Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirClube
|
0Em 2022/23, o Sporting encaixou mais 35 milhões de euros em transferências de jogadores, comparativamente à época anterior (2021/2022). No total, entraram cerca de 97 milhões de euros brutos no período desportivo transato. Matheus Nunes e João Palhinha são os principais responsáveis por esta diferença.
A maior venda registada neste período do Relatório & Contas – 1 de julho de 2022 a 30 de junho de 2023 - recorde-se, foi a de Matheus Nunes. O ex-médio do Sporting rumou ao clube inglês Wolverhampton, no verão de 2022, pela quantia de 45 milhões de euros.
A segunda transferência mais lucrativa para o Clube de Alvalade foi a de João Palhinha. O médio de 28 anos deixou Lisboa para rumar a Londres e representar o Fulham. A venda do trinco luso, que também saiu no verão de 2022, somou 18,1 milhões aos cofres do Sporting.
Para as contas entram também a indemnização de 20 milhões de euros a que o Lille foi obrigado a pagar por causa da venda de Rafael Leão. A SAD do Sporting referiu que este pagamento “foi efectuado espontaneamente por acção unilateral do clube francês, sem qualquer acordo prévio”. Contudo, a administração leonina Clube reclama mais do dobro desta indemnização: 45M, valor referente à cláusula do atleta, antes da rescisão do jogador com o Sporting.
Os restantes registos referem-se à venda de outros três jogadores: Tabata (Palmeiras), Vivaldo Semedo (Udinese) e Gonzalo Plata (Valladolid), que, somados os valores das transferências, valeram mais 4,5 milhões de euros para os cofres de Alvalade.
Recorde-se que Matheus Nunes mudou-se neste último mercado de verão, para o Manchester City a troco de 55 milhões de euros. Com esta transferência, o Sporting adicionou mais 2M resultantes de 10% em mais-valia deste negócio e através do mecanismo de solidariedade, no entanto, este valor só será relevante para o próximo Relatório e Contas.
Também é de recordar que Palhinha esteve perto de assinar pelo Bayern, tendo ainda o interesse de gigantes europeus como o Manchester United. Caso a mudança ainda aconteça, o Sporting também terá direito a receber 10% de uma futura mais-valia, tendo esta o valor máximo de 2M.