclusive atrasar venda de Gyokeres"


"Na verdade, não me parece coincidência que (Viktor) Gyokeres, (Geny) Catamo e (Eduardo) Quaresma, tenham sido dispensados dos seus compromissos com as seleções nacionais e tenham entrado imediatamente de férias", apontou Luís Miguel Henrique, ao jornal Record.


Para o comentador, "Varandas percebeu claramente a importância do que estará em jogo nessa próxima Supertaça e tudo fará para a ganhar (incluindo atrasar o mais possível uma eventual venda Gyokeres para após 4 de agosto e poder ainda contar com o jogador e ter equipa na máxima força?) e assim provar, não só ao seu rival como a todo o país, que o Sporting é a equipa mais forte, independentemente de erros de arbitragem".

Luís Miguel Henrique: "Sporting - Benfica será um jogo que colocará em causa a hegemonia"


"Reduzir a Supertaça à simples disputa de um troféu será um exercício intelectualmente preguiçoso, pois será um jogo que colocará em disputa a hegemonia, o poder, a influência e a eventual estabilidade institucional no futebol português", admitiu, antevendo um grande embate entre Sporting e Benfica.

Para terminar, Luís Miguel Henrique revela a importância de uma vitória para ambas as equipas, principalmente com o campeonato para disputar e os encarnados em época de possíveis mudanças na presidência: "Acredito que quem vencer, ganhará mais do que um título. Ganhará tração e embalo para o que se seguirá… e entre eleições e centralização, muito virá a caminho".


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting desespera! Ex jogador dos leões tenta desviar Clayton
Futebol

Sporting desespera! Ex jogador dos leões tenta desviar Clayton

 

Icon Comentário0
Estreante do Sporting promete fazer tatuagem de golo importante na Liga dos Campeões
Futebol

Estreante do Sporting promete fazer tatuagem de golo importante na Liga dos Campeões

 

Icon Comentário0
Com aval de Rui Borges, extremo-esquerdo vai assinar com o Sporting
Futebol

Com aval de Rui Borges, extremo-esquerdo vai assinar com o Sporting

 

Icon Comentário0