
Futebol
Palhinha despede-se de glória do futebol; Ex Sporting escreve mensagem emocionada: “Uma lenda…
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Geny Catamo está num bom momento de forma desde que regressou de lesão e esteve em destaque na última partida do Sporting (Recorde AQUI). Chiquinho Conde, selecionador de Moçambique e antigo colega de Luís Figo no Clube de Alvalade, congratula-se com o bom momento do ala, mas diz que o mesmo é ainda capaz de melhor.
"Esta mudança do sistema tático promovida por Rui Borges, voltando ao 3x4x3 que era utilizado por Ruben Amorim beneficia-o porque ele, de facto, tem grande propensão atacante e fica mais fácil ir no um para um e atacar a profundidade", disse, ao jornal A Bola.
"Geny tinha futebol de rua, faltava-lhe tática"
O técnico crê que o 'camisola 21' do Sporting "está a evoluir muito bem", passando por várias experiências e algumas mudanças de posição - extremo e ela - em ambos os corredores, algo que vê com bons olhos e que ajuda no crescimento do jovem canhoto.
"Agradeço a evolução que ele tem registado desde que foi integrado na equipa principal do Sporting, em 2023, porque ele já tinha muito o futebol de rua mas faltava-lhe a componente tática, que ganhou, mas ainda pode dar mais", explica Chiquinho Conde, visivelmente agradado com o desenvolvimento de Geny.
Ao longo desta temporada, Geny Catamo – avaliado em 15 milhões de euros – conta com 39 jogos disputados ao serviço do Sporting. Ao longo do total de 2.379 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto apontou seis golos, tendo realizado ainda três assistências, procurando bater os números do ano anterior.
Rui Borges não teve grandes motivos para sorrir, uma vez que ainda não pôde contar com o contributo de vários atletas do plantel na sessão de trabalhos
|
O Sporting deu, ao final da manhã deste sábado, continuidade aos trabalhos de preparação para a partida frente ao Braga. Uma sessão na qual Rui Borges não teve grandes motivos para sorrir, uma vez que ainda não pôde contar com o contributo de Hidemasa Morita e Pedro Gonçalves, além de outros três jogadores.
O internacional português continua a longa recuperação de uma lesão muscular na coxa direita – não joga desde novembro -, enquanto o médio japonês ainda se restabelece de um traumatismo no pé esquerdo. Ainda assim, a presença de ambos no encontro com o Braga não está completamente afastada.
Também ausentes do treino estiveram Nuno Santos, Daniel Bragança e João Simões. Os três atletas sofreram graves lesões e é certo que não voltarão a dar o seu contributo em 2024/25. Em sentido inverso, Rui Borges voltou a chamar os jovens Eduardo Felicíssimo e Henrique Arreiol aos trabalhos da equipa principal leonina. Os jovens médios, habituais titulares na equipa B, poderão voltar a ser chamados a um jogo da formação que lidera o campeonato em igualdade pontual com o Benfica (65 pontos).
Para a manhã de domingo, está marcado o último treino de preparação do desafio com o Braga, numa sessão matinal que decorrerá, como habitual, à porta fechada, na Academia Cristiano Ronaldo. Depois, Rui Borges fará a antevisão ao jogo frente aos minhotos, numa conferência de imprensa marcada para as 12h30, também no centro de treinos dos leões.
Na segunda-feira, a equipa leonina vai procurar repetir a vitória da primeira volta, em Braga. No passado dia 10 de novembro, a formação ainda orientada por Ruben Amorim venceu por 4-2, no recinto dos minhotos, num jogo em que até esteve a perder por 2-0 – Ricardo Horta colocou o Braga em vantagem, com dois golos marcados ainda na primeira parte, mas Morita, Hjulmand, e Harder (bisou) consumaram a reviravolta.
