Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O Sporting CP perdeu, por 2-1, com o SL Benfica e terminou a Liga NOS no quarto lugar, com 60 pontos, algo que não acontecia desde a temporada de 2012/13, em que o Clube de Alvalade terminou no sétimo lugar. Sefevoric e Carlos Vinícius apontaram os golos encarnados. Para os leões, marcou Andraž Šporar.
O Sporting CP entrou em campo com a certeza de que, caso pontuasse no Estádio da Luz, permaneceria no lugar mais baixo do pódio, ou seja, o resultado conseguido nas últimas duas deslocações ao reduto encarnado – dois empates a uma bola – chegaria para defender o terceiro lugar.
Rúben Amorim optou por lançar os recuperados Jovane Cabral e Andraž Šporar para os lugares de Francisco Geraldes e Tiago Tomás. No entanto, ainda antes do começo do jogo, Sebastián Coates lesionou-se no aquecimento e o técnico verde e branco escolheu Luís Neto para render o uruguaio. Nota ainda para a estreia em dérbis de Eduardo Quaresma, Nuno Mendes, Matheus Nunes e também do avançado esloveno.
O jogo começou com um Sporting CP personalizado, com mais bola e a pressionar o SL Benfica logo na primeira zona de construção dos encarnados. Aos seis minutos, Jovane Cabral fez o primeiro remate do encontro embora sem perigo. Contudo, a primeira grande ocasião da 309.ª edição do dérbi eterno foi para as águias. Depois de uma perda de bola de Stefan Ristovski, Seferovic soltou para Pizzi, que disparou para defesa segura de Luís Maximiano.
Após uma boa entrada dos leões na partida, os encarnados conseguiram equilibrar a contenda e estavam a ser capazes de impedir os comandados de Rúben Amorim de sair a jogar, roubando inúmeras bolas bem perto da baliza Leonina. Aos 28 minutos, depois de um pontapé de canto batido por Pizzi, Seferovic respondeu da melhor maneira ao passe de Rúben Dias e inaugurou o marcador. Neste lance, nota negativa para Šporar, que ficou com os olhos postos na bola ao invés de acompanhar o movimento do internacional suíço.
https://twitter.com/vsports_pt/status/1287128178108977152
Depois do golo o Sporting CP tentou reagir, mas ia demonstrando algumas dificuldades para ferir os encarnados com inúmeros passes errados e desentendimentos entre os jogadores. A verdade é que até foi o SL Benfica que esteve mais perto do segundo golo, com Rúben Dias, novamente no seguimento de um canto, a acertar no poste da baliza defendida por Max.
Desta forma, no final dos primeiros 45 minutos, os encarnados venciam por 1-0 e, depois de uma boa entrada dos leões no jogo, controlaram, com alguma segurança, as incidências da partida.
Ao intervalo, Rúben Amorim, certamente não satisfeito com a prestação dos seus jogadores, decidiu tentar mexer com o jogo através do banco de suplentes. O treinador Leonino retirou Gonzalo Plata das quatro linhas e lançou Tiago Tomás, que se estreou no dérbi eterno. Porém, foram os encarnados, por duas vezes, a estarem novamente perto do golo. Na resposta, numa tremenda arrancada de Nuno Mendes, os leões poderiam ter feito o 1-1. O lateral combinou com Šporar e, na cara de Vlachodimos, rematou para boa intervenção do internacional grego.
Aos 65 minutos, tremenda ocasião de golo para a turma de alvalade. Jardel falhou o corte e Tiago Tomás, com um remate violento, esteve perto de ter uma estreia de sonho do dérbi eterno, mas a bola embateu, com estrondo, no poste da baliza encarnada. Por esta altura, o SC Braga vencia o FC Porto, por 2-1, e roubava o lugar no pódio aos leões.
No entanto, dois minutos depois, o Sporting CP conseguiu chegar ao empate. Numa transição rápida, Andraž Šporar foi lançado, por Tiago Tomás, em profundidade nas costas da defensiva encarnada e, desta feita, o avançado esloveno não facilitou. Um excelente lance por parte dos comandados de Rúben Amorim.
https://twitter.com/vsports_pt/status/1287144137909768192
Já dentro dos últimos dez minutos, o treinador verde e branco lançou Luciano Vietto e Cristian Borja para os lugares dos esgotados Jovane Cabral e Nuno Mendes. No caso deste último, nota para a excelente exibição protagonizada pelo jovem lateral.
Aos 88 minutos, o cenário haveria de ficar negro. Pontapé de canto favorável ao SL Benfica e, na insistência, Pizzi cruzou para Carlos Vinícius fazer o 2-1. Num primeiro momento, o árbitro invalidou o golo, mas, depois de chamado à atenção pelo VAR, acabou por validar o golo do avançado brasileiro.
Acontece que o SC Braga venceu o FC Porto, por 2-1 e, assim, o Sporting CP acabou a Liga NOS no quarto lugar, com 60 pontos, algo que não acontecia desde a temporada de 2012/13, em que os leões terminaram no sétimo lugar.
