Futebol Formação
Sporting vence 2-0 na última jornada e safa-se da zona de despromoção
10 Jan 2026 | 16:28
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol Formação
12 Set 2021 | 10:16 |
A formação de juniores do Sporting empatou, a uma bola, diante do Alverca, no passado sábado (11 de setembro), na Academia leonina. https://twitter.com/leoninopt/status/1437001028709363717 Em partida a contar para a quinta jornada da série sul do Campeonato Nacional, Afonso Moreira assinalou o tento tardio dos leões, que acabavam por conseguir igualar o encontro já no final, uma vez que o Alverca marcou primeiro. A equipa leonina soma, agora, oito pontos em quatro jogos. Na próxima jornada, os jovens leões vão até ao reduto do Amora, pelas 15hoo de dia 18 de setembro (sábado).
Fotografia de César Lomba
Verdes e brancos estreiam-se na fase decisiva frente a rival eterno, deixando o clássico contra os dragões apenas para a última jornada
13 Jan 2026 | 17:38 |
A equipa de juniores do Sporting começa a fase decisiva da competição com um dérbi frente ao Benfica, atuais campeões, num arranque que promete intensidade e rivalidade. Esta primeira jornada marca o início de uma altura crucial, onde cada ponto será decisivo para a luta pelo título.
O clássico frente ao Porto está marcado apenas para a última ronda, aumentando a tensão e a expectativa. A equipa leonina terá de garantir um bom arranque para chegar ao confronto decisivo com confiança, sabendo que qualquer deslize pode pesar no apuramento final.
Além do dérbi e do clássico, os restantes confrontos da primeira jornada incluem Famalicão - U. Leiria, Santa Clara - Porto e Rio Ave - Gil Vicente, garantindo desafios exigentes logo no início da fase decisiva. Cada equipa terá de mostrar consistência e capacidade para enfrentar adversários fortes.
Para o Sporting, este arranque é também uma oportunidade de testar estratégias e avaliar a evolução da equipa, especialmente em jogos de grande pressão, como o dérbi. A preparação para o duelo frente ao Porto acrescenta ainda mais motivação e foco, à medida que a reta final da competição se aproxima.
Vale recordar que os leões garantiram a permanência frente ao Académico de Viseu (2-0), com golos de Miguel Almeida e Chris Grombahi, no sábado, dia 10 de janeiro, em duelo da 18.ª jornada e última da primeira fase do Campeonato Nacional de sub-19.
Timoneiro do Clube de Alvalade falou após o desaire frente aos dragões, mantendo consciência do que podia ter melhorado e do futuro no campeonato
12 Jan 2026 | 11:44 |
Após a derrota frente ao Porto B, por 2-1, o técnico João Gião considerou que a ineficácia na primeira parte acabou por ser determinante no desfecho do clássico, sublinhando também a reação dos dragões no arranque da segunda metade.
“Fizemos uma primeira parte muita boa, mas ficámos a dever”
"Fizemos uma primeira parte muito boa, mas ficámos, uma vez mais, a dever na finalização. Tivemos quatro ou cinco oportunidades para fazer o 2-0 e temos de as conseguir concretizar para ter outra vantagem no marcador", começou por analisar em declarações ao Porto Canal, antes de apontar as dificuldades sentidas pelos leões após o intervalo.
"Não entrámos bem na segunda parte. Os cartões amarelos condicionaram-nos e podia eventualmente ter mexido nos médios amarelados. Isso retirou-nos alguma agressividade. O Porto, a perder, reagiu, empurrou-nos para trás e acabou por chegar ao empate numa bola parada", explicou João Gião.
“Acreditámos até ao fim”
O treinador do Sporting B destacou também os primeiros 15 minutos da segunda parte como decisivos: "Houve alguma falta de agressividade nossa nesse período e o Porto foi feliz a marcar os dois golos. Depois disso, e até ao fim, tentámos reagir, mas jogou-se pouco, houve muitas paragens e muito antijogo. Ainda assim, acreditámos até ao fim".
João Gião falou ainda sobre o mau momento da sua equipa na 2.ª Liga, que soma quatro derrotas consecutivas: "Não estamos num bom momento e temos de dar a volta a isso. Sabíamos que, mais tarde ou mais cedo, haveríamos de passar por um momento assim. Estamos nesse momento e vamos ter de saber reagir. Temos de saber passar por estes momentos e ultrapassá-los".
Familiar da figura histórica do Clube de Alvalade fez o primeiro tento do encontro, à passagem dos 34 minutos e ajudou à conquista dos três pontos
11 Jan 2026 | 13:35 |
A equipa de juvenis do Sporting venceu o Torreense por 2-0, este domingo, dia 11 de dezembro, em jogo a contar para a 17.ª jornada do Campeonato Nacional do escalão de sub-17. Os leões alargaram para 11 a série de jogos sem perder, depois da vitória frente ao Benfica na última ronda.
No Complexo Desportivo Municipal Manuel Marques, em Torres Vedras, os verdes e brancos estiveram por cima e chegaram à vantagem por intermédio de Leonardo Varela, sobrinho de Nani, figura histórica do Clube de Alvalade, que fez o primeiro do encontro aos 34 minutos.
Na segunda parte, o Sporting voltou a apresentar-se por cima do Torreense e fez o 2-0. Manuel Costa, logo no primeiro minuto da etapa complementar, estreou-se a marcar na presente época, já depois de ter também feito a primeira assistência na conta pessoal no primeiro golo.
Com esta vitória - a 13.ª em 17 jogos esta temporada - os comandados de Pedro Pontes têm 42 pontos e mantêm o primeiro lugar da tabela. O Benfica é segundo com 35. O Sporting volta a entrar em campo diante da Académica. O encontro está marcado para sábado, dia 17 de janeiro, às 11h00, no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete.
A equipa apresentada pelo Clube de Alvalade foi composta por: Guilherme Fortunato (Guarda-redes), Salvador Fortuna, Guilherme Varela, Alexandre Rosado, Henrique Tavares, Francisco Simões, David Almeida, Martim Almeida, Manuel Costa, Leonardo Varela e Vitor Conceição.
Sporting vence 2-0 na última jornada e safa-se da zona de despromoção
10 Jan 2026 | 16:28
Sporting empata com o Benfica (0-0) e deixa encarnados a seis pontos de distância
10 Jan 2026 | 11:54
Sporting perde com o Benfica (1-0) e fica a dois pontos da linha de água
06 Jan 2026 | 15:50