Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
24 Jan 2026 | 11:14 |
O Sporting tem mantido uma linha consistente na gestão dos vínculos contratuais, assegurando a continuidade das peças mais relevantes do plantel. Foi esse o caminho seguido com Pedro Gonçalves, Gonçalo Inácio, João Simões e, mais recentemente, Ousmane Diomande.
Na agenda da administração liderada por Frederico Varandas permanecem, entretanto, outros processos por concluir, nomeadamente os de Daniel Bragança, Geny Catamo, Nuno Santos, Eduardo Quaresma e também Francisco Trincão. Entre estes, o dossiê do extremo é o que apresenta maior complexidade, uma vez que as conversas para estender o vínculo já se arrastam há algum tempo sem que tenha sido alcançado um acordo. O contrato do 'camisola 17' com os leões é válido até 2027.
Vale lembrar que a imprensa nacional revelou, recentemente, que Francisco Trincão pode não renovar com o Sporting antes do verão, altura pela qual reabre o mercado de transferências. Desta feita, pode mesmo existir abertura de ambas as partes para um negócio nessa fase, uma vez que é um dos jogadores mais atrativos do plantel verde e branco.
Algo que o 'camisola 17' tem consciência é de que uma eventual saída não se dará neste defeso, até porque a Direção leonina não vê qualquer transferência para fora de Alvalade em janeiro, apenas entradas - como foi o caso de Luis Guilherme e Souleymane Faye. Apenas um empréstimo está em cima da mesa, que é o de Alisson Santos.
No que à renovação diz respeito, o extremo tinha em cima da mesa um prolongamento de mais três anos de contrato - de 2027 a 2030 -, além de se tornar um dos capitães da equipa do Sporting e ficar com uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros. O não entendimento quanto aos valores de vencimento terá feito recuar ambas as partes.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Francisco Trincão - avaliado em 35 milhões de euros - soma 29 partidas. O avançado internacional português foi titular em quase todos os jogos oficiais. Até ao momento, registou nove golos e nove assistências na conta pessoal.
Internacional grego é um dos nomes que consta no boletim clínico dos verdes e brancos, mas o fim deste calvário deverá estar para breve
24 Jan 2026 | 10:45 |
Fotis Ioannidis apenas deverá regressar às opções do Sporting diante do Nacional, a 1 de fevereiro. A informação foi confirmada por Rui Borges, em antevisão à partida frente ao Arouca, mas sem grandes garantias sobre o tempo que falta de recuperação ao jogador.
O internacional grego lesionou-se logo ao minuto 4 da partida diante do Vitória de Guimarães, para a Taça da Liga, quando fez um remate de pé esquerdo em que dividiu a bola com um adversário. O jogador ainda forçou para permanecer em campo, mas cerca de 20 minutos depois acabou por pedir substituição devido às dores que estava a sentir.
Vale lembrar que esta se trata da mesma lesão que o avançado do Sporting sofreu diante do Santa Clara, para a Liga, no início de novembro - um traumatismo no ligamento do joelho esquerdo. Por isso mesmo, o Gabinete de Performance dos leões não pretende arriscar um regresso prematuro do jogador à competição.
Assim sendo, fora Fotis Ioannidis, Rui Borges não poderá com Eduardo Quaresma, Salvador Blopa, Geovany Quenda e Nuno Santos para o encontro deste sábado, dia 24 de janeiro, pelas 18h00, em partida válida para a 19.º jornada da Liga Portugal Betclic.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Fotis Ioannidis – avaliado em 20 milhões de euros – soma 21 partidas. O avançado internacional grego de 25 anos disputou 931 minutos, nos quais já apontou seis golos e três assistências com a Listada verde e branca.
Condições meteorológicas têm sido uma das principais preocupações dos verdes e brancos para a deslocação ao reduto arouquense
24 Jan 2026 | 10:09 |
Na conferência de imprensa de antevisão à deslocação a Arouca, Rui Borges foi questionado sobre a eventualidade de a partida deste sábado ser disputada sob queda de neve. "Espero e acredito que eles (os jogadores) estejam preparados para essa exigência, seja com neve, seja com bola cor de laranja ou amarela, seja o que for", respondeu o técnico. Mas o que dizem, afinal, as previsões meteorológicas para a hora do encontro?
Segundo os dados divulgados pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a probabilidade de neve no concelho de Arouca existe, mas restringe-se ao período entre a madrugada e o início da manhã. O fenómeno deverá ocorrer sobretudo em zonas situadas "acima dos 800/1000 metros, baixando a cota para 600/800 metros, com acumulação da ordem de 20 a 30 centímetros acima dos 1000 metros", conforme indicado no portal do organismo.
Para o horário do jogo, marcado para as 18h00, a previsão aponta apenas para chuva e vento fraco, com rajadas entre os quatro e os seis quilómetros por hora. As temperaturas deverão oscilar entre os cinco e os oito graus. Independentemente da presença ou não de neve, a expectativa é de uma noite fria na vila arouquense, algo habitual nesta fase do ano.
O Sporting volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 24 de janeiro, frente ao Arouca. O encontro, a contar para a 19.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Vasco Seabra, jogar-se-á às 18h00, no reduto adversário.
De momento, os verdes e brancos ocupam a segunda posição da tabela classificativa do Campeonato Nacional, com 45 pontos conquistados. O Benfica é terceiro classificado, com 42, enquanto a equipa do Porto lidera a competição, com 52 pontos.
Jogador encontra-se a passar por uma ausência prolongada de 14 meses, mas deverá estar prestes a ser reintegrado nos trabalhos dos leões
24 Jan 2026 | 09:44 |
Nuno Santos tem vindo a realizar trabalho no relvado nas últimas semanas e a reintegração no plantel principal aproxima-se. A informação foi avançada por Rui Borges, que, na conferência de antevisão ao encontro com o Arouca, indicou que o jogador deverá cumprir o primeiro treino sob a sua orientação já “na próxima semana”.
“Fico muito feliz se isso acontecer e tenho quase a certeza que isso vai acontecer, se Deus quiser”, declarou o treinador, recordando ainda que, na semana anterior, o esquerdino se chegou a disponibilizar para seguir com a equipa na deslocação ao terreno do Athletic Bilbao, a contar para a Liga dos Campeões.
Se o cenário se confirmar, o 'camisola 11' estará perto de colocar um ponto final numa ausência prolongada de cerca de 14 meses. A lesão ocorreu a 26 de outubro de 2024, no duelo frente ao Famalicão, quando sofreu uma rotura do tendão rotuliano do joelho direito. Dias depois, o atleta, agora com 30 anos, foi submetido a cirurgia e iniciou um processo de recuperação que acabou por se estender além do inicialmente previsto.
Com um período tão longo de inatividade, o regresso à competição será feito de forma faseada, começando pela recuperação do ritmo de treino antes de voltar gradualmente aos jogos oficiais pelo Sporting, com o objetivo de não correr riscos desnecessários nessa fase.
Nuno Santos – avaliado em 7 milhões de euros – chegou ao Sporting em 2020, oriundo do Rio Ave, a troco de 4,15 milhões de euros (dados Transfermarkt). Desde então, o ala de 30 anos contabiliza 196 encontros, 34 golos, 42 assistências e sete títulos conquistados (três Campeonatos Nacionais, uma Supertaça Cândido de Oliveira, uma Taça de Portugal e duas Taças da Liga).