Futebol
Vencedor de três Ligas dos Campeões quer levar Iván Fresneda do Sporting
04 Nov 2025 | 12:48
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
20 Mai 2021 | 18:00 |
A turma de Alvalade foi recebida nos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Lisboa, pelo presidente Fernando Medina. Após as habituais fotos o plantel leonino reuniu-se no exterior do edifício, onde Frederico Varandas teve a oportunidade de discursar, abordando toda a época leonina, deixando algumas palavras para os rivais do Sporting.
"As nossas primeiras palavras vão para os nossos rivais: foram duros dentro de campo, adversários difíceis, acreditaram até ao fim e graças a eles conseguimos superar-nos, batendo recordes atrás de recordes. Para eles, um obrigado", começou por dizer, prosseguindo: "Ainda falando sobre eles, seria uma injustiça confundir duas grandes instituições por pessoas que as representam. Cada rival, cada clube tem a sua estratégia de comunicação legítima. Para uns, não venceram porque foram o único clube do Mundo a ter Covid-19 outro porque teve apenas 16 penáltis. Mas eles sabem, todos sabem, que o Sporting foi o clube mais competente. Venceu e festejou".
Vitória na base da inteligência
"Conseguimos graças a estes senhores que estão atrás de mim. Por terem sido competentes, resilientes e com muito coração. Hoje estamos aqui a festejar uma vitória entre muitas outras, que tiveram início há três anos, um percurso difícil. Sempre disse que, com o atraso que tínhamos, não podíamos vencer os nossos rivais à custa do dinheiro, do poder e da força, mas à custa de inteligência. Teve de ser inteligência com muita resiliência, competência e sobretudo não ceder ao populismo que vem do exterior".
“Ter coragem é não ceder ao medo”
"Deixem-me confessar. A seguir a esta equipa ter sofrido dois empates, com o Famalicão e o B-SAD, e vimos reduzida a 4 pontos a vantagem sobre um dos nossos rivais, sentimos nesse momento... 'Lá vamos cair outra vez, lá vamos desiludir outra vez'. E eu pela primeira vez escrevi à minha equipa do Conselho Diretivo. A seguir ao empate com o B-SAD escrevi-lhes para dizer que íamos ser campeões. Não por termos o melhor treinador, um plantel com uma alma incrível, mas sobretudo por termos mudado a mentalidade do Sporting, que é uma mentalidade vencedora. E se me perguntam: 'É normal se naquele momento senti medo, após uma época espetacular, de morrer na praia? Senti. O treinador sentiu? Todos sentimos. Ter coragem é não ceder ao medo”.
“Rúben Amorim? Respeitemo-lo e deixemo-lo trabalhar"
"Não gosto de individualizar, mas tenho de fazer distinção e começar pelo nosso treinador. Rúben Amorim é português e o treinador do Sporting Clube de Portugal. Tem uma qualidade, seja um miúdo de 3 anos ou um senhor de 80, sabem que tem energia positiva. É lufada de ar fresco no nosso futebol. Respeitemo-lo e deixemo-lo trabalhar".
“Sporting tem tudo para estar no topo do futebol português”
"Tenho pouco mais de 40 anos. Vi acentuar-se a polarização do futebol português. Este é um momento histórico que Sporting não pode desperdiçar oportunidade de mudar paradigma do futebol português. Não posso prometer que seremos campeões para o ano, mas se Sporting tiver cabeça, juízo, união e competência, Sporting tem tudo para, em 2, 3 anos, estar no topo do futebol português. Será mais forte financeiramente e com cada vez mais títulos".
Reconciliação com as Claques
"Sporting vai precisar de reforços. Do sócio anónimo do núcleo de Memba, do sócio anónimo do Diretivo XXI, do Grupo Stromp, do núcleo de Vendas Novas, da Torcida Verde, do núcleo de Sydney, da Juventude Leonina, do núcleo do Seixal. Todos, só existem, porque existe o Sporting. Missão de todos eles é servir o Sporting e não o contrário. E este último ponto o Sporting nunca mais vai abdicar".
Apelo à união dos Sportinguistas
"Peço aqui a todos os adeptos do Sporting, a todos os sócios do Sporting. Vai haver momentos em que os nossos adversários nos vão encostar às cordas. Nunca mostrem medo nessa altura, aos nossos jogadores e muito menos aos nossos adversários. Sofremos juntos e temos a certeza de que eles se vão agarrar às cordas e vão conseguir contra-atacar. É assim que vamos conseguir enfrentar as adversidades que aí vêm".
Ainda assim, futebolista, agora com 27 anos de idade, diz ter boas memórias do emblema verde e branco, de onde saiu em 2019
04 Nov 2025 | 16:37 |
Merih Demiral foi um dos jogadores que passou por Sporting e Juventus, emblemas que se vão enfrentar na noite de terça-feira para a Champions League. O defesa central concedeu uma entrevista, onde falou sobre a sua passagem por Portugal e lamentou não ter tido mais oportunidades em Alvalade.
