Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Hóquei em patins

HÓQUEI TERMINA XIX TORNEIO JOAQUIM GUERRA COM VITÓRIA

Sporting CP venceu UD Oliveirense por 4-3. Golo do triunfo foi apontado por Verona e chegou no último minuto da partida

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

A equipa principal de hóquei em patins do Sporting CP venceu, este domingo, 13 de setembro, a UD Oliveirense por 4-3. No jogo que fechava a participação dos leões no XIX Torneio Joaquim Guerra, o conjunto de Paulo Freitas chegou ao triunfo no último minuto do encontro, com um golo fantástico de Alessandro Verona. Matias Platero, Ferran Font e Alvarinho apontaram os restantes golos Leoninos. O Sporting CP haveria de ser a primeira equipa a marcar. Toni Pérez, atrás da baliza adversária, deu para Matias Platero, que, de primeira, disparou para o primeiro golo verde e branco. Um belo entendimento entre o espanhol e o argentino. No dia anterior, frente à AD Valongo (LER AQUI) e ao HC Turquel (LER AQUI), os leões tinham demonstrado algumas debilidades defensivas. Porém, na partida de hoje, a equipa parecia mais segura nesse processo. Por sua vez, a UD Oliveirense, que, com duas vitórias, já havia conquistado o XIX Torneio Joaquim Guerra, estava a ser incapaz incomodar os rapazes de verde e branco. Todavia, quando faltavam 11 minutos para o final do primeiro tempo, Jorge Silva, descaído para o lado direito do ataque, rematou rasteiro para o empate. Um bom gesto técnico do internacional português. Já quase em cima do intervalo, a UD Oliveirense chegou às dez faltas de equipa e o Sporting CP dispôs de um livre direto. Na conversão, o especialista Ferran Font não tremeu e voltou a colocar os leões na frente do marcador. Logo de seguida, dentro da grande área Leonino, Ferran travou em falta Lucas Martínez. Contudo, Marc Torra não conseguiu ultrapassar Ângelo Girão. Desta forma, o Sporting CP chegou mesmo ao intervalo a vencer por 2-1. No arranque do segundo tempo, os comandados de Paulo Freitas seriam os primeiros a marcar. Alessandro Verona recuperou a bola em zona adiantada e assistiu Alvarinho, que, na cara do guardião adversário, disparou para o fundo das redes. Estava feito o 3-1. Na resposta, três minutos depois, Lucas Martínez redimiu-se da grande penalidade falhada e, do meio da rua, fez o segundo golo do conjunto de Oliveira de Azeméis. Um excelente golo do argentino. Com 13 minutos para o final do encontro, os leões chegaram às dez faltas de equipas e a UD Oliveirense dispôs de um livre direto. Desta feita, o mesmo Martínez não falhou e igualou a partida (3-3). No entanto, já dentro do minuto final, Alessandro Verona tirou um autêntico coelho da cartola. O internacional italiano arrancou ainda atrás do meio campo e, após circundar a baliza adversária, fez a picadinha e colocou os leões em vantagem no marcador. Um lance extraordinário de Verona. Desta forma, o Sporting CP acabaria mesmo por vencer a UD Oliveirense, por 4-3, e dar por terminada a sua participação no XIX Torneio Joaquim Guerra. Contas feitas, em três jogos, os leões empataram dois e venceram outro: AD Valongo (4-4), HC Turquel (4-4) e UD Oliveirense (4-3). 12 golos marcados e 11 golos sofridos.


Fotografia de Sporting CP




Modalidades

Campeão pelo Sporting a um pequeno passo de assinar pelo... Porto

Depois de ser despedido pelo Presidente Frederico Varandas, figura que deixou saudades em Alvalade está prestes a reforçar azuis e brancos

Figura muito acarinhada pelos adeptos e Sócios do Sporting está prestes a assinar contrato com o Porto
Figura muito acarinhada pelos adeptos e Sócios do Sporting está prestes a assinar contrato com o Porto

  |

Icon Comentário0

Paulo Freitas vai ser o próximo treinador da equipa de hóquei em patins do Porto. O técnico de 57 anos, que passou cinco temporadas e meia ao serviço do Sporting, tem estado em negociações com André Villas-Boas e já terá chegado a acordo para rumar ao Dragão. 


Segundo informações avançadas pelo portal Zerozero, a direção do Porto escolheu o antigo técnico do Sporting para ser o sucessor de Ricardo Ares que, ao que tudo indica, irá desempenhar funções no Barcelona a partir da próxima temporada desportiva.


Além de Paulo Freitas, outros nomes que estiveram em cima da mesa dos dirigentes azuis e brancos para comandar a equipa de hóquei em patins foram os de Rui Neto (Óquei de Barcelos) e Nuno Lopes (Tomar). No entanto, a escolha recaiu no atual Selecionador Nacional.


Vale a pena recordar que o treinador de 57 anos já tem uma ligação pré-existente com o Porto, que vem desde os seus tempos dentro do rinque. Enquanto jogador, Paulo Freitas representou o emblema do Norte do país entre 1985/86 a 1990/91, tendo nova passagem mais tarde, em 1999/00.

O técnico esteve no Sporting durante cinco temporadas e meia – entre 2016 e 2022 – e conquistou vários títulos. Como treinador da equipa de hóquei em patins dos leões, Paulo Freitas realizou 194 jogos, contabilizando 143 vitórias (73,7%). O técnico venceu seis troféus: duas Ligas dos Campeões (2018/19 e 2020/21), duas Taças Continentais (2019 e 2021) e dois Campeonatos Nacionais (2017/18 e 2020/21).



