Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Histórico do Sporting comenta relação de Varandas com Benfica e Porto: "As condições são diferentes"

Figura importante da história do Clube de Alvalade concedeu uma entrevista recente onde abordou a comunicação que existe entre os três grandes em Portugal

José Roquette concedeu uma entrevista ao jornal Record, e falou da relação de Varandas, Presidente do Sporting, com o Benfica e com o Porto
José Roquette concedeu uma entrevista ao jornal Record, e falou da relação de Varandas, Presidente do Sporting, com o Benfica e com o Porto

  |

Icon Comentário0

José Roquette confessa que o entendimento entre os três grandes pode ser difícil, hoje em dia, em entrevista recente concedida ao jornal Record. O antigo Presidente dos leões, figura histórica do Clube, falou da relação de Frederico Varandas com os rivais, e partilhou o que pensa sobre o estado atual do emblema verde e branco. 


José Roquette: "Tenho de reconhecer que hoje as condições são diferentes"


Começou por utilizar o negócio feito entre os três grandes e a Olivedesportos, na sua altura, para comparar com os tempos atuais: "Tenho de reconhecer que hoje as condições são diferentes. Portugal não é hoje o Portugal dos finais do século passado e a capacidade de entendimento das pessoas poderá não ser tão simples. Nunca a comunicação social soube das circunstâncias em que aquilo aconteceu. Porque houve um acordo à partida para que conversássemos sobre estas questões e para que tivéssemos uma defesa dos interesses em conjunto das três instituições desportivas. Naquela altura, foi possível fazê-lo. Hoje, poderá ser mais complexo, até porque, em termos de legislação, é mais discutível".


O antigo Presidente do Sporting recusa o título de "pai de um projeto", bem como o de "pai do novo Sporting". Como etapas importantes para o percurso do Clube, apontou a criação da SAD verde e branca, bem como a Academia de Alcochete, um dos seus maiores orgulhos. Depois, falou do estado atual dos leões.

José Roquette: "Esses valores continuam a ser os valores dos fundadores"


"O que é importante reter, nestas circunstâncias, é que o Sporting é hoje uma instituição com uma estrutura muito sólida, não apenas de gestão, mas de funcionamento regular e capacidade para enfrentar aquilo que a vida coloca pela frente às instituições e às pessoas. Concretamente e no caso vertente, podíamos recuar um pouco e dizer, ah, pois, sim… o Gyökeres! Mas o Gyökeres veio de uma opção previamente feita pelo presidente Frederico Varandas de ir buscar o Ruben Amorim. E o Ruben Amorim, depois, é que acabou por resultar no Gyökeres", explicou de seguida.

"Esta é uma questão que não é abordada muito frequentemente, mas a verdade é que um balneário funciona, não numa conceção individual, de cada um dos jogadores, mas realmente em equipa, realmente a pensar que fazem parte de um projeto, todos são parte integrante de um conjunto de valores que são importantes. E este conjunto de valores, no caso do Sporting, continua a ter muita autenticidade. Tenho disso demonstrações claras da parte dos atuais responsáveis. Esses valores continuam a ser os valores dos fundadores, entre os quais o meu avô [José Alvalade] e os amigos dele", rematou José Roquette, sobre o estado atual do Sporting.


Futebol

Ex Sporting brilha na Seleção e consegue registo histórico em Portugal

Jogador com passagem pelos quadros verdes e brancos foi chamado à equipa nacional recentemente, e com isso conseguiu algo que ninguém tinha feito antes

Chico Lamba, antigo jogador do Sporting, foi chamado à Seleção sub-21 de Portugal, e tornou-se o primeiro internacional a alinhar pelo Arouca
Chico Lamba, antigo jogador do Sporting, foi chamado à Seleção sub-21 de Portugal, e tornou-se o primeiro internacional a alinhar pelo Arouca

  |

Icon Comentário0

Chico Lamba tornou-se o primeiro jogador a alinhar no Arouca com estatuto de internacional português. O jogador foi chamado por Rui Jorge para integrar a Seleção nacional sub-21, que se preparar para disputar o Campeonato da Europa da categoria.


A chamada do jogador formado no Sporting tornou-se, automaticamente, histórica. Ao serviço do Arouca, o jogador tornou-se no primeiro com estatuto de internacional a jogar pelo emblema português. O feito vem depois de uma temporada bem conseguida no norte do país.


Mas as boas notícias não ficam por aí para Chico Lamba. Segundo a mais recente atualização do Transfermarkt, portal especializado em valores de mercado, o jovem jogador vale, agora, três milhões de euros - tornando-se, assim, no mais caro do plantel do Arouca.


A chamada de Rui Jorge, e a valorização de Chico Lamba chegam no seguimento de uma época de afirmação em Arouca, onde o defesa se assumiu como titular, acabando por disputar um total de 28 jogos para todas as competições, onde marcou um golo.

Relembrar que Chico Lamba chegou ao Arouca no verão de 2024, a custo zero, proveniente do Sporting. No Clube de Alvalade, onde chegou em 2014, o defesa passou pelos vários escalões de formação, até chegar à equipa B, onde realizou 62 jogos, com o registo de três golos e uma assistência. Estreou-se pela equipa principal em outubro de 2022, com Ruben Amorim, quando jogou 45 minutos numa vitória caseira sobre o Casa Pia.



Futebol

Debast com amargo de boca no Macedónia do Norte - Bélgica; Jogador do Sporting em momento difícil

'Camisola 6' dos verdes e brancos foi titular e totalista na formação de Rudi Garcia, que sofreu duro revés perto do apito final da partida

Macedónia do Norte - Bélgica terminou empatado com Zeno Debast, jogador do Sporting, a ser titular e totalista dos red devils
Macedónia do Norte - Bélgica terminou empatado com Zeno Debast, jogador do Sporting, a ser titular e totalista dos red devils

  |

Icon Comentário0

O Macedónia do Norte - Bélgica terminou empatado (1-1), com Zeno Debast a ser titular e totalista. O 'camisola 6' do Sporting fez parte dos escolhidos de Rudi Garcia, que viram a vantagem fugir nos minutos finais, entrando na qualificação para o Mundial da pior forma.


Numa partida disputada em Skopje, na Macedónia do Norte, os red devils adiantaram-se o marcador ainda na primeira parte, com Maxim De Cuyper a fazer o golo aos 28 minutos. O domínio foi esclarecedor, mas a Bélgica não conseguiu materializar as várias chances ofensivas.


No segundo tempo, Debast viu o adversário marcar, por Bojan Ilievski, ao minuto 51. No entanto, Chris Kavanagh, árbitro do encontro, anulou o golo para alívio do jogador do Sporting e restantes jogadores belgas, que continuavam muito por cima da Macedónia do Norte.


Quando tudo parecia encaminhado para um triunfo de Debast e companhia - o primeiro nesta fase de qualificação - Ezgjan Alioski bateu Matz Sels aos 86 minutos e fez o resultado final, que ditou um triunfo importante para a Macedónia do Norte.

Com este empate, o a seleção do craque do Sporting - que jogou a central pela esquerda, apesar de Rui Borges já ter definido que terá outra posição em 2024/25 - soma um ponto no grupo J da qualificação da UEFA para o Campeonato do Mundo. A Macedónia é segundo classificado (cinco) e o País de Gales lidera o grupo (sete), fechado pelo Liechtenstein (zero).



Futebol

Sporting deixa escapar alvo? Tiknaz vai assinar com clube em Portugal

Jogador que brilhou no Rio Ave na época passada parece já ter o destino traçado e os próximos passos vão ser definidos muito em breve, com os leões atentos

O Rio Ave vai avançar para a compra em definitivo de Tiknaz, um dos alvos do Sporting para o meio campo na próximo temporada desportiva
O Rio Ave vai avançar para a compra em definitivo de Tiknaz, um dos alvos do Sporting para o meio campo na próximo temporada desportiva

  |

Icon Comentário0

O Rio Ave vai avançar para a compra em definitivo do passe de Demir Tiknaz, jogador que brilhou em Vila do Conde durante a época passada, quando estava emprestado pelo Besiktas - a cedência incluía uma cláusula de compra opcional pelo valor de cinco milhões de euros. O Sporting mantém-se atento, uma vez que a contratação ainda é possível.


A informação é avançada pelo jornal Record. A direção do Rio Ave está decidida em acionar a cláusula no contrato de Tiknaz, e ficar com o jogador em definitivo. A intenção dos vila-condenses deve passar, de seguida, pela venda do jogador por um valor superior.


A vontade do Rio Ave chega no seguimento das dúvidas levantadas pelo presidente do Besiktas acerca do futuro de Tiknaz. O líder máximo do clube turco tinha afirmado que gostava de contar com o jogador na próxima temporada, pelo que o emblema português se apressou a fazer claras as suas intenções em relação à compra em definitivo.


O Rio Ave tem até dia 10 de junho, próxima terça-feira, para acionar esta opção de compra, e a imprensa nacional garante que tal vai acontecer. Os vila-condenses ficam, depois, em posição privilegiada para reaver o investimento, e até pensam em dobrar este valor.

Em relação aos interessados em Tiknaz, o Lille foi a primeira equipa a demonstrar vontade de assegurar o jogador. Em Portugal, os três grandes estão atentos à situação, incluindo o Sporting com grande interesse. Recentemente, o Celtic também se juntou aos pretendentes. No entanto, o Rio Ave só pensa negociar o craque turco depois de dia 10, quando o negócio com o Besiktas deverá estar concluído. 



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Alvo do Sporting voltou a jogar pelo Uruguai quase dois anos depois
Futebol

Alvo do Sporting voltou a jogar pelo Uruguai quase dois anos depois

 

Icon Comentário0
Ekrem Konur diz que Arsenal e Chelsea querem craque que ficou fora do Sporting - Benfica
Futebol

Ekrem Konur diz que Arsenal e Chelsea querem craque que ficou fora do Sporting - Benfica

 

Icon Comentário0
Sporting já tem substituto para St Juste! Central deixa Alvalade
Futebol

Sporting já tem substituto para St Juste! Central deixa Alvalade

 

Icon Comentário0