
Modalidades
Pilar do Sporting dá murro na mesa depois de vitória importante: "Aqui está a nossa resposta!"
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Modalidades
|
Catarina Rodrigues e Tiago Duarte, atletas da equipa de karaté do Sporting, serão os representantes portugueses no 56.º Campeonato Europeu. Será a primeira vez que os leões terão karatecas num Europeu sénior da modalidade, numa competição que vai decorrer no Žatika Sport Centre, em Poreč, na Croácia, entre os dias 19 e 23 de maio. Catarina Rodrigues, atleta de 20 anos, considera-se bem preparada: “Sei que vai ser difícil, há atletas muito fortes no meu escalão. Ainda por cima, estamos muito próximos dos Jogos Olímpicos e todas as minhas adversárias têm competido muito e estão bem preparadas. Em termos de objetivos, como já não é a minha primeira prova em seniores acho que já estou mais bem preparada e habituada ao estilo de combate, que é diferente dos sub-21. Estou pronta para enfrentar qualquer adversária”, começou por dizer, abordando a situação pandémica. “A preparação tem sido mais ou menos igual às provas anteriores, a COVID-19 não veio complicar. Não parei de treinar com os meus colegas porque já sou sénior. Temos feito alguns treinos com a seleção e temos combatido. Em termos psicológicos, quando vou a uma prova importante gosto de tentar visualizar o que vai acontecer, pensar combate a combate e nos pontos que vou marcar. Depois tento passar para o tapete o que imaginei”, referiu, assumindo que o facto de este ser o segundo Europeu sénior da carreira fará diferença porque permite “controlar melhor a questão mental, o que conta muito nestas provas.” Tiago Duarte, de 18 anos, vê as provas seniores com mais seriedade: “As experiências nos escalões de formação são importantes, mas quando chegamos aos seniores tudo muda pois é um pouco mais a sério. A experiência conta, mas não tanto quando comparada com a quantidade de atletas com muitos anos de experiência que há nesta prova. A experiência começa a adquirir-se a partir de agora”, afirmou o atleta, que garantiu não se sentir afetado pela pandemia. “Tivemos uma paragem no segundo confinamento, mas regressámos ainda antes de terminar. Como somos seniores, já podíamos treinar com contacto há mais tempo, o que é fundamental para a nossa modalidade. A única coisa diferente foi que fizemos combates contra vários atletas seniores nacionais para nos adaptarmos mais facilmente a este escalão”, sublinhou. Por fim, Tiago Duarte considera que os objetivos passam por alcançar o melhor resultado possível, mas também pela aprendizagem: “Quero que toda a comitiva portuguesa consiga excelentes resultados, incluindo a equipa masculina de kumite. Vamos lutar pelo melhor resultado possível, mas, em termos individuais, quero sentir-me bem a combater e dar o meu melhor”, concluiu.
Fotografia de Sporting
Peça-nuclear do Clube de Alvalade atinge feito impressionante em época que tem condições para ficar nos livros dos verdes e brancos
|
Salvador Salvador chegou aos mil golos por clubes enquanto sénior. O capitão do Sporting atinge uma marca redonda na sua carreira, numa época que pode ser histórica com a eventual qualificação do andebol leonino para a final four da EHF Champions League - já há bilhetes para a vista a Nantes.
Foi no Clássico frente ao Porto, vencido pelos leões por 35-32, que o internacional português carimbou os quatro golos que lhe faltavam para chegar ao milésimo. Natural de Samora Correia, Salvador tem construído uma carreira sólida e repleta de momentos decisivos.
Desde a sua estreia como sénior em 2018/19, ano em que ainda dividiu minutos entre a equipa principal e a equipa B do Sporting, os números de Salvador só cresceram: 80 golos nesse primeiro ano, depois 150 no Boa Hora, 109 na época seguinte de regresso a Alvalade, e assim por diante. Em 2022/23 registou o seu melhor desempenho até agora, com 213 golos. Na presente época já leva 183, e ainda há, pelo menos, seis jogos por disputas.
