Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

HISTÓRIA FORA DAS QUATRO LINHAS! MANUEL FERNANDES DEIXOU A SUA MARCA NÃO SÓ NO SPORTING

Eterno capitão dos leões deixa legado indelével no mundo do futebol

Manuel Fernandes deixou a sua marca no Sporting e no mundo do futebol enquanto jogador e treinador
Manuel Fernandes deixou a sua marca no Sporting e no mundo do futebol enquanto jogador e treinador

  |

Icon Comentário0

Esta quinta-feira, dia 27 de junho, faleceu Manuel Fernandes, eterno capitão do Sporting. Aos 73 anos, o antigo avançado dos leões já se encontrava internado há vários dias, a lutar contra uma doença grave. Além de ser uma das lendas do futebol português enquanto jogador, o ‘camisola 9’ dos verdes e brancos também deixou a sua marca no mundo do desporto rei ao executar o papel de treinador. 

Na sua longa carreira, Manuel Fernandes regressou ao Sporting pela mão de Sousa Cintra em 1992/93 como adjunto de Bobby Robson, levando ainda para a equipa técnica José Mourinho. Uns anos depois, mais precisamente a meio da época 2000/01, voltaria ao serviço dos leões como treinador principal, após a administração da SAD ter recuado na intenção inicial de contratar Mourinho. 


Foi nesse período que acrescentou ao currículo uma Supertaça Cândido de Oliveira. A partir daí, o antigo avançado voltaria a sair só para regressar anos mais tarde para cargos de dirigente, no gabinete de scouting e como comentador, mas sempre com a emoção e o amor pelo Sporting a carregar-lhe a voz. Na sua vasta carreira de treinador, destacam-se, entre outras conquistas, as subidas de divisão por Santa Clara, Penafiel e Leiria. 


Vale lembrar que no penúltimo jogo da temporada, frente ao Portimonense - no qual os verdes e brancos se sagraram campeões nacionais -, o Sporting homenageou o histórico jogador, com os Sportinguistas a direcionar para o relvado os dorsais das camisolas de Manuel Fernandes que levaram até Alvalade e aplaudiram em homenagem ao número que o antigo avançado utilizava. Além disso, viram-se ainda nas bancadas verdes e brancas cartolinas com a inscrição ‘Eterno Capitão’. 

Nos 12 anos que passou no Sporting (1975 e 1987), o eterno capitão conquistou cinco títulos: dois Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal e uma Supertaça. A glória leonina foi ainda internacional pela equipa das quinas em 30 ocasiões diferentes, tendo feito gosto ao pé por sete vezes. O antigo jogador estará para sempre na História do Clube de Alvalade. De leão ao peito, marcou presença em 433 encontros, onde fez 257 golos – tornando-o no segundo melhor marcador da história do Clube, apenas atrás de Fernando Peyroteo (524).



Futebol

BRUNO DE CARVALHO LEMBRA INFÂNCIA E RECORDA GOLOS DE MANUEL FERNANDES PELO SPORTING

Antigo presidente dos leões diz que vai sentir muitas saudades da glória verde e branca

Bruno de Carvalho não esquece Manuel Fernandes
Bruno de Carvalho não esquece Manuel Fernandes

  |

Icon Comentário0
Bruno de Carvalho reagiu à morte de Manuel Fernandes, antigo avançado e treinador do Sporting que faleceu esta quinta-feira, dia 27 de junho aos 73 anos de idade. Ao Bola na Rede, o antigo presidente do Sporting destacou o papel da lenda do Clube de Alvalade e diz que foi o seu primeiro ídolo no mundo do futebol.

Manuel Fernandes jogou no Sporting de 1975 a 1987 exatamente no tempo em que cresci pois sou de 72. Ele foi o meu primeiro ídolo e nunca me irei esquecer das grandes alegrias que me deu nos primeiros títulos a que assisti", começou por escrever o antigo dirigente máximo do emblema verde e branco.


"Foi um jogador e depois treinador sempre muito leal e dedicado ao nosso Clube e por isso é conhecido como o eterno Capitão e é uma Lenda do Clube. Vamos sentir saudades, mas ele estará para sempre connosco! Nunca deixará de ser um de nós!", concluiu Bruno de Carvalho.


O internacional português tornou-se numa das maiores figuras da história do Clube de Alvalade. Nos 12 anos que passou no Sporting (1975 a 1987),enquanto jogador, o eterno capitão conquistou cinco títulos: dois Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal e uma Supertaça. A glória leonina foi ainda internacional pela equipa das quinas em 30 ocasiões, tendo feito o gosto ao pé por sete vezes.

De leão ao peito, marcou presença em 433 encontros, onde fez 257 golos – tornando-o no segundo melhor marcador da história dos verdes e brancos, ficando apenas atrás de Fernando Peyroteo (524). Como treinador, orientou também Vitória de Setúbal, Ovarense, Campomaiorense, Tirsense, Santa Clara, Sporting, Penafiel, União de Leiria e ainda os angolanos do ASA.



