Futebol
Com renovação parada, canhoto do Sporting pode precipitar saída em janeiro
08 Out 2025 | 07:21
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
13 Mai 2025 | 16:59 |
A pressão é máxima em Alvalade. O empate frente ao Benfica, no dérbi do século, colocou o Sporting com um pé no título, mas, segundo Jorge Silvério, psicólogo especializado em desporto, a vantagem pode transformar-se num risco inesperado: a euforia. O especialista avisa que o técnico leonino terá, esta semana, um desafio mental ainda maior do que Bruno Lage.
"É certo que a euforia é mais externa que interna, mas este clima pode ter impacto no rendimento dos jogadores"
“Penso que Rui Borges terá mais trabalho que Bruno Lage pois o desafio do Sporting é superior uma vez que passa por controlar a onda de euforia”, começou por dizer Jorge Silvério ao jornal Record, destacando a necessidade de atenção individual com os jogadores. “Com o empate o Sporting só depende de si para ser campeão, é algo positivo, mas os jogadores podem desconcentrar-se com mais facilidade. É certo que a euforia é mais externa que interna, mas este clima pode ter impacto no rendimento dos jogadores e o técnico até deve falar individualmente com cada um para perceber o estado de cada um”.
O Sporting recebe este sábado, às 18h, o Vitória de Guimarães, num jogo decisivo em Alvalade. Se vencer, torna-se bicampeão nacional, um feito que escapa aos leões há mais de 70 anos. Apesar da festa que já se vive entre os adeptos, Silvério avisa que é precisamente esse clima que pode ser perigoso para o rendimento da equipa. Rui Borges terá baixa no meio campo para a última ronda da Liga Portugal.
“Há uns anos bastava pedir aos jogadores que não ligassem o rádio ou a televisão mas isso hoje em dia é impossível. Acima de tudo é evitar que a euforia dos adeptos passe para a equipa. Ninguém pode pensar 'está ganho' porque não está”, acrescentou Jorge Silvério, reforçando que o trabalho psicológico pode ser decisivo para o sucesso dentro de campo.
Com o Benfica a jogar à mesma hora frente ao Braga e a precisar de um deslize do Sporting, o ambiente está ao rubro nesta reta final. Mas em Alvalade, o foco está em manter os pés assentes na terra e o título à vista. Rui Borges terá de segurar emocionalmente a equipa num momento em que todos sonham mas ainda nada está garantido.
Guarda-redes titular da turma verde e branca chegou a Alvalade em janeiro de 2025, proveniente do Bétis, ajudando os leões na conquista da dobradinha
08 Out 2025 | 08:28 |
Rui Silva tem mais uma época de opção, que é contemplado no seu contrato com o Sporting. Apesar desta estar prevista desde a chegada do guarda-redes do Bétis, tal não era de conhecimento público até ao último relatório e contas anual da SAD verde e branca.
O guardião principal dos leões chegou em janeiro, com o Clube de Alvalade a desembolsar 4,7 milhões de euros pelo jogador que, na altura, assinou por seis meses de empréstimo. Depois disso, Rui Silva - cujas exibições têm sido questionadas - tornou-se atleta do Sporting a título definitivo, até 2029. Sabe-se, agora, que o seu vínculo pode ser estendido até 2029.
Apesar de tal apenas ter sido revelado recentemente, esta acaba por ser uma prática comum no que toca a vínculos deste género e, no relatório e contas anual em questão, o Sporting viu-se obrigado a comunicar a máxima extensão possível dos contratos dos jogadores. Ainda que a opção ainda não tenha sido ativada, os leões poderão fazê-lo quando e se assim o entenderem.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Rui Silva – avaliado em 7 milhões de euros - soma oito partidas. O internacional português falhou três jogos por indisponibilidade física, disputando um total de 720 minutos, nos quais encaixou sete golos.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo apenas no sábado, dia 18 de outubro, frente ao Paços de Ferreira. O encontro, a contar para a terceira eliminatória da Taça de Portugal, diante da turma liderada por Filipe Cândido, jogar-se-á no Estádio Capital do Móvel, às 20h15.
