Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futsal

JOÃO MATOS: “ESTOU NO CLUBE CERTO PARA GANHAR”

Em entrevista ao jornal ‘A Bola’, capitão do futsal do Sporting fez um balanço à sua carreira no Clube, garantindo que quer continuar a conquistar títulos. Confira a entrevista completa aqui

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

João Matos falou, este sábado, 3 de abril, sobre o seu número de jogos de leão ao peito. Com 19 anos de ligação ao Sporting, João Matos prepara-se para igualar Deo com o maior número de jogos realizados de leão ao peito, com 604 encontros. O capitão leonino, em entrevista ao jornal A Bola, explica a motivação para continuar a vencer títulos, abordando os planos para o futuro. Onde vai buscar a motivação? “Vivemos dos títulos e das conquistas”

  • Costumo dizer que nós vivemos muito dos títulos e das conquistas, e se isso não acontecer é porque estamos no sítio errado. Este é um clube que vive constantemente de vitórias e nós temos de lutar diariamente por isso. Quanto a esta Taça da Liga, tínhamos muita juventude da formação com sede de vitórias, de se afirmar e mostrar.
  • Também era uma competição que tínhamos deixado fugir há três anos, por isso queríamos trazê-la de volta para Alvalade. Depois foi um dérbi [6-2 ao Benfica], o que dá uma motivação extra. E não podemos dissociar o momento de pandemia que vencemos. Não sabemos quantas competições vão terminar este ano, neste momento sabemos que só o play-off do Campeonato tem data marcada e esse tem de ir para o Sporting. Tudo isto ajuda a dar força para mais conquistas.
Qual a sua maior conquista? “A conquista da Liga dos Campeões”
  • Logicamente que o feito da Liga dos Campeões [2019]. É inédito para o Sporting, aqueles 16 ficaram marcados na história do clube. Foi uma conquista grandiosa, e isso notou-se também pelo festejo no Pavilhão João Rocha, que foi um momento épico e dos momentos mais altos que tive enquanto sportinguista e enquanto atleta do Sporting. É claramente o título, a nível de clubes, que mais me enche de orgulho. E fica muito marcado por isso. O tricampeonato [2013 a 2016] é algo muito marcante também, que o Sporting não tinha conquistado, mas uma Ligados Campeões é, sem dúvida, o feito mais grandioso que o Sporting já teve.
Final perdida em 2011 foi o pior momento? “Foi sem dúvida um mau momento para nós”
  • Foi um momento muito negativo em termos desportivos. Logicamente que as lesões são sempre más. Festejei um tricampeonato de pé partido, não é a melhor forma de festejar [risos]. Agora, desportivamente foi sem dúvida um mau momento para nós, muito maior do que perder campeonatos. Se ganhar uma Liga dos Campeões está acima de um tricampeonato, perder uma Liga dos Campeões está acima de perder um campeonato.
  • Tivemos aqui um momento no MEO Arena em que perdemos com o Barcelona. Tínhamos noção de que eram superiores ao Sporting, mas batemo-nos muito bem e até aos últimos minutos podia ter caído para o nosso lado. Acabou por ser desportivamente negativo, porque estávamos em nossa casa com 12 mil leões a apoiar-nos, que sabiam que o Barcelona era favorito, mas que se encheram de esperança e acredito que orgulhámos muito o clube e os sportinguistas com a nossa exibição, mas não passámos à final, que era esse o nosso objetivo.
Como explica tantos anos no Clube? “Se não tivesse qualidade não estaria aqui”
  • De uma forma muita assertiva, se eu não tivesse qualidade também não estaria aqui. Eu trabalho para me manter no clube, para jogar, para competir ao máximo. E esse facto é que me faz estar no nível em que estou hoje e pelo menos ter aguentado 20 anos no clube. Longe de mim sentir-me um jogador da casa, ou numa zona de conforto. Eu aqui ainda fico nervoso quando vou negociar contratos, porque não sei as intenções de quem está à frente, se pretende ficar comigo, se não pretende. Qual o meu papel aqui dentro.
  • É uma batalha diária, para quando chegar um fim de contrato ou as negociações essa luta diária tenha peso e argumentos para voltar a fazer um contrato aqui. Mesmo na seleção, ainda hoje vou olhar para todas as convocatórias, apesar de já lá ter ido 150 vezes, para confirmar o meu nome [risos]. Nunca escondi o meu amor ao clube, felizmente estou no clube do meu coração há 20 anos, e a ideia passa por trabalhar consecutivamente e diariamente para que esse vínculo se prolongue ainda por mais tempo.
Já pensou em ir para o estrangeiro? “Já, mas estou no Clube certo para ganhar”
  • Já surgiu esse bichinho, mais pela experiência de vida e um pouco também pela experiência competitiva. Não vamos dizer que o campeonato português é inferior aos outros. Tem muita qualidade, é competitivo. Ainda há pouco tempo, andou a correr que eu poderia rumar a França. Lá está, houve sempre aquele interesse da aventura, da experiência. Mas não se desenvolveu muito mais por causa do Sporting. Eu sinto-me bem no clube, dá-me tudo para me manter feliz. Por vontade própria, se quisesse ir embora, não aceitaria propostas do Sporting. Acabo por ter mais de metade da minha vida aqui. Não só pelo conforto. Estou aqui porque luto por títulos, é a competição diária ao máximo, porque o objetivo de um jogador é ganhar e eu estou no clube certo para ganhar.
Sente-se um símbolo do Sporting? “Há muitos símbolos, e muitos superiores a mim”
  • Há muitos símbolos do Sporting e muito superiores a mim. Essa é a verdade. Vou ser o jogador com mais jogos no futsal, estou há 20 anos no clube, uso a braçadeira de capitão há alguns anos e as pessoas dizem-me isso. Mas símbolos no clube há muitos e no futsal também houve e serão sempre símbolos.
  • Eu vou ser apenas mais um. Sentir isso poderia ser aconchegar-me a alguma coisa. Eu não posso ver as coisas assim, porque não quero estar numa zona de conforto, quero lutar, passar a meta dos jogos do Deo [604] por muito mais jogos e para isso tenho de trabalhar muito mais. Oiço isso, gosto de ouvir, logicamente, porque são 20 anos na mesma casa. São muitas conquistas e muita felicidade que eu e os meus colegas demos aos Sportinguistas. Mas quando sair quero sair com muito mais do que os 600 jogos e os títulos que tenho e isso só com trabalho diário.
Começa a pensar no final de carreira? “Essa ideia já começa a entrar na cabeça”
  • Sejamos sinceros. É algo que começa a entrar na cabeça de um jogador. Aos 34 anos já entra na cabeça de um jogador. Eu estou a preparar essa via, não sei se vou ficar ligado ao futsal, ao Sporting, à Federação, a algum clube. Tenho de tomar o meu caminho previamente. Pesa na cabeça, por mais que achemos que estamos preparados para o fim de carreira não vamos estar, o tombo será sempre gigante. Cabe-me a mim criar condições para que não seja tão grande. Mas tenho mais dois anos e não vou esconder que não vou querer parar aos 36. Vou trabalhar, cuidar-me, dedicar-me para que aos 36 anos eu esteja aqui seco e fresquinho para continuar e, se assim o clube entender, prolongar o meu vínculo.
Teremos João Matos como treinador? “Gosto muito da área do treino”
  • Gosto muito de estragar os exercícios do Nuno Dias no treino [risos]. Penso logo num estratagema para desenrascar a minha equipa ou a mim, quando são exercícios mais individuais. Gosto muito da área do treino, de potencializar os miúdos, de aumentar o rendimento deles e o do coletivo, associando essa visão da potencialização à da organização tática e da estrutura em si. Agora, não faço a menor ideia do que irá acontecer. Até porque o foco não se pode desviar do que são os mais dois anos de contrato. É o treino, o jogo, o treino, o exercício, a bola, e não o que posso vir a fazer depois. Tenho, sim, de preparar, de vir a criar ali uma almofada para não ser surpreendido. Eu não sei o dia de amanhã, tenho de ter consciência das minhas valências, potencializar isso também, mas nunca tirando o foco do meu trabalho, que é jogar futsal.


