Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

MAIS 50 BOLSAS DE ESTUDO ENTREGUES PELOS LEÕES DE PORTUGAL

Associação celebrou 36.ª edição que contou com o contributo de Ronaldo

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

13 Fev 2022 | 12:01 |

Icon Comentário0

Os Leões de Portugal continuam a sua missão solidária e realizaram, no passado sábado (12 de fevereiro), a 36.ª edição da entrega de bolsas de estudo, referentes ao ano letivo 2021/2022. Esta associação de solidariedade constituída por Sócios e adeptos do Clube, tem uma só missão, que consiste em apoiar os Sportinguistas que carecem de algum tipo de apoio, combatendo a exclusão social entre os mais idosos e apoiando a educação dos mais jovens. A cerimónia da entrega das 50 bolsas entregues pelos Leões de Portugal, decorreu durante a tarde do passado sábado (12 de fevereiro) e teve lugar marcado no auditório Artur Agostinho, no Estádio José Alvalade, onde os alunos condecorados receberam as doações das mãos de alguns dos patronos desta edição, que contou com a presença do presidente da Mesa da Assembleia Geral Sporting, Rogério Alves. As 50 bolsas de estudo que foram entregues, incluíam o ensino básico (a partir do sexto ano), secundário e o ensino superior (licenciatura, mestrado e doutoramento), significaram o número mais alto de sempre desde que os Leões de Portugal deram início a este projeto em 1985, um ano depois da fundação desta instituição solidária verde e branca - e Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) desde 1997. Esta 36.ª edição contou, ainda, com outra novidade, já que pela primeira vez teve o contributo de Cristiano Ronaldo, craque português formado na Academia do Sporting, como patrono - pessoas coletivas ou individuais que doam o valor das bolsas à instituição - de duas bolsas de doutoramento. Os Leões de Portugal voltaram a contar com as doações de várias equipas do Sporting (futebol masculino, andebol, basquetebol, futsal, hóquei em patins e voleibol), de antigos presidentes do Clube, da Fundação Sporting e do Grupo Stromp, bem como de alguns Núcleos do emblema verde e branco (Matosinhos, Alcântara, Almoçageme e Cacém) e de Ricardo Sá Pinto, ex-jogador e treinador verde e branco, entre outros. Até esta edição, inclusive, já foram atribuídas 796 bolsas, no valor total de 496.473€.


Fotografia de Sporting




Clube

Bruno Sá deixa aviso brutal após analisar contas do Sporting: "Em 2029 chega a fatura"

Ex candidato à presidência também chama a atenção para a questão da lotação do Estádio José Alvalade e para a crescente aposta nas áreas premium

Relatório & Contas da Sporting SAD relativo à temporada 2025/26 continua a gerar reações e Bruno Sá deixou um alerta
Relatório & Contas da Sporting SAD relativo à temporada 2025/26 continua a gerar reações e Bruno Sá deixou um alerta

23 Set 2026 | 16:51 |

Icon Comentário0

O Relatório & Contas da Sporting SAD relativo à temporada 2025/26 continua a gerar reações e Bruno Sá deixou um alerta sobre o modelo financeiro apresentado pelo Clube de Alvalade. Apesar dos resultados positivos alcançados no último exercício, o ex candidato à presidência considera que existem encargos futuros que merecem atenção.


Entre os pontos destacados está um empréstimo cujo pagamento só terá início em 2029, coincidindo com o último ano do atual mandato. O empresário aponta este calendário como um dos aspetos que mais o preocupa nas contas apresentadas pela administração, liderada por Frederico Varandas, que viu o seu vencimento ser aumentado.


Bruno Sá chama também a atenção para a questão da lotação do Estádio José Alvalade e para a crescente aposta nas áreas premium, referindo que existem mais de 15,8 mil sócios à espera de lugar, enquanto a oferta destinada ao segmento premium continua a aumentar.


Outro dos alertas deixados prende-se com a dependência das receitas provenientes das transferências de jogadores. Na sua leitura das contas, o modelo atual obriga o Sporting a realizar mais de 100 milhões de euros em vendas de futebolistas todos os anos para garantir a sustentabilidade financeira.

B. Sá: “Hoje há lucro. Em 2029 chega a fatura"


“Hoje há lucro. Em 2029 chega a fatura. Li o Relatório e Contas da SAD 2025/26 e as contas revelam um modelo que me preocupa. Temos um empréstimo que só começa a ser pago por volta de 2029, no último ano deste mandato. Temos mais de 15,8 mil sócios à espera de lugar, enquanto a oferta premium não para de crescer. E temos um modelo que obriga a vender mais de 100M€ em jogadores todos os anos. Nos slides deixo três propostas para um Sporting que ganha sem hipotecar o futuro”, escreveu Bruno Sá.