Jogador está afastado por lesão grave no joelho direito desde 26 de outubro de 2024, o que o mantém fora das escolhas de Rui Borges
08 Out 2025 | 07:52 |
Nuno Santos está cada vez mais próximo de regressar às opções do Sporting. O canhoto sente-se preparado para voltar à competição e, neste momento, espera apenas 'luz verde' do médico dos leões para que possa integrar o restante grupo de trabalho.
Segundo informações do jornal A Bola - e tal como avançado, anteriormente, pelo Leonino -, este aval por parte do departamento de performance dos leões pode chegar nesta pausa FIFA. O 'camisola 11' tem-se mostrado confiante e preparado depois de um longo trabalho de recuperação.
Nuno Santos pode mesmo pisar os relvados após esta paragem para compromissos internacionais, a tempo de integrar a comitiva do Sporting que irá defrontar o Marselha no dia 22 de outubro, em partida a contar para a terceira jornada da Liga dos Campeões.
O ala lesionou-se a 26 de outubro de 2024, há praticamente 11 meses. Relembrar que esta é a terceira vez na carreira do jogador sofre uma lesão grave no joelho direito. O jogador já tinha sofrido uma rotura do tendão rotuliano nessa parte do corpo em 2015, quando alinhava no Benfica, e também em 2018, quando representava o Rio Ave.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Nuno Santos – avaliado em 9 milhões de euros – somou apenas 10 encontros: sete na Liga Portugal Betlic, dois na Liga dos Campeões e um na Taça de Portugal. Nos 606 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o atleta marcou um golo (Sturm Graz) e fez uma assistência (Portimonense).
Central neerlandês acabou por ser relegado para a equipa B do Clube de Alvalade após os acontecimentos no último mercado de transferências
08 Out 2025 | 07:37 |
Jeremiah St. Juste não percebe porque não soma qualquer minuto ao serviço da equipa B do Sporting, depois de ter sido afastado do plantel principal dos verdes e brancos - fruto de ter rejeitado as transferências para o Osasuna e para o Hertha no último mercado de transferências.
Apesar de a Direção do Clube de Alvalade não ter dado qualquer indicação a João Gião para que não utilizasse o neerlandês, a verdade é que, em três encontros do conjunto secundário dos leões - Portimonense, Marítimo e Leixões -, o defesa central não entrou sequer na convocatória. Apesar de perceber que a equipa B serve para fazer crescer jogadores, St. Juste não entende o motivo para não entrar sequer nas contas, informa o jornal A Bola. Aliás, a principal preocupação do defesa acaba por ser a sua desvalorização no mercado de transferências.
O jogador continua à espera da chegada do mercado de transferências de janeiro para poder fazer contas à vida e, num cenário favorável a ambas as partes, tal implicaria a chegada de algum dinheiro ao Sporting. No entanto, esta opção acaba por ser cada vez mais difícil, uma vez que ainda não somou qualquer minuto - seja em que competição for - nesta temporada. Enquanto isso, St. Juste vai fazendo trabalho extra à margem dos treinos.
A principal preferência do jogador para o seu futuro passa por um regresso à Bundesliga, no entanto, são vários os pensamentos na sua mente. Tal como o Leonino avançou, em Exclusivo, caso não surja qualquer proposta no inverno, St. Juste está disposto a manter-se no Sporting sem jogar até ao final da época e não tem interesse na rescisão mútua de contrato.
Em 2024/2025, St. Juste – avaliado em 6 milhões de euros – fez 28 jogos com a camisola do Sporting: 14 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. No total, o defesa somou 1.385 minutos, não tendo marcado ou feito qualquer assistência.
Com renovação parada, canhoto do Sporting pode precipitar saída em janeiro
08 Out 2025 | 07:21
Há pormenor que salta à vista na recuperação de Daniel Bragança no Sporting (vídeo)
08 Out 2025 | 07:01
Rui Borges faz garantia a João Simões depois de o 'excluir' do Sporting
08 Out 2025 | 06:47