Fotografia de Sporting




Modalidades

Oficial! Campeão pelo Sporting regressa à seleção nacional: Portugal vai...

Jogador da formação verde e branca está de volta aos convocados da armada lusa, após período de ausência por decisão técnica

Bernardo Paçó, jogador do Sporting, está de volta aos convocados da Seleção Nacional de futsal
Bernardo Paçó, jogador do Sporting, está de volta aos convocados da Seleção Nacional de futsal

  |

Icon Comentário0

Bernardo Paçó, guarda-redes do Sporting, está de volta aos convocados da Seleção Nacional de futsal, após um período de ausência. A chamada do campeão verde e branco visa os jogos de apuramento para o Campeonato da Europa de 2026, frente à Macedónia do Norte, a realizar em janeiro e fevereiro. O primeiro encontro está marcado para 31 de janeiro, em Skopje, e o segundo para 5 de fevereiro, em Odivelas.


Este regresso de Bernardo Paçó é uma das novidades na convocatória do selecionador Jorge Braz. Em contrapartida, Zicky Té, goleador dos leões e Erick Mendonça, antigo jogador do futsal leonino, não fazem parte da lista do técnico.


A Seleção Nacional, lidera atualmente o grupo 7 de qualificação para o Europeu de 2026. Com duas vitórias em dois jogos, Portugal soma seis pontos, seguido dos Países Baixos, com três, e da Macedónia do Norte e Andorra com um ponto cada.


A concentração da equipa será feita no domingo, na Cidade do Futebol, onde os jogadores iniciarão os treinos na segunda-feira, na Arena FPF. A Seleção prepara-se assim para enfrentar a Macedónia do Norte, num duplo confronto que promete ser decisivo para o apuramento.

Os vencedores de cada um dos 10 grupos de qualificação irão garantir o lugar na fase final do Europeu, que será organizada pela Lituânia e Letónia. Os oito segundos melhores classificados irão disputar um playoff para tentar alcançar a fase final da competição.



Modalidades

Será desta? Sporting perto de garantir reforço

Equipa de Alvalade estará perto de confirmar reforço sonante para reforçar o plantel na luta pela conquista do campeonato nacional

Futsal do Sporting perto de garantir mais dois reforços para Nuno Dias
Futsal do Sporting perto de garantir mais dois reforços para Nuno Dias

  |

Icon Comentário0

Depois de ter visto falhada a contratação de Matías Rosa, pivô argentino do Jaén, clube que milita no principal escalão espanhol, a equipa de futsal do Sporting, comandada por Nuno Dias, estará muito perto de garantir alternativa.


De acordo com o portal O Bastidor, a equipa Leonina estará muito perto de garantir o ingresso na Equipa de Alvalade, de Dedezinho da equipa do Semey, do principal escalão de futsal do Cazaquistão. O pivô de 25 anos, deverá mesmo reforçar a equipa de Nuno Dias e disputar lugar com Zicky Té, Anton Sokolov e Allan Guilherme.


De acordo com a mesma fonte, também Felipe Paradynski, jogador do Ukhta da Rússia, que tem passagem pelo Elpozo Múrcia de Espanha, estará de igual forma muito perto de reforçar a equipa do Sporting, o que a confirmar-se será a estreia do jogador numa equipa da Liga Placard.


