Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O Sporting deslocou-se na passada terça-feira, dia 10 de dezembro, à Bélgica, para defrontar o Club Brugge, em jogo a contar para a sexta jornada da Liga dos Campeões. Tal como no último encontro, frente ao Moreirense, os leões até começaram a vencer, mas permitiram a reviravolta e o resultado final foi uma derrota por 2-1 - partida que marcou um registo negativo histórico para João Pereira.
Isto porque, além do Sporting já não perder quatro jogos consecutivos desde 2012/2013, o técnico leonino passou a ser o primeiro de sempre aos comandos dos verdes e brancos a perder quatro dos seus primeiros cinco jogos: um número que ainda não tinha sido visto em Alvalade e ganha ainda mais dimensão devido ao constaste em relação ao último treinador.
João Pereira assumiu os comandos dos leões a 11 de novembro, mesmo no início da pausa das seleções, pelo que esperou até 22 de novembro para fazer o seu primeiro jogo, frente ao Amarante da Liga 3, em casa, para a Taça de Portugal - o reinado do antigo lateral começava bem, com uma vitória por 6-0. Mas depois a dificuldade dos jogos subiu, e os resultados desapareceram por completo.
Desde esse jogo com o Amarante, passaram-se 18 dias, nos quais o Sporting realizou quatro jogos. Primeiro, a derrota em casa frente ao Arsenal, por 5-1, em Alvalade. Depois, a receção ao Santa Clara, para a Liga Portuguesa, com nova derrota, desta feita por 1-0. De seguida, a visita a Moreira de Cónegos, de novo para o campeonato, com 2-1 para o Moreirense no final do jogo. Por fim, deslocação à Bélgica e desaire por 2-1 frente ao Club Brugge, em partida da Liga dos Campeões - quatro em cinco para João Pereira que parece estar a ter dificuldades em construir uma relação com a vitória.
Depois de um início quase perfeito - a apontar a derrota no prolongamento da Supertaça, e o empate frente ao PSV na Liga dos Campeões - o Sporting arrisca-se agora a perder o primeiro lugar da Liga (o Benfica tem menos dois pontos, mas menos um jogo). Na Liga dos Campeões, ocupa a décima segunda posição, mas ainda pode ser ultrapassado por cinco equipas nesta jornada.
Face aos último desaires dos verdes e brancos, na Liga dos Campeões, o editor executivo frisou alguns problemas do Clube
|
0O Sporting sofreu mais um desaire na Liga dos Campeões. A partida, relativa à sexta jornada da fase de liga, foi disputada com o Brugge, na Bélgica, e terminou numa derrota leonina, por 2-1. Em análise à gestão da situação atual do Clube de Alvalade, Luís Mateus, editor executivo do jornal A Bola, prestou algumas declarações acerca de Frederico Varandas.
"Este buraco está a afetar não só o João Pereira como treinador, e se calhar é o menor culpado disto tudo, digo eu... e a afetar a Direção de Frederico Varandas que já tinha um passado antes de Ruben Amorim, que não era um passado perfeito", começou por dizer.
Referindo-se à escolha do sucessor a Ruben Amorim, atirou: "Esta decisão junta-se muito mais a essas decisões mais negativas porque me parece que, mesmo que o plano fosse um plano de maior tempo, ou seja, um plano a longo prazo para o início da próxima temporada, não sei se haveria assim tempo para preparar um substituto de Amorim. Não estamos a falar de um substituto qualquer, estamos a falar de alguém que ia receber uma herança pesadíssima a todos os níveis".
"Ficámos sem isso. Vejo que é difícil transformar o João Pereira em termos comunicacionais, já que é o que estamos a falar aqui, tão depressa". No entanto, não esconde, "Noto umas tentativas de melhoria, mas também nota-se que vai demorar muito tempo até termos esse plano bem vincado. Esse plano para mim é muito importante porque o João tem logo à partida uma imagem diferente do Ruben, é mais baixo, tinha uma imagem de jogador diferente porque era mais rezingão, e isso é uma imagem que é diferente", explicou.
"Acho muito difícil que este rumo seja invertido rapidamente. Geralmente, quando há estas fases há uma figura dominadora que está colada, neste caso o Presidente, e mais cedo ou mais tarde a corda vai partir", alertou, e admitiu, "Se calhar estamos já a rotular de mau treinador alguém que, num contexto diferente, poderia ter sido alguém importante até eventualmente no Sporting".
