Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Luís Osório lembra morte de Rui Mendes no Benfica – Sporting: "Vou tentar"

Num longo texto, adepto dos encarnados lamentou que alguns adeptos do seu clube gozem com o fatídico evento que aconteceu no Jamor, em 1996

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

07 Mai 2025 | 12:33 |

Icon Comentário0

Luís Osório, conhecido adepto do Benfica, lamenta que alguns dos adeptos das águias gozem com a morte de Rui Mendes. Num longo texto partilhado nas redes sociais, o escritor lembrou o fatídico evento que aconteceu na final da Taça de Portugal, em 1996, entre o Sporting e as águias.


Luís Osório sobre morte de Rui Mendes no Benfica – Sporting: “Estava no Jamor”


“Eu estava no Jamor nesse maio. Tinha 24 anos e um cachecol vermelho. Sou um benfiquista que sofre com as derrotas e sei que não vale a pena acreditar que algum pingo de humanidade possa chegar a pessoas que não são bem pessoas, há gente que nasceu com um defeito de fabrico, só pode ser isso. Mas mesmo assim vou tentar”, começa por escrever Luís Osório.


O escritor condena, logo de seguida, os adeptos do Benfica que gozam com a morte de Rui Mendes: “Quando fizerem o som da morte. Quando gozarem com o “lagarto” que morreu, lembrem-se que se chamava Rui. Que morava na segunda ou terceira casa à entrada da aldeia de Sula, muito perto da Mealhada e dos hotéis do Luso. Que casara há relativamente pouco tempo com a Paula e que quase toda a gente da aldeia lhe deu uma prenda. Que tinha dois filhos pequeninos, a Liliana e o Diogo”.

Luís Osório: “Rui Mendes era adorado por toda a gente, benfiquistas incluídos”


“Calculo que nada vos interesse, mas o Rui era adorado por toda a gente, benfiquistas incluídos. Ia buscar lenha para os velhotes que não podiam. Ajudava onde fosse preciso e fora do seu horário de trabalho. Quero que saibam que quando a mãe teve a confirmação de que o filho morrera por estar no lugar errado à hora errada, correu pela aldeia a gritar. “O meu filho morreu, mataram o meu filho, mataram o Rui”, recorda Luís Osório.

“Sepultados muito perto das casas onde vivem a Liliana e o Diogo, os pequeninos que pararam de andar de bicicleta quando se arrepiaram com os gritos da avó no meio da rua de uma aldeia perdida de Sula”, finalizou Luís Osório, escritor e conhecido adepto do Benfica, recordando a partida de Rui Mendes.


Futebol

Sporting encontra "novo Hjulmand" no norte da Europa e já há vários tubarões atentos

Médio nórdico está a impressionar fora de portas e encaixa no perfil desejado pela estrutura leonina para renovar o meio-campo

Para substituir Morten Hjulmand, o Sporting pensa em contratar o jovem dinamarquês Silas Andersen, do Hacken
Para substituir Morten Hjulmand, o Sporting pensa em contratar o jovem dinamarquês Silas Andersen, do Hacken

21 Mai 2026 | 17:44 |

Icon Comentário0

O Sporting continua a preparar uma profunda revolução no meio-campo para a próxima temporada e há um jovem dinamarquês que começa a ganhar cada vez mais força nos bastidores de Alvalade e pode ser o substituto ideal de Morten Hjulmand.


Silas Andersen, médio do Hacken, surge muito bem referenciado pelos responsáveis leoninos - que já sabem o valor a pagar - e é visto como um jogador com características semelhantes às do capitão dinamarquês, numa altura em que cresce o assédio ao atleta verde e branco e a SAD já trabalha em possíveis alternativas.


Com apenas 21 anos, Silas Andersen destaca-se pela capacidade física, inteligência tática e versatilidade. Apesar dos seus 1,90 metros, Andersen alia presença defensiva a qualidade técnica, podendo atuar como médio defensivo, médio centro ou até defesa central.


Depois de passagens pela formação de Copenhaga, Génova e Inter, o jogador acabou por explodir no futebol sueco ao serviço do Hacken, clube ao qual chegou em janeiro de 2025 vindo do Utrecht. Desde então, assumiu rapidamente um papel de destaque no meio-campo da equipa.

A evolução do médio não passou despercebida no mercado europeu. Clubes como Arsenal, Celtic, Rangers, Hamburgo, Colónia e Nottingham Forest já seguiram de perto o jogador, que é considerado uma das maiores promessas emergentes do futebol escandinavo.