Além dos golos, Salvador atingiu os 300 jogos oficiais por clubes aos 23 anos.. Somando 38 partidas em 2018/19, 27 em 2019/20, e sucessivamente até aos 43 já realizados esta temporada, o capitão leonino mostra consistência e fiabilidade, sendo uma peça-chave no sistema de jogo do Sporting de Ricardo Costa.
E se estes dados já impressionam, acrescente-se ainda o impacto ao serviço da Seleção Nacional: 82 golos em 41 internacionalizações. A defender ou a atacar, Salvador Salvador é hoje uma referência absoluta no andebol português e promete ficar na história do Sporting.
Ingressos para duplo compromisso na maior prova de clubes da Europa têm valor 'puxado' e massa associativa dos leões manifesta desagrado
|
A equipa de andebol do Sporting iniciou na passada segunda-feira a venda dos bilhetes para o duelo com o Nantes nos quartos de final da EHF Champions League, com o preço fixado em 39,50 euros para o público visitante em ambos os jogos - algo que deixou os adeptos leoninos escandalizados. A primeira mão disputa-se em França a 23 de abril, enquanto a segunda está marcada para o dia 30, no Pavilhão João Rocha.
Este será um dos momentos mais marcantes da temporada para os leões, que procuram garantir um lugar na final-four da Liga dos Campeões de andebol, que se disputará em Colónia, na Alemanha. Com um histórico recheado de conquistas: duas Taças Challenge, 22 Campeonatos Nacionais, 18 Taças de Portugal e seis Supertaças, a equipa de Ricardo Costa sonha agora com a maior competição europeia de clubes.
Além da deslocação a França, o Clube deverá anunciar em breve os detalhes sobre a venda de bilhetes para o decisivo jogo em Lisboa. A expectativa é de casa cheia no Pavilhão João Rocha, como vem sendo habitual, principalmente em encontros decisivos.
Os verdes e brancos chegam motivados depois da vitória sobre o Porto, no Dragão Caixa, por 35-32, na terceira jornada da Fase Final do Campeonato Nacional. O próximo compromisso dos leões está marcado para esta sexta-feira, 18 de abril, frente ao Águas Santas, na Maia, às 17h00, para a Taça de Portugal.
O confronto com o Nantes será transmitido em exclusivo e em direto na Sporting TV. A primeira mão joga-se a 23 de abril, quinta-feira, às 19h45, e a segunda terá lugar exatamente uma semana depois, a 30 de abril, à mesma hora, no Pavilhão João Rocha.
Tal como o nosso Jornal adiantou, em novembro, Presidente do Clube de Alvalade temia que despromoção se tornasse cenário real no final da época
|
A equipa de futsal feminino do Sporting foi oficialmente despromovidas à segunda divisão. Tal como o nosso Jornal adiantou, em Exclusivo, no passado mês de novembro (Recorde AQUI), este era um cenário que a Direção do Clube de Alvalade, liderada por Frederico Varandas temia que se confirmasse no final da época.
À entrada para a penúltima jornada, o Sporting seguia em igualdade pontual com o Atlético, mas com desvantagem no confronto direto. Por esse motivo, era possível um cenário onde a equipa verde e branca pudesse já ver consumada a descida de divisão na receção ao Nun´Álvares.
As segundas classificadas da prova comprovaram o favoritismo e acabaram por vencer por 7-4. O desaire deixou o Sporting em xeque e a depender do que o Atlético. O emblema da Tapadinha cumpriu com o seu objetivo, vencendo o Feijó por 3-1 e garantindo matematicamente não só a presença no playoff, como a permanência no primeiro escalão.
Numa temporada onde descem quatro equipas ao segundo escalão, o Sporting não conseguiu fugir de uma realidade que se foi tornando provável ao longo da temporada. Apesar de ter lutado até ao final, o conjunto verde e branco vai mesmo ter que jogar o segundo escalão em 2025/26.
Desde 2015/16 no primeiro escalão, o Sporting foi o principal rival do Benfica na luta pelos troféus durante vários anos. Vice-campeão nacional em três anos consecutivos - 2015 a 2018 - e finalista vencido da Taça de Portugal em 2015/16, o conjunto de Alvalade esteve em várias outras épocas nas derradeiras eliminatórias quer das taças, quer do campeonato.