
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A Taça de Portugal entre Sporting e Benfica aproxima-se a passos largos. O psicólogo Jorge Silvério diz que os jogadores encarnados precisam de uma vitória frente ao rival para sarar feridas. Partindo desse ponto de vista, o especialista antevê que a turma de Bruno Lage vai querer mostrar uma resposta à altura e que jogadores como Nicolás Otamendi podem ser determinantes.
"Estes aspetos demoram um bocadinho a digerir. Mas alguns jogadores já mencionaram que não são inferiores ao Sporting. Prová-lo é um combustível motivacional", refere o Provedor da Ética no Desporto ao jornal Record, este domingo, dia 18 de maio, um dia após a conquista do bicampeonato por parte dos leões.
"A equipa técnica e os capitães são muito importantes"
Jorge Silvério acredita que as peças-chave das águias, como é exemplo o central argentino, podem causar mossa nos leões: "A equipa técnica e os capitães são muito importantes. Depois tem muito a ver com a personalidade. Há jogadores que são mais extrovertidos, que podem ser essenciais", frisou.
"Estar com a família e descansar pode ser mais profícuo"
O psicólogo refere ainda que dar algum descanso aos jogadores antes da final pode ser prejudicial a nível mental. "Pode ajudar a limpar a cabeça. Depois, claro que depende da tónica dos trabalhos. Mas estamos no fim de uma época que teve muito impacto. Estar com a família e descansar pode ser mais profícuo", sublinha.
O emblema verde e branco volta assim a entrar em campo no próximo domingo, dia 25 de maio, frente ao Benfica. O encontro, a contar para a final da Taça de Portugal, diante da turma liderada por Bruno Lage, jogar-se-á às 17h15, no Estádio Nacional, no Jamor.
Sueco fechou Campeonato como melhor marcador da competição e no primeiro lugar do ranking à corrida ao galardão, mas nem tudo são rosas
|
Kylian Mbappé é o melhor marcador da La Liga, com 29 golos, após novo golo, este domingo, dia 18 de maio, e almeja a primeira Bota de Ouro da carreira, estando a um golo de assumir a liderança do troféu. Apesar dos 39 disparos certeiros de Viktor Gyokeres, do Sporting, o camisola 9 dos blancos beneficia do facto de os seus golos valerem mais, por serem apontados em ligas consideradas mais exigentes.
Na deslocação ao terreno do Sevilla, o Real Madrid saiu vencedor (2-0). Num jogo sem grandes oportunidades, só através da inspiração do astro francês é que a formação merengue foi capaz de se superiorizar a uma turma andaluza que se viu em inferioridade numérica desde cedo.
Logo aos 12', Loic Badé foi expulso após uma entrada dura, deixou o Sevilla reduzido a dez elementos e limitou as perspetivas sevilhanas em chegar com frequência à baliza de Andriy Lunin, nem por isso o Real Madrid foi capaz de se superiorizar de forma efetiva.
Assim sendo, Mbappé confirmou as credenciais aos 75', numa altura em que também Isaac Romero recebeu ordem de expulsão. Com um tiro cruzado, o francês colocou os blancos na dianteira. A dois minutos dos 90', viu Jude Bellingham fixar o resultado final.
Importa referir ainda que Salah, do Liverpool, conta com 28 golos e tem ainda dois jogos a disputar pelo campeão Liverpool na Premier League. Viktor Gyokeres, por outro lado, torce apenas para o insucesso individual de ambos os jogadores, já que não vai voltar a jogar pela Liga portuguesa esta época. O jogador, de resto, pode estar prestes a abandonar Alvalade.
Pupilo de Rui Borges escreveu publicação nas redes sociais, após festejos do bicampeonato comemorado no Marquês de Pombal, em Lisboa
|
Francisco Trincão, extremo dos leões que tem sido um dos grandes destaques esta temporada, reagiu, nas redes sociais, ao título de bicampeonato do emblema verde e branco e escreveu com todas as letras que "Cada vez tenho mais orgulho em ser do Sporting".
Os leões querem segurar o extremo em Alvalade. O Leonino avançou, em Exclusivo, que os leões não querem só garantir a manutenção do internacional português, mas pretendem mesmo avançar para a compra dos 50% do passe que pertencem ao Barcelona.
Há emblemas da Premier League que fizeram sondagens pelo atleta. Esses contactos terão sido meramente exploratórios, mas o assédio já começou, e já se fala em possíveis salários para Francisco Trincão em Inglaterra. Alguns dos clubes interessados apresentaram valores a rondar os três milhões de euros por temporada, basicamente duplicando aquilo que o extremo ganha no Sporting.
Do lado do Sporting, Francisco Trincão é visto como um dos intocáveis do plantel. Os responsáveis leoninos estão, neste momento, muito empenhados na renovação do vínculo do jogador verde e branca, sendo que a Listada verde e branca com o '10' nas costas pode passar a ser do extremo português a partir do próximo ano.
Relembrar que Francisco Trincão tem sentido um desenvolvimento tremendo nos últimos anos. Não era titular destacado quando chegou, mas ganhou o seu espaço, e tornou-se, nas últimas duas épocas, como um dos jogadores mais importantes da equipa.
Pupilo de Rui Borges sagrou-se bicampeão pelo emblema verde e branco e ouve rasgados elogios no seu país natal, sendo visto como um exemplo
|
Daniel Chapo, presidente de Moçambique, felicitou, este domingo, dia 18 de maio, Geny Catamo por mais um título alcançado ao serviço do Sporting, considerando-o uma referência da nova geração de talentos e um "exemplo inspirador para a juventude" do país.
"Um feito que enche de orgulho todo o nosso país"
"Em nome do povo moçambicano e, em particular, da juventude, venho por este meio endereçar os meus parabéns ao jovem moçambicano Geny Catamo, que se sagrou bicampeão pelo Sporting, um feito que enche de orgulho todo o nosso país", disse Chapo, citado num comunicado da presidência de Moçambique.
Daniel Chapo elogia o pupilo de Rui Borges, referindo que o mesmo integra uma lista de atletas que alcançam sucesso no desporto internacional, cuja ascensão é vista como um símbolo de que o investimento na juventude pode gerar "resultados expressivos" internacionalmente.
"Parabéns, Geny Catamo (...). Aproveito esta ocasião para destacar não só a sua conquista, mas também incentivar a juventude moçambicana a sonhar alto, acreditar nas suas capacidades e perseverança, tal como o nosso campeão o tem feito", disse Daniel Chapo.
No jogo do título, o Sporting venceu o Vitória de Guimaraes por (2-0), na trigésima quarta e última jornada da competição, terminando o campeonato com 82 pontos, mais dois que o vice-campeão Benfica, que empatou com o Braga a um golo. O Porto terminou a competição com 71 pontos depois de vencer o Nacional por 3-0.