Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Iturralde González diz que jogador do Porto enganou João Pinheiro frente ao Sporting

Antigo árbitro da La Liga é perentório e garante que juiz do Clássico esteve errado em lance capital que prejudicou os verdes e brancos

Iturralde González, antigo árbitro da La Liga, diz que João Pinheiro foi enganado por Fábio Vieira no Porto - Sporting
Iturralde González, antigo árbitro da La Liga, diz que João Pinheiro foi enganado por Fábio Vieira no Porto - Sporting

  |

Icon Comentário0

Ousmane Diomande foi expulso no Clássico entre Sporting e Porto. João Pinheiro mostrou vermelho direto ao jogador do Sporting por alegada agressão a Fábio Vieira, que simulou descaradamente uma cabeçada do defesa leonino. Iturralde González aponta mais um erro crasso do árbitro da partida, referindo que o médio se aproveitou da situação.


"Para mim não é vermelho. Diomande encosta a sua cabeça à cabeça de Fábio Vieira, mas não há um movimento, não há nenhuma cabeçada. Não há intensidade nessa ação. Diomande teria que ser admoestado com um amarelo, mas o árbitro também deveria ter mostrado um amarelo a Fábio Vieira por fingir uma agressão que não existiu", começou por dizer, ao jornal Record.


O antigo juiz da La Liga é perentório, garantindo que "existindo vídeoárbitro, este teria de chamar o árbitro para ir ver as imagens", uma vez que o lance de Diomande com o jogador do Porto "é cabeça com cabeça", mas Iturralde González, tal como outros especialistas, afirma não ver "intensidade, nem força excessiva", na ação do central.


Certo é que o golpe teatral de Fábio Vieira surtiu efeito e o Sporting perdeu uma das referências aéreas para o último lance do encontro, bem como para o próximo jogo do campeonato. O costa-marfinense é baixa para o duelo com o Arouca - disputado dia 15 de fevereiro em Alvalade - assim como Matheus Reis, expulso por protestos.

Na presente temporada, Ousmane Diomande - avaliado em 40 milhões de euros - foi utilizado em 31 partidas: 20 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, duas na Taça da Liga, uma na Taça de Portugal e outra na Supertaça. O jovem de 21 anos disputou 2.430 minutos e marcou o único golo diante do Nacional, não somando qualquer assistência.


Recorde o lance em questão:


Futebol

Exclusivo Leonino - Varandas apertou Fernando Gomes depois do Porto - Sporting

Arbitragem de João Pinheiro no Clássico da 21.ª jornada do campeonato nacional gerou revolta nos verdes e brancos, que foram prejudicados no Estádio do Dragão

Exclusivo Leonino - Frederico Varandas falou com Fernando Gomes após Porto - Sporting da jornada 21 do campeonato nacional
Exclusivo Leonino - Frederico Varandas falou com Fernando Gomes após Porto - Sporting da jornada 21 do campeonato nacional

  |

Icon Comentário0

O Sporting manifestou claro desagrado com a arbitragem do Clássico junto da FPF. Neste Exclusivo Leonino, o nosso Jornal revela que, pela voz do Presidente Frederico Varandas, o Clube de Alvalade fez saber a Fernando Gomes, que não irá tolerar uma exibição ao nível da que João Pinheiro apresentou na partida diante do Porto, impedindo a vitória verde e branca. 


A Direção do Sporting mostrou tremenda insatisfação com a incapacidade de João Pinheiro e respetiva equipa de arbitragem em assinalar duas grandes penalidades claras a favor dos comandados de Rui Borges: ao minuto 74, quando Tiago Djaló puxa Viktor Gyokeres pela camisola na grande área azul e branca e, a mais flagrante, já depois dos 90', com Geovany Quenda a ser rasteirado por Zé Pedro.


Os responsáveis leoninos apontam também o dedo à falta de intervenção do VAR no lance que valeu a expulsão de Ousmane Diomande. O central do Sporting em momento algum agride Fábio Vieira, que se aproveitou de um encosto de cabeças para teatralizar o uso de força excessiva do 'camisola 26'. Sendo um lance de vermelho direto, Tiago Martins teria de avisar João Pinheiro para revisão das imagens.


Frederico Varandas optou por falar pessoalmente com Fernando Gomes, presidente da FPF, ao invés de lançar um comunicado através dos meios oficiais dos verdes e brancos. A estrutura acredita que o assunto teria de ser tratado internamente, numa altura em que a equipa de Rui Borges segue no primeiro lugar do campeonato nacional e qualquer desestabilização poderá prejudicar o grande objetivo da temporada.

O Sporting ambiciona conquistar o bicampeonato, tarefa que se vai traduzindo hercúlea para o plantel leonino. Uma onda de lesões vem assolando a equipa desde o início da temporada, obrigando os verdes e brancos a jogarem 'remendados' em várias partidas. Os problemas físicos, aliados às constantes falhas graves de arbitragem vão impedindo os leões de se distanciarem ainda mais dos rivais diretos. 


Assista aqui o resumo do encontro e veja todos os lances abaixo mencionados.


Futebol

Sem explicação! Sporting viu oito vermelhos nos últimos...