Clube

Gastos com pessoal no Sporting batem todos os recordes e ultrapassam centenas de milhões

Outro dado que merece destaque no Relatório & Contas apresentado prende-se com os prémios de desempenho e de performance desportiva

Gastos com o pessoal da Sporting SAD ultrapassaram, pela primeira vez, a barreira dos 100 milhões de euros numa temporada
Gastos com o pessoal da Sporting SAD ultrapassaram, pela primeira vez, a barreira dos 100 milhões de euros numa temporada

23 Set 2026 | 12:53 |

Icon Comentário0

Os gastos com o pessoal da Sporting SAD ultrapassaram, pela primeira vez, a barreira dos 100 milhões de euros numa temporada. De acordo com o Relatório & Contas referente ao exercício de 2025/26, a rubrica atingiu os 101,9 milhões de euros, mais 14,2 milhões do que na época anterior, o que representa um crescimento de 16%.


A maior fatia deste aumento está relacionada com as remunerações, que chegaram aos 77,806 milhões de euros, mais 13,509 milhões face aos 64,297 milhões registados em 2024/25. No documento, a SAD explica que esta subida resulta de várias renovações contratuais de jogadores e equipas técnicas, mas também do investimento no reforço e na capacitação da estrutura interna, de forma a responder aos desafios presentes e futuros.


Outro dado que merece destaque prende-se com os prémios de desempenho e de performance desportiva. Apesar de o Sporting não ter conquistado qualquer título em 2025/26, a SAD gastou mais de 1 milhão de euros nesta componente do que na temporada anterior, que terminou com a conquista do campeonato e da Taça de Portugal. A diferença está relacionada, em grande medida, com a histórica prestação dos leões na Liga dos Campeões, competição que proporcionou receitas recorde de 80,307 milhões de euros, cerca de 31 milhões acima do valor alcançado em 2024/25.


A evolução dos gastos com o pessoal mostra uma tendência de crescimento nos últimos exercícios. Em 2024/25, o valor tinha ficado nos 87,7 milhões de euros, depois dos 90,3 milhões registados em 2023/24. Antes disso, a SAD tinha gasto 76,457 milhões em 2022/23 e 67,087 milhões em 2021/22. A subida agora registada coloca, pela primeira vez, esta rubrica acima dos 100 milhões de euros.

O aumento dos custos surge, ainda assim, num exercício em que a Sporting SAD apresentou um resultado líquido positivo de 34,7 milhões de euros. As contas de 2025/26 revelam também um novo máximo nos rendimentos operacionais sem transações de jogadores, que chegaram aos 187,7 milhões de euros, refletindo o crescimento das receitas provenientes da atividade do clube, com particular peso da participação na Liga dos Campeões. Também o salário de Frederico Varandas foi aumentado.



Clube

Salário de Varandas no Sporting aumentou; Conheça os valores

Revelado o Relatório e Contas da SAD da temporada 2025/26, é possível analisar crescimento substancial do vencimento do dirigente máximo

Relatório e Contas da SAD do Sporting revelou-se bastante positivo para a estrutura e destacou o aumento do salário de Varandas
Relatório e Contas da SAD do Sporting revelou-se bastante positivo para a estrutura e destacou o aumento do salário de Varandas

23 Set 2026 | 09:51 |

Icon Comentário0

Através de uma mensagem publicada no Relatório & Contas da SAD, o Presidente Frederico Varandas qualificou a temporada 2025/26 como “um período de crescimento, afirmação e de passos estruturais” para aquilo que deseja consolidar no futuro na estrutura do Sporting.


Com destaque para o plano estratégico Future is Coming 24-34, o mesmo sublinhou que “ao longo da época alcançámos marcos decisivos e realizámos investimentos estratégicos que permitiram consolidar o nosso projeto e reforçar a capacidade de antecipar e capitalizar as oportunidades que sabemos ter pela frente”.


A nível desportivo, Varandas - que vindo a ser pressionado neste início de época - acredita que o Sporting conseguiu afirmar a sua “presença no panorama nacional”. Com os resultados alcançados pelos verdes e brancos, o presidente acredita que “demonstrámos, competição após competição, a ambição, a consistência e a qualidade que definem o Sporting.”


“Reforçámos a nossa aposta na formação e a nossa estratégia de valorização de atletas. Acima de tudo, lutámos sempre unidos, até ao final, pela conquista de títulos, e mantivemo-nos fiéis ao ADN que nos distingue”, destacando, em retrospetiva, a luta pelo tricampeonato.

Neste documento, a SAD esclarece que Frederico Varandas teve uma remuneração total de 776.500 euros (300 mil fixos, mais 476,5 mil variáveis), resultando num aumento substancial relativamente aos 390 mil (dos quais 90 mil variáveis) registados em 2024/25, ainda que a Comissão de Acionistas tenha depois proposto um aumento do valor em função do rendimento desportivo e financeiro para os 386.500 euros.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting despede-se de Jorge Palma ao som de “A gente vai continuar” (vídeo)
Clube

Sporting despede-se de Jorge Palma ao som de “A gente vai continuar” (vídeo)

22 Set 2026 | 16:54

Icon Comentário0
Bruno Sá ataca Villas Boas e diz que rival do Sporting “vai acabar por se despistar”
Clube

Bruno Sá ataca Villas Boas e diz que rival do Sporting “vai acabar por se despistar”

29 Ago 2026 | 17:35

Icon Comentário0
Sporting admite constrangimentos e aponta responsáveis por falhas nas comunicações
Clube

Sporting admite constrangimentos e aponta responsáveis por falhas nas comunicações

28 Ago 2026 | 16:00

Icon Comentário0