De momento, para a posição, Nuno Dias tem à sua disposição Zicky, Sokolov e Andriy Dyzalo, uma vez que Allan é baixa até ao final da temporada. Os leões procuram agora aumentar o leque de opções, para atacarem a conquista do pentacapeonato.

De recordar que, os tetracampeões de futsal  já garantiram o acesso à Final Four da Liga dos Campeões de Futsal, tendo a Main Round sido disputada no Pavilhão João Rocha. Os comandados de Nuno Dias, lideram o campeonato nacional de forma isolada, devido ao recente empate do Benfica em Ponte Sor frente ao Eléctrico.


Confira o golo marcado por Dedezinho ao serviço do Semey, no Cazaquistão:


Modalidades

Sporting vence, aproveita deslize do Benfica, e isola-se na liderança

Equipa dos leões conseguiu triunfar em encontro difícil. Aproveitou empate dos rivais na mesma jornada para se isolar no topo da tabela

Sporting aproveita deslize do Benfica e vence Leões Porto Salvo
Sporting aproveita deslize do Benfica e vence Leões Porto Salvo

  |

Icon Comentário0

A equipa de futsal do Sporting venceu os Leões de Porto Salvo por 4-2, esta segunda feira, dia 20 de janeiro, em jogo 13ª jornada da Liga Placard. Num duelo disputado no Pavilhão João Rocha, os verdes e brancos mantiveram-se por cima num jogo que se provou complicado para os comandados de Nuno Dias - que voltaram a triunfar, depois da vitória contra o Fundão no último encontro.


Na primeira parte, foi o Sporting a entrar melhor, e a traduzir a sua superioridade com mais posse de bola e mais perigo perto da baliza contrária. O nulo no marcado teimou até ao minuto 9', quando Diogo desfez o equilíbrio e deixou os leões a vencer. Passados três minutos, Rúben Freire também marcou - o seu primeiro de leão ao peito - e dobrou a vantagem verde e branca.


Na etapa complementar, mais do mesmo. Os leões de Porto Salvo conseguiram aproximar-se mais da baliza leonina, mas foi o Sporting a aumentar a vantagem: primeiro, ao minuto 27, Merlim aumentou para 3-0 em jogada ensaiada depois de um livre direto; aos 32 minutos foi Taynan a marcar, depois da cobrança de um canto. No final da partida, houve ainda tempo para uma reação da equipa visitante - Ture reduziu para 4-1 aos 35 minutos, e Fortes fez o 4-2 aos 37' - mas o resultado final iria mesmo ficar por aí.


Com esta vitória – a 11ª. em 13 jogos para o campeonato esta temporada – os comandados de Nuno Dias mantêm o primeiro lugar na tabela classificativa com 35 pontos - agora com vantagem de dois pontos sobre o Benfica, que empatou 2-2 frente ao Elétrico FC pouco antes do início do jogo do Sporting. Os Leões de Porto Salvo são quartos classificados com 23 pontos, menos dois que o Braga.

O Sporting vira agora atenções para o próximo encontro, que será contra o Venda Nova - equipa da Amadora, que milita na segunda divisão e é comandada por Carlos Simões. Os verdes e brancos vão defrontar o próximo adversário em jogo a contar para os oitavos de final da Taça da Liga, num desafio marcado para o próximo sábado, dia 25 de janeiro, pelas 19h00, no reduto da equipa rival.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Mais um! Frederico Varandas volta a deixar escapar reforço do Sporting
Modalidades

Mais um! Frederico Varandas volta a deixar escapar reforço do Sporting

 

Icon Comentário0
Sporting perde 4-1 com o Benfica e é eliminado da Taça de Portugal
Modalidades

Sporting perde 4-1 com o Benfica e é eliminado da Taça de Portugal

 

Icon Comentário0
Sporting esfrega as mãos; Matías Rosa custa 50 mil euros
Modalidades

Sporting esfrega as mãos; Matías Rosa custa 50 mil euros

 

Icon Comentário0