Futebol

OFICIAL! ROCHINHA REGRESSA A PORTUGAL E VAI SER ADVERSÁRIO DO SPORTING (VÍDEO)

Avançado esteve uma época ao serviço dos leões e está de volta após aventura na Turquia

Rochinha esteve uma época ao serviço do Sporting e está de volta após aventura na Turquia
Rochinha esteve uma época ao serviço do Sporting e está de volta após aventura na Turquia

  |

Icon Comentário0

O Famalicão oficializou a chegada de Rochinha, extremo que passou no Sporting em 2022/23. Os minhotos revelaram a contratação do futebolista, a custo zero, depois de uma aventura de uma temporada na Turquia, ao serviço do Kasimpasa, o jogador de 29 anos regressa agora a Portugal.

Os famalicenses anunciaram a chegada do extremo português com um vídeo nas redes sociais, não revelando quaisquer detalhes do contrato. No entanto, ainda antes de ter assinado, o Record adiantou que o avançado vai ficar ligado ao clube durante três temporadas. O acordo estava iminente e preso por detalhes, que já foram, entretanto, formalizados.


“Quando fui para o Sporting, tive noção de que ia ser diferente, que poderia ter menos oportunidades. Ainda assim, quando joguei, tive boa intervenções e deixei a minha marca. O futuro ainda não está decidido, mas gostava de voltar a Portugal”. Fora de hipótese está a possibilidade de jogar no Braga: "Tive muito tempo no Vitória (de Guimarães) e é um clube que me marcou muito. Não conseguia jogar num rival”, garantiu recentemente (saiba mais AQUI).


Rochinha, relembre-se, deixou os leões na última janela de mercado de verão rumo ao Al-Markhiya por empréstimo, sendo que o emblema do Qatar ficou com opção de compra de 2,5 milhões de euros. A experiência não correu bem e a aventura do futebolista – que foi pedido de  Rúben Amorim em Alvalade – terminou de forma antecipada e acabou por rumar em definitivo à liga turca.

Apesar de não ser o que idealizava, visto que preferia regressar a Portugal, o extremo - avaliado em 1,5 milhões de euros - assinou pelo emblema turco no último mercado de transferências de janeiro. No total pelo Kasimpasa, o jogador participou em sete partidas sem qualquer golo marcado ou assistência na conta pessoal, terminando o campeonato na quinta posição.


Assista ao vídeo de apresentação de Rochinha:

Futebol

CAPITÃO DO SPORTING REAGE À MORTE DE MANUEL FERNANDES

Sebastián Coates lembra legado deixado pela figura histórica dos leões

Capitão do Sporting não esquece Manuel Fernandes
Capitão do Sporting não esquece Manuel Fernandes

  |

Icon Comentário0

As homenagens a Manuel Fernandes multiplicam-se e esta sexta-feira, dia 28 de junho, também Sebastián Coates dedicou algumas palavras ao "eterno capitão" do Sporting que faleceu aos 73 anos: "Um dia triste para todos os sportinguistas. Sempre defendeu o clube e suas crenças com honestidade e lealdade. Tive o prazer de o conhecer, sempre disponível, amável e com vontade de ajudar toda a gente. Deixa um legado que ficará para sempre! Obrigado, eterno capitão!", pode ler-se no site oficial do Sporting.

Manuel Fernandesnascido em Sarilhos Pequenos, na Moita, em 5 de junho de 1951, notabilizou-se como jogador, sobretudo, ao serviço do Sporting, que representou entre 1975/76 e 1986/87, tendo passado ainda por Sarilhense, CUF e Vitória de Setúbal. Pela seleção principal, o jogador que conseguiu um ‘póquer’ nos 7-1 do Sporting ao Benfica, em 1986/87, disputou 30 jogos, com sete golos.

O ex-jogador morreu depois de ter estado internado há vários meses. O internacional português tornou-se numa das maiores figuras da história do Clube de Alvalade. Nos 12 anos que passou no Sporting (1975 a 1987), enquanto jogador, o eterno capitão conquistou cinco títulos: dois Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal e uma Supertaça.


Na temporada que agora chegou ao fim (2023/24), Sebastián Coates – avaliado em 4 milhões de euros – somou 44 encontros: 29 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga Europa, seis na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga. Ao todo, 3.350  minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o capitão do Sporting marcou seis golos e fez uma assistência.


Desde que chegou aos leões, em janeiro de 2016, oriundo do Sunderland, Sebastián Coates realizou 369 jogos de leão ao peito, tendo, ao todo, 37 golos, 10 assistências e oito títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24 ), uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021/22), uma Taça de Portugal (2018/19) e quatro Taças da Liga (2017/18, 2018/19, 2020/21 e 2021/22).


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


COUHAIB DRIOUECH PARA O ATAQUE: SPORTING TEM CONCORRÊNCIA DE PESO
Futebol

COUHAIB DRIOUECH PARA O ATAQUE: SPORTING TEM CONCORRÊNCIA DE PESO

 

Icon Comentário0
CAPITÃO DO SPORTING REAGE À MORTE DE MANUEL FERNANDES
Futebol

CAPITÃO DO SPORTING REAGE À MORTE DE MANUEL FERNANDES

 

Icon Comentário0
COPA AMÉRICA A TODO O GÁS: JOGADOR DO SPORTING COM SENTIMENTO AGRIDOCE
Futebol

COPA AMÉRICA A TODO O GÁS: JOGADOR DO SPORTING COM SENTIMENTO AGRIDOCE

 

Icon Comentário0