Técnico espanhol de 54 anos mostrou-se visivelmente desagradado com recente contratação por parte do emblema verde e branco
|
Julián Calero, técnico do Levante, mostrou-se desagrado com a perda de Giorgi Kochorashvili, médio que foi recentemente oficializado como reforço do Sporting a partir da próxima temporada. O treinador confirmou que estava a par das negociações, antes de o negócio ser oficializado
"Bem, é claro que eu estava ciente disso. Se vos dissesse o contrário, não estaria na minha posição. Um treinador tem de estar a par de tudo o que acontece no seu plantel e de todas as circunstâncias. É uma situação em que eu, como treinador, gostaria que todos os meus jogadores estivessem sempre cá. A única coisa que faríamos era livrarmo-nos dos jogadores que não queremos, mas não é esse o caso", começou por dizer em conferência de imprensa.
O técnico lamenta que o emblema sediado em Valência não tenha o poderio financeiro de outros clubes: "Há um mercado e os peixes grandes comem os mais pequenos. Estas são as circunstâncias do mercado e também as circunstâncias do clube neste momento, porque há uma necessidade. Tentámos dar-lhe tranquilidade e normalidade suficientes», começou por dizer, em conferência de imprensa de antevisão ao duelo caseiro com o Racing Santander, revelando que teve uma conversa com o atleta.
Julián Calero deixou elogios ao jogador georgiano: "O Giorgi é um tipo fantástico, muito empenhado, que está disposto a estar connosco até ao último dia e houve circunstâncias que são inevitáveis para o clube e para todo o contexto. Claro que falei com o jogador, sobretudo para saber como se estava a sentir mentalmente. Obviamente que se vai para uma equipa da Liga dos Campeões e não há muito que possamos fazer. O que eu quero é que ele se empenhe até ao fim e é óbvio que o vai fazer. Portanto, temos um jogador até 30 de junho, embora infelizmente, porque eu gostaria que ele ficasse muito mais tempo. Repito, são as circunstâncias do mercado e isto acontece no futebol em geral, não apenas connosco", explicou.
Esta temporada, com a camisola do Levante, Giorgi Kochorashvili – avaliado em 4 milhões de euros – leva 26 encontros, todos eles na segunda divisão espanhola. Ao todo, nos 2.087 minutos que disputou, o internacional georgiano marcou seis golos e fez quatro assistências.
Clube de Alvalade, que não conta com o jogador para a próxima temporada, emprestou atleta ao emblema da segunda divisão inglesa em janeiro
|
O Burnley venceu o Coventry City por 2-1, este sábado, dia 5 de abril, e assumiu a liderança do Championship. Os dois golos apontados por Jaidon Anthony (16' e 46') foram suficientes para os três pontos e estender a impressionante sequência invicta do Burnley na liga para 27 jogos e, desta forma, está perto de dar uma grande novidade ao Sporting a propósito de Marcus Edwards.
O Clube de Alvalade - que não conta com o jogador - emprestou o atleta ao emblema da segunda divisão inglesa, sendo que os clarets têm uma cláusula de compra obrigatória, caso subam à Premier League, no valor de 11 milhões de euros, dos quais os leões apenas recebem 65% desse valor, visto que o Tottenham detém 35% do passe do jogador.
Haji Wright, aos cinco minutos, marcou para o Conventry City, mas a equipa orientada por Scott Parker conseguiu dar a volta ao placard e vai assim permanecer no topo da tabela classificativa, caso o Sheffield United não vença o Oxford United ainda nesta jornada.
O futebolista inglês de 26 anos, que acabou por ser cedido pelos leões no passado mercado de transferências de inverno, começou o embate a titular, mas acabou por substituído à passagem dos 69 minutos, dando lugar ao neerlandês Zian Flemming no ataque do Burnley.
Na presente temporada, com a camisola do Sporting, Marcus Edwards – atualmente avaliado em 15 milhões de euros – participou em 10 encontros pelos leões. O jogador somou, no total, apenas 346 minutos disputados com a Listada verde e branca, tendo marcado três golos. Pelo Burnley, o atleta marcou presença em 11 embates, somando dois tiros certeiros e uma assistência.
Palhinha despede-se de glória do futebol; Ex Sporting escreve mensagem emocionada: “Uma lenda…
Craque adorado no Sporting marca, assiste e ajuda Vítor Pereira a afastar-se da despromoção
Choque no Real Madrid - Valência! Alvo do Sporting assiste e ajuda a derrotar merengues no Bernabéu