
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A turma de Alvalade foi recebida nos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Lisboa, pelo presidente Fernando Medina. Após as habituais fotos o plantel leonino reuniu-se no exterior do edifício, onde Frederico Varandas teve a oportunidade de discursar, abordando toda a época leonina, deixando algumas palavras para os rivais do Sporting.
"As nossas primeiras palavras vão para os nossos rivais: foram duros dentro de campo, adversários difíceis, acreditaram até ao fim e graças a eles conseguimos superar-nos, batendo recordes atrás de recordes. Para eles, um obrigado", começou por dizer, prosseguindo: "Ainda falando sobre eles, seria uma injustiça confundir duas grandes instituições por pessoas que as representam. Cada rival, cada clube tem a sua estratégia de comunicação legítima. Para uns, não venceram porque foram o único clube do Mundo a ter Covid-19 outro porque teve apenas 16 penáltis. Mas eles sabem, todos sabem, que o Sporting foi o clube mais competente. Venceu e festejou".
Vitória na base da inteligência
"Conseguimos graças a estes senhores que estão atrás de mim. Por terem sido competentes, resilientes e com muito coração. Hoje estamos aqui a festejar uma vitória entre muitas outras, que tiveram início há três anos, um percurso difícil. Sempre disse que, com o atraso que tínhamos, não podíamos vencer os nossos rivais à custa do dinheiro, do poder e da força, mas à custa de inteligência. Teve de ser inteligência com muita resiliência, competência e sobretudo não ceder ao populismo que vem do exterior".
“Ter coragem é não ceder ao medo”
"Deixem-me confessar. A seguir a esta equipa ter sofrido dois empates, com o Famalicão e o B-SAD, e vimos reduzida a 4 pontos a vantagem sobre um dos nossos rivais, sentimos nesse momento... 'Lá vamos cair outra vez, lá vamos desiludir outra vez'. E eu pela primeira vez escrevi à minha equipa do Conselho Diretivo. A seguir ao empate com o B-SAD escrevi-lhes para dizer que íamos ser campeões. Não por termos o melhor treinador, um plantel com uma alma incrível, mas sobretudo por termos mudado a mentalidade do Sporting, que é uma mentalidade vencedora. E se me perguntam: 'É normal se naquele momento senti medo, após uma época espetacular, de morrer na praia? Senti. O treinador sentiu? Todos sentimos. Ter coragem é não ceder ao medo”.
“Rúben Amorim? Respeitemo-lo e deixemo-lo trabalhar"
"Não gosto de individualizar, mas tenho de fazer distinção e começar pelo nosso treinador. Rúben Amorim é português e o treinador do Sporting Clube de Portugal. Tem uma qualidade, seja um miúdo de 3 anos ou um senhor de 80, sabem que tem energia positiva. É lufada de ar fresco no nosso futebol. Respeitemo-lo e deixemo-lo trabalhar".
“Sporting tem tudo para estar no topo do futebol português”
"Tenho pouco mais de 40 anos. Vi acentuar-se a polarização do futebol português. Este é um momento histórico que Sporting não pode desperdiçar oportunidade de mudar paradigma do futebol português. Não posso prometer que seremos campeões para o ano, mas se Sporting tiver cabeça, juízo, união e competência, Sporting tem tudo para, em 2, 3 anos, estar no topo do futebol português. Será mais forte financeiramente e com cada vez mais títulos".
Reconciliação com as Claques
"Sporting vai precisar de reforços. Do sócio anónimo do núcleo de Memba, do sócio anónimo do Diretivo XXI, do Grupo Stromp, do núcleo de Vendas Novas, da Torcida Verde, do núcleo de Sydney, da Juventude Leonina, do núcleo do Seixal. Todos, só existem, porque existe o Sporting. Missão de todos eles é servir o Sporting e não o contrário. E este último ponto o Sporting nunca mais vai abdicar".
Apelo à união dos Sportinguistas
"Peço aqui a todos os adeptos do Sporting, a todos os sócios do Sporting. Vai haver momentos em que os nossos adversários nos vão encostar às cordas. Nunca mostrem medo nessa altura, aos nossos jogadores e muito menos aos nossos adversários. Sofremos juntos e temos a certeza de que eles se vão agarrar às cordas e vão conseguir contra-atacar. É assim que vamos conseguir enfrentar as adversidades que aí vêm".
Médio lesionou-se a 19 de fevereiro, quando teve de sair aos 40’ no 0-0 com o Dortmund, na Alemanha, devido a fratura do quinto metatarso do pé direito
|
João Simões vai começar a pré-temporada do Sporting a 100%. O médio das camadas de formação de Alcochete lesionou-se gravemente na última temporada, mas vai estar apto para iniciar a nova época desportiva às ordens de Rui Borges já no dia 1 de julho.
O atleta fez a época de estreia na equipa principal do Sporting na época transata, que terminou com o bicampeonato e a dobradinha verde e branca. O médio beneficiou das muitas lesões que se fizeram sentir no plantel dos leões para ganhar o seu espaço em Alvalade.
Ainda assim, Frederico Varandas já fechou a renovação contratual com João Simões. O médio fez uma temporada em crescendo no Sporting e convenceu a estrutura a segurar o jovem por mais alguns anos, confirmando assim um Exclusivo do nosso Jornal.
Foi lançado por João Pereira na estreia, e manteve o lugar com a entrada de Rui Borges, até ao final de fevereiro, quando sofreu uma fratura do quinto metatarso do pé direito no jogo do play-off da Liga dos Campeões, frente ao Borussia Dortmund.
A lesão obrigou o jogador a intervenção cirúrgica, e a temporada de João Simões terminou nessa altura, ficando impedido de dar o contributo à equipa, e juntando-se a Nuno Santos e Daniel Bragança - que também estão perto do regresso aos relvados sem limitações.
Futebolista que não entra nas contas do Clube de Alvalade está em negociações para rumar ao campeão da Suíça nesta janela de mercado
|
Koba Koindredi não vai mesmo regressar ao Sporting. O médio de 23 anos de idade fez uma boa temporada nos suíços do Lausanne, mas os helvéticos não acionaram a opção de compra pelo futebolista que deverá rumar ao Basileia na próxima época desportiva.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, o acordo entre o bicampeão português e o campeão da Suíça vai ser estabelecido através de um empréstimo, acabando por ser uma nova cedência do futebolista que contemplará ainda uma opção de compra.
Contratado ao Estoril no mercado de inverno de 2023/24, Koba Koindredi tem contrato com o Sporting até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão fixada na ordem dos 60 milhões de euros. O futebolista custou aos leões qualquer coisa como 4,25 milhões de euros, aos quais acresciam mais 1,75M por objetivos.
No empréstimo ao Lausanne ficou acordada uma opção de compra na casa dos 4 milhões de euros. Apesar das boas exibições e de ter sido um dos jogadores em destaque na caminhada de sucesso no campeonato, o clube acabou por não ativar a cláusula em causa.
Em 2024/25, Koba Koindredi – avaliado em 4,5 milhões de euros – foi presença habitual no emblema helvético, que terminou no quinto lugar do campeonato suíço. No total, o médio disputou 2.153 minutos em 36 jogos, tendo marcado um golo e feito cinco assistências.
Ala do emblema verde e branco sem problemas em admitir quem considera ser o melhor jogador que já viu atuar no futebol mundial
|
Maxi Araújo parabenizou Lionel Messi - que está prestes a igualar Cristiano Ronaldo no topo de um ranking importante - pelo seu 38.º aniversário. O ala do Sporting não tem dúvidas em admitir que o atual jogador dos norte-americanos do Inter Miami é o melhor futebolista de sempre.
Nos stories da rede social Instagram, Maxi Araújo publicou uma fotografia na qual surge ao lado de Messi e acrescentou a seguinte frase: “Muitos parabéns ao melhor de todos os tempos”. Esta não é a primeira vez que o 'camisola 20' dos leões destaca o argentino, que já revelou ser o seu maior ídolo.
Lionel Messi encontra-se a disputar o Mundial de Clubes, ao serviço da equipa norte-americana, que assegurou o apuramento para os oitavos de final da competição da FIFA. O Inter Miami terminou o grupo A da prova no segundo lugar da classificação, com cinco pontos, em igualdade com o Palmeiras. Titular nos três jogos da fase de grupos, o internacional argentino marcou um golo ao Porto, na conversão de um livre direto.
Por sua vez, Maxi Araújo encontra-se a gozar o período de férias, antes de se apresentar na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, no dia 1 de julho, para o início dos trabalhos de pré-temporada da equipa orientada por Rui Borges. Em 2024/25, o internacional uruguaio atingiu o impressionante registo de 66 jogos realizados, entre Toluca, Sporting, e seleção do Uruguai.
Com a camisola do Clube de Alvalade, na temporada que agora termina, Maxi Araújo – avaliado em 17 milhões de euros - disputou 46 jogos: 28 na Liga Portugal Betclic, 10 na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. No total, o ala canhoto alinhou durante 3.094 minutos, tendo marcado quatro golos e feito cinco assistências.