Modalidades

Lenda do Sporting termina a carreira e faz balanço: "Com muitas guerras à mistura..."

Nome histórico do Clube de Alvalade retirou-se recentemente e passou em revista a sua passagem pelo emblema verde e branco

Histórico do Sporting terminou carreira de atleta no final da temporada 2024/25 e fez o balanço do seu percurso
Histórico do Sporting terminou carreira de atleta no final da temporada 2024/25 e fez o balanço do seu percurso

  |

Icon Comentário0

Ângelo Girão terminou a carreira de guarda-redes de hóquei em patins, no final da temporada 2024/25. O ex-atleta do Sporting - que já explicou os motivos da retirada - faz um balanço muito positivo do seu percurso e destaca a subida "a pulso" no Clube de Alvalade, que representou entre 2014 e 2025.


Ângelo Girão: "Sinto que fiz uma excelente carreira"


“Não quero parecer falso humilde, mas sinto que fiz uma excelente carreira. Sinto que podia ter ganho muito mais do que ganhei […]. Acho que é injusto dizer que sou o melhor de sempre, para tantos guarda-redes e grandes nomes ligados a esta modalidade. Tenho um orgulho gigante no que fiz e no que consegui inspirar os outros a fazer”, começou por referir Ângelo Girão, numa entrevista à agência Lusa.


Sobre a passagem de 11 épocas pelo Clube de Alvalade, o ex-guardião afirma que deu “tudo para levar o Sporting ao topo”, apesar de alguns problemas: “Foi muito a pulso e com muitas guerras à mistura, das quais não me orgulho e que, se calhar, não deviam ter sido responsabilidade do capitão assumi-las, mas senti isto como se fosse uma coisa minha, pessoal, e um objetivo de vida, em termos desportivos. Queria bastante devolver o Sporting ao sítio que está e sinto que consegui”.

Ângelo Girão: "Queria bastante devolver o Sporting ao sítio que está e sinto que consegui"


Ângelo Girão lamenta ainda que a sua despedida tenha ficado marcada pela derrota frente ao Porto, nas meias-finais do campeonato de hóquei em patins: “Se houve anos em que éramos inferiores e ganhámos ao Porto, que praticava um hóquei mais bonito e acutilante, este ano sentíamos que éramos superiores. Fomos melhores durante esta eliminatória e custa-nos, mas sou perfeitamente consciente de que o desporto é assim”.

A terminar, Ângelo Girão reconhece que teve alguns comportamentos menos positivos, apesar de nunca ter faltado empenho: “Por vezes, com algum - e quando digo algum é muito – exagero da minha parte em algumas atitudes menos boas que tive, mas entreguei tudo de mim, em todos os momentos e em todos os sítios por onde passei. Nenhum clube que representei, alguma comitiva de seleção, alguém que se cruzou comigo no balneário, me pode apontar falta de entrega ou de compromisso”.


Modalidades

Oficial! Sporting já conhece adversário no Mundial de Clubes 2025

Numa prova que envolve os melhores emblemas do globo, Clube de Alvalade assume papel como um dos principais candidatos ao torneio

Sporting assegura presença no Mundial de Clubes 2025 e não será a única equipa lusitana a participar
Sporting assegura presença no Mundial de Clubes 2025 e não será a única equipa lusitana a participar

  |

Icon Comentário0

O Sporting ficou a conhecer os seus adversários para o Mundial de Clubes 2025 de hóquei em patins. A prova irá decorrer entre os dias 1 e 5 de outubro em San Juán, na Argentina. Esta será a primeira competição sem o contributo de Ângelo Girão, que já se despediu dos Adeptos Sportinguistas.


Na nova prova de clubes do hóquei patinado, a equipa orientada por Edo Bosch fará parte do Grupo A, juntamente com a formação do Barcelona (os atuais campeões do torneio em questão), o Andes Talleres, da Argentina, e o Olímpia, outro emblema do mesmo país sul-americano.


Não são só os leões a representar Portugal nesta competição. Para além do Clube Alvalade, o Óquei de Barcelos (campeão europeu em título) também está em prova, com o San Jorge do Chile, os argentinos do Centro Valenciano e os australianos do Melbourne, no grupo B.


Esta prova, que chega para substituir a Taça Intercontinental, tem a duração de cinco dias e será realizada no mítico pavilhão do hóquei em patins mundial, Aldo Catani. Com dois grupos em prova, os dois primeiros de cada irão avançar para as meias-finais da competição.

Vale a pena recordar que esta será a primeira prova em 10 anos, em que o Sporting não terá a contribuição de Ângelo Girão na sua baliza. O recém retirado guarda-redes já teve oportunidade de explicar por palavras o seu amor pelo Clube: “Ficava com mágoa se eu não tivesse dado tudo dentro do rinque, se eu não tivesse lutado pelo Sporting como lutei, se eu não tivesse entregado tudo. A partir do momento em que eu faço isso, saio de consciência tranquila e sem ressentimentos”.


Recorde, aqui, uma das maiores conquistas da história do Sporting, em 2024:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Oficial! Exclusivo Leonino confirmado; 'Camisola 17' do Sporting termina carreira
Modalidades

Oficial! Exclusivo Leonino confirmado; 'Camisola 17' do Sporting termina carreira

 

Icon Comentário0
Lenda do Clube revela motivo para terminar carreira: "Sporting decidiu que..."
Modalidades

Lenda do Clube revela motivo para terminar carreira: "Sporting decidiu que..."

 

Icon Comentário0
Sporting assinala despedida de lenda do Clube: "Ficará para sempre na história"
Modalidades

Sporting assinala despedida de lenda do Clube: "Ficará para sempre na história"

 

Icon Comentário0