Futebol
Rafael Soares critica Geny e Trincão mas elogia um dos titulares: "Foi dos melhores do Sporting"
06 Dez 2025 | 16:54
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
16 Nov 2023 | 15:35 |
O pesadelo de Gelson Martins no Mónaco está perto de chegar ao fim. O antigo jogador do Sporting continua sem ser opção para Adi Hutter esta temporada e vai mesmo abandonar o clube francês. O regresso a Portugal é uma hipótese muito forte em cima da mesa.
Gelson tem vivido temporadas caóticas em França. Além do modesto lugar na Ligue 1 em 2022/23 (sexto lugar), o ex-leão deixou de ser opção a meio da época e, não realiza qualquer jogo oficial desde 26 de fevereiro, num encontro frente ao Nice, que terminou com uma derrota dos monegascos por 3-0.
De acordo com o portal 'FootMercato', Gelson Martins pondera voltar à Liga Portugal Betclic, depois da rescisão com os leões no final da época 2017/18 aquando do episódio de Alcochete, para o Atlético de Madrid, onde também teve uma passagem discreta. Uma possível saída para o futebol saudita também está em cima da mesa, acrescenta a mesma publicação.
Assim, a saída do ex-camisola 77 do Clube de Alvalade da Ligue 1 deverá acontecer durante o mercado de transferências de inverno. No Mónaco, Gelson Martins fez cerca de 129 jogos, onde marcou por 16 ocasiões e assistiu por 14.
Na equipa principal do Sporting, o atleta de 28 anos realizou 140 partidas, apontando 27 golos e fazendo 24 assistências. De Leão ao peito, o internacional português conquistou dois troféus: uma Supertaça (2015) e uma Taça da Liga (2017/18).
Clube de Alvalade está atento a vários talentos pelo mundo fora, e estudam as diferentes opções antes do início da janela de transferências
07 Dez 2025 | 03:00 |
Tiago Gabriel está referenciado pela Direção do Sporting, como um dos jovens talentos que os responsáveis verdes e brancos querem seguir de perto. Neste Exclusivo Leonino, o nosso Jornal dá conta do interesse dos leões no jogador do Lecce, da Serie A.
Tiago Gabriel é um defesa-central de 20 anos, que já alinhou em 15 partidas do Lecce na presente temporada, para além de também ser escolha regular nos convocados da seleção sub-21, em 2025/26. Neste momento, é o terceiro jogador da Liga Italiana com mais duelos aéreos discutidos, e ganhos.
Apesar de o Sporting estar bem apetrechado, no que toca ao eixo da defesa, a verdade é que os leões já pensam na possibilidade de perder algumas peças importantes no setor defensivo. Gonçalo Inácio e Ousmane Diomande, que têm sido titulares habituais nas escolhas de Rui Borges, têm vindo a ser apontados a alguns dos mais ricos clubes da Europa nos últimos meses.
Por isso, o Sporting estuda opções, e um dos jogadores que estará referenciado é Tiago Gabriel. Um dos motivos do interesse dos leões no jovem defesa-central, para além das boas exibições esta temporada, é o facto de o jogador ter feito a sua formação no Clube de Alvalade, onde esteve entre 2014 e 2020.
Outro dos fatores que pode ajudar a um possível negócio são as boas relações que o Sporting mantém com o Lecce, emblema onde alinha Tiago Gabriel. Relembrar que, no verão de 2023, os leões efetuaram uma das compras mais caras da história do Clube a esse emblema da Serie A, na altura para resgatar o agora capitão de equipa, Morten Hjulmand.
Logo após ter assistido para o golo dos encarnados, futebolista e teve uma atitude inapropriada que pode sair caro ao futebolista encarnado
06 Dez 2025 | 23:24 |
O empate no dérbi entre Benfica e Sporting (1-1), desta sexta-feira, dia 5 de dezembro, ficou marcado por uma provocação nos festejos do golo de Georgiy Sudakov. Amar Dedic decidiu ir ao encontro de Maxi Araújo, logo após ter assistido o internacional ucraniano e teve um gesto obsceno que pode sair caro ao jogador encarnado.
Quem se apercebeu do sucedido foi Morten Hjulmand, levando mesmo o capitão do conjunto de Rui Borges a pedir satisfações, ao passo que Vangelis Pavlidis ainda tentou abafar tais protestos do nórdico, numa altura em que a turma de José Mourinho festejava o golo.
Na sequência desse momento, o árbitro António Nobre fez questão de chamar os capitães Nicolás Otamendi e Morten Hjulmand à parte e pedir a ambos os futebolistas que acalmassem os colegas de equipa que viviam o jogo com os nervos à flor da pele.
Já na segunda parte, Maxi Araújo foi também atingido com duas garrafas, quando se preparava para fazer um lançamento de linha lateral. Tal aconteceu depois de mais um lance em que esteve picado com Richard Ríos, o que foi uma constante durante todo o encontro.
De recordar que Tiago Dantas, médio que esteve emprestado pelo Benfica ao Tondela, em 2021/22, foi suspenso por um jogo, após um gesto semelhante numa derrota caseira dos beirões contra o Sporting (3-1), além de ter sido multado em 82 euros pelo Conselho de Disciplina da FPF.
Veja o gesto:
Após o empate entre Benfica e leões (1-1), técnico do clube da Luz afirmou que capitão dos leões não via cartões, mas números dizem o contrário
06 Dez 2025 | 19:43 |
Após o empate entre Benfica e Sporting (1-1), José Mourinho afirmou que Morten Hjulmand é "intocável" e que não leva cartões apesar de fazer faltas. No entanto, os dados dizem precisamente o contrário. O capitão dos leões é dos que mais amarelos viu na Liga desde 2023.
Num total de 71 partidas disputadas (5.513 minutos) ao serviço dos verdes e brancos em três edições distintas do nosso campeonato, o futebolista dinamarquês foi admoestado com 26 cartões: viu 25 amarelos (dois deles no mesmo jogo) e um vermelho.
Neste ranking, o jogador leonino apenas é superado por Seba Pérez, que, em 69 duelos entre Boavista e Casa Pia (4.890'), viu os mesmos 26 cartões, mas divididos da seguinte forma: 22 amarelos e quatro vermelhos. O top-3 fecha com Matheus Pereira, do Santa Clara, que, nos 68 jogos (4.531) pelos insulares, viu os árbitros visaram-no por 23 vezes (22 amarelos e um vermelho).
Por outro lado, Nicolás Otamendi, durante este período, viu apenas 19 cartões (18 amarelos e um vermelho) em 74 jogos (6.535 minutos). Assim, os factos apresentados desmentem as afirmações proferidas por José Mourinho que tentou desviar as atenções por ter somado mais um jogo sem vencer à frente dos encarnados.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Morten Hjulmand – avaliado em 50 milhões de euros – participou em 20 partidas: 13 na Liga Portugal Betclic, cinco na Liga dos Campeões, uma na Taça de Portugal e outra na Supertaça. Nos 1.798 minutos em que esteve em campo, o capitão dos leões marcou dois golos e fez duas assistências.