
Futebol
Matheus Nunes salva City na compensação: Guardiola tem de agradecer ao ex Sporting (vídeo)
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Frederico Varandas falou à imprensa após a vitória do Sporting, por 2-1, diante do Rio Ave. Jorge Amaral não concorda com a tomada de decisão do Presidente verde e branco, admitindo ser apenas "uma justificação" para, caso os leões não vençam o campeonato e a Taça de Portugal, ter uma desculpa.
"Muito sinceramente, fiquei um bocadinho abismado com esta entrevista. Achei extremamente deprimente um Presidente vir fazer esta choradeira, a lamentar-se de tudo e não se responsabilizou por aquilo que é mais importante, que foi a contratação do João Pereira, que deitou a equipa totalmente abaixo", disse, na CMTV.
Jorge Amaral admitiu que os constantes problemas físicos do plantel "são factuais", mas relembra a forma como Varandas "deixou sair Ruben Amorim com um acordo que tinham por determinados valores, para ir buscar João Pereira", numa altura em que a equipa estava a ser dominadora.
"Foi a escolha dele. Um show-off extraordinário que fez em relação à contratação, pensando que, no estado em que estavam, não era preciso contratar ninguém, nem outro treinador, porque já estava a ser preparado em lume-brando um sucesso mais do que anunciado", atirou.
Jorge Amaral foi perentório e garantiu que "se Amorim não saísse, ou a escolha (do sucessor) fosse bem feita, o Sporting neste momento já era campeão e, se calhar, tinha metade das lesões". Para terminar, o comentador diz que o discurso de Frederico Varandas foi apenas "uma justificação para que se eventualmente os resultados não acontecerem", ter uma desculpa.
Veja as declarações de Jorge Amaral:
Antigo capitão dos verdes e brancos viu fugir vantagem de três golos na Libertadores, num encontro frente a outro jogador que passou por Alvalade
|
O Nacional empatou 3-3 na visita ao Internacional, em encontro da terceira jornada de grupos da Libertadores. Sebastián Coates - recentemente recordado por Paulinho - , antigo capitão do Sporting, foi titular e totalista, marcando um dos golos diante da formação de Bruno Tabata, que também passou por Alvalade.
O encontro começou de feição aos uruguaios, que aos 10 minutos já venciam por 2-0, fruto dos golos de Julián Millán (6') e Luciano Boggio (10'). Aos 43', Seba Coates aproveitou um canto e atirou a contar para o fundo da baliza dos brasileiros, fazendo o 3-0 (43'). O Inter ainda reduziu, de grande penalidade, aos 45+1', por Alan Patrick.
No segundo tempo, fruto do favoritismo e de jogar perante os seus adeptos, o emblema de Porto Alegre carregou sobre a formação de Montevideu. Aos 67', Alexandro Barnabei apontou o 3-2 e, aos 73', Fernando igualou a contenda, depois de uma desvantagem pesada. O marcador não mais se alterou, num encontro em que Tabata não saiu do banco de suplentes.
Ao todo, com a camisola do Sporting, Sebastián Coates realizou 369 jogos, com 37 golos marcados, 10 assistências e oito títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021/22), uma Taça de Portugal (2018/19) e quatro Taças da Liga (2017/18, 2018/19, 2020/21 e 2021/22). O central é o jogador estrangeiro com mais jogos de sempre pelo Clube de Alvalade, deixando um legado histórico com a Listada verde e branca.
Já Bruno Tabata representou os leões durante duas temporadas, depois de ter trocado o Portimonense pelos verdes e brancos. Ao serviço do Sporting, o antigo 'camisola 7' fez 52 partidas onde marcou oito golos e fez seis assistências. Venceu ainda uma Liga Portuguesa, duas Taças da Liga e uma Supertaça.