Antigo jogador do Clube de Alvalade foi titular e derrotou equipa orientada pelo treinador que passou pelo emblema verde e branco durante várias épocas
|
0O Tottenham, com Pedro Porro a titular, venceu o Manchester United, de Ruben Amorim por 4-3, esta quinta-feira, dia 19 de dezembro, em jogo dos quartos de final da Taça da Liga inglesa. Num autêntico jogo de louco, foi o ala ex Sporting a conseguir levar a melhor.
Dominic Solanke abriu o ativo, aos 15 minutos. Os spurs dilataram a vantagem com o golo de Dejam Kulusevski (47'), seguindo-se o bis de Solanke (54'). Com um 3-0 a favor dos londrinos, Joshua Zirkzee apareceu no sítio certo para corresponder ao passe de Bruno Fernandes e reduzir para 3-1, aos 64 minutos, seguindo-se o tento de Amad Diallo (70').
Os 'red devils' ainda acreditavam num empate, mas sofreram o 4-2 apontado por Heung Min Son, aos 88 minutos, num golo de canto direto. O máximo que o emblema de Old Trafford conseguiu fazer foi reduzir novamente, desta vez por Jonny Evans, aos 90+5'.
Esta temporada, com a camisola do Tottenham, Pedro Porro – avaliado em 45 milhões de euros – leva 21 encontros: 16 na Premier League, quatro na Liga Europa e um na Taça da Liga inglesa. Ao todo, o lateral espanhol contabiliza 1.798 minutos, com dois golos e três assistências.
Recorde-se que, no total de 98 partidas que disputou pelo Sporting, o ala conquistou o coração dos adeptos Sportinguistas e venceu uma Liga Portuguesa (2020/21) e duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22). Pedro Porro foi transferido para o Tottenham, em janeiro de 2023, numa transferência que rondou os 45 milhões de euros.
Emblema verde e branco defrontou equipa inglesa e não hipóteses nas competições europeias; Mesmo em inferioridade numérica, leões derrotam britânicos
|
0A equipa B do Sporting venceu os sub-21 do Southampton, esta quinta-feira, dia 19 de dezembro, por 5-0, em partida a contar para segunda jornada da fase de grupos da Premier League International Cup, torneio organizado para dar oportunidade aos escalões mais jovens.
Numa partida disputada no reduto da turma inglesa, a primeira parte foi inteiramente dominada pela turma verdes e branca. Gabriel Silva abriu o ativo aos 8 minutos. Aos 38 minutos, Alexandre Brito ampliou para 2-0, antes de Manuel Mendonça (41') fazer o terceiro dos leões. Gabriel Silva, em cima do intervalo, foi expulso do encontro.
No segundo tempo, mesmo a jogar com menos um, o Clube de Alvalade não tirou o pé do acelerador. A turma inglesa, apesar da superioridade numérica, não conseguiu criar grandes ocasiões para reduzir e foi mesmo o Sporting a marcar mais dois golos por intermédio de Alexandre Brito, aos 71 minutos, e Afonso Moreira (80').
Com esta vitória - a sexta em 16 jogos na presente temporada - os comandados de Pedro Coelho sobem ao segundo posto e passam a somar seis pontos no grupo D da Premier League International Cup. O próximo jogo será válido para a terceira ronda da prova frente ao Brighton e está marcado para domingo, dia 22 de dezembro, às 13h00.
Onze inicial apresentado pelo emblema verde e branco na partida: Francisco Silva (Guarda-redes), Alexandre Brito, Pedro Silva, David Moreira, Rafael Besugo, Leonardo Barroso, Manuel Mendonça, Flávio Gonçalves, Samuel Justo, Denilson Santos e Gabriel Silva
Atuação de Hélder Malheiro no encontro entre leões e Santa Clara (2-1, após prolongamento), em jogo dos oitavos de final da Taça de Portugal, mereceu duras críticas
|
0Eduardo Garcia atacou duramente a prestação da equipa de arbitragem, liderada por Hélder Malheiro, no encontro entre Sporting e Santa Clara (2-1, após prolongamento). O filho de Eduardo Barroso, antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral dos leões, manifestou o seu desagrado nas redes sociais.
"Não me lembro de um árbitro que represente tão bem a podridão da velha arbitragem portuguesa. Inenarrável nas decisões, na atitude ou na forma como fala com os jogadores. Este Malheiro junta o calor da noite às missas ao domingo", referiu na rede social 'X'.
Já Duarte Gomes, especialista em arbitragem, apontou inúmeras falhas ao juiz do encontro e confessou terem existido duas grandes penalidades por assinalar a favor da turma leonina e, curiosamente, ambos por falta sobre Viktor Gyokeres (Saiba mais AQUI).
Também Jorge Faustino e Marco Ferreira avaliação negativamente a prestação do juiz de Hélder Malheiro e deram destaque ao penálti não assinalado sobre o goleador sueco, quando o resultado ainda registava um nulo. O atleta foi atingido pelo jogador por Sidney sem que o árbitro e o VAR, Fábio Melo, tivessem feito qualquer intervenção (Saiba mais AQUI).
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 22 de dezembro, frente ao Gil Vicente, em jogo relativo à 15.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Bruno Pinheiro jogar-se-á às 20h30, no reduto do adversário, em Barcelos.
Veja o tweet de Eduardo Garcia: