Tomás Silva, jogador formado no Sporting, em entrevista ao jornal ‘Record’, falou sobre os métodos de Rúben Amorim enquanto treinador e a sua relação com as camadas jovens. O médio que se sagrou campeão em 2020/21 elogiou, também, o papel de Cristiano Ronaldo na Seleção Nacional e deixou prognósticos sobre a prestação de Portugal no Mundial do Qatar 2022.
“Fazia-nos sentir jogadores da equipa A”
- “[Rúben Amorim] é uma pessoa frontal, é brincalhão. Existia uma ligação muito forte entre o Rúben, a equipa B e sub-23. Todas as semanas ele chamava jogadores, até dos juniores, para treinarem com o plantel profissional. A forma como ele lidava com os jogadores que chamava era igual à forma como lidava com os jogadores da equipa principal”.
- Fazia-nos sentir jogadores da equipa A, mesmo não sendo. Isso é muito importante para um jovem que vai lá treinar com as principais referências do clube. Estavam a ter bons resultados e por vezes íamos com receio, mas ele fazia sentir-nos bem. Ele sabia a posição que jogávamos, sabia das nossas qualidades e dos nossos pontos menos fortes. Num treino se fizesse algo que ele achava não estar certo, parava para explicar e isso não é muito comum“.
“Terei sempre um grande carinho pelo Sporting”
- Foi um momento muito especial. Passei a minha vida toda no Sporting, devo muito ao clube aquilo que sou como jogador e como pessoa. Entrei no último jogo com o Marítimo, na minha estreia na equipa principal e para celebrar o título. Quando um miúdo entra na academia, sonha com aquele momento. Isso aconteceu comigo e vai ficar gravado para sempre na minha memória. […] Terei sempre um grande carinho pelo Sporting”.
“Cristiano Ronaldo é uma das maiores referências do futebol mundial”
- "Penso que Portugal pode ganhar o Mundial. Há outras Seleções muito fortes, mas Portugal tem muita qualidade, jogadores com experiência e tem o Cristiano Ronaldo que nestas ocasiões aparece e costuma fazer a diferença. Nunca vi uma Seleção tão forte como a que temos neste momento".
- “Cristiano Ronaldo é uma das maiores - senão a maior - referências do futebol mundial pela experiência que tem. Não precisa de mostrar do que é capaz de fazer. Acredito que vai aparecer no momento certo e será a voz do balneário para ajudar a nossa Seleção a conseguir mais um feito histórico”
Tomás Silva joga, atualmente, no Vizela. Antes de se transferir para o norte do país, passou 13 anos ao serviço do Sporting. Fez um jogo pela equipa principal dos leões – a última jornada da temporada 2020/21 – em que a turma de Alvalade venceu, por 5-1, a formação do Marítimo. A participação nos últimos minutos do jogo permitiu ao jovem de 23 anos sagrar-se campeão nacional com o leão rampante.
Fotografia de Sporting
NOTÍCIAS RELACIONADAS: