Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O Sporting deslocou-se à Bélgica para defrontar o Club Brugge, em encontro a contar para a sexta jornada da Liga dos Campeões. Os leões foram derrotados por 2-1 no jogo da prova milionária e atingiram a quarta derrota consecutiva - registo que só tinha sido visto pela última vez na terrível época de 2012/2013.
João Pereira foi anunciado como novo treinador dos verdes e brancos a 11 de novembro, e fez, desde então, cinco jogos à frente da equipa, com início positivo - começou com uma vitória frente ao Amarante, da Liga 3, em jogo a contar para a Taça de Portugal por 6-0, logo depois da paragem das seleções.
Depois, o descalabro: perdeu frente a Arsenal, em casa, para a Liga dos Campeões, por 5-1; frente ao Santa Clara, de novo em Alvalade, para a Liga Portuguesa por 1-0; frente ao Moreirense, em Moreira de Cónegos, para a Liga Portuguesa, por 2-1; frente ao Club Brugge, na Bélgica, para a Liga dos Campeões, por 2-1. Quatro desaires seguidos e um registo que não se via há mais de 12 anos.
Tal tinha acontecido na temporada 2012/2013 - em outubro de 2012 - quando os leões foram derrotados por Videoton (Liga Europa, 3-0), Porto (Liga Portuguesa, 2-0), Moreirense (Taça de Portugal, 3-2), e Genk (Liga Europa, 2-1). Lembrar que nessa época, o Sporting atingiu o seu pior registo de sempre na Liga Portuguesa, com o sétimo lugar - para além do último lugar na fase de grupos da Liga Europa, e da saída na 3ª eliminatória da Taça de Portugal. Nesse período, os leões foram orientados por Ricardo Sá Pinto (despedido depois do Videoton), e Oceano. Até ao fim da época ainda seriam técnicos Franky Vercauteren e Jesualdo Ferreira.
João Pereira e os jogadores do Sporting vão, agora, tentar que a série não piore ainda mais. O próximo jogo é já no próximo sábado, dia 14 de novembro, em Alvalade, frente ao Boavista, a contar para a 14.ª jornada do Campeonato Nacional, pelas 20h30.
Desaire dos verdes e brancos na sexta ronda da Champions League não está a passar ao lado de ninguém e o nome de Amorim veio ao de cima
|
0O Sporting saiu derrotado do confronto com o Brugge, na última terça-feira, 10 de dezembro, por 2-1. Na imprensa internacional, a quarta derrota consecutiva da turma leonina está a ser destaque graças à perda de oportunidade de integrar o top-8 da Champions League e à maré de azar que tem assombrado os leões, no que toca a resultados e a lesões.
Het Nieuwsblad: "O momento doloroso entre Quaresma e Tzolis foi também doloroso para Debast...João Pereira lançou St. Juste e Reis já tinha substituído Inácio no aquecimento. Debast foi a sexta escolha numa defesa a três".
AS: "O Sporting sente a falta de Ruben Amorim. O Clube perdeu os dois jogos na Champions League e a oportunidade de lutar pelo top 8. O Club Brugge venceu apesar de Viktor Gyokeres ter dado dores de cabeça".
Bold: "A equipa de Hjulmand teve o melhor início, mas a vantagem durou 20 minutos. E aos 84 minutos Nielsen provocou euforia nos anfitriões. E exacerbou a crise do Sporting, que já vai em quatro derrotas".
Marca: "O Brugge fez a reviravolta ante um Sporting em queda livre e que com João Pereira não prospera. Em cinco jogos só venceu um e vai em quatro derrotas. O Brugge venceu e foi mais consistente".
UEFA.com: "O Brugge venceu um jogo equilibrado e com uma segunda parte disputada, mas as substituições de Hayden ajudaram a uma importante vitória. O Sporting vai em dois desaires (na Liga dos Campeões)".
Político e antigo dirigente dos verdes e brancos abordou ainda a sequência negativa de resultados que está a assombrar Alvalade e João Pereira
|
0Francisco Rodrigues dos Santos, antigo dirigente do Sporting, defende que Frederico Varandas deveria, o mais rapidamente possível, garantir a contratação de Abel Ferreira para o lugar de João Pereira ao leme da equipa principal dos leões, isto após a quarta derrota consecutiva dos verdes e brancos.
"Amorim levou consigo a estrelinha da equipa. Voltaram as derrotas, os erros de arbitragem e os azares. O João Pereira até poderá ser vítima das circunstâncias, mas ainda haverá quem acredite no seu sucesso? Eu contrataria já o Abel", disse, em declarações ao jornal Record.
A realidade é que o nome de Abel Ferreira tem sido um dos mais falados para suceder a João Pereira, tanto entre adeptos do Clube de Alvalade, como em alguns rumores que têm surgido no decorrer da sequência mais negativa do Sporting. Vale lembrar que o técnico português tem contrato com o Palmeiras até dezembro de 2025.
Neste momento, os comandados por João Pereira continuam com 10 pontos na Liga dos Campeões e podem ser ultrapassados na tabela por vários emblemas. O próximo jogo na prova milionária da UEFA está marcado apenas para quarta-feira, dia 22 de janeiro de 2025, frente ao Leipzig, na Alemanha, às 17h45.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 14 de dezembro, frente ao Boavista, em jogo relativo à 14.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Cristiano Bacci jogar-se-á pelas 20h30, em Alvalade.
Antigo jogador do Clube de Alvalade deixou o seu comentário depois da quarta derrota dos leões com o novo treinador ao comando
|
0Após a derrota do Sporting com o Brugge, por 2-1, em partida válida para a sexta jornada da Liga dos Campeões, várias foram as opiniões de personalidades ligadas aos verdes e brancos. Num ponto, parecem todos concordar: João Pereira tem culpas no cartório.
“O Sporting esteve um pouco melhor, mas custa-me estar a dizer isto: como é que se consegue destruir uma equipa em três semanas? A realidade é esta. É uma equipa destruída. O João Pereira demorou a mexer", vincou Fernando Mendes, em declarações ao jornal Record.
Já Eduardo Madeira, humorista adepto dos leões, também visou o técnico leonino: “O Sporting passou de ter uma estrela cadente que nos levava às vitórias para uma estrela decadente que nos leva às derrotas. Depois de um Amorim não virá alguém parecido tão cedo. O João Pereira está por um fio".
Por seu turno, Victor Espadinha acredita que João Pereira não tem capacidades para estar à frente do Sporting: “Jogámos um pouco melhor do que ultimamente, mas não é suficiente. Não quero mal nenhum ao João Pereira, mas ele veio de um barco a remos e deram-lhe um porta-aviões. Assim não vamos a lado nenhum", atirou.
Neste momento, os comandados por João Pereira continuam com 10 pontos na Liga dos Campeões e podem ser ultrapassados na tabela por vários emblemas. O próximo jogo na prova milionária da UEFA está marcado apenas para quarta-feira, dia 22 de janeiro de 2025, frente ao Leipzig, na Alemanha, às 17h45.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 14 de dezembro, frente ao Boavista, em jogo relativo à 14.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Cristiano Bacci jogar-se-á pelas 20h30, em Alvalade.