Futebol

Boas notícias, Sporting! Benfica 'reprova' contratação de Yeremay

Jogador do Deportivo voltou a ser associado ao futebol português, mas clube liderado por Rui Costa já fechou a porta ao negócio

Yeremay Hernández foi oferecido ao Benfica, mas alvo do Sporting foi rejeitado pela estrutura dos encarnados
Yeremay Hernández foi oferecido ao Benfica, mas alvo do Sporting foi rejeitado pela estrutura dos encarnados

21 Mai 2026 | 16:32 |

Icon Comentário0

Yeremay Hernández voltou a agitar o mercado português, mas nem todos os grandes parecem convencidos com a possibilidade de avançar para a contratação do extremo espanhol do Deportivo da Corunha, clube da segunda divisão espanhola.


Apesar das informações vindas de Matteo Moretto apontarem para um interesse encarnado no jogador de 23 anos, o Benfica não pretende avançar para a contratação do atacante, que chegou mesmo a ser oferecido aos responsáveis da Luz pelos seus representantes.


Segundo informações recolhidas pelo jornal Record, nesta quinta-feira, o nome do extremo espanhol não encaixa nos planos do Benfica para a próxima temporada desportiva, afastando assim um possível duelo de mercado com o Sporting.


Do lado leonino, porém, o cenário é bem diferente. A grande figura do Deportivo continua muito bem referenciado pela SAD verde e branca, que já tinha tentado garantir a sua contratação no verão passado, sem sucesso. Mesmo sem conseguir fechar o negócio nessa altura, o Sporting nunca perdeu Yeremay de vista e continua atento à evolução do jogador, visto internamente como um perfil capaz de acrescentar criatividade e desequilíbrio ao ataque da equipa de Rui Borges.

Aos 23 anos, Yeremay Hernández mantém mercado em crescimento após as boas exibições em Espanha e poderá voltar a ser um dos nomes quentes do mercado de verão, numa altura em que o Sporting procura reforçar o setor ofensivo para atacar a próxima temporada.



Futebol

João Simões e Quenda dão destaque europeu ao Sporting

Talento e entrega dos jogadores da formação verde e branca tem dado nas vistas no futebol europeu e poderá ser distinguido com um prémio

João Simões e Geovany Quenda, são os representantes do Sporting na lista dos 100 jogadores candidatos ao Prémio Golden Boy
João Simões e Geovany Quenda, são os representantes do Sporting na lista dos 100 jogadores candidatos ao Prémio Golden Boy

21 Mai 2026 | 15:51 |

Icon Comentário0

Esta quarta-feira foram revelados os nomes dos 100 jogadores candidatos ao Prémio Golden Boy, galardão destinado a eleger o melhor sub-21 do ano civil, numa cerimónia que teve lugar nas cercanias da cidade italiana de Perugia. A lista de potenciais vencedores para 2026 está recheada de jogadores portugueses e, entre eles, Geovany Quenda e João Simões - estes do Sporting - e Rodrigo Mora, Martim Fernandes e Mateus Mané.


No entanto, há mais jogadores a integrar este lote de selecionados que atuam no campeonato português, com destaque para Froholdt, médio do Porto que aparece no n.º 8 de uma lista liderada por Lamine Yamal, estrela do Barcelona. Os portistas Pietuszewski e William Gomes, o benfiquista Prestianni e Bastien Meupiyou, do Alverca, também são finalistas.


Um destes jogadores poderá suceder a um dos galardoados, Renato Sanches e João Félix, os portugueses que já levaram para casa o prémio em 2016 e 2019, respetivamente. Contudo, o nome do vencedor só será revelado em dezembro.


Recordar que a votação cabe aos jornalistas de diversos órgãos de comunicação europeus de referência. O jornal português, Record, foi convidado para a cerimónia que serviu de antecâmara para a distinção criada em 2003 pelo diário desportivo “Tuttosport”, acolhida pela propriedade do magnata da moda Brunello Cucinelli. 

Geovany Quenda e João Simões, jogadores da formação verde e branca indicados nesta lista, têm-se vindo a afirmar na equipa do Sporting. Já se tendo sagrado campeões nacionais e com várias partidas disputadas na Liga dos Campeões, os jovens leões tem dado nas vistas no futebol europeu. Recorde-se que Quenda, já vendido à equipa inglesa do Chelsea, irá disputar a Premier League na próxima temporada.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Marco Silva está cada vez mais perto do Benfica, após 'nega' de Ruben Amorim
Futebol

Marco Silva está cada vez mais perto do Benfica, após 'nega' de Ruben Amorim

21 Mai 2026 | 13:54

Icon Comentário0
Bilhetes para a Taça de Portugal? Após 2.ª venda, Sporting dá novidades
Futebol

Bilhetes para a Taça de Portugal? Após 2.ª venda, Sporting dá novidades

21 Mai 2026 | 13:01

Icon Comentário0
Atenção! Benfica coloca-se no caminho do Sporting para a contratação de Yeremay
Futebol

Atenção! Benfica coloca-se no caminho do Sporting para a contratação de Yeremay

21 Mai 2026 | 12:33

Icon Comentário0