Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futsal

JOÃO MATOS: “ESTOU NO CLUBE CERTO PARA GANHAR”

Em entrevista ao jornal ‘A Bola’, capitão do futsal do Sporting fez um balanço à sua carreira no Clube, garantindo que quer continuar a conquistar títulos. Confira a entrevista completa aqui

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

03 Abr 2021 | 16:45 |

Icon Comentário0

João Matos falou, este sábado, 3 de abril, sobre o seu número de jogos de leão ao peito. Com 19 anos de ligação ao Sporting, João Matos prepara-se para igualar Deo com o maior número de jogos realizados de leão ao peito, com 604 encontros. O capitão leonino, em entrevista ao jornal A Bola, explica a motivação para continuar a vencer títulos, abordando os planos para o futuro. Onde vai buscar a motivação? “Vivemos dos títulos e das conquistas”

  • Costumo dizer que nós vivemos muito dos títulos e das conquistas, e se isso não acontecer é porque estamos no sítio errado. Este é um clube que vive constantemente de vitórias e nós temos de lutar diariamente por isso. Quanto a esta Taça da Liga, tínhamos muita juventude da formação com sede de vitórias, de se afirmar e mostrar.
  • Também era uma competição que tínhamos deixado fugir há três anos, por isso queríamos trazê-la de volta para Alvalade. Depois foi um dérbi [6-2 ao Benfica], o que dá uma motivação extra. E não podemos dissociar o momento de pandemia que vencemos. Não sabemos quantas competições vão terminar este ano, neste momento sabemos que só o play-off do Campeonato tem data marcada e esse tem de ir para o Sporting. Tudo isto ajuda a dar força para mais conquistas.
Qual a sua maior conquista? “A conquista da Liga dos Campeões”
  • Logicamente que o feito da Liga dos Campeões [2019]. É inédito para o Sporting, aqueles 16 ficaram marcados na história do clube. Foi uma conquista grandiosa, e isso notou-se também pelo festejo no Pavilhão João Rocha, que foi um momento épico e dos momentos mais altos que tive enquanto sportinguista e enquanto atleta do Sporting. É claramente o título, a nível de clubes, que mais me enche de orgulho. E fica muito marcado por isso. O tricampeonato [2013 a 2016] é algo muito marcante também, que o Sporting não tinha conquistado, mas uma Ligados Campeões é, sem dúvida, o feito mais grandioso que o Sporting já teve.
Final perdida em 2011 foi o pior momento? “Foi sem dúvida um mau momento para nós”
  • Foi um momento muito negativo em termos desportivos. Logicamente que as lesões são sempre más. Festejei um tricampeonato de pé partido, não é a melhor forma de festejar [risos]. Agora, desportivamente foi sem dúvida um mau momento para nós, muito maior do que perder campeonatos. Se ganhar uma Liga dos Campeões está acima de um tricampeonato, perder uma Liga dos Campeões está acima de perder um campeonato.
  • Tivemos aqui um momento no MEO Arena em que perdemos com o Barcelona. Tínhamos noção de que eram superiores ao Sporting, mas batemo-nos muito bem e até aos últimos minutos podia ter caído para o nosso lado. Acabou por ser desportivamente negativo, porque estávamos em nossa casa com 12 mil leões a apoiar-nos, que sabiam que o Barcelona era favorito, mas que se encheram de esperança e acredito que orgulhámos muito o clube e os sportinguistas com a nossa exibição, mas não passámos à final, que era esse o nosso objetivo.
Como explica tantos anos no Clube? “Se não tivesse qualidade não estaria aqui”
  • De uma forma muita assertiva, se eu não tivesse qualidade também não estaria aqui. Eu trabalho para me manter no clube, para jogar, para competir ao máximo. E esse facto é que me faz estar no nível em que estou hoje e pelo menos ter aguentado 20 anos no clube. Longe de mim sentir-me um jogador da casa, ou numa zona de conforto. Eu aqui ainda fico nervoso quando vou negociar contratos, porque não sei as intenções de quem está à frente, se pretende ficar comigo, se não pretende. Qual o meu papel aqui dentro.
  • É uma batalha diária, para quando chegar um fim de contrato ou as negociações essa luta diária tenha peso e argumentos para voltar a fazer um contrato aqui. Mesmo na seleção, ainda hoje vou olhar para todas as convocatórias, apesar de já lá ter ido 150 vezes, para confirmar o meu nome [risos]. Nunca escondi o meu amor ao clube, felizmente estou no clube do meu coração há 20 anos, e a ideia passa por trabalhar consecutivamente e diariamente para que esse vínculo se prolongue ainda por mais tempo.
Já pensou em ir para o estrangeiro? “Já, mas estou no Clube certo para ganhar”
  • Já surgiu esse bichinho, mais pela experiência de vida e um pouco também pela experiência competitiva. Não vamos dizer que o campeonato português é inferior aos outros. Tem muita qualidade, é competitivo. Ainda há pouco tempo, andou a correr que eu poderia rumar a França. Lá está, houve sempre aquele interesse da aventura, da experiência. Mas não se desenvolveu muito mais por causa do Sporting. Eu sinto-me bem no clube, dá-me tudo para me manter feliz. Por vontade própria, se quisesse ir embora, não aceitaria propostas do Sporting. Acabo por ter mais de metade da minha vida aqui. Não só pelo conforto. Estou aqui porque luto por títulos, é a competição diária ao máximo, porque o objetivo de um jogador é ganhar e eu estou no clube certo para ganhar.
Sente-se um símbolo do Sporting? “Há muitos símbolos, e muitos superiores a mim”
  • Há muitos símbolos do Sporting e muito superiores a mim. Essa é a verdade. Vou ser o jogador com mais jogos no futsal, estou há 20 anos no clube, uso a braçadeira de capitão há alguns anos e as pessoas dizem-me isso. Mas símbolos no clube há muitos e no futsal também houve e serão sempre símbolos.
  • Eu vou ser apenas mais um. Sentir isso poderia ser aconchegar-me a alguma coisa. Eu não posso ver as coisas assim, porque não quero estar numa zona de conforto, quero lutar, passar a meta dos jogos do Deo [604] por muito mais jogos e para isso tenho de trabalhar muito mais. Oiço isso, gosto de ouvir, logicamente, porque são 20 anos na mesma casa. São muitas conquistas e muita felicidade que eu e os meus colegas demos aos Sportinguistas. Mas quando sair quero sair com muito mais do que os 600 jogos e os títulos que tenho e isso só com trabalho diário.
Começa a pensar no final de carreira? “Essa ideia já começa a entrar na cabeça”
  • Sejamos sinceros. É algo que começa a entrar na cabeça de um jogador. Aos 34 anos já entra na cabeça de um jogador. Eu estou a preparar essa via, não sei se vou ficar ligado ao futsal, ao Sporting, à Federação, a algum clube. Tenho de tomar o meu caminho previamente. Pesa na cabeça, por mais que achemos que estamos preparados para o fim de carreira não vamos estar, o tombo será sempre gigante. Cabe-me a mim criar condições para que não seja tão grande. Mas tenho mais dois anos e não vou esconder que não vou querer parar aos 36. Vou trabalhar, cuidar-me, dedicar-me para que aos 36 anos eu esteja aqui seco e fresquinho para continuar e, se assim o clube entender, prolongar o meu vínculo.
Teremos João Matos como treinador? “Gosto muito da área do treino”
  • Gosto muito de estragar os exercícios do Nuno Dias no treino [risos]. Penso logo num estratagema para desenrascar a minha equipa ou a mim, quando são exercícios mais individuais. Gosto muito da área do treino, de potencializar os miúdos, de aumentar o rendimento deles e o do coletivo, associando essa visão da potencialização à da organização tática e da estrutura em si. Agora, não faço a menor ideia do que irá acontecer. Até porque o foco não se pode desviar do que são os mais dois anos de contrato. É o treino, o jogo, o treino, o exercício, a bola, e não o que posso vir a fazer depois. Tenho, sim, de preparar, de vir a criar ali uma almofada para não ser surpreendido. Eu não sei o dia de amanhã, tenho de ter consciência das minhas valências, potencializar isso também, mas nunca tirando o foco do meu trabalho, que é jogar futsal.


Fotografia de Sporting




Modalidades

Agente sai em defesa de craque do Sporting e nega problemas com o treinador

Representante do jogador do Clube de Alvalade fez questão de esclarecer a situação através das suas redes sociais e colocar um ponto final no assunto

Gabriel Napoli, empresário de Allan Guilherme, esclareceu que o jogador do Sporting está lesionado, mas que regressará às opções a tempo da Champions
Gabriel Napoli, empresário de Allan Guilherme, esclareceu que o jogador do Sporting está lesionado, mas que regressará às opções a tempo da Champions

28 Abr 2026 | 08:10 |

Icon Comentário0

Allan Guilherme poderá estar de regresso às opções da equipa de futsal do Sporting já na próxima semana, após ter falhado a final da Taça de Portugal de Futsal, onde os leões perderam frente ao Benfica, assim como a restante final-eight da competilção.


O pivô brasileiro, de 26 anos, tem estado a recuperar de uma lesão muscular, mas o seu agente, Gabriel Napoli, garantiu que estará apto para a final-four da Liga dos Campeões de Futsal. O representante aproveitou ainda para desmentir qualquer desentendimento entre o jogador e o Clube.


Vale lembrar que, no decorrer da última segunda-feira, uma notícia lançada pelo jornal A Bola dava conta de que Allan Guilherme teria sido afastado pelo Sporting na sequência de um desentendimento com Nuno Dias e que se encontrava suspenso. De resto, também o jornal Record garante que não há qualquer problema entre jogador e técnico.


De resto, no decorrer das últimas semanas, Allan Guilherme esteve em destaque ao serviço da seleção do Brasil, conquistando a Liga Evolución 2025/26 da CONMEBOL, com dois golos frente à Argentina na primeira mão da final.

O Sporting, que afastou o Benfica na prova europeia, vai medir forças com o Jimbee Cartagena nas meias-finais, no dia 8, às 16h30, em Pesaro (Itália). Antes disso, a equipa orientada por Nuno Dias ainda tem compromisso interno frente ao Leões Porto Salvo, no sábado, relativo à última jornada da fase regular da Liga Placard.


Recorde este golo de Allan Guilherme:


Modalidades

Bomba! Sporting suspende goleador por problemas disciplinares e está riscado das opções

Equipa técnica do plantel do Clube de Alvalade terá tomado esta recente decisão no que ao jogador diz respeito e está atualmente fora das contas

O Sporting afastou o pivô Allan Guilherme na sequência de um desentendimento com o treinador da equipa de futsal, Nuno Dias
O Sporting afastou o pivô Allan Guilherme na sequência de um desentendimento com o treinador da equipa de futsal, Nuno Dias

27 Abr 2026 | 14:07 |

Icon Comentário0

O Sporting afastou o pivô Allan Guilherme na sequência de um desentendimento com o treinador da equipa de futsal dos leões, Nuno Dias. O jogador encontra-se suspenso e fora das opções da equipa para o que falta disputar esta temporada, informa o jornal A Bola.


Desde 21 de março, no triunfo frente ao Caxinas (7-1), que o brasileiro não voltou a ser utilizado. Inclusive, ficou fora da comitiva que disputou a final da Taça de Portugal de Futsal, em Gondomar, onde os leões perderam frente ao Benfica (6-5). Apesar disso, esteve nas bancadas.


Curiosamente, no decorrer das últimas semanas, Allan Guilherme esteve em destaque ao serviço da seleção do Brasil, conquistando a Liga Evolución 2025/26 da CONMEBOL, com dois golos frente à Argentina na primeira mão da final.


Contratado ao Braga no verão de 2024, por cerca de 100 mil euros, o pivô tem contrato com o Sporting até 2028. Depois de uma primeira época marcada por uma grave lesão no joelho, soma nesta temporada 15 golos em 20 jogos, números que contrastam com a atual ausência por motivos disciplinares.

O emblema verde e branco vira agora atenções para a Liga Placard. O Sporting vai defrontar o Leões de Porto Salvo na jornada 22 da fase regular. O encontro diante da turma liderada por Cláudio Moreira está marcado para o próximo sábado, dia 2 de maio, às 16h00, em Oeiras.


Confira estes golos do jogador pelo Brasil:


Modalidades

Sporting sofre seis golos do Benfica e perde final da Taça de Portugal

Num duelo de grandes emoções e remates certeiros de ambas as equipas, foi o rival encarnado a levar a melhor e a conseguir conquistar prova rainha

Equipa de futsal do Sporting perdeu frente ao Benfica, este domingo, dia 26 de abril, na final da Taça de Portugal da modalidade
Equipa de futsal do Sporting perdeu frente ao Benfica, este domingo, dia 26 de abril, na final da Taça de Portugal da modalidade

26 Abr 2026 | 20:42 |

Icon Comentário0

A equipa de futsal do Sporting perdeu frente ao Benfica por 6-5, este domingo, dia 26 de abril, na final da Taça de Portugal da modalidade. Num duelo disputado no Pavilhão Multiusos de Gondomar, foi o rival encarnado a levar a melhor.


Num encontro muito dividido, foram as águias a entrar melhor e a marcar cedo por Carlos Monteiro, aos 3 minutos, após uma recuperação de Higor de Souza e uma finalização simples. A equipa encarnada ampliou a vantagem com um grande remate de Edmilson Kutchy, antes de Jacaré fazer o terceiro de cabeça, aos 13 minutos. O Sporting reagiu e Rocha (9') reduziu a desvantagem, Zicky Té (19') fez o 3-2.


Na segunda parte, Lúcio Rocha (21') e Carlos Monteiro (23') voltaram a marcar para os encarnados, mas Diogo Santos (23') respondeu de imediato, deixando o encontro num ritmo frenético. O Benfica voltou a fugir no marcador com Pany Varela (26') a marcar, mas Alex Merlim - que pode renovar por mais um ano - reduziu de livre direto (26'). Nos instantes finais, Bruno Pinto ainda fez o 6-5 a 12 segundos do fim.


Com esta derrota – a quinta em 36 jogos na nova temporada desportiva – os comandados de Nuno Dias não conseguem revalidar o título na prova rainha, competição que os verdes e brancos já ergueram em nove ocasiões, a última das quais em 2024/2025.

O emblema verde e branco vira agora atenções para a Liga portuguesa. Os verdes e brancos vão defrontar o Leões de Porto Salvo na jornada 22 da fase regular. O encontro diante da turma liderada por Cláudio Moreira está marcado para o próximo sábado, dia 2 de maio, às 16h00, em Oeiras.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Exclusivo Leonino - Ala do Sporting perto de ser reforço do Rio Ave em 2026/27
Modalidades

Exclusivo Leonino - Ala do Sporting perto de ser reforço do Rio Ave em 2026/27

24 Abr 2026 | 11:39

Icon Comentário0
Pilar do Sporting deixa o mote para a Taça de Portugal, com alerta: "Corremos o risco..."
Modalidades

Pilar do Sporting deixa o mote para a Taça de Portugal, com alerta: "Corremos o risco..."

22 Abr 2026 | 11:36

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino - Reviravolta? Histórico do Sporting pode adiar adeus por mais uma época
Modalidades

Exclusivo Leonino - Reviravolta? Histórico do Sporting pode adiar adeus por mais uma época

20 Abr 2026 | 18:09

Icon Comentário0