Embates dos leões com o Porto, seja em Alvalade ou fora de casa, têm ficado por várias decisões de arbitragem que caem contra os verdes e brancos

O Sporting viu oito cartões vermelhos nos últimos cinco jogos que realizou com o Porto - média de quase dois cartões vermelhos por jogo
O Sporting viu oito cartões vermelhos nos últimos cinco jogos que realizou com o Porto - média de quase dois cartões vermelhos por jogo

  |

Icon Comentário0

O Sporting subiu ao campo na passada sexta feira, dia 7 de fevereiro, para defrontar o Porto, no estádio do Dragão. O clássico, que contou para a 21ª. Jornada da Liga Portugal Betclic, terminou empatado a uma bola. Esse empate marcou um registo negativo dos leões na cidade invicta, mas há outro dado estatístico digno de destaque depois da partida.


A última vitória do Sporting em casa do Porto foi na época 2015/2016. A 30 de abril de 2016 - ou seja, há quase nove anos - a equipa dos leões, na altura orientada por Jorge Jesus, conseguiu vencer no dragão por 3-1, com golo de Bruno César, e golo de Islam Slimani. Esse encontro manteve, na altura, o Sporting na luta pelo título, que iria perder por apenas dois pontos para o Benfica.


A partir desse embate, foram quatro empates e sete derrotas para o Sporting no estádio do dragão. Nem no período em que foram comandados por Ruben Amorim os leões conseguiram vencer no Porto. Rui Borges esteve muito perto de o atingir, tendo sofrido o golo do empate já muito perto do fim da partida. O técnico dos leões já conseguiu, de resto, vencer o Porto, mas na final four da Taça da Liga.


Outro dado importante, e preocupante, que complementa esta informação, são os cartões vermelhos recebidos por jogadores do Sporting em jogos contra o Porto. Os verdes e brancos não terminam uma partida frente aos dragões com 11 jogadores em campo desde 2021, uma marca surpreendente para embates entre as mesmas equipas.

De resto, nos últimos cinco jogos disputados contra o Porto, o Sporting viu oito cartões vermelhos. Destacam-se as partidas de 2022, em que Coates viu um cartão vermelho, tal como João Palhinha e Bruno Tabata. Na mesma época, Pedro Porro foi expulso em jogo da Taça - na época seguinte voltou a ser expulso. O ano passado, foi o inglês Marcus Edwards a apanhar ordem de expulsão. 



Futebol

Nuno Correia da Silva deixa elogios a elemento de saída do Sporting de Varandas: “Obrigado...”

Antigo administrador da SAD dos leões escreveu um texto no jornal ‘Record’, onde agradeceu ao antigo dirigente do Clube pelo seu serviço

Antigo administrador da SAD do Sporting de Varandas, Nuno Correira da Silva, escreveu carta aberta a Hugo Viana, a agradecer pelo tempo no Clube
Antigo administrador da SAD do Sporting de Varandas, Nuno Correira da Silva, escreveu carta aberta a Hugo Viana, a agradecer pelo tempo no Clube

  |

Icon Comentário0

Hugo Viana abandonou, recentemente, o Sporting, depois de largos anos na figura de diretor desportivo do Clube. O antigo dirigente verde e branco rumou ao Manchester City, mas as reações à sua saída têm sido maioritariamente positivas. Nuno Correia da Silva, antigo administrados da SAD leonina, foi uma das vozes que quis deixar, através do jornal ‘Record’, palavras amigas em direção ao novo citizen.


"O Sporting perdeu um grande director desportivo, Hugo Viana. Mas perdeu, sobretudo, um grande senhor. Sem procurar protagonismo, deixou uma marca que ficará registada nas melhores páginas da história do Sporting", começou por escrever, em tom elogioso, Nuno Correira da Silva.


Prosseguiu: "É pouco comum escrever sobre um director desportivo, mas quem vive e sente o Sporting sabe que há um antes e um depois de Hugo Viana. Saber reconhecer é mais importante que saber criticar (...) Reconhecer é, também, registar, é construir exemplos, marcar referências para o futuro. Viana merece este reconhecimento".


Nuno Correia da Silva lembra, depois, que Hugo Viana pode ter beneficiado da presença de Ruben Amorim no Clube, mas riposta que o oposto também terá acontecido durante a estadia do treinador português que, entretanto, saiu para o Manchester United. Destacou, depois, a ausência de drama e conflitos no balneário dos leões enquanto o diretor desportivo esteve em Alvalade. Por último, deixou um agradecimento:

"Nos anos que estive com administrador da Sporting SAD, quase 7 anos, poucas vezes falei com o director desportivo, não era a minha função. Por isso, este testemunho não é resultado de qualquer proximidade, mas sim de uma avaliação isenta e depreendida, que só pretende ser vir um propósito de justiça, de dizer: Obrigado Hugo Viana", rematou o administrador verde e branco. 



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Reforço de Frederico Varandas com registo que preocupa o Sporting
Futebol

Reforço de Frederico Varandas com registo que preocupa o Sporting

 

Icon Comentário0
João Pinheiro 'rasgado' depois do Porto – Sporting: “A arte de estragar um clássico”
Futebol

João Pinheiro 'rasgado' depois do Porto – Sporting: “A arte de estragar um clássico”

 

Icon Comentário0
Escândalo no Benfica - Moreirense! Penalti perdoado a Florentino (Vídeo)
Futebol

Escândalo no Benfica - Moreirense! Penalti perdoado a Florentino (Vídeo)

 

Icon Comentário0