Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Eduardo Quaresma será baixa confirmada no Sporting – Boavista e terá de passar por todo um processo de reintegração gradual inserida no protocolo médico da FIFA que, no total, não será de menos de dez dias, uma vez que o organismo tem tomado mais atenção às lesões relacionadas com a zona do crânio.
Uma vez que o caso do central dos leões não parece grave – ele que foi obrigado a ser substituído e posteriormente suturado após um choque no encontro com o Brugge -, tal deverá ser o período mínimo a cumprir. Entretanto, o departamento médico de Alvalade irá continuar a controlar o jogador e possíveis sinais que possam preocupar: como confusão, irritabilidade ou vómitos.
Para já, ausente dos treinos do Sporting, Quaresma encontra-se a cumprir um período de repouso absoluto e apenas depois iniciará exercícios físicos ligeiros. A introdução da bola só se dará após isso, caso responda positivamente a todos eles, passando de seguida a atividade física mais intensa, mas ainda sem contato.
Assim sendo, o defesa pode falhar os próximos três jogos do Sporting: Boavista (14 de dezembro), Santa Clara (18 de dezembro) e Gil Vicente (22 de dezembro). No entanto, vão sendo aguardadas novidades sobre a evolução da recuperação do ‘camisola 72’.
Esta época, Eduardo Quaresma já soma dez partidas, contabilizando 621 minutos, ainda sem qualquer golo ou assistência. Em 2023/24, o jogador – avaliado em 14 milhões de euros – contabilizou 30 jogos pelo Sporting: 20 na Liga Portugal Betclic, quatro na Taça de Portugal, quatro na Liga Europa e dois na Taça da Liga. Ao todo, nos 1.541 minutos em que esteve dentro das quatro linhas apontou um golo.
Recorde a entrada dura que Eduardo Quaresma sofreu:
Presidente dos leões mantém a confiança em aposta que não tem se mostrado à altura dos acontecimentos, mas a situação pode mudar
|
0O Sporting não vive um bom momento e as más performances recentes da equipa comandada por João Pereira têm sido algo de duras críticas dos adeptos. As quatro derrotas consecutivas são o maior sinal da queda de rendimento dos leões. No entanto, Frederico Varandas já tomou a sua posição.
Apesar de todas as críticas por parte dos adeptos à formação treinada por João Pereira, o Presidente do Sporting mantém a confiança no treinador de 40 anos, tendo a vontade de pelo menos mantê-lo até ao dérbi frente ao Benfica, no dia 29 de dezembro.
Apesar desse voto de confiança, o presidente dos leões não deixa de estar atento a toda esta situação. João Pereira foi uma aposta pessoal, e daí a maior “paciência” que Frederico Varandas tem tido sobre o atual técnico dos leões, mas tudo pode mudar se as circunstâncias mudarem.
Toda esta situação está a acontecer devido à saída de Ruben Amorim para o Manchester United. Devido à saída do treinador que venceu dois campeonatos pelos leões, Varandas foi obrigado a subir João Pereira à pressa, aposta essa que ainda não se mostrou acertada.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 14 de dezembro, frente ao Boavista, em jogo relativo à 14.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Cristiano Bacci jogar-se-á pelas 20h30, em Alvalade
Antigo dirigente abordou, em coluna de opinião, o momento do treinador que trocou Alvalade por Old Trafford, e os desafios que ainda tem pela frente
|
0Eládio Paramés, antigo dirigente desportivo, assinou a sua coluna de opinião no jornal 'Record' sobre o antigo treinador do Sporting, Ruben Amorim. O técnico de 39 anos abandonou o Clube a 11 de novembro, rumo ao Manchester United.
"Há cerca de um mês escrevia aqui que Ruben Amorim iria ter vida muito difícil no Manchester United e, infelizmente, não estava errado. No clube vivem-se situações confusas e a inesperada saída de Dan Ashworth, um reputado dirigente em quem muitas esperanças se depositavam, apenas cinco meses após a sua contratação, não auguram nada de bom para o futuro próximo", começou por escrever.
Prosseguiu: "Os adeptos continuam a não entender como se gastaram 1.6 mil milhões de libras em transferências desde 2013, das quais 660 milhões nos últimos 2 anos, sem que desportivamente tamanho investimento se tenha transformado em triunfos desportivos. E perguntam como foi possível pagar 89 milhões por Pogba para, de seguida, o terem despachado de borla, ou 73 por Jadon Sancho, para, incrivelmente, o emprestarem ao Chelsea, um adversário directo, ou ainda 86 milhões pelo brasileiro Antony, cujas exibições ainda não convencem nem justificam tão gigantesco investimento".
Explicou, depois: "Como então escrevi, Amorim tem pela frente um desafio muito complicado, e não apenas nos relvados, onde ainda antes do Natal vai ter de disputar o «derby» de Manchester, em casa do United – que também tem andado na mó de baixo e vai querer ganhar seja como for, nem que Guardiola se «arranhe» todo – e logo de seguida uma terrível deslocação a Londres, para também defrontar uma equipa «obrigada» a ganhar, no caso o Tottenham. E para além da parte desportiva, pelos vistos tem ainda de arrumar a casa e torná-la pronta para o futuro".
Terminou, da seguinte forma: "Não creio que, em caso dos resultados serem negativos, o lugar do treinador esteja em risco, a não ser que Sir Radcliff, o homem que manda no clube, esqueça que em 11 anos já passaram por Old Trafford seis técnicos e que a última vez que venceram a Premier foi há dez anos e insista no absurdo e na instabilidade. Mas pode acontecer, e Amorim deve estar preparado para isso e para ter de passar o Natal em Portugal", rematou Eládio Paramés.
Antigo jogador e referência dos leões comentou o momento do Clube de Alvalade, com especial atenção para as situações do Presidente e do treinador
|
0Fernando Mendes, antigo jogador e referência do Sporting, comentou o momento desportivo do Clube na CMTV, quando fazia o rescaldo à última derrota dos leões, frente ao Club Brugge. O antigo internacional português falou do mau momento dentro de campo, e da escolha de Frederico Varandas por João Pereira para novo treinador.
"Os jogadores são os mesmos, mudou o treinador e a equipa está muito pior do que o que estava. A realidade é essa. Eu não quero descarregar em cima do João Pereira, mas desde que ele chegou eu ainda não vi nenhuma coisa positiva no Sporting. Não consegui. É a realidade, para que esconder?", começou por dizer o antigo jogador que atuava a lateral.
Prosseguiu: "E sim, o Varandas é culpado, porque o meteu lá, porque achava que era o treinador indicado para o Clube. Mas depois há aqui uma coisa... Por muito que queiramos ilibar o João Pereira, não há hipótese, é ele que treina a equipa, não é o Varandas, não é o Viana".
Terminou, da seguinte forma: "Foi ele que disse que tinha capacidade para treinar a equipa quando foi apresentado, e depois é o que vemos até hoje. E depois há algo que me faz confusão: nem toda a gente é igual nas conferências de imprensa, o Ruben Amorim era o Ruben Amorim, o Bruno Lage é o Bruno Lage, o Vítor Bruno é o Vítor Bruno... são todos diferentes", rematou Fernando Mendes.
Relembrar que o Sporting começou a temporada com Ruben Amorim nos comandos da equipa, e arrancou para um início tremendo da época, com 11 vitórias noutros tantos jogos para o campeonato, e 10 pontos conquistados em 12 possíveis na Liga dos Campeões. O treinador abandonou o Clube em direção ao Manchester United a 11 de novembro, altura em que João Pereira assumiu os comandos da equipa. Desde então, os leões vêm numa espiral negativa: venceram o primeiro jogo com o novo técnico, mas perderam os quatro jogos seguintes, dois para o campeonato, e dois para a Champions.