Assista ao golo de Seba Coates:
Jogador que passou por Alvalade seria titular, mas terá sentido desconforto antes da partida e obrigou técnico a refazer escolhas para a partida
|
O Flamengo empatou 0-0 na visita à LDU Quito, em partida válida para a terceira jornada da fase de grupos da Libertadores - que não tem corrido bem ao mengão. Num duelo disputado no Equador, país natal de Gonzalo Plata, ex Sporting, o avançado acabou por ficar fora dos convocados de Filipe Luís, após sentir um desconforto.
"Ele seria titular. Disse-lhe depois do jogo contra o Vasco. É um jogador muito importante e especial para mim. Tem as qualidades e características que eu gosto. Sabe atacar o espaço, associar com os companheiros. Infelizmente sentiu uma dorzinha diferente no joelho, que vamos ter que esperar os exames para ver o que aconteceu", explicou o técnico.
"Fiquei triste, mas Plata ficou ainda mais"
O antigo internacional brasileiro garantiu que "como treinador, fico triste de não poder utilizá-lo. Mas ele sentiu ainda mais (a tristeza), queria jogar na casa dele, no país dele. Sei que ele ficou muito chateado porque não conseguiu jogar. Mas ele sabe que é muito importante para mim e para a equipa". Entretanto, também Plata já reagiu à ausência.
O encontro foi bastante dividido, apesar do ligeiro favoritismo do mengão. No final da primeira parte, a estatística apontava um equilíbrio entre as duas formações, com mais defesas para o guardião da equipa da casa. A segunda parte foi semelhante e a partida acabou sem golos no marcador.
Gonzalo Plata – avaliado em 7 milhões de euros – representou o Sporting de 2018/19 a 2020/21. Na equipa principal dos leões, o equatoriano fez 38 jogos onde marcou e assistiu por quatro ocasiões, mas nunca caiu nas graças de Rúben Amorim, muito por culpa de atitudes extra-campo e problemas que não agradavam ao técnico verde e branco.
Especialistas em casos de arbitragem analisam jogada que decorreu na segunda parte do encontro que apurou os verdes e brancos para a final da Taça de Portugal
|
O Sporting bateu o Rio Ave, por 2-1, apurando-se para a final da Taça de Portugal - veja AQUI os golos. Ao minuto 64', Olinho disparou um forte remate, que bateu na barra da baliza de Rui Silva, mas não chegou a ultrapassar a linha de golo, continuando a jogada a decorrer por ordem de Hélder Carvalho, árbitro do encontro. Os especialistas aprovam a decisão do juiz da AF Santarém.
Jorge Coroado: "A bola não passa totalmente a linha"
Para Jorge Coroado, "as imagens não são suficientemente elucidativas para uma opinião consistente. Contudo, parece que a bola não passa completamente a linha da baliza, por baixo da barra, entre os postes", admitiu o especialista neste tipo de casos, ao jornal O Jogo.
José Leirós: "O jogo prosseguiu, corretamente"
José Leirós apoia a decisão, garantindo que "a bola bateu na trave, veio bater no relvado, voltou a tabelar, mas nunca entrou dentro da baliza. Não ultrapassou totalmente a linha de baliza". Desta forma, por indicação do juiz "o jogo prosseguiu, corretamente".
Fortunato Azevedo: "O golo não poderia ter sido validado"
Por fim, Fortunato Azevedo também aplaude a decisão de Hélder Carvalho, afirmando que "pelas imagens disponíveis, dá a sensação de que a bola não transpôs totalmente a linha de golo, entre os postes, e por baixo da barra, ou seja, o golo não poderia ter sido validado".
O Clube de Alvalade vira agora atenções para o Campeonato Nacional. Os leões voltam a entrar em campo no próximo domingo, dia 27 de abril, frente ao Boavista, em jogo relativo à 31.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Stuart Baxter jogar-se-á às 20h30, no Estádio do Bessa.
Matheus Nunes salva City na compensação: Guardiola tem de agradecer ao ex Sporting (vídeo)
Rodrigo Roquette aplaude palavras de Varandas no Rio Ave - Sporting e revela mudança de atitude
Duarte Gomes aponta erro de Hélder Carvalho no Rio Ave - Sporting: "Não se apercebeu da infração"