
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futsal
|
Com a Taça da Liga já para trás das costas, a equipa de futsal do Sporting CP tem, agora, um teste fora de portas, antes da paragem para os compromissos das seleções. Os comandados de Nuno Dias defrontam, este domingo (19 de janeiro, 14h20), o Fut. Azeméis, em partida a contar para a 16.ª jornada da Liga Placard. Depois da derrota na competição do passado fim-de-semana, na final frente ao SL Benfica (5-4), os leões precisam de voltar às vitórias. Na mesma situação está o seu adversário. A equipa natural de Oliveira de Azeméis também participou na Taça da Liga, tendo sido eliminada, logo nos quartos-de-final, frente ao Módicus Sandim, por 4-3. Ou seja, ambos os conjuntos sentem a tremenda necessidade de mudar de chip, agora com o regresso à competição nacional mais importante. Atualmente, a turma de Ricardo Canavarro encontra-se a fazer uma época muito regular, apresentando-se na quinta posição da tabela classificativa com 27 pontos – os mesmos que a equipa de Sandim – oferecendo luta a por quem passa no Pavilhão Municipal de Oliveira de Azeméis. Para já, os da casa contam com um saldo de nove vitórias e seis derrotas, sem qualquer empate na Liga. Em Ruan Silvestre, o míster de Azeméis encontrou o seu melhor marcador, com dez golos e nove assistências tornando-se, também, o jogador com mais participações nos tentos da equipa do norte do país e a sua peça fundamental. Outro atleta a ter em consideração, é ainda o pivô João Vigário, que se tem apresentado numa excelente forma nas últimas partidas. No caso do Sporting CP, depois da derrota frente ao SL Benfica, torna-se normal que os índices de confiança sintam a necessidade de voltar a subir e, esta partida, na qual os verdes e brancos só pensam em vencer – para chegarem ao dérbi de dia 9 de fevereiro, no Pavilhão João Rocha, com a possibilidade de passarem para o primeiro lugar - não há espaço para erros. Nuno Dias já sabe que não poderá contar com Cardinal, uma das suas maiores fontes de desequilíbrio, depois do mesmo ter sido expulso na final da Taça da Liga, mas poderá ver em Rocha e Cavinato hipóteses para que o faro ao golo não desapareça, além da criatividade inequívoca de Merlim. Os campeões da Europa entram, pelas 14h20, na quadra de Oliveira de Azeméis para fazerem aquilo que sabem melhor: jogar futsal. Acompanhe esta última jornada antes da paragem para a Ronda de Elite do Campeonato do Mundo da modalidade, em direto, na RTP 1, este domingo (19 de janeiro).
Fotografia de NFactos
Frederico Varandas, Presidente do Clube de Alvalade, acordou saída de internacional verde e branco, que jogará no Mes Sungun em 2025/26
|
O Sporting vai ceder Tiago Macedo ao Mes Sungun. Apesar de o regresso a Alvalade ter estado fechado, os responsáveis pela equipa de futsal verde e branca terão decidido emprestar o ala internacional durante mais uma temporada, depois de uma época no Córdoba.
A informação está a ser avançada por Gustavo Muñana - jornalista espanhol especializado em assuntos relacionados com a modalidade - garantindo que o emblema iraniano terá fechado a contratação do canhoto para 2025/26, juntamente com Carlos Sanz, que deixa o Jaén.
A notícia do empréstimo de Macedo surge numa altura em que os comandados de Nuno Dias sentem a falta de um desequilibrador e em que foi revelado que o Al Nassr decidiu acabar com a equipa de futsal e Pany Varela, histórico do Sporting, está livre no merado.
Esta temporada, Tiago Macedo fez dois golos ao longo de 17 encontros pelo Córdoba. Em 2024/25, pelo Sporting, ainda realizou 32 partidas: seis na UEFA Futsal Champions League, 21 na Liga Placard, dois na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. No total, assinou dois golos e deu a marcar por três vezes.
O ala estreou-se na equipa principal de futsal do Sporting em 2021/22, quando ainda era peça-chave dos juniores verdes e brancos, tal como na temporada seguinte, em 2022/23. No total, às ordens de Nuno Dias, Macedo contabilizou 38 jogos, cinco golos marcados e três assistências. Pelos leões já venceu três campeonatos nacionais, uma Taça de Portugal e uma Taça da Liga.
