SPORTING CP EMPATA COM VALONGO
Leões não conseguiram vencer na estreia no XIX Torneio Joaquim Guerra
Duarte Pereira da Silva
Texto
12 de Setembro 2020, 13:47
summary_large_image

A equipa principal de hóquei em patins do Sporting CP empatou, a quatro bolas, este sábado, 12 de setembro, com a AD Valongo. João Souto, Telmo Pinto, Gonçalo Nunes e Alessandro Verona apontaram os golos Leoninos.

Após a vitória no Troféu Stromp – conjunto de Paulo Freitas goleou o HC Turquel por 10-4 –, o Sporting CP participou no XIX Torneio Joaquim Guerra, que se realizou no Pavilhão Gimnodesportivo de Turquel. Com duas vitórias nos últimos dois particulares, os leões defrontavam a equipa da casa e partiam como favoritos.

No entanto, foi a AD Valongo a inaugurar o marcador. Com cinco minutos disputados, os comandados de Edo Bosch fizeram mexer as redes através de André Bessa, que, com um disparo do meio da rua, fez o 1-0. Um belo golo da equipa da cidade de Valongo.

Porém, o cenário haveria de piorar para o Sporting CP. Pouco depois, numa excelente jogada coletiva, a AD Valongo fez o 2-0 por intermédio de Hugo Barata. Ferran Font perdeu a bola em zona adiantada do rinque e, na sequência do lance, o jogador da AD Valongo fez a picadinha e bateu o guardião verde e branco. Nas imagens, e apesar do excelente gesto técnico do adversário, fica a sensação de que o guarda-redes Leonino poderia ter feito mais.

Perante o desenrolar dos acontecimentos, e com cerca de metade do primeiro tempo já disputado, Paulo Freitas foi obrigado a pedir um desconto de tempo. Os leões não estavam a ser capazes de criar perigo junto da baliza adversária e iam permitindo a AD Valongo algumas ocasiões de perigo.

O treinador verde e branco puxou, certamente, as orelhas aos seus pupilos e, logo no reatar do encontro, o Sporting CP conseguiu reduzir a desvantagem. Em zona defensiva, Matías Platero recuperou a bola e, no contra-ataque, Telmo Pinto assistiu João Souto, que, com um remate certeiro, fez o 2-1. Logo de seguida, o mesmo João Souto foi travado em falta quando seguia isolado para a baliza adversário. O árbitro não teve dúvidas e o internacional português dispôs de um livre direto para igualar a partida, mas não conseguiu concretizar.

Todavia, o empate haveria de chegar rapidamente. Numa transição rápida, Telmo Pinto percorreu toda a pista e, depois de tirar um homem do caminho, disparou para o 2-2. Um belo golo do atleta que chegou ao Sporting CP na temporada passada. Quando tudo apontaria para uma reviravolta no marcador, a AD Valongo passou novamente para a frente. Tal como nos tentos anteriores, Rafael Bessa, com um míssil, fez o 3-2.

Até ao intervalo, novo golo da AD Valongo. Perda de bola de Pedro Gil e Rafael Bessa, na cara de Ângelo Girão, fez o 4-2. Nos primeiros 25 minutos, as desconcentrações defensivas da turma de Paulo Freitas custaram caro aos leões. Nota para a excelente exibição do conjunto de Edu Bosch e, em particular, para o jovem André Bessa, que, com apenas 19 anos, ia sendo a grande figura do encontro.

No segundo tempo, o Sporting CP apareceu mais agressivo, mas, apesar de algumas situações de perigo, o golo tardava em aparecer. No entretanto, fruto das dez faltas de equipa dos leões, a AD Valongo dispôs de um livre direto, mas Girão evitou males maiores.

Na resposta, com cerca de 15 minutos para o final do jogo, Gonçalo Nunes tirou um coelho da cartola e reduziu para 4-3. Um excelente apontamento do reforço para a época 2020/21, que, com a picadinha, deixou pregado ao chão o guardião da AD Valongo. Cinco minutos depois, Alessandro Verona não quis ficar atrás de Rafael Bessa. O italiano não pediu autorização e, com um remate indefensável, empatou a partida a quatro.

Já dentro dos últimos cinco minutos, o Sporting CP chegou à 15.ª falta de equipa e a AD Valongo teve a seu favor, novamente, um livre direto. Desta feita, o atleta da turma de Edu Bosch acertou com estrondo no poste.

Até final, os leões estiveram sempre mais perto do golo, mas, por infelicidade ou por excelentes intervenções do guardião adversário, o resultado acabaria mesmo por ser o 4-4.

Desta forma, o Sporting CP empatou diante da AD Valongo. Paulo Freitas não terá ficado nada satisfeito com o desempenho dos seus comandados nos primeiros 25 minutos, sobretudo no capítulo defensivo. Porém, no segundo tempo, os leões melhoraram significativamente e poderiam ter vencido o encontro.

O hóquei verde e branco volta a entrar em campo ainda este sábado, às 21h00, frente ao HC Turquel.

  Comentários