Atualmente, os comandados por João Pereira seguem com 10 pontos acumulados na Liga dos Campeões e podem ser ultrapassados na tabela por vários emblemas. O próximo jogo na prova milionária da UEFA está marcado apenas para quarta-feira, dia 22 de janeiro de 2025, frente ao Leipzig, na Alemanha, às 17h45.
Veja a reação do jornalista no vídeo abaixo:
Treinador dos leões igualou marca que só foi antes visto em Alvalade na época em que os verdes e brancos atingiram o lugar mais negativo da sua história
|
0O Sporting deslocou-se à Bélgica para defrontar o Club Brugge, em encontro a contar para a sexta jornada da Liga dos Campeões. Os leões foram derrotados por 2-1 no jogo da prova milionária e atingiram a quarta derrota consecutiva - registo que só tinha sido visto pela última vez na terrível época de 2012/2013.
João Pereira foi anunciado como novo treinador dos verdes e brancos a 11 de novembro, e fez, desde então, cinco jogos à frente da equipa, com início positivo - começou com uma vitória frente ao Amarante, da Liga 3, em jogo a contar para a Taça de Portugal por 6-0, logo depois da paragem das seleções.
Depois, o descalabro: perdeu frente a Arsenal, em casa, para a Liga dos Campeões, por 5-1; frente ao Santa Clara, de novo em Alvalade, para a Liga Portuguesa por 1-0; frente ao Moreirense, em Moreira de Cónegos, para a Liga Portuguesa, por 2-1; frente ao Club Brugge, na Bélgica, para a Liga dos Campeões, por 2-1. Quatro desaires seguidos e um registo que não se via há mais de 12 anos.
Tal tinha acontecido na temporada 2012/2013 - em outubro de 2012 - quando os leões foram derrotados por Videoton (Liga Europa, 3-0), Porto (Liga Portuguesa, 2-0), Moreirense (Taça de Portugal, 3-2), e Genk (Liga Europa, 2-1). Lembrar que nessa época, o Sporting atingiu o seu pior registo de sempre na Liga Portuguesa, com o sétimo lugar - para além do último lugar na fase de grupos da Liga Europa, e da saída na 3ª eliminatória da Taça de Portugal. Nesse período, os leões foram orientados por Ricardo Sá Pinto (despedido depois do Videoton), e Oceano. Até ao fim da época ainda seriam técnicos Franky Vercauteren e Jesualdo Ferreira.
João Pereira e os jogadores do Sporting vão, agora, tentar que a série não piore ainda mais. O próximo jogo é já no próximo sábado, dia 14 de novembro, em Alvalade, frente ao Boavista, a contar para a 14.ª jornada do Campeonato Nacional, pelas 20h30.
Desaire dos verdes e brancos na sexta ronda da Champions League não está a passar ao lado de ninguém e o nome de Amorim veio ao de cima
|
0O Sporting saiu derrotado do confronto com o Brugge, na última terça-feira, 10 de dezembro, por 2-1. Na imprensa internacional, a quarta derrota consecutiva da turma leonina está a ser destaque graças à perda de oportunidade de integrar o top-8 da Champions League e à maré de azar que tem assombrado os leões, no que toca a resultados e a lesões.
Het Nieuwsblad: "O momento doloroso entre Quaresma e Tzolis foi também doloroso para Debast...João Pereira lançou St. Juste e Reis já tinha substituído Inácio no aquecimento. Debast foi a sexta escolha numa defesa a três".
AS: "O Sporting sente a falta de Ruben Amorim. O Clube perdeu os dois jogos na Champions League e a oportunidade de lutar pelo top 8. O Club Brugge venceu apesar de Viktor Gyokeres ter dado dores de cabeça".
Bold: "A equipa de Hjulmand teve o melhor início, mas a vantagem durou 20 minutos. E aos 84 minutos Nielsen provocou euforia nos anfitriões. E exacerbou a crise do Sporting, que já vai em quatro derrotas".
Marca: "O Brugge fez a reviravolta ante um Sporting em queda livre e que com João Pereira não prospera. Em cinco jogos só venceu um e vai em quatro derrotas. O Brugge venceu e foi mais consistente".
UEFA.com: "O Brugge venceu um jogo equilibrado e com uma segunda parte disputada, mas as substituições de Hayden ajudaram a uma importante vitória. O Sporting vai em dois desaires (na Liga dos Campeões)".