GYOKERES JUNTA-SE A PRESTIGIADA LISTA INTERNACIONAL: SÓ HARRY KANE SUPERA GOLEADOR DO SPORTING
Avançado leonino fez 29 golos na Liga e está na senda do internacional inglês do Bayern Munique
Redação Leonino
Texto
19 de Maio 2024, 11:34
Viktor Gyokeres, Sporting, Harry Kane, Bayern Munique

Viktor Gyokeres bisou (23’, 37’) no triunfo do Sporting diante do Chaves (3-0), no passado sábado, 18 de maio, em partida válida para a 34.ª e última jornada da Liga Portugal Betclic, após a qual Alvalade viu toda a comitiva leonina receber o troféu do campeonato. O avançado sueco sagrou-se o maior goleador da prova e está na corrida pela Bota de Ouro.

Gyokeres disputou, na presente época desportiva, um total de 33 jogos da Liga ao serviço do Sporting. Ao longo dos 2.915 minutos em que alinhou em campo nas partidas em questão, o sueco marcou 29 golos, ajudando a equipa de Amorim a não sair em branco de jogo algum e alcançar não só o campeonato mas também a marca notória dos 90 pontos na prova.

Os números do avançado permitem que inscreva o seu nome junto de alguns dos mais sonantes futebolistas do futebol internacional. Os 29 remates certeiros de Gyokeres significam 43,5 pontos, o que o relega ao 8.º posto na corrida pela Bota de Ouro, apesar de ser o segundo com maior número de finalizações – apenas atrás de Harry Kane, com 36. É que, por não jogar numa das ligas ‘top 5’, os tentos do sueco são multiplicados por 1,5 para obter a pontuação final – caso alinhasse num dos cinco maiores campeonatos, o número seria multiplicado por dois, o que o levaria até à segunda posição da tabela.

Esta temporada, ao serviço do Sporting, Viktor Gyokeres –avaliado em 55 milhões de euros – leva, na soma de todas as provas, 49 encontros realizados (4.047minutos), 43 golos e 14 assistências, sendo uma das grandes figuras da turma de Rúben Amorim e tendo tido grande influência na conquista do título. O ‘camisola 9’ tem contrato com os leões até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.

Viktor Gyokeres chegou ao Sporting no início da temporada como a mais cara contratação de sempre do Clube de Alvalade. Inicialmente, Varandas pagou pelo goleador 20 milhões de euros, mais 4 por objetivos e custos de intermediação. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já custou 24,8 milhões aos cofres leoninos, sendo que existem, ainda, 3 milhões em objetivos por alcançar, o que pode atirar o investimento no internacional pela seleção da Suécia para bem perto dos 30 milhões de euros (27,8).

  Comentários