Futebol
Maria Botelho Moniz, adepta do Sporting, desabafa no Instagram: "Não tinha saudades disto"
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0João Muniz tomou uma decisão drástica na carreira e recusou representar a seleção brasileira de sub-20. Apesar de ter nascido no Funchal, o jogador tinha a possibilidade de alinhar pelo 'escrete', mas o atleta pretende jogar por Portugal, numa decisão semelhante à de Matheus Nunes que, em 2021, disse 'não' à chamada de Tite para as eliminatórias para o Mundial do Qatar.
De acordo com o jornal Record, a própria Federação Portuguesa de Futebol - ainda liderada por Fernando Gomes - colocou-se em contacto com o jogador leonino quando soube deste interesse da CBF. A ideia passada ao central foi de que é uma peça importante, sendo que essa argumentação coincidiu com o desejo que o defesa já tinha bem presente.
O futebolista de 19 anos tem dupla nacionalidade, uma vez que os pais são brasileiros, pelo que teria a hipótese de jogar pelos canarinhos. A Confederação Brasileira de Futebol tentou uma jogada de antecipação para seduzir o esquerdino, mas esbarrou na vontade firme que João Muniz que quer representar a equipa das quinas.
Em janeiro, o Bayer Leverkusen - atual campeão da Bundesliga - fez uma oferta de 10 milhões de euros para levar o central do Clube de Alvalade. Uma vez que a esperança da Direção de Frederico Varandas e restante estrutura do Sporting é bastante elevada, a transferência do jovem para a Alemanha foi prontamente negada e travada com o aval de Rúben Amorim.
Em 2023/24, João Muniz – avaliado em 500 mil euros – somou 18 encontros pela equipa B do Sporting e um pela equipa de sub-23, contabilizando um total de 1.246 minutos, não tendo marcado nenhum golo ou feito qualquer assistência. O defesa-central tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.