Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Geny Catamo foi eleito o MVP do dérbi entre Sporting e Benfica (1-0), em jogo da 16.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Chiquinho Conde, selecionador moçambicano e antigo jogador dos leões, destacou a importância do jogador na equipa agora liderada por Rui Borges, referindo que o atleta "tem um estilo de futebol de rua e que isso é já um caso raro" no mundo do futebol.
"Estava convencido até que ele dissesse no flash que estava habituado a jogar ali na seleção. Peço isso ao Geny porque tem essas caraterísticas. Que possa ganhar coragem, e isso num clube grande não é fácil, pois tem receio de errar e tenta fazer o mais simples, mas insisti muito com ele. Que fosse para cima deles como se estivesse em Moçambique. Digo-lhe para ir além dos outros", começou por dizer ao jornal 'A Bola'.
"Dou-lhe sempre a liberdade de ele poder jogar no último terço do campo, fazer uma espécie de jogo de rua, ir para cima do adversário, romper um pouco com as regras. Muitas vezes existe um estilo-tipo, de régua e esquadro, de passa e vai, e ele pegou bem nesse pormenor".
"Tem esse estilo de futebol de rua e isso é já um caso raro. Confesso que me faz um pouco de confusão porque atualmente é tudo muito formatado, de toque e passe, de movimentos de rotura, e não há situações de desequilíbrio em termos individuais», disse, prosseguindo com a ideia.
"Todo o adversário já sabe que ele faz a finta para dentro para depois rematar com o pé esquerdo. Disse-lhe que teria de reinventar-se nesse aspeto e fazer o mesmo em dois tempos. Para fora e depois para dentro. E ele fez isso na primeira parte, com vários cruzamentos. A jogar ali vai ter mais chegada a área onde joga sempre na seleção. A extremo ou na posição 10. Tem tudo para crescer neste sistema. E tem essa cultura de baixar e fazer corredor todo e pode também jogar numa linha de 5 porque a tendência é ajudar na transição ataque/defesa. Mas como extremo tem mais liberdade e energia para oferecer outras soluções ofensivas", concluiu.
Médio dinamarquês foi titular na partida da 16.ª jornada da Liga Portugal Betclic e houve quem ficasse rendido à prestação do pupilo de Rui Borges
|
0A exibição de Morten Hjulmand no dérbi entre Sporting e Benfica (1-0), da 16.ª jornada da Liga Portugal Betclic, tem dado que falar pela positiva. O jornalista de 'Record' referiu que o médio dinamarquês "foi gigante" frente ao eterno rival e refere que Bruno Lage foi surpreendido pela estratégia de Rui Borges.
"Rui Borges surpreendeu Bruno Lage? É a conclusão que se tira, sobretudo ao ver a 1.ª parte. O treinador do Benfica estava à espera de três centrais, como o próprio admitiu de véspera, e demorou a ajustar-se à disposição tática dos leões, que pressionaram muito alto e retiram espaço de construção. Até ao intervalo, os encarnados quase só criaram perigo, de facto, num livre de Kökçü", começou por escrever.
"Sem dúvida (adaptou-se bem). De forma até inesperada, talvez, tendo em conta as rotinas que existiam em 3x4x3. A verdade é que a equipa foi muito organizada e disciplinada taticamente, raramente dando espaços ao Benfica. Quaresma foi um dos melhores, a fechar o corredor direito. Hjulmand foi um gigante nos equilíbrios. Geny e Gyokeres fizeram a diferença", mencionou Vítor Almeida Gonçalves.
Por último, falou do adversário: "O Benfica pareceu sempre demasiado estático, preso de movimentos e incapaz de se libertar da malha montada pelo Sporting. Esperava-se mais de uma equipa que estava em desvantagem", rematou, sem deixar de elogiar a capacidade defensiva do Clube de Alvalade.
Relembrar que os leões venceram, fruto do golo de Geny Catamo, na primeira parte do desafio. Com esta vitória, voltaram ao primeiro lugar do campeonato, que tinham perdido com João Pereira ao leme da equipa. Já o Benfica, desde para terceiro lugar na Liga Portuguesa, atrás do Porto.
Internacional português, que passou pelos escalões de formação do Clube de Alvalade, chegou a ser apontado aos leões no último mercado
|
0O Nápoles anunciou através de um comunicado a rescisão de contrato por mútuo acordo com Mário Rui. O português, que passou pelos escalões de formação do Sporting e chegou a ser apontado aos leões no último mercado será, a partir do próximo dia 1 janeiro, um jogador livre.
Os napolitanos dão conta aos adeptos do fim do vínculo contratual, que estava previsto terminar no verão de 2025. Desejaram, ainda, sorte ao jogador para o "resto da carreira", que agora vai continuar num clube diferente - situação ainda por resolver por parte do lateral.
Mário Rui chegou ao Nápoles em 2017, proveniente da Roma, numa operação que contou com um ano inicial de empréstimo. No ano a seguir, a mudança deu-se em definitivo, quando os napolitanos pagaram quase seis milhões de euros pelo concurso do português ao emblema da capital de Itália. O lateral foi, desde então, presença regular na equipa do sul de Itália.
Pelo Nápoles, alinhou num total de 227 partidas para todas as competições, nas quais contribuiu com três golos e 23 assistências. Venceu, ao serviço do emblema italiano, uma Taça de Itália em 19/20, e o campeonato nacional - momento alto da história do clube - em 22/23, acabando com um jejum de 33 anos sem vencer a Liga Italiana.
O lateral português, que também venceu uma Liga das Nações, em 2019, ao serviço da seleção nacional, começou a sua formação no Sporting, onde esteve 2004 e 2008. Dividiu o restante do período nas camadas jovens entre Valência e Benfica. Representou ainda o Fátima, antes de se mudar para o Parma em 2011 - a partir daí ficou sempre em Itália. Esteve no Empoli e na Roma antes de chegar, finalmente, ao Nápoles, em 2017, onde se manteve até ao fim de 2024.
Pupilo de Rui Borges apresentou-se a grande nível no dérbi frente ao Benfica e mereceu um artigo exclusivo em jornal do país vizinho
|
0O defesa central Eduardo Quaresma, que tem protagonizado exibições de grande nível pelo Sporting, nomeadamente frente ao Benfica (1-0), e continua a atrair atenções além-fronteiras. Desta vez, o diário catalão 'Sport' dedicou um extenso artigo sobre o jogador, deixando um 'alerta' para Roberto Martínez de que o mesmo "será o futuro de Portugal".
Com o título "Um novo Quaresma já brilha em Portugal", o mesmo diário desportivo fala em "jogador da moda", e que se assumiu como um dos "pilares" da defesa do Clube de Alvalade. "Amadureceu depois dos empréstimos a Tondela e Hoffenheim, que lhe conferiram um caráter competitivo", pode ler-se.
"Autêntico muro defensivo", dizem no país vizinho, reforçando que o atleta se manterá no Clube de Alvalade para voltar a ser campeão. O jornal catalão escreve ainda que clubes como Real Madrid e Atlético de Madrid têm o atleta debaixo de olho há já vários meses.
Esta época, Eduardo Quaresma já soma 14 partidas, contabilizando 915 minutos, ainda sem qualquer golo ou assistência. Avaliado em 14 milhões de euros – o internacional sub-21 português procura agora pegar de estaca nas opções iniciais de Rui Borges.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima sexta-feira, dia 3 de janeiro, frente ao Vitória de Guimarães, ex equipa do novo técnico leonino. O encontro da 17.ª jornada da Liga Portugal Betclic diante da turma liderada por Daniel Sousa jogar-se-á às 20h15, no Estádio D. Afonso Henriques.