Confira a publicação:
Aventura na Arábia Saudita virou inferno para glória do emblema verde e branco que já procura solução para o seu futuro na modalidade
|
A secção de futsal do Al Nassr vai fechar portas. Pany Varela, antigo jogador do Sporting, e restantes atletas da modalidade no emblema da Arábia Saudita já estão a par da decisão do clube da capital e preparam-se para novos passos nas respetivas carreiras desportivas.
A notícia é avançada pelo jornalista espanhol Gustavo Muñana: "O Al Nassr planeia fechar sua divisão de futsal. O clube saudita comunicou a decisão aos seus jogadores, e o craque português Pany Varela, com contrato até 2026, já está a discutir a situação com sua agência e a preparar-se para entrar no mercado europeu", pode ler-se na conta oficial do jornalista especialista em notícias da modalidade na rede social 'X'.
No verão de 2024, Pany Varela valeu uma transferência histórica no futsal, deixando o Sporting pelo Al Nassr a troco de cerca de 250 mil euros - metade da sua cláusula de rescisão - e um salário de dois anos a rondar os 300 mil euros anuais. No entanto, a aventura parece no Médio Oriente parece estar perto do fim. Pelo Al Nassr, o futsalista marcou 22 golos em 29 jogos.
Nos comentários à publicação, surgiram de imediato vários adeptos ligados ao Sporting a pedir o regresso do internacional português de 36 anos que fez história ao serviço do emblema verde e branco, Clube onde esteve durante oito temporadas - entre 2016 e 2024.
Ao todo, com a Listada verde e branca, Pany Varela contabilizou 336 partidas, 126 finalizações certeiras, 80 passes para golos e vários títulos conquistados, nomeadamente duas UEFA Futsal Champions League, seis Campeonatos Nacionais, cinco Supertaças, quatro Taças da Liga e quatro Taças de Portugal. Pela Seleção Nacional, o craque - tem ainda dois Campeonatos da Europa, um Campeonato do Mundo e uma Finalíssima no palmarés.
Veja a publicação de Gustavo Muñana:
Técnico da equipa verde e branca falou com os jornalistas depois dos leões caírem de forma estrondosa nas meias-finais do campeonato nacional
|
A equipa de futsal do Sporting perdeu, este domingo, dia 1 de junho, contra a equipa do Leões Porto Salvo, em jogo a contar para o primeiro encontro das meias-finais do campeonato nacional. Paulo Luís, treinador-adjunto verde e branco, falou com os jornalistas no final da partida, e mostrou-se muito desagradado com a equipa.
Paulo Luís: "Uma equipa do nosso nível não pode sofrer três golos de bola parada"
“Uma equipa do nosso nível não pode sofrer três golos de bola parada, ainda para mais em situações que estavam identificadas e que fazem a diferença no jogo. Depois de estarmos a ganhar por 2-0, num encontro em que sabíamos as dificuldades que íamos ter e onde os pormenores iriam contar, não é normal à nossa equipa acontecerem três golos da mesma forma (...) É algo que vamos ter de melhorar, claramente”, começou por dizer.
Paulo Luís deixou, no entanto, alguns elogios à equipa, principalmente no que toca ao coração que demonstraram durante o jogo: “Em termos de atitude e postura perante o jogo, não tenho nada a apontar aos meus jogadores”.
Paulo Luís: "Já vivemos esta situação noutras ocasiões e estamos preparados para dar a volta"
Depois, falou do que resta da eliminatória: “É preciso ganhar dois jogos, e é isso mesmo que vamos ter de fazer em nossa casa. Já vivemos esta situação noutras ocasiões e estamos preparados para dar a volta”.
“Sabemos que do outro lado está uma equipa bem trabalhada, que causa dificuldades, e por isso não podemos voltar a cometer os mesmos erros. A este nível, pagam-se caro”, rematou Paulo Luís, depois da derrota do Sporting.
Reforço do Sporting marca cinco golos no campeonato espanhol, mas perde em jogo louco (vídeo)