Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

JORGE SILVÉRIO DIZ QUE HÁ UMA PESSOA CAPAZ DE LEVANTAR MORAL DOS FUTEBOLISTAS DO SPORTING

Especialista em Psicologia Desportiva falou nas possíveis consequências da derrota na Supertaça

Jorge Silvério elogia Amorim, treinador do Sporting
Jorge Silvério elogia Amorim, treinador do Sporting

  |

Icon Comentário0

Jorge Silvério, especialista em Psicologia Desportiva, falou nas possíveis consequências da derrota do Sporting frente ao Porto, por 4-3, em partida a valer para a Supertaçaacreditando que Rúben Amorim vá ter um papel determinante para recuperar animicamente os seus pupilos após o desaire.


Em declarações reproduzidas pelo jornal Record, o psicólogo acredita que o técnico de 39 anos já “demonstrou que é a pessoa indicada para fazer isso. Poderá haver jogadores que levam mais tempo a digerir a derrota. Seguramente a equipa técnica trabalhará de forma mais individualizada com cada um”, explicou.


Com este infeliz resultado, os leões não conseguiram erguer o troféu pela décima vez. Já os dragões venceram a competição em 24 ocasiões. Os verdes e brancos voltam a entrar em campo na próxima sexta-feira, dia 9 de agosto, frente ao Rio Ave na jornada inaugural da Liga Portugal Betclic 2024/25. O encontro jogar-se-á às 20h15, em Alvalade.


Rúben Amorim chegou ao Sporting em março de 2020, oriundo do Braga, num negócio que custou aos cofres verdes e brancos qualquer coisa como 12 milhões de euros, já com ‘juros’ incluídos. Desde então, o técnico liderou 212 encontros, tendo vencido 148, empatado 33 e perdido 31, sendo uma das grandes figuras dos verdes e brancos nos últimos anos.

No comando do Sporting, Rúben Amorim conquistou cinco títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021). O treinador tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 20 milhões para emblemas estrangeiros e 30 para clubes nacionais.



Futebol

"Acabou, vou-me embora" - David Rosa conta como peça chave do Sporting se despediu dos jogadores

Ex futebolista, agora com 34 anos, lembra convivência no balneário com elemento fulcral do banco do emblema verde e branco

David Rosa lembra convivência com Amorim, técnico do Sporting
David Rosa lembra convivência com Amorim, técnico do Sporting

  |

Icon Comentário0

Rúben Amorim teve uma passagem marcante pelo Casa Pia. Quem o garante é David Rosa, antigo lateral, que terminou a carreira em 2022 no Torreense, e que recordou algumas histórias com o técnico do Sporting. O ex futebolista, agora com 34 anos lembra o momento em que o treinador comunicou que ia abandonar o clube lisboeta.


"O melhor treinador que tive chama-se Rúben Amorim. Porque é que ele é o melhor? É simples. Os treinos dele eram bons? Eram, sem dúvida, mas era por aí que ele se distinguia de outros treinadores que eu tive? Não. A relação que ele criou connosco, era surreal. A forma como ele lidava com os problemas, se calhar, muito por ter sido jogador e o facto de ter sido jogador percebe o que é que um jogador titular precisa", começou por dizer.


"Ele percebe o que é um jogador que é suplente precisa, percebe o que é que um jogador que não é convocado precisa. Isso é tudo muito importante para a tua gestão de um grupo. Aquilo que mais me marcou, e eu conto muito esta história… o Rúben Amorim chega ao balneário, reúne a equipa toda e diz assim: ‘Para mim acabou, eu vou-me embora, preciso de me ir embora, portanto vou deixar-vos, vai entrar outro treinador.' E dos primeiros jogadores que eu olho para o balneário e estão a chorar são jogadores que nunca jogaram...".


"Como é que tu justificas que, os jogadores que nunca jogaram, que ele nunca deu oportunidades são aqueles que percebem a importância que ele tem. Porque ele sabe que a um jogador titular tu não precisas de dar muita atenção, porque ele está motivado por ele próprio. Um jogador que é suplente… de vez em quando tens de dar uma motivação e o difícil disto tudo é como é que tu geres um jogador que não é convocado e que tu precisas dele".

"Isto ensina-se? Se calhar dificilmente, mas foram todas as experiências que ele teve, todas as vivências que ele teve, tudo o que ele passou… de ter sido titular, suplente, não convocado, como é que lidaram com ele quando isto aconteceu, para ele transpor isto para ser o treinador que é hoje", finalizou David Rosa.



Futebol

Alvo do Sporting marcou golo do mês para adeptos do Nottingham Forest, de Nuno Espírito Santo

Futebolista era cobiçado pelo emblema leonino, mas clube inglês ganhou a corrida durante último mercado de transferências de verão

Jota, alvo de Varandas no último mercado do Sporting, marca golo do mês para adeptos do Forest, de Nuno Espírito Santo
Jota, alvo de Varandas no último mercado do Sporting, marca golo do mês para adeptos do Forest, de Nuno Espírito Santo

  |

Icon Comentário0

Jota Silva, internacional português que esteve na mira do Sporting e trocou o Vitória de Guimarães pelo Nottingham Forest no verão, marcou o melhor golo do mês da equipa inglesa para os adeptos. No único jogo que fez a titular pela turma de Nuno Espírito Santo na Taça da Liga, diante do Newcastle, o jogador apontou, aos 51 minutos, o golo do empate.


Além desse jogo, Jota Silva soma duas partidas como suplente utilizado por Nuno Espírito Santo na Premier League. Entretanto, os adeptos do conjunto de Nottingham já começaram mesmo a pedir a titularidade do internacional português nas redes sociais. De recordar que Jota Silva custou sete milhões de euros ao Forest.


O futebolista assinou contrato com os ingleses até 2028, sendo que o valor da cláusula de rescisão não foi, para já, revelado. O Sporting perdeu, desta forma, um dos alvos para o ataque, sendo que Frederico Varandas tinha já um plano para contratar o jogador.


Em 2023/24, Jota Silva fez a melhor época da carreira, o que fez disparar o seu valor de mercado para os 12 milhões de euros. O extremo realizou 42 partidas: 33 no Campeonato Nacional, seis na Taça de Portugal, duas na qualificação para a Liga Conferência e uma na Taça da Liga.

Nos 3.459 minutos que realizou, o internacional português marcou 15 golos e fez sete assistências. O extremo, tinha contrato com o emblema minhoto até 2025 e estava também na rota do Panathinaikos, emblema a quem o Sporting pretendia contratar Fotis Ioannidis, num negócio que não se chegou a concretizar.



Futebol

PSICÓLOGO INDICA QUAIS OS JOGADORES DO SPORTING QUE VÃO TER DIFICULDADES EM ULTRAPASSAR DERROTA

Desaire na Supertaça frente ao Porto pode trazer problemas a Rúben Amorim nos próximos tempos

Jorge Silvério deixa alerta sobre jogadores do Sporting
Jorge Silvério deixa alerta sobre jogadores do Sporting

  |

Icon Comentário0

Jorge Silvério, psicólogo na área do Desporto, alerta para os efeitos negativos que a derrota do Sporting na Supertaça frente ao Porto (4-3, após prolongamento) pode provocar em alguns jogadores do Clube de Alvalade. Em entrevista ao jornal Record, o especialista diz que os futebolistas mais jovens podem ser os mais afetados pela falta de experiência.


"A Supertaça é uma competição única e logicamente que o Sporting queria ganhar, mas esse jogo já terminou e muito brevemente começa o campeonato. É preciso colocar o foco aí, tentar perceber o que aconteceu para que não volte a acontecer, de maneira a que, no seguimento da competição, o Sporting esteja focado nos seus objetivos", começou por dizer.


"No fundo é um pouco isto: analisar os erros, ver o que pode ser feito de uma forma diferente e perceber o que aconteceu, pois não é de facto habitual uma equipa estar a ganhar por 3-0 e perder por 4-3. Noutras modalidades é mais normal acontecer, não nesta, mas certamente a equipa técnica do Sporting fará isto em conjunto com os jogadores, de maneira a estarem o mais bem preparados possível para o que aí vem", disse, alertando para a dificuldade que os futebolistas mais novos podem ter em ultrapassar o desaire.


"Se calhar pode demorar um pouco mais por causa da pouca experiência, mas também porque em termos de personalidade as pessoas são diferentes. Poderá haver alguns que levem mais tempo, digamos assim, a digerir a derrota, principalmente pela forma como ela aconteceu. Isso é um facto, pois nós não somos todos iguais".

"As pessoas são diferentes e há jogadores com muita experiência e outros com menos, além de termos jogadores com personalidades diferentes. Seguramente, cada um deles reagirá de forma diferente e a equipa técnica também está habilitada a trabalhar de forma mais individualizada com cada um deles", concluiu Jorge Silvério.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Rodrigo Ribeiro foi cedido pelo Sporting, mas ainda não se juntou ao plantel do AVS; Saiba porquê
Futebol

Rodrigo Ribeiro foi cedido pelo Sporting, mas ainda não se juntou ao plantel do AVS; Saiba porquê

 

Icon Comentário0
"Não acredito" - Sérgio Krithinas pouco crente na saída de joia do Sporting pela cláusula
Futebol

"Não acredito" - Sérgio Krithinas pouco crente na saída de joia do Sporting pela cláusula

 

Icon Comentário0
Pablo Fuentenebro de boca aberta com pupilo de Amorim no Sporting: "Nível estratosférico"
Futebol

Pablo Fuentenebro de boca aberta com pupilo de Amorim no Sporting: "Nível estratosférico"

 

Icon Comentário0