"Portugal, e especialmente Lisboa, sempre foi um lugar especial para mim, cheio de belas e boas recordações. Trabalhei muito pelos meus sonhos no Alcanenense e um dia, durante o treino, um olheiro chamado Paolo, de Lisboa, descobriu-me e convidou-me para um teste no Sporting. O primeiro dia foi incrível — treinei primeiro com os sub-19 de manhã e depois, no mesmo dia, com a equipa B. Devo tê-los impressionado porque, logo após esses treinos, prepararam um contrato para mim. A partir desse dia o meu sonho passou a ser jogar na equipa principal do Sporting", começou por dizer o jogador de 27 anos do Al Ahli ao jornal 'A Bola'.
M. Demiral: "Só joguei um jogo profissional, mas tinha grandes sonhos"
O atleta mostrou-se descontente por ter disputado apenas um jogo pela equipa principal do Sporting, na altura sob liderança de Jorge Jesus: "Só joguei um jogo profissional, mas tinha grandes sonhos – jogar na Liga, ficar lá muitos anos, jogar em Alvalade. Tinha estabelecido esse objetivo para mim mesmo, tornar-me jogador do equipa principal. sabia que os adeptos acreditavam em mim. Os que assistiam aos meus jogos diziam-me sempre isso".
M. Demiral: "Não poder jogar na equipa principal com regularidade deixou-me triste"
Ainda assim, o futebolista diz ter sido feliz nos leões: "Não poder jogar na equipa principal com regularidade deixou-me triste, mas sair daquela forma e seguir um caminho diferente na carreira acabou por ser bom. Acredito que o regresso à Turquia me ajudou a construir uma carreira mais bem-sucedida. Tenho muitas memórias ótimas do Sporting – ainda mantenho contacto com muitos dos meus amigos de lá e, às vezes, até jogamos uns contra os outros. Só tenho boas memórias", concluiu.
Merih Demiral esteve no Sporting entre 2017 e 2019. O futebolista teve uma passagem discreta pelo Clube de Alvalade e realizou apenas um minuto na equipa principal, diante do Oleiros. O atleta seria vendido ao Alanyaspor, por 3,5 milhões de euros, antes de rumar à Juventus por quase 20M, depois de um empréstimo bem-sucedido no Sassuolo. Recentemente envolveu-se numa polémica com Cristiano Ronaldo.
Estrutura do Clube de Alvalade está a par do interesse, mas já terá tomado uma posição em relação ao processo desejado neste momento
04 Nov 2025 | 14:57 |
Ainda que a saída de João Pereira do Casa Pia esteja a agitar as águas, uma vez que João Gião é o nome 'preferido' para o cargo, os gansos não chegaram sequer a avançar com essa possibilidade. O emblema de Lisboa está ciente que o Sporting não iria largar o seu treinador.
De acordo com o jornal Record, apesar de o treinador dos verdes e brancos ser o principal nome na lista do conjunto lisboeta, a estrutura nem terá chegado a avançar, uma vez que tem consciência de que Gião não pretende deixar o Sporting nesta altura, tal como a Direção leonina não está aberta a negociar.
No conjunto secundário do Sporting, João Gião encontra-se a fazer um trabalho de destaque. Os leões são líderes da segunda liga, com 21 pontos em nove encontros (sete vitórias e duas derrotas). Na UEFA Youth League, o Clube de Alvalade soma sete pontos (duas vitórias e um empate) e está no 10.º lugar.
Conforme revelado num Exclusivo Leonino, a estrutura do Sporting, com Frederico Varandas à cabeça, está bastante satisfeita com João Gião e pretende recompensar o mesmo com uma renovação de contrato, que ainda deverá incluir um aumento salarial para o treinador.
De resto, João Gião encontra-se a orientar a equipa verde e branca nesta terça-feira, dia 4 de novembro, em partida válida para a quarta jornada da Youth League. O encontro diante da Juventus está agendada para as 14h00 e será disputada em Turim, Itália.
Clube de Alvalade mantém-se atento a oportunidades no mercado de transferências e exibições recentes do jogador têm saltado à vista
04 Nov 2025 | 14:21 |
Brayan Medina terá despertado a atenção da estrutura técnica do Sporting. As recentes exibições do central do Tondela fizeram com que os verdes e brancos colocassem o jogador numa lista de possíveis oportunidades de mercado, mas sem mais avanços nesse sentido.
A informação está a ser avançada por Pipe Sierra, jornalista colombiano especializado no mercado de transferências, que ainda avança que o Sporting não está sozinho na corrida pelo jogador de 23 anos. O Braga também tem estado atento e pode avançar pelo defesa.
Brayan Medina encontra-se a realizar a sua primeira temporada em Portugal, tendo chegado do America de Cali - clube que irá ganhar parte da percentagem na eventualidade de uma venda do jogador, que foi titular na recente Sporting, por 3-0 . Para já, o colombiano tem contrato com os beirões até junho de 2030.
Em 2025/26, ao serviço do Tondela, Brayan Medina - avaliado em 2 milhões de euros -, já disputou o total de nove partidas, somando 765 minutos em campo. Nesse número de encontros, ainda não marcou ou fez qualquer assistência para os companheiros de equipa.
O Sporting volta a entrar em campo já esta terça-feira, dia 4 de novembro, desta vez contra os italianos da Juventus. O encontro, a contar para a quarta jornada da Liga dos Campeões, diante da turma liderada por Luciano Spalletti, jogar-se-á no reduto do adversário, às 20h00.
Confira a publicação: