Futebol
Há pormenor que salta à vista na recuperação de Daniel Bragança no Sporting (vídeo)
08 Out 2025 | 07:01
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
01 Dez 2024 | 17:53 |
A derrota caseira do Sporting frente ao Santa Clara por 1-0 é um dos temas mais falados no mundo desportivo em Portugal. Alexandre Pereira, jornalista do jornal A Bola, fez uma análise de quase tudo o que aconteceu no jogo, abordando desde o que se passou em campo até os erros de arbitragem.
"Claro que a discussão dos próximos dias, dependendo do que Benfica e Porto fizerem, vai circular em torno de duas más decisões da equipa de arbitragem do Sporting-Santa Clara. Segundo a análise especializada de A BOLA, terão ficado por assinalar duas grandes penalidades a favor dos leões numa derrota que pesa muito mais do que se tivesse sucedido com Ruben Amorim no banco."
"Os jogos, se forem vistos desapaixonadamente, não podem resumir-se a duas decisões de um árbitro. Na verdade, são sempre várias as decisões tomadas, e as análises acabam por ser simplistas se se restringirem a um ou dois momentos", continuou.
"O que aconteceu no Estádio de Alvalade é que houve uma equipa a jogar do outro lado. Ela preparou-se, tem condições de treino, tem um treinador que lidera uma equipa técnica capacitada com estudos e/ou experiência, e conseguiu levar avante um plano."
"Bem andou João Pereira ao não escolher esse caminho para justificar a derrota na estreia como treinador na Liga. Revela coragem, e ele bem dela precisa para o desafio que tem pela frente. Não deixemos passar em claro o que o Santa Clara conseguiu em Alvalade, porque já aconteceu e é um facto, que vale sempre mais que uma opinião", concluiu.
Jogador está afastado por lesão grave no joelho direito desde 26 de outubro de 2024, o que o mantém fora das escolhas de Rui Borges
08 Out 2025 | 07:52 |
Nuno Santos está cada vez mais próximo de regressar às opções do Sporting. O canhoto sente-se preparado para voltar à competição e, neste momento, espera apenas 'luz verde' do médico dos leões para que possa integrar o restante grupo de trabalho.
Segundo informações do jornal A Bola - e tal como avançado, anteriormente, pelo Leonino -, este aval por parte do departamento de performance dos leões pode chegar nesta pausa FIFA. O 'camisola 11' tem-se mostrado confiante e preparado depois de um longo trabalho de recuperação.
Nuno Santos pode mesmo pisar os relvados após esta paragem para compromissos internacionais, a tempo de integrar a comitiva do Sporting que irá defrontar o Marselha no dia 22 de outubro, em partida a contar para a terceira jornada da Liga dos Campeões.
O ala lesionou-se a 26 de outubro de 2024, há praticamente 11 meses. Relembrar que esta é a terceira vez na carreira do jogador sofre uma lesão grave no joelho direito. O jogador já tinha sofrido uma rotura do tendão rotuliano nessa parte do corpo em 2015, quando alinhava no Benfica, e também em 2018, quando representava o Rio Ave.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Nuno Santos – avaliado em 9 milhões de euros – somou apenas 10 encontros: sete na Liga Portugal Betlic, dois na Liga dos Campeões e um na Taça de Portugal. Nos 606 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o atleta marcou um golo (Sturm Graz) e fez uma assistência (Portimonense).
Central neerlandês acabou por ser relegado para a equipa B do Clube de Alvalade após os acontecimentos no último mercado de transferências
08 Out 2025 | 07:37 |
Jeremiah St. Juste não percebe porque não soma qualquer minuto ao serviço da equipa B do Sporting, depois de ter sido afastado do plantel principal dos verdes e brancos - fruto de ter rejeitado as transferências para o Osasuna e para o Hertha no último mercado de transferências.
Apesar de a Direção do Clube de Alvalade não ter dado qualquer indicação a João Gião para que não utilizasse o neerlandês, a verdade é que, em três encontros do conjunto secundário dos leões - Portimonense, Marítimo e Leixões -, o defesa central não entrou sequer na convocatória. Apesar de perceber que a equipa B serve para fazer crescer jogadores, St. Juste não entende o motivo para não entrar sequer nas contas, informa o jornal A Bola. Aliás, a principal preocupação do defesa acaba por ser a sua desvalorização no mercado de transferências.
O jogador continua à espera da chegada do mercado de transferências de janeiro para poder fazer contas à vida e, num cenário favorável a ambas as partes, tal implicaria a chegada de algum dinheiro ao Sporting. No entanto, esta opção acaba por ser cada vez mais difícil, uma vez que ainda não somou qualquer minuto - seja em que competição for - nesta temporada. Enquanto isso, St. Juste vai fazendo trabalho extra à margem dos treinos.
A principal preferência do jogador para o seu futuro passa por um regresso à Bundesliga, no entanto, são vários os pensamentos na sua mente. Tal como o Leonino avançou, em Exclusivo, caso não surja qualquer proposta no inverno, St. Juste está disposto a manter-se no Sporting sem jogar até ao final da época e não tem interesse na rescisão mútua de contrato.
Em 2024/2025, St. Juste – avaliado em 6 milhões de euros – fez 28 jogos com a camisola do Sporting: 14 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. No total, o defesa somou 1.385 minutos, não tendo marcado ou feito qualquer assistência.
Direção de Frederico Varandas não coloca extensão do vínculo do jogador fora das opções, mas decisões de Rui Borges podem levar a outro rumo
08 Out 2025 | 07:21 |
Matheus Reis pode vir a precipitar a saída do Sporting em janeiro, uma vez que termina contrato com o Clube de Alvalade no próximo verão e acaba por não entrar nas contas de Rui Borges para a presente temporada desportiva dos leões.
Apesar de a Direção de Frederico Varandas ainda ter em cima da mesa a possibilidade de renovar com o jogador, tal como informou o Leonino, em Exclusivo, as decisões do treinador dos leões quanto à utilização do brasileiro podem levar outro rumo, avança o jornal O Jogo. A verdade é que, em todas as épocas iniciadas em Alvalade, o canhoto nunca tinha somado tão pouca utilização.
Depois de ter estado afastado os primeiros quatro jogos da temporada - por castigo cumprido após a final da Taça de Portugal -, Matheus Reis pouco ou nada voltou a contar para Rui Borges. Nos sete encontros em que esteve disponível, o 'camisola 2' foi apenas utilizado por uma vez, jogando 25 minutos frente ao Kairat, para a Liga dos Campeões. De resto, ficou no banco por quatro vezes e outras duas nem entrou na lista de convocados do Sporting.
Agora, caso surja uma proposta que agrade o jogador e o Clube, a saída voltou a ser um cenário em cima da mesa. Matheus Reis perdeu influência na equipa do Sporting fruto da mudança de sistema tático de Rui Borges, que não olha para o jogador como opção para central numa defesa a quatro, apesar de ter jogado várias vezes como terceiro central à esquerda - onde conta com a concorrência de Maxi Araújo e Ricardo Mangas.
Ao todo, desde que chegou aos verdes e brancos oriundo do Rio Ave, Matheus Reis já realizou 203 partidas, ao longo das quais marcou três golos e fez nove assistências. O atleta é ainda um dos mais polivalentes do plantel, jogando tanto como central como a lateral canhoto.
Há pormenor que salta à vista na recuperação de Daniel Bragança no Sporting (vídeo)
08 Out 2025 | 07:01
Rui Borges faz garantia a João Simões depois de o 'excluir' do Sporting
08 Out 2025 | 06:47
Sporting tem plano estipulado para Ousmane Diomande e minutos são tema de conversa
08 